Depois do comercial que destacava o iPhone como a camera mais usada do mundo, a Apple lançou uma nova peça para lembrar de outro aspecto popular de seu gadget: a música.
O filme mostra diversas pessoas em diferentes situações ouvindo música no celular, assinando com: “Todos os dias, mais pessoas curtem música no iPhone do que em qualquer outro smartphone”.
Além do fato de lembrar a popularidade e influência de seu produto, é ainda mais importante destacar aqui como a Apple exibe a amplitude de seu público, sem foco em algum estereótipo ou target.
Depois de um bom tempo focando nos aplicativos, a Apple decidiu destacar outra função do iPhone 5: a camera.
A marca lembra que, diariamente, o iPhone tira mais fotos que qualquer outra camera no mundo. Contando as milhões de imagens de comida, claro. O novo comercial também não esquece o Instagram, mostrando o app sendo utilizado pelas pessoas.
Quantas pessoas você conhece que dormem com o celular embaixo do travesseiro ou muito próximo da cama? As pessoas costumam ter todo tipo de justificativa para a dependência do smartphone – “eu uso como despertador” ou “vai que alguém precisa falar comigo em uma emergência” são algumas delas. A grande verdade é que é praticamente impossível, quando você está dormindo e o telefone toca, saber se é realmente algo urgente ou um apenas operador de telemarketing antes mesmo de acordar daquele sonho incrível. No novo comercial do iPhone 5, Dream, entretanto, é possível.
No filme, o cara está sonhando que está jogando ping pong (?!) com as gêmeas Venus e Serena Williams. Antes de dormir, entretanto, ele pode habilitar o modo Do Not Disturb de seu iPhone 5, para que ele não seja interrompido em seu doce sonho. E se for uma emergência? Há um modo de selecionar apenas seus contatos favoritos para que eles possam passar pelo filtro de ligações indesejadas.
Segundo a AdWeek, o grande problema do comercial está no timing: foi lançado justamente no primeiro dia do ano, quando foi detectado um bug com o Do Not Disturb. Apesar de não afetar todos os usuários do iPhone 5 ou iOS 6, ainda assim não deve ter deixado Tim Cook feliz.
Nesse comercial-paródia, Batman, O Cavaleiro das Trevas, precisa encontrar o local da bomba. No seu cinto de utilidades ele carrega um iPhone 5, logo vai ter que confiar no malfadado Apple Maps para fazer sua rota.
É uma edição divertida reunindo cenas dos três filmes da série de Christopher Nolan, assinando à lá campanhas publicitárias da maçã.
A pegadinha do iMac quebrado foi boa, mas pode ficar ainda melhor se for feita com a galera nas filas de espera por um novo produto Apple.
No caso, na fila pelo iPhone 5, com um funcionário da loja transportando dezenas de caixas com o novo smartphone, prestes a serem vendidos para os pacientes consumidores.
“Não se preocupem pessoal. É feito de Gorilla Glass.”
Depois de patinar – e inclusive tentar fazê-los sumir do mapa – com os comerciais focados no Genius, a Apple volta à televisão com uma campanha para o iPhone 5.
São três comerciais que falam especificamente do smartphone – “Thumbs”, “Cheese” e “Physics” – e outro sobre o novo fone de ouvido – “Ears”.
Todos os filmes carregam algo em comum: O retorno do marketing da Apple com foco exclusivo nos produtos.
As próprias criações da empresa de Cupertino sempre foram as estrelas das campanhas, mas nos últimos tempos vimos concessões que não seriam toleradas antes. Não estou falando apenas da perniciosa abordagem do Genius, mas também dos comerciais da Siri.
Ao optar por celebridades – ainda que em empáticas atuações – a Apple virou lugar comum, assumindo que a assistente virtual, maior característica do iPhone 4S, precisava de ajuda para ser vendida.
O endosso de famosos parecia pedir aos usuários, que tinham conhecimento dos bugs e do caráter beta do produto, um voto de confiança.
Com o iPhone 5, o produto volta a ser o herói, sem diluição de foco. Os filmes utilizam uma ponta de ironia, ao revelar como as novas funções podem facilitar a vida do usuário, e até perguntando como algo maior pode ser menor.
Porém, “Thumbs” é o meu preferido (o primeiro, lá em cima do post). Por dois motivos: 1. Tem também o leve tom irônico, alegando que o tamanho da tela do iPhone não foi definida à toa, mas sim pensando no movimento do polegar humano. 2. Me parece uma sutil alfinetada na concorrência, que celebra smartphones maiores, como se maior fosse sempre melhor.
É guerra! A Samsung continua transformando a expectativa em torno do iPhone 5 em piada. Desta vez a tiração de sarro acontece nas filas para comprar o smartphone da Apple, com tiradas irônicas a respeito das novidades do novo iPhone.
Ah, e sim, tem até um Galaxy S III no comercial. Todo mundo na fila olha, e fica interessado naquilo que a Samsung alega já ter tudo o que você precisa, assinando com: “A próxima grande coisa já está aqui”.
Obviamente, não aparece marca e nem a fachada de uma Apple Store real, mas não precisa ter mais do que um olho funcionando para entender as referências.
Eu acho tudo muito engraçado, mas nunca serão. No fim das contas, são só celulares, ninguém precisa brigar por aí.
Jimmy Kimmel adora pegadinhas – lembra da nossa entrevista com ele? – e nada como um novo produto Apple para servir de inspiração.
A história é simples: Sua equipe saiu nas ruas perguntando se as pessoas queriam testar o novo (e ainda indisponível) iPhone 5. Só que na verdade, deram a elas o iPhone “antigo”, o 4S.
As reações passam por “realmente é melhor”, “a tela aumentou”, “agora sim, bem mais rápido!”, e termina com a conclusão que resume o mundo moderno: “Eu estou sempre aberto para um novo celular”.
Do que adianta ter um smartphone cheio de fanfanrã se utilizamos basicamente para publicar fotos de comida? Quando o Instagram está fora do ar, por exemplo, ninguém almoça.
Pensando nisso, a Apple decidiu mudar radicalmente o iPhone 5. Agora ele vem preparado especialmente para você evitar conversas com a pessoa da frente e divulgar seu almoço em todas as redes sociais possíveis.
Claro, esse iPhone 5 não existe, mas a piada continua valendo.
This is site is run by Sascha Endlicher, M.A., during ungodly late night hours. Wanna know more about him? Connect via Social Media by jumping to about.me/sascha.endlicher.