Real Mad Men, um tumblr que reúne personagens ‘reais’ do mundo publicitário

Aproveitando o buzz gerado pela 7ª e última temporada do seriado “Mad Men”, o criativo Fernando Barbella criou o tumblr Real Mad Men, que usa o design de contorno de perfil, consagrado no seriado, para retratar personagens da vida real que, segundo Fernando, fazem parte de agências no mundo todo.

Claro que são estereótipos, mas a brincadeira é ao menos divertida, e certamente se encaixa com algum profissional da publicidade que você conhece. São casos como o ‘Bat Men’, aquele que trabalha até tarde na agência todos os dias, e que mal parece conseguir pegar um solzinho, ou o ‘Bad Men’, que teria o sombrio prazer de acabar com as boas ideias de outras pessoas do time, apenas porque ele pode vetar alguma sugestão.

bad-men bar-men fad-men gal-men

Vale conferir algumas das outras descrições, como o Mag Men (fissurado por impresso), Lag Men (que está sempre viajando), Fan Men (obcecado pelos próprios hobbies), e o Bar Men, que parece só ter boas ideias enquanto toma umas.

lag-men lab-men lan-men fan-men mac-men fat-men

Esse tumblr já foi citado pelo Brainstorm#9 em março, e continua recebendo novos ‘tipinhos’ publicitários.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Do the Harlem Shake, em breve na agência mais próxima

Se você acha que os tradicionais micos de fim de ano de agências e empresas modernetes acabaram, o B9 adianta que um dos possíveis hits para alimentar a sanha dançarina dos profissionais Brasil afora, depois do Gangnam Style, será o Harlem Shake.

Nossos correspondentes na terra do Tio Sam relatam que em menos de 4 dias, o negócio virou febre. Seria inveja do nosso Carnaval? A verdade é que desenterraram uma música de um rapaz chamado Baauer, fizeram uma dancinha engraçada e colocaram no YouTube. Enquanto você desfilava de fantasia por aí, diversas outras versões foram gravadas e a novidade chegou ao mundo corporativo, colocando escritórios inteiros para pagar aquele mico.

Veja aqui o pessoal do College Humor:

E aqui o pessoal da Wieden+Kennedy de Portland:

E o pessoal do BuzzFeed:

Será que a moda pega?

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Braincast 41 – Concorrências: O predatório processo de seleção de agências de publicidade

O perigoso processo de seleção de uma agência de publicidade tem alto custo financeiro e humano para as mesmas, e muitas vezes se mostra pouco eficaz para as empresas. Ainda assim, é uma prática que domina o mercado de comunicação há anos, com uma polêmica recorrente que parece longe de mudar.

No Braincast 41, discutimos como funcionam as concorrências entre agências, os critérios, prós e contras desse processo, e as diretrizes que poderiam ser ser seguidas para evoluir o sistema. Carlos Merigo, Saulo Mileti, Pedro Guerra,Guga Mafra e Bruno Tozzini debatem suas opiniões e experiências nessa selva.

Faça o download ou dê o play abaixo:

> 0h01m32 Comentando os Comentários
> 0h43m00 Borracharia de Seu Abel
> 0h48m00 Qual é a boa?

Críticas, elogios, sugestões para braincast@brainstorm9.com.br ou no facebook.com/brainstorm9.

Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


CREEKS S01E03: Para que raios serve um Creative Technologist?

O rapazinho de verde falou que é o quarto mas na verdade este é o terceiro CREEKS: creative geeks! No programa desta semana, gravado ao vivo diante da platéia do Hangouts OnAir, Cris Dias, Rafão Fragoso, Daniel Bottas, Edson Pavoni, Thalles Freitas e Vinicius Melo, consagrados creative geeks, tentam explicar pra que diabos serve um creative technologist em uma agência de publicidade.

Os caras entendem de tecnologia, mas será que conseguem desatar este grande mistério da humanidade?

O CREEKS é gravado ao vivo toda quinta, 22h, em creeks.tv Você pode assistir e mandar perguntas e palpites usando a hashtag #CREEKSTV no Twitter, G+ ou usando os comentários direto no post do programa. Mas se perder o ao vivo não se preocupe, ele volta aqui no B9.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Braincast 9 – Criatividade & Tecnologia: Convergência para novas possibilidades

No Braincast de número 9 conversamos sobre Creative Technology: campo de atuação onde profissionais altamente early adopters e antenados buscam (e usam) soluções tecnológicas como suporte para idéias cada vez mais desafiadoras e ousadas dos criativos.

Neste programa contamos mais uma vez com a presença inoxidável do Cris Dias, Saulo Mileti, Jairo Herrera, Rafael Fragoso e, aumentando a cota de cariocas para 02 na bancada, Vini Melo. :)

Faça o download ou dê o play abaixo:

[1m30] Comentando os Comentários
[40m25] Borracharia do Seu Abel
[43m40] Esse eu Indico
[45m50] Qual é a Boa

Críticas, elogios, sugestões para braincast@brainstorm9.com.br ou no facebook.com/brainstorm9.

Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Então é Natal…

Depois de um período festivo, agora entramos oficialmente na temporada das outras festas: as de fim de ano. Confraternizações, Natal (Chanukah para alguns) em família, Réveillon e por aí vai. Um período bastante movimentado comercialmente e, por que não, criativamente. Afinal, aqui mesmo no B9 você já viu o que a Starbucks, John Lewis, Microsoft, T-Mobile, Ikea e Zaffari estão fazendo… Então, vamos aumentar esta lista!

Se alguns criadores apostam no lado emocional das festas de fim de ano, outros preferem tratar o tema de maneira mais ácida – o que pode até ser divertido.

Então, nossa primeira pergunta é: você acredita em Papai Noel? Os criativos da TBWA de Londres não só acreditam, mas estão dispostos a provar que o Bom Velhinho pode tornar seus desejos realidade – especialmente se você trabalha com publicidade e afins. Basicamente, você manda um e-mail para o Ad Santa com seu desejos para este fim de ano e aguarda a resposta.

No site há sugestões de pedidos singelos, como matar o cara do atendimento, mutilar o criativo ou arrancar a cabeça do chefe de planejamento, entre outras… Só não espere um Papai Noel doce e meigo do outro lado: ele está muito mais para Dexter do que para Bom Velhinho. Dizem até que, conforme dezembro avança, sua tolerância vai a zero.

E, falando em tolerância zero, quantos filmes você já assistiu de pessoas tentando escapar do Natal em família? Vários.

É aí que entra o ShoeBox, um aplicativo do 1000memories que criou um guia de sobrevivência para as festas de fim de ano em família. How to Go Home traz 10 dicas que cobrem diversas situações como ter de dividir um banheiro com outras sete pessoas, não ter de falar de sua vida romântica, conversar com sua prima de 13 anos sobre Justin Bieber, usar o Internet Explorer ou simplesmente ganhar uma passagem de avião de volta para casa.

A ideia até que é divertida e pode ser útil. Aliás, todo o conceito do 1000memories é interessante. O site funciona como uma espécie de rede social onde você compartilha lembranças de pessoas que já morreram, como se fosse um memorial.

E que venham as festas…

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Derrubando Verdades

O meio publicitário é repleto de verdades e mentiras. Existem muitos profissionais falando o que acham sobre o mercado, como vai ser no futuro, quais vão ser as novas tendências e o que temos que fazer agora. Mas o que será que realmente é verdade? O que está realmente por vir? Será que essas teorias não são apenas regrinhas inventadas?

Se aproveitando deste dilema, Fernando Diniz, head de planejamento da F.biz, divulga sua campanha para o prêmio Caboré, onde ele é indicado como Profissional de Planejamento do ano. Uma campanha feita para provocar o mercado e nos fazer pensar.

De forma inovadora, a campanha segue uma alternativa diferenciada ao publicar algumas dessas supostas verdades randomicamente em um Tumblr, o www.derrubandoverdades.com.br. Além dos posts randômicos, a plataforma da campanha também nos convida a decidir e discutir se elas realmente são verdades ou mitos.

Alguns exemplos de supostas verdades encontradas no site:

As pessoas se comunicam no meio digital de forma diferente.
A classe C só está no Orkut.
Quase ninguém usa o celular para navegar na internet.
O total de fás é a principal métrica para o sucesso de uma fan page.
Usar celebridades nas redes sociais é a melhor maneira de gerar engajamento para sua marca.
Agências digitais não sabem fazer estratégia de marca.

Ainda para a campanha, um artigo muito reflexivo escrito pelo Fernando Diniz foi publicado no jornal Meio&Mensagem: “Quanto tempo dura uma verdade?” . Vale a leitura!

Para conhecer mais sobre ele, clique aqui! E para votar nele como Profissional de Planejamento no Caboré 2011, clique aqui!

Nós (Bruno Delfino e Gabriel Jacob), como planejadores da F.biz, companheiros de trabalho e amigos do Fernando Diniz, vivenciamos e aprendemos muito tudo isso no nosso dia a dia do trabalho, pensando para o negócio dos nossos clientes, e não para as plataformas digitais, guiados por uma visão estratégica que o Diniz sempre se preocupou em compartilhar com todos nós, da sua equipe. Por isso apoiamos a iniciativa e sentimos orgulho de ser um dos 20 loucos que ele mencionou no artigo do M&M. :)

Unilever: Experimentar é Vital e muito mais

Nasceu o novo Portal Vital da Unilever!

Para quem não conhece, Vital funciona como uma plataforma de relacionamento com consumidores, através de conteúdos, serviços e experiências.

Além da nova interface mais clean e organizada, e o melhor dinamismo social de Vital, que agora está mais democrático com todo o conteúdo branded e unbranded aberto, outras grandes novidades vão dar frutos importantes para a Unilever.

O programa Experimentar É Vital, por exemplo, é um serviço de Tryvertising onde os usuários podem encomendar produtos da Unilever para os receberem, de graça, em suas casas. Isso mesmo, sem custo algum.

A proposta tem uma importante visão de negócios para a beneficiar não somente o consumidor como também a Unilever, pois junto com o produto que a pessoa receber vai um código que ela tem que cadastrar no Portal para responder uma pesquisa de opinião sobre aquele produto solicitado. Somente assim a pessoa vai conseguir retirar outro produto dessa vitrine virtual. E assim por diante.

Com isso, a Unilever ganha com informações valiosas sobre satisfação dos produtos para poder desenvolver melhor todo o seu portfólio. Vejam abaixo o vídeo de apresentação do “Experimentar é Vital”:

E este é só o começo. Ainda estão para acontecer outras grandes novidades, entre eles o TV Vital e o mais importante de todos, Vitais.

Vitais será o grande core de toda a nova concepção do Portal. Os usuários cadastrados vão acumulando pontos de acordo com o engajamento em torno do conteúdo e as ferramentas disponíveis, sendo recompensados com experiências exclusivas da Unilever (on e off), de acordo com o nível de interação.

Com o novo Portal Vital e todas suas novas propostas que estão nascendo a partir de hoje, a Unilever constrói uma nova e diferenciada relação dos consumidores com uma marca de bens de consumo.

Portal Vital é um projeto da agência F.biz.

Em qual agência brasileira você gostaria de trabalhar? (Edição 2010)

Ranking Agências 2010 Publicidade Propaganda Trabalho

Mês de junho é mês de Copa do Mundo, de Cannes Lions e da pesquisa anual do Brainstorm #9 que pergunta: “Em qual agência brasileira você gostaria de trabalhar?”.

A pesquisa é rápida, indolor, anônima e, não custa lembrar, sem pretensões científicas, estatísticas ou que quer que seja. Digo isso pois todo ano o ranking é polêmico, incluindo a reclamação da não presença de alguma agência na lista inicial.

Como você sabe, seria impossível incluir todas as empresas de comunicação do Brasil em uma pesquisa informal como essa, e a lista é baseada no rankings das maiores (segundo M&M e Ibope) e também aquelas que, de alguma forma, tiveram destaque no site no último ano.

A intenção com o ranking é tentar mostrar um pouco a percepção das agências diante de profissionais e estudantes de comunicação, e a não separação de disciplinas, misturando online, offline, promoção, etc, é proposital.

Li recentemente que um grupo de consultoria internacional vai realizar no Brasil uma pesquisa para responder a mesma pergunta – as melhores agências para se trabalhar – que já é feita em outros países há alguns anos. Quando o resultado sair, poderemos comparar se o ranking obtido aqui no Brainstorm #9 se assemelha de alguma forma.

Dito tudo isso, responda depois do jump. Se tiver problemas, responda aqui. E também, relembre o resultado dos três anos anteriores: 2007, 2008 e 2009.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


RIP Farfar (?)

ripfarfar.jpgUma das agências digitais mais criativas e premiadas do mundo, a sueca Farfar, fechou as portas. A bad news começou a pipocar no Twitter, no começo da tarde, depois deste post (em sueco; Google Translate), que resume aquilo que parece ter sido uma grande e dolorosa surpresa para todos os funcionários da agência (e para seus admiradores, como eu).

Sempre acompanhei o trabalho dos caras. Admirava o potencial inovador que eles tinham, sempre assinando campanhas e ações de dar inveja em qualquer guru do marketing; embora polêmicas, como é o caso de “The Heidies“.

Pelo que dizem por aí, a saída de um dos idealizadores da agência e o choque cultural/corporativo com uma das suas principais controladoras, a Isobar, teria resultado neste final lamentável.

Enquanto as informações ainda são muito escassas, confiram alguns trabalhos da Farfar, postados aqui no ADivertido.

A última agência de publicidade do planeta

Last Advertising Agency On Earth

Eles foram avisados, mas por causa de sua arrogância e por terem ignorado todas as mudanças que surgiam ao redor, desapareceram da noite para o dia. Conheça a mps+c, a última agência de publicidade do planeta.

A televisão não vai sumir, bem, pelo menos não o seu conteúdo, mas esse curta da escola FITC mostra o destino daqueles que ignorarem a mudança da comunicação.

Sabemos que bater em cachorro morto já cansou, e em 2010 não dá mais pra ficar nessa discussão de offline vs. online, mas ainda assim é um curta divertido. Ou triste.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


O agregador de tweets da Jung Von Matt

jvm.jpg

De acordo com a explicação da própria agência alemã, Jung Von Matt, seu novo site é um “playground experimental“.

Eles monitoram o que há de mais ‘cool’ rolando na internet, e postam alguns links nesse agregador em forma de linha do tempo interativa. Fora isso, esse grande mashup agrega tweets de seus colaboradores e outras pessoas que comentam sobre a agência. Boa estrutura e navegação. Vale a visita!

Confesse seus pecados publicitários e ajude a UNICEF

UNICEF Advertising Confession

Com o “Advertising Confession”, da UNICEF, você pode começar 2010 com a consciência tranquila, pagando todos os seus pecados publicitários.

Você escolhe a área em comunicação que trabalha, e seleciona tudo o que você fez de ruim durante o ano. Alguns exemplos de pecados, pra quem trabalha em criação: “Demonstrou alegria quando um cliente criticou a ideia de um colega de trabalho”; “Passou por um mendigo na rua enquanto pensava sobre um Leão de Cannes”; “Insistiu que uma ideia sua era extremamente engraçada”, etc.

Se você é planejamento, alguns pecados são: “Usou palavras difíceis para demonstrar eficiência”; “Secretamente acreditou que o EFFIE vale mais um Grand Prix em Cannes”; “Riu descontroladamente dos participantes em uma pesquisa de grupo”, etc.

Cada pecado tem um valor, que no final são somados e você pode doar diretamente para a UNICEF. A criação é da Publicis da Polônia.

UNICEF Advertising Confession

UNICEF Advertising Confession

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Conferência de Planejamento 2009 e FGA

Durante esta segunda-feira (30/11), vou começar o dia com uma agenda bem mais cheia do que o normal. Por isso vou ficar um pouco mais ausente do blog. Logo cedo, às 8h, começa a tão esperada Conferência de Planejamento – evento organizado pelo GP (Grupo de Planejamento). O #GP09 convidou alguns dos nomes mais importantes do planejamento estratégico e da comunicação, como eles costumam fazer todos os anos. Um livestream foi desenvolvido especialmente para o evento de amanhã: live.blogblogs.com.br/gp09. A agenda oficial do #GP09 também pode ser conferida no site/blog do GP. Vou acompanhar de perto os principais “Breakout Sessions” e colocando alguns inputs e curiosidades no meu Twitter: @gabrieljacob.

Também amanhã, no final do dia, vai rolar a grande final do FGA (Festival de Guerrilha do ADivertido), concurso realizado em parceria com a agência Espalhe, e que teve a participação de dezenas de estudantes de todo o Brasil.
Três finalistas já foram indicados para a final. São eles:

Ana Clara Schneider (ESPM-SP – 4º semestre)

Nicole Esteves (Universidade de Marília – UNIMAR – 4º semestre)

Felipe Augusto Costa (Cásper Líbero – 6º semestre)

Todos eles receberam, na última sexta-feira, um briefing da equipe criativa da agência. Nesta segunda, os três estudantes terão que apresentar suas idéias e soluções de acordo com o que foi descrito. O resultado, pós-avaliação, será anunciado no mesmo dia. Você ficará sabendo de tudo através do Twitter e as hashtags #GP09 e #FGA. Fique ligado ;-)

B-Reel lança wiki “Stndrd_”, uma tentativa de padronizar a produção digital

Stndrd B-Reel

A B-Reel, produtora por trás de projetos simples e baratos como “Hotel 626″, “Asylum 626″ e “Axe 100 Girls”, lançou nessa semana o documento Stndrd_. É uma tentativa open source de padronizar a produção digital e integrada, com base em experiências e opiniões de clientes e parceiros.

O projeto wiki pretende atender uma necessidade do mercado, que conta com uma infinidade de processos e documentos, mas nunca voltados para trabalhos interativos. Segundo a B-Reel, o Stndrd_ começa com pontos que merecem atenção extra quando se trata de digital, baseado em todo tipo de briefing recebido pela produtora.

No Stndrd.org você pode baixar os PDFs Digital RFP Checklist e Digital Production Process, e colaborar no wiki. Uma boa ajuda para arrumar esse samba do crioulo doido que é criar e produzir internet, principalmente no Brasil.

Stndrd B-Reel

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Plot, a joalheria da Wieden+Kennedy

plot.jpg

Expandir os negócios até chegar à concepção de novos produtos, está se tornando uma tendência cada vez maior entre as agências de publicidade e marketing.

Exemplos pra ilustrar bem essa nova “onda”, vão da famosa ZAG, conhecida pela criação de produtos, desde a concepção, até o estudo de viabilidade econômica, que foi lançada pela BBH, ano passado, até a Functionlab, uma linha de cosméticos da agência canadense Sid Lee.

O blog AdFreak, uma das minhas principais referências, anunciou nesta terça-feira a última novidade, no que parece ser a melhor exemplificação dessa tendência.

A agência Wieden+Kennedy de Londres lançou uma coleção de jóias inspirada em desenhos de gráficos. É isso mesmo que você leu. 

A linha, batizada de PLOT, foi idealizada pela planejadora Lisa Prince, que descobriu uma beleza em linhas irregulares de uma de suas apresentações no PowerPoint. Ela se uniu com o diretor de arte Nicholla Longley e a fabricante de jóias Hannah Havana para poder fabricar e vender as jóias, agora, subsidiadas pela Wieden+Kennedy.

plotwk.jpg

Nike+ Human Race, o vídeo-case da BBDO Argentina

Você se lembra da inovadora estratégia digital criada pela BBDO Argentina, para promover o Nike+ Human Race, BsAs? Não? Então veja aqui!

Fazem poucos dias que a ação rolou, e a agência portenha já preparou um vídeo-case com cenas e dados que revelam os resultados e o enorme buzz alcançado. Vale a pena ver, em primeira mão, o vídeo acima :)

:: Dica do Fernando Barbella.

Só muda o endereço

adverbatims

Ontem eu estava no NBC2009 com o time do Brainstorm#9, participei do debate com os caras da Goodby, Silverstein & Partners e na volta para casa, conversando com o Zannin e o Merigo, lembramos da proporção de jobs que não são glamurosos, que não ganham prêmios mas que pagam o salário no fim do mês. São os jobs do dia a dia mesmo. Aquele banner, aquela ação tradicional.

Se pensarmos que isso também envolve o relacionamento com clientes e pedidos de todos os tipos a coisa começa a ficar mais complicada.

Ontem alguém também falou, com toda razão, que cliente é tudo igual. Você vê essas marcas que todo mundo fala que são inovadoras, corajosas e tudo mais mas, na real, no dia a dia acabam sendo igual à outras marcas que, teoricamente, não tem esse perfil de inovador.

Acho que tudo depende muito dos processos internos de aprovação de cada marca, de quem é o seu ponto focal no cliente e por aí vai. Será que dá para generalizar e falar que quanto maior a marca, maior a dor de cabeça nos momentos de aprovação? Não sei. Mas sei que existem clientes e clientes.

Há alguns anos eu conheci um site, que infelizmente não é mais atualizado, chamado Adverbatims em que algumas pérolas que ouvimos de clientes, fornecedores e pares são enviadas para o site.

Ás vezes achamos que as coisas que acontecem conosco no Brasil são porque nosso mercado não é maduro o suficiente. E isso não é verdade. O lance é: vemos os cases de agências de fora ganhando mil prêmios e esquecemos que eles também devem lidar com clientes difíceis. Listei algumas das pérolas do site:

“Não sei bem o que o cliente quer então vamos tentar e fazer algo que o cliente vai comprar”
“Gostei dos takes 1 e 3” – cliente após ouvir o mesmo anúncio de rádio 4 vezes.
“Como eu posso colocar um link no meu desktop se eu tenho um laptop?”
“Eles estão no Canadá…será que eles conseguem ler um arquivo EPS?”

E uma das melhores na minha opinião:

“Me manda esse PDF em VHS?”

É, realmente, só muda o endereço.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

We Shoot Bottles

bottle1.jpg

Diretores de arte, designers, blogueiros e jornalistas adoram uma imagem em alta resolução para poder aplicar em suas peças ou postar em seus blogs/sites. Mas, nem sempre, conseguir uma imagem em alta é uma coisa fácil. Pensando numa solução simples, algumas empresas como a alemã Flashchenfotos e a americana We Shoot Bottles, começaram a vender um serviço peculiar que auxilia estas pessoas. Basta o interessado enviar a embalagem do produto que deseja, que os caras não só fotografam ela, com fundo branco para recorte e tudo mais, como também reparam as arestas e dão aquele tapa final para a imagem ficar pronta para ser usada conforme a pessoa desejar. Um serviço legal que poderia aparecer por aqui, não?!

:: Dica do Springwise

Outdoor com Wi-Fi

A agência W3haus, de Porto Alegre, instalou na cidade o que proclama ser o primeiro outdoor com conexão Wi-Fi do Brasil, quiçá, do mundo.

Como você pode ver pela imagem, o lugar não é tão glamouroso quanto aquela cafeteria na esquina do seu trabalho, nem tem garçonetes que passam servindo quitutes, mas bem, pelo menos a conexão é de graça. Eu também não recomendaria fazer isso se você quiser continuar chamando o notebook de seu.

Aqui em São Paulo os outdoors não são mais bem-vindos, mas já que eles continuam existindo por aí, que pelo menos sirvam pra alguma coisa. Fica a dica.

Outdoor com Wi-Fi

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie