O calendário da família virou rede social privada

À primeira vista, Squarehub App pode parecer mais uma tentativa de transferir toda e qualquer conversa para o meio digital. Porém, o aplicativo foi criado justamente com essa questão em mente, tendo como objetivo ajudar pais e filhos a se conectarem mais, nos momentos em que as distintas ferramentas de cada geração acabam interferindo na comunicação.

Squarehub App surgiu para ficar no lugar dos calendários e post-its que ficam espalhados pela geladeira.

CEO Dave Cotter conta que a ideia do projeto surgiu por necessidade própria. Pai divorciado, Cotter tinha dificuldade de gerenciar a comunicação, logística e conexão com seus filhos, tendo membros da família com hábitos tão diferentes entre si, além de viverem em casas diferentes.

Squarehub App surgiu para ficar no lugar dos calendários e post-its que ficam espalhados pela geladeira. Com a necessidade de ser acessível a todos, um dos principais desafios foi criar um design simples, prático e intuitivo para que qualquer pessoa, independente da experiência e idade, pudesse usar sem dificuldades. Assim, conceitos de navegação e estruturação de conteúdo ganharam maior importância do que a estética em si.

squarehub1

Outro desafio foi conseguir integrar todo o tipo de comunicação que acontece entre os membros da família. Enquanto os pais costumam usar o email com bastante frequência, os jovens preferem o Facebook e SMS. Já as crianças costumam se conectar enquanto jogam no iPad/iPod.

Por isso, todo o conteúdo, ambientes, mensagens, ferramentas e recursos de compartilhamento são acessíveis online em qualquer plataforma por meio de notificações, sem a necessidade de baixar o app.

squarehub-app-1

Assim, enquanto muitas das ferramentas, redes e dispositivos são apontadas como interferências e distrações na comunicação familiar, parece que alguns projetos como o Squarehub visam usar essa tecnologia justamente para acabar com as barreiras e gaps que são deixados entre as gerações.

Para quem ainda tem dúvidas, algumas histórias de como o app tem ajudado as famílias podem ser lidas aqui.

Squarehub App está disponível para iOS e Android de graça.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Passado e presente se unem em série de fotos da Amsterdã de Anne Frank

O famoso museu Anne Frank House, em Amsterdã, recentemente embarcou em um projeto inspirado pelo icônico trabalho de Sergey Larenkov, fotógrafo russo que mistura de uma forma magnífica o passado com o presente.

Linkando passado e presente, as fotos dão novos sentidos às ruas de Amsterdã.

Mesclando fotos da vida de Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial com imagens atuais da cidade de Amsterdã, retiradas do Google Street View, o resultado é uma série fotográfica que usa da perspectiva e da manipulação de imagem para ligar o passado ao presente, ocupando espaços com histórias.

As composições mostram pessoas que conviviam e ajudavam Anne Frank durante seu refúgio, a casa da família Frank e também o esconderijo – hoje conhecido como Anne Frank House -, dando novos sentidos a estes mesmos espaços na atualidade.

annefranksamsterdam5
annefranksamsterdam8
annefranksamsterdam3
annefranksamsterdam6
annefranksamsterdam9
annefranksamsterdam4
annefranksamsterdam1

Criado pelo designer Michael Danckaarts, da LBi Netherlands, o projeto acompanha de forma criativa o recém-lançado aplicativo Anne’s Amsterdam que, baseando-se em conteúdos geolocais, permite que o usuário mergulhe na vida de Anne Frank explorando lugares e as histórias que estes carregam.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Agora você pode tocar nas pinturas: Touch Van Gogh App deixa usuário interagir com obras

Fãs de arte irão apreciar o aplicativo Touch Van Gogh para tablets – criado pelo Van Gogh Museum em Amsterdã, em parceria com IJsfontein – que deixa o usuário descobrir o que está por trás das pinturas de Van Gogh.

Como um detetive, usuários podem desvendar mistérios por trás das pinturas de Van Gogh, e aprender mais sobre seu trabalho e suas técnicas.

Com o toque dos dedos, é possível remover digitalmente as camadas das pinturas, e descobrir cada detalhe, cores, elementos de composição, até chegar na cena original.

Assim, o aplicativo permite que o usuário desconstrua a cena que inspirou o artista, veja rascunhos e cores originais antes da restauração e até encontre detalhes escondidos na parte de trás da tela.

Por enquanto, são 3 pinturas disponíveis: The Bedroom, Daubigny’s Garden View From Theo’s Apartament. Porém a proposta é lançar mais 12 nos próximos 24 meses.

vangoghapp-2 cópia

Touch Van Gogh está disponível de graça via iTunes Store e Google Play.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Aplicativo encontra lugares silenciosos em meio ao caos da cidade

Selvas urbanas podem ser esmagadoras e estimular nossos sentidos além da conta,  contribuindo para o stress do dia a dia. Pense: qual foi a última vez que o som ambiente que ouviu de um espaço na cidade foi o silêncio?

A experiência sonora da cidade pode ser tão desgastante e estressante que fica difícil ter um refúgio além dos nossos espaços privados.

Stereopublic é um aplicativo móvel e plataforma que tem por objetivo fornecer um antídoto para esse fenômeno, ajudando os usuários a encontrar, documentar e compartilhar seus refúgios silenciosos na cidade.

O processo de documentação é facilitado pela geolocalização. Aqui, earwitnesses indica uma exata localização no mapa, tagueada com 30 segundos de imagens e vídeo para que os usuários possam encontrar devidamente o lugar postado. Cada espaço documentado com o aplicativo pode ser tagueado com diferentes cores, indicando o humor do usuáio, e uma música ou composição original, para acompanhar o silêncio ambiente.

stereopublic-app2 cópia

Usando a tecnologia para se desconectar de todo o barulho das informações que recebemos e compartilhamos a todo segundo.

Os mesmos recursos do aplicativo também se encontram na plataforma web, com a diferença de que, com o celular em mãos, o usuário pode descobrir novas camadas de sua cidade enquanto a explora em movimento.

O projeto foi criado pelo músico e artista Jason Sweeney, em conjunto com os especialistas de áudio Emma Quayle e Julian Treasure, além do apoio do governo australiano. Até agora o aplicativo funciona em 18 cidades do mundo – como Londres, Nova York, São Francisco, Singapura, Sydney e etc – com outras 12 a serem lançadas em breve – Barcelona, Cidade do México, Toronto, entre outras. Nada de cidades brasileiras na lista, por enquanto.

Stereopublic está disponível de graça para iPhone e iPod.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

InfiniScroll App quer transformar como pais contam histórias aos filhos antes de dormir

Uma boa alternativa para o mercado de ebooks se popularizar cada vez mais tanto entre adultos como crianças é justamente unir forças ao livro impresso, como uma poderosa peça de hardware capaz de contar infinitas histórias, guiadas pela imaginação das crianças.

Porém, em meio a diversas invenções digitais de storytelling, poucas entregam uma riqueza em detalhes e funções como o aplicativo InfiniScroll.

Com a interface do app e seus desenhos que surgem ao longo do scroll, é possível criar histórias infinitas, determinadas de acordo com a imaginação da criança.

O aplicativo carrega uma variedade de 80 ilustrações, todas montadas em partes separadas para que a história seja criada conforme a interação da criança com o tablet. Cada desenho se refere a um personagem ou objeto diferente. Combinando-os, é possível levar a narrativa para diversos caminhos.

Com a interface centrada no movimento vertical, cada história consiste em cinco painéis que se desdobram do topo. Ou seja, ao rolar a tela para cima, um novo desenho aparece. Se rolada para baixo, a história dá um passo para trás, porém com um personagem diferente do anterior. As ilustrações podem ser travadas caso o usuário determine. Além disso, também é possível gravar e inserir sons, dando vida às cenas criadas.

InfiniScroll-1
InfiniScroll-2

“Queríamos quebrar a linearidade do storytelling tradicional com um app que engaje tanto visualmente quanto pelo controle da narrativa” – CEO Luca Passo

As artes do aplicativo foram criadas pelo ilustrador italiano Francesco Chiacchio, que produziu um elenco de personagens cujas formas e estilos podem ser facilmente mixados. Com o progresso da história, se torna impossível dizer onde uma ilustração termina e a outra começa.

Com InfiniScroll, os aparelhos móveis permitem levar o usuário para além da experiência passiva de assistir filmes ou ler um livro. Aqui, essa interatividade e liberdade de criar acaba por conectar pais e filhos, além de abrir portar para muitas outras oportunidades significativas no campo da educação e interação entre leitor-livro e leitor-leitor.

InfiniScroll está disponível para iPad e iPhone por $1,99.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

O primeiro curta-metragem feito com Vine

É a primeira vez que o Vine é usado desta forma, com uma mecânica bastante simples e coerente, incentivando a criatividade dos usuários para um objetivo em comum.

Já vimos vários concursos e ações de marcas com objetivo de usar o Vine App de forma criativa. Mas desta vez, o Airbnb quer levar o Vine para outro nível e criar o primeiro curta-metragem filmado com o aplicativo.

Em parceria com a agência Muller, a empresa lançou o “Hollywood and Vines“, uma campanha pedindo aos usuários que contribuíssem com um vídeo de até 6 segundos via Vine, seguindo as instruções postadas.

Participantes precisam escolher uma das cenas a serem criadas, filmá-las com o aplicativo e compartilhar no Twitter usando a hashtag #airbnbhv. Os melhores Vines serão editados, construindo um curta-metragem a ser exibido no Sundance Channel. Os vencedores também ganham $100 de créditos a serem gastos em serviços Airbnb.

airbnb-vineapp cópia

Instruções para o usuário filmar cada cena

O conceito que temos de “filme” em nossas mentes está mudando.

A ideia de construir um filme através da participação dos fãs não é uma ideia nova. A ação, por exemplo, teve como inspiração o filme Life In A Day, do Riddle Scott, e outros como o The Johnny Cash Project.

Novas tecnologias e dispositivos como o smartphone fazem do filme um meio mais dinâmico, podendo ser acessado através de múltiplas “janelas”, carregando diferentes informações em um único frame. Esses caminhos podem levar para diferentes narrativas, e o filme se torna um exercício pessoal, descentralizado e participativo.

Uma ação para engajar uma plateia ocupada e multitarefa, que tem poder, sabedoria e quer participar.

Nesta ação, o filme já começa em seu processo de produção. Podemos ver futuras cenas e até partes que ficaram de fora em primeira mão, apenas acessando a hashtag do concurso.

Talvez essa possa ser uma das respostas à como engajar uma plateia ocupada e multitarefa que por vezes parece não assistir a nada, mas está ali e é extremamente observadora. Uma multidão que tem poder, sabedoria e quer participar.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Drync App, o Shazam para vinhos

Um bom vinho apreciado hoje pode ser esquecido amanhã e nunca mais encontrado. Lançado recentemente, o aplicativo Drync serve para resolver esse problema e abrir um maior leque de opções de escolha e compra de vinhos. Hoje, já são mais de 1.7 milhões de usuários cadastrados.

94% das pessoas já tiveram dificuldades para lembrar e encontrar um vinho que provaram. – Wine Intelligence

Funciona assim: ao tirar uma foto do rótulo ou buscar pelo nome, o app encontra o vinho e permite que o usuário o compre logo em seguida.

O sistema de reconhecimento de imagem não funciona apenas nos rótulos das garrafas, mas também em impressos, outdoors e telas de computador, abrindo portas até para os cardápios de restaurantes.

Além disso, os usuários podem rankear e comentar os vinhos, e compartilhá-los com sua rede. Poteriormente, a próxima atualização do app irá abranger resenhas e recomendações também.

dryncapp-1

“Queremos expandir a escolha e a conveniência dos consumidores.” – CEO Brad Rosen

Mesmo com a gigantesca variedade de vinhos disponíveis no mundo, sabemos que apenas as grandes marcas chegam nas lojas locais. Quebrando essa barreira, a empresa conseguiu arrecadar $900,000 de investidores que viram potencial na oferta de mais de 30 mil vinhos, de diferentes marcas e tamanhos, disponíveis para venda pelo aplicativo (por enquanto, funcionando apenas nos EUA).

Drync está disponível de graça para iPhone.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Principal livro sobre teoria das cores vira aplicativo para iPad

Josef Albers, da escola de Bauhaus, foi um dos principais artistas e acadêmicos que contribuíram para o campo da geometria abstrata, deixando como legado um dos principais livros sobre teoria das cores do mundo: Interaction of Color, publicado em 1963. Para comemorar os 50 anos do livro, a Yale University Press em parceria com a Potion relançou o título em uma edição modernizada, como aplicativo para iPad.

Com dedos em vez de pincéis e touchscreen no lugar do papel, usuários podem manipular mais de 125 paletas de cores.

No aplicativo é possível selecionar entre duas categorias para iniciar a leitura: “texto” ou “paletas e comentários”. A partir daí, a navegação é lógica e intuitiva, com 27 capítulos de textos acompanhados de vídeos didáticos e outros recursos multimídias, além de ilustrações que servem de estudo e dão abertura para que o usuário crie seus próprios designs e experimentos em uma tela em branco.

Do livro original, todo o conteúdo foi mantido, tendo sido preservado até a tipografia original e as colunas de texto como layout. O círculo de amostras de cores, um dos principais recursos, agrega tatialidade à leitura ao transformar o espaço de estudo em tentativa e erro. Aqui, as cores cores podem ser ajustadas, trocas e manipuladas, até que se entenda suas combinações e chegue nos resultados esperados.

interactionofcolor-1
interactionofcolor-2

O trabalho de Albers já era feito para meios como este, móvel, interativo e imersivo.

De acordo com a Yale University Press, Albers sempre teve a intenção de que seu livro fosse usado como ferramenta de ensino, com papeis espalhados pela mesa, junto aos textos e comentários. Algo mais limitado e complexo de se entregar com livros de papel, passíveis de uma experiência mais linear, mas que foi atingido com sucesso neste aplicativo.

Interaction of Color está disponível para iPad por $9.99. Há uma versão gratuita também, que se concentra mais na parte de estudos e experimentos, cortando um pouco dos textos e teorias.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Grid, o Excel para tablet

Pensando em construir a planilha do futuro, Josh Leong, designer por trás dos softwares Excel, Word e Power Point, colocou em pauta os seguintes conceitos para esta nova aplicação: funcionar em tablets, se dar bem com conteúdos multimídias e ser aberta à colaboração.

O resultado foi o app Grid, uma planilha construída de matrizes de quadrados que se encaixam perfeitamente ao toque do dedo.

Assim, enquanto o Excel é feito de retângulos e focado em números, Grid convida o usuário à inserir textos, fotos, contatos e mapas, afim de criar uma colagem com nuvens de informação sincronizadas.

“A planilha é mágica porque não impõe uma forma de pensar. Você pode organizar suas informações como achar melhor. ” – Josh Leong

grid1
grid2

Usar conceitos físicos como profundidade, peso e aceleração faz com que o usuário possa compreender o app da mesma forma que compreende tudo a sua volta.

Com estas diferenças quebrando barreiras e dificuldades, Grid foi construído para o público que usa o Excel para organizar um brainstorm em vez de criar fórmulas complexas.

Usando uma interface focada no toque, em que cada célula recebe uma simples animação ao ser tocada e também pode ser arrastada com os dedos, tudo é feito para que o usuário tenha total controle sobre o que está construindo.

Com um suporte para os mais variados tipos de conteúdo, pensando em um futuro próximo, quem sabe as fórmulas matemáticas destas planilhas não possam envolver conceitos como geolocalização, tags, dados sociais ou vídeos do Youtube.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Guardian Witness: aplicativo transforma usuários em jornalistas

Guardian Witness é uma nova forma do público enviar suas próprias histórias, fotos e vídeos para o The Guardian, que publicará as melhores.

O aplicativo funciona através de tarefas disponíveis para serem cumpridas, normalmente seguindo algum tema/pauta popular no momento. As tarefas cobrem as seções de notíciais, esportes, cultura e estilo de vida, mudando de tema a cada semana de acordo com o que os editores estipulam.

O serviço permite cobertura de notícias de forma mais completa, capturando todos os pontos de vista.

Com a facilidade de se produzir qualquer conteúdo multimídia hoje, devido aos smartphones e tablets, espera-se que fotos e vídeos sejam os tipos mais enviados.

Sabendo que o modelo tradicional de publicação de informação já está fadado ao passado, o aplicativo é um passo na frente para fazer uso e disseminar, de fato, conteúdos construídos de forma colaborativa.

guardianwitness-3
guardianwitness-4

Abaixo, um vídeo de como funciona o Guardian Witness.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Artista pinta fotos de perfis do app Grindr em aquarela

Ted Sterchi, webdesigner e artista de Londres, queria começar um projeto pessoal que unisse suas habilidades de desenho e pintura tradicionais às novas fronteiras da tecnologia e da sociedade quebradas pelas redes sociais online.

Inspirando-se no projeto Selfless Portraits – que ilustra fotos de perfis do Facebook e constrói pontes de intimidade entre as pessoas da foto e seus ilustradores – Ted criou o Grindr Illustrated: um Tumblr onde posta pinturas em aquarela baseadas em fotos de perfis dos usuários do Grindr, um aplicativo popular de relacionamento para homens encontrarem homens.

Ele já fez mais de 52 artes, publicadas com as descrições que cada um coloca em seu perfil.

Seu projeto é um comentário divertido e carinhoso do relacionamento na cultura digital, traduzindo com cuidado pixels de fotos tiradas de si mesmo em traços delicados feitos à mão.

grindr1
grindr2
grindr3
grindr4 grindr5
grindr6
grindr7
grindr8
grindr10
grindr11

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Tune Jamm, um aplicativo que une DJ, remix e produção musical

O selo inglês de música eletrônica, Ninja Tune (braço indie do Coldcut), lançou estes dias um aplicativo para iPhone que faz mais do que apenas remixar e dar o gostinho de ser DJ.

Fugindo de muitos aplicativos dedicados às simples funções, o Ninja Jamm App vai para o caminho do instrumentalismo e da composição, unindo funções de DJ, remix e produção musical.

Visando abraçar tanto os ouvintes apaixonados como os artistas e músicos experientes, a ferramenta gratuita permite que os usuários baixem e remixem Tunepacks (pacotes de elementos para remixar e compor) com faixas originais, além de mixes feitos por outros artistas do selo (como Amon Tobin, Bonobo, Mr. Scruff, Martyn, entre outros).

Cada Tunepack é quebrado em diferentes partes instrumentais – bateria, baixo, voz, melodia, teclado, etc – que o usuário pode manipular com efeitos de forma independente. É possível subir o resultado no Soundcloud e compartilhar no Facebook, Twitter e Tumblr.

nijajamm-1

O vídeo abaixo apresenta a interface que, apesar de ter bastante informação devido à quantidade de comandos e infinitas possibilidades, é intuitiva e dá um aspecto mais real e palpável ao remix de música. É possível tocar, sacudir, apertar e traçar caminhos para a sua música com a ponta dos dedos.

Para começar, o aplicativo vem com apenas um Tunepack, chamado “Beats and Pieces”. Para outros, o usuário precisa pagar $0.99 pelo simples, ou $1.99 pelo pacote. Novos lançamentos serão atualizados toda semana, incluindo materiais exclusivos.

Por enquanto, o Ninja Jamm App está dipsonível apenas para iOS, mas uma versão para Android já é planejada.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Lomography lança Smartphone Film Scanner para transformar suas fotos analógicas em digitais

Lomography cria uma nova ponte entre digital e analógico com seu Smartphone Film Scanner. O projeto, financiado coletivamente pelo Kickstarter, faz o caminho inverso ao permitir que o usuário escaneie, edite e compartilhe online suas fotos em filme de 35mm. A invenção, unida a um aplicativo mobile gratuito, oferece aos fotógrafos, entusiastas e amantes de máquinas analógicas uma forma rápida e fácil de transformar suas fotos analógicas em digitais, sem precisar de muitas etapas.

Para usar o Smartphone Film Scanner, é só inserir o filme no aparelho, tirar uma foto da foto com seu smartphone e usar o aplicativo para editar e compartilhar. Uma versão digital do seu filme será criada, podendo ser salva, impressa ou compartilhada no mesmo instante. O sistema de escaner criado para o aplicativo também permite editar negativos em positivos, unir partes de filmes em panoramas e animar filmes de 35mm.

SmartphoneFilmScanner-2SmartphoneFilmScanner-3SmartphoneFilmScanner-4

O escaner estava sendo vendido pelo mínimo de $50 via Kickstarter. Com o sucesso do projeto, tanto o Smartphone Film Scanner quanto o aplicativo gratuito serão lançados oficialmente em Março de 2013.

Veja melhor como o aparelho funciona:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

One Second Everyday: sua vida toda em um filme

Ao completar 30 anos, Cesar Kuriyama pediu demissão do seu emprego no mercado publicitário e partiu para um período sabático. Durante esse tempo, começou o projeto One Second Every Day, passando a filmar um segundo de cada dia da sua vida.

Como resultado, Kuriyama uniu estes segundos em um vídeo que conta seus principais momentos durante o ano seguinte em que iniciou as filmagens.

Há muitos projetos que documentam as mudanças de um dia após o outro. Mas com certeza esse, em especial, tem gerado grandes frutos, além de inspirar muitos outros.

Em entrevista a CNN, Kuriyama conta que, apesar de lembrarmos apenas de registrar as melhores coisas, o projeto o fez gravar os principais momentos da vida, sejam eles felizes ou tristes. E, ao esquecer de filmar durante alguns dias, percebeu o quanto era importante fazer algo interessante todos os dias, e não apenas ver o dia passar.

“Com esse projeto, posso me lembrar de todos os dias da minha vida”

Com essa filosofia e o sucesso do seu projeto, Kuriyama participou do TED 2012 e, recentemente, recebeu um financiamento coletivo através do Kickstarter para desenvolver um aplicativo que facilite a vida de quem se sentiu inspirado e resolveu iniciar um projeto similar. O aplicativo para iPhone ajuda a filmar, editar, organizar e compartilhar o projeto criado.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement