Google DevArt abre inscrições para projetos de arte que usem tecnologia

Google lançou o DevArt, uma iniciativa que busca destacar artistas que usam tecnologia – especialmente códigos e plataformas interativas – em seus trabalhos. O primeiro resultado desse projeto será a execução de quatro instalações no Barbican Performing Arts Center, em Londres.

Três dos trabalhos a serem expostos já foram escolhidos, sobrando ainda um lugar a ser preenchido. Essa vaga está aberta para inscrições pelo site do projeto.

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Neste primeiro momento, a escolha mais restrita dos artistas serve mais como uma inspiração para os futuros projetos a serem financiados e expostos pelo Google. A ideia é receber novas submissões a cada concurso e vagas abertas ao longo do ano.

Os primeiros artistas escolhidosZach Lieberman, a dupla Varvara Guljajeva e Mar Canet, e Karsten Schmidt – tem em comum o uso de tecnologia e interação como essência do trabalho. Enquanto Lieberman mistura música com código, criando um programa que ensina um computador a “apreciar e curar” sons, a dupla transforma desejos dos visitantes em borboletas interativas. Já Schmidt mistura natureza com design generativo criando colaborativamente objetos em 3D.

Zach Lieberman

Zach Lieberman

 

Varvara Guljajeva e Mar Canet

Varvara Guljajeva e Mar Canet

 

Karsten Schmidt

Karsten Schmidt

Google espera criar um acervo gigantesco de inspirações e boas ideias que usem tanto Google APIs como Kinect, Unity, WebGl, Arduino, Processing e demais linguagens e plataformas.

Os trabalhos inscritos podem vir de qualquer lugar do mundo. Esta última vaga fica aberta até dia 28 de Março.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Agora você pode tocar nas pinturas: Touch Van Gogh App deixa usuário interagir com obras

Fãs de arte irão apreciar o aplicativo Touch Van Gogh para tablets – criado pelo Van Gogh Museum em Amsterdã, em parceria com IJsfontein – que deixa o usuário descobrir o que está por trás das pinturas de Van Gogh.

Como um detetive, usuários podem desvendar mistérios por trás das pinturas de Van Gogh, e aprender mais sobre seu trabalho e suas técnicas.

Com o toque dos dedos, é possível remover digitalmente as camadas das pinturas, e descobrir cada detalhe, cores, elementos de composição, até chegar na cena original.

Assim, o aplicativo permite que o usuário desconstrua a cena que inspirou o artista, veja rascunhos e cores originais antes da restauração e até encontre detalhes escondidos na parte de trás da tela.

Por enquanto, são 3 pinturas disponíveis: The Bedroom, Daubigny’s Garden View From Theo’s Apartament. Porém a proposta é lançar mais 12 nos próximos 24 meses.

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Touch Van Gogh está disponível de graça via iTunes Store e Google Play.

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O email que toca guitarra

Para tocar guitarra bem, é preciso muito tempo de dedicação. Com a vida moderna e a odisséia do trabalho, atividades como enviar emails e digitar no celular constantemente gastam momentos preciosos de prática.

Pensando nisso, o artista e músico David Neevel criou o projeto The Email Guitar, uma forma de traduzir notas de guitarra em teclas do computador implementando vários dispositivos e tecnologias. Assim, juntando todas as atividades, ele conseguiu economizar tempo e finalmente praticar.

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O projeto usa um pedal sintetizador Roland para enviar sinal MIDI para um isolador óptico. Esse componente que trabalha com circuitos eletrônicos reduz a frequência do sinal MIDI, permitindo que seja processado por um Arduino. Passando através de um simulador de painel de teclado, o sinal é então transferido para a placa de circuito. Com isso, a música é reproduzida no computador na forma de texto.

Para quem quiser reproduzir em casa, o artista compartilhou todos os passos e códigos usados no desenvolvimento.

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Projetos de realidade aumentada repensam espaços públicos e arte de rua

B.C. “Heavy” Biermann, artista especialista em realidade aumentada e transmídia, tem feito esforços para reimaginar o espaço público através da tecnologia. Unindo-se ao Ean Mering, expert em mídia digital, e ao publicitário Jordan Seiler, pela Re+Public, Biermann desenvolveu uma série de aplicativos móveis que produzem um caleidoscópio de cores e animações interativas.

A ideia do artista é chamar à atenção para a invasão comercial no espaço público, e permitir uma participacão mais democrática no sistema de mensagens urbanas.

Desde 2011, a Re+Public tem produzido aplicativos em beta para que usuários interajam com outdoors na Times Square e outros prédios em Nova YorkLos AngelesMiami e Noruega, como se o usuário estivesse andando pelo design em tempo real.

Abaixo, a última produção, na Art Basel, em Miami:

Com a tecnologia de realidade aumentada, é possível inserir instalações digitais e imersivas em lugares que estão fora dos limites tradicionais, criando uma nova forma de arte interativa que borra barreiras entre público e privado, e promove uma sobreposição de mundos físico e virtual.

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Aiko, Art Basel

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Kenny Scharf, NY

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MOMO, Prédio Williamsburg Art & Design em NY

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MOMO, Prédio Bradbury em Los Angeles

Muitos ainda só viram estes projetos online. Mas versões dos aplicativos serão lançados para Android e iOS no meio do ano. Por enquanto, estão em private beta aqui.

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Nike+ Hong Kong promove corrida virtual Men vs. Women com visual sci-fi

A nova campanha interativa da Nike Hong Kong, MvsW, criou uma corrida virtual entre homens e mulheres, visualizada em gráficos em estilo sci-fi.

De acordo com a agência criativa por trás do projeto, Pill & Pillow, o clássico Tron funcionou como grande referência na intenção de criar gráficos que mostrassem o progresso dos dados e, ao mesmo tempo, a sensação de velocidade.

Os dados visualizados no site são alimentados pelos usuário do Nike+. Além de poder acompanhar seu desempenho e comparar suas corridas com a de outros usuários, ele participa de algo maior ao contar ponto na corrida oficial Homem vs. Mulher.

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Na corrida interativa, cada categoria (distância total, tempo total, corrida mais rápida, corrida mais longa, passo média e 1K mais rápido) possui um gráfico como referência. Por exemplo, a distância é sempre mostrada em barras, enquanto os círculos representam o tempo. A animação dos dados se inicia com intensidade visual e termina de forma mais limpa e definida.

O resultado é um efeito que dá a sensação de unidade, como se todos os participantes estivessem correndo juntos em tempo real.

Não é preciso morar em Hong Kong para participar. Qualquer corredor com Nike+ pode se juntar à corrida aqui. Abaixo, um dos filmes da campanha.

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