Kit transforma câmera Lomo em Polaroid

Novo lançamento da Lomography Society promete unir duas paixões e obsessões fotográficas: uma câmera Lomo e filmes instantâneos similares ao resultado de uma Polaroid.

O projeto Belair X Instant Kit basicamente acrescenta ao modelo de câmera Belair X 6-12 a capacidade de imprimir as fotos tiradas na hora, usando o filme Fuji Instax Wide.

A Belair X 6-12 é uma câmera panorâmica dobrável, com lentes intercambiáveis, um medidor eletrônico com exposição automática e máscaras que fotografam em diferentes tamanhos (6×6, 6×9 e 6×12).

Essas suas características se encaixam bem na proposta de “resgatar a Polaroid”, onde duas tecnologias vintages se unem em um único projeto.

Belair Instant Kit custa U$ 89 e vem com uma combinação premium da Belair X 6-12 Camera com o Instant Back, parte mecânica que integra a função de filme instantâneo.

lomo-polaroid-1

O resultado são fotografias incrivelmente retrôs.

lomo-polaroid-2

Como a loja virtual da Lomography no Brasil fechou, a pré-venda está disponível apenas via site americano.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Lomography lança kit de lentes compatíveis com câmeras digitais

As famosas Lomos de filme possuem devotos seguidores e entusiastas do mundo analógico. Mas, neste novo produto, a marca dá um passo para o mundo digital.

O Experimental Lens Kit vem com 3 lentes diferentes, desenvolvidas para permitir múltiplas exposições na fotografia – um dos mais distintos recursos das Lomos tradicionais.

O kit vem com uma lente 24mm, uma de 12mm e outra fisheye com ângulo de 160º. Todas possuem abertura de f/8 e velocidade do obturador de 1/100. Junto, acompanham filtros coloridos que podem ser inseridos para diversos efeitos.

As lentes, no entanto, funcionam apenas com câmeras digitais que possuem o sistema Micro Four Thirds, criado em 2008 pela Olympus e Panasonic.

Segundo a Lomography, é possível usar o kit em outras marcas também, porém dependendo do sistema da câmera será necessário um adaptador.

lomokitlentes-1

Fugindo dos softwares e filtros ready-made do Instagram, por $89 as lentes são um toque analógico na câmera digital.

Alguns marcas como a Fujifilm lançaram câmeras com softwares que possibilitam estes efeitos. Mas, mantendo a tradição analógica, as lentes Lomography possuem obturadores mecâninos embutidos, para a produção de múltiplas exposições ópticas.

Suas lentes podem não trazer a melhor qualidade fotográfica do mundo, nem (ainda) ser compatível com a maioria das câmeras digitais do mercado. Mas é uma boa oportunidade para quem quer levar o visual analógico e efeitos “Lomo” para a câmera digital, sem depender de softwares de edição.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mais fotos de exemplos dos efeitos de cada lente podem ser vistas na galeria do site. O kit custa $89 e está à venda na Lomography Store.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A nova câmera da Lomo é você quem constrói

A Konstruktor, novo produto da Lomography, é um kit completo com peças de plástico e lentes variadas que, para resultar em uma SLR analógica 35mm completamente funcional, você mesmo deve montar.

Suas partes vem presas a uma grade de plástico, bastando destacar para começar. Como visto no vídeo abaixo, a construção da câmera – das pequenas partes que permitem o seu funcionamento, aos detalhes de design customizáveis para o seu exterior – leva cerca de 15 minutos.

O processo de montagem cria uma importância ao redor do consumidor, tornando um produto dependente de suas próprias mãos para existir. Aprendizagem, participação e orgulho são alguns dos sentimentos consequentes de ver uma máquina fotográfica constrúida por você mesmo, leigo no assunto.

Ao inventar uma experiência ao redor do produto, a Lomo eleva o nível de satisfação de seus fãs. Uma oportunidade vinda de boas observações ao seu público fiel, que por si só já experimentava integrar às câmeras da marca diferentes materiais e formas de usá-las, permitindo resultados únicos obtidos com uma máquina extremamente pessoal.

Um máquina que fotografa nada menos que a própria visão de seu “criador”.

lomography-konstruktor4
lomography-konstruktor3
lomography-konstruktor2
lomography-konstruktor1
lomography-konstruktor5

O Kit DIY Konstruktor está à venda por $35. O manual e passo-a-passo da montagem também pode ser visto aqui.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Lomography lança Smartphone Film Scanner para transformar suas fotos analógicas em digitais

Lomography cria uma nova ponte entre digital e analógico com seu Smartphone Film Scanner. O projeto, financiado coletivamente pelo Kickstarter, faz o caminho inverso ao permitir que o usuário escaneie, edite e compartilhe online suas fotos em filme de 35mm. A invenção, unida a um aplicativo mobile gratuito, oferece aos fotógrafos, entusiastas e amantes de máquinas analógicas uma forma rápida e fácil de transformar suas fotos analógicas em digitais, sem precisar de muitas etapas.

Para usar o Smartphone Film Scanner, é só inserir o filme no aparelho, tirar uma foto da foto com seu smartphone e usar o aplicativo para editar e compartilhar. Uma versão digital do seu filme será criada, podendo ser salva, impressa ou compartilhada no mesmo instante. O sistema de escaner criado para o aplicativo também permite editar negativos em positivos, unir partes de filmes em panoramas e animar filmes de 35mm.

SmartphoneFilmScanner-2SmartphoneFilmScanner-3SmartphoneFilmScanner-4

O escaner estava sendo vendido pelo mínimo de $50 via Kickstarter. Com o sucesso do projeto, tanto o Smartphone Film Scanner quanto o aplicativo gratuito serão lançados oficialmente em Março de 2013.

Veja melhor como o aparelho funciona:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Polaroid planeja abrir loja física

Polaroid planeja abrir lojas físicas este ano, oferecendo serviço de edição e impressão de fotos direto do smartphone ou via redes sociais.

O primeiro espaço, Polaroid Fotobar, será inaugurado em Delray Beach, Flórida, no próximo mês. Os consumidores poderão enviar suas fotos do smartphone via WiFi ou via upload nas redes sociais (como FacebookInstagram e Picasa) para a estação de trabalho, onde podem ser adicionados filtros e comandos simples de edição. Em seguida, as fotos podem ser impressas em diferentes tamanhos, materiais (papel fotográfico, metal, madeira, bambu, entre outros) e molduras.

PolaroidFotobar-store2 PolaroidFotobar-store1

A idea é transformar o arquivo digital, frequentemente esquecido depois de armazenado no celular ou nas redes, em uma verdadeira obra de arte. Uma memória tão real que pode ser pendurada na parede do quarto ou colocada na mesa de trabalho.

Polaroid é sobre compartilhar os momentos mais preciosos e memoráveis da vida. – Scott W. Hardy, CEO Polaroid

Hardy, em entrevista ao TNW, fala que a marca, há 75 anos, foi e continua a ser sobre auto-expressão, criatividade e diversão. Celebrar estes valores através da criação do Polaroid Fotobar é propício, dado o momento de euforia pela estética analógica vista em marcas como Lomo, Instagram e em tantas outras que retornam ao passado para buscar inspiração.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

20 anos de Lomography em “o futuro é analógico”

Popular nas comunidades de fotografia, o movimento Lomography reflete um nível de sucesso que só cresce – com publicações de revistas, lojas físicas no mundo todo e lançamentos constantes de novos produtos no mercado. Completando 20 anos recentemente, tendo a Lomo LC-A como sua inspiração e maior referência, enquanto marcas de tempos similares como Polaroid e Kodak enfrentam a extinção, fica a pergunta: como esse movimento sobreviveu e triunfa nos dias de hoje?

“Em um mundo dominado por celulares e fotos triviais, a Lomography abraça a criatividade e o emocional” – Lomo Life: The Real Analogue Experience 

É raro um produto ser tão popular a ponto de criar uma subcultura inteira. Em 1982, os russos estavam apaixonados pela Lomo LC-A. Um compacto acessível e resistente projetado para o povo soviético, a câmera varreu a Europa e mundo afora, estimulando o nascimento do movimento Lomography. Os fãs da marca mantiveram a preferência do analógico em um mundo cada vez mais digital. Em 2012, o movimento é sinônimo de cultura hipster e inspirou inúmeros aplicativos digitais.

Todo mundo sabe que as tecnologias digitais tomam importantes papeis em nossas vidas. Para o gerente geral da marca nos EUA, em entrevista ao PSFK, quando se fala em “o futuro é analógico”, não significa que o analógico irá dominar o digital. Aqui se trata apenas de uma tendência em manter as ideias, as formas de fazer arte e as emoções analógicas vivas no futuro.

“Fotos analógicas são metáforas de ideias maiores, onde o real e o tangível são importantes para nós, e não apenas suas representações digitais”

Aí está o sucesso do movimento: engajar as pessoas em um nível emocional, de forma natural e familiar. O desafio de tirar uma foto sabendo que o filme é curto, a ansiedade de aguardar até ela ser revelada, o entusiasmo de segurar suas memórias na mão… São emoções perdidas com o digital, mas necessárias. Tanto que vemos surgir negócios voltados apenas para imprimir e dar vida às fotos do Instagram.

São 20 anos do importante papel da Lomography no mundo: garantir que as nossas ideias e sentimentos analógicos continuem vivos. E, para comemorar, foi lançado um vídeo com as melhores fotografias enviadas para o site nos últimos 20 anos:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement