Desigualdade entre gêneros começa dentro de casa

A igualdade de direitos entre gêneros é uma luta constante para muitas mulheres, mas que costuma ganhar maior destaque – e por isso mesmo chamar mais atenção – durante o mês de março, quando se estendem as celebrações em torno do Dia Internacional da Mulher. Geralmente, o foco maior está no ambiente profissional, como mostra a campanha realizada pela Kommunal, mas muitas vezes nos esquecemos que o problema começa dentro de casa, com a divisão desigual das tarefas domésticas.

Para entender bem como isso funciona na prática, ou seja, como a combinação dessa divisão desigual das tarefas domésticas mais o trabalho remunerado sobrecarregam a mulher em seu dia a dia, criando uma tensão permanente, o Instituto Patrícia Galvão disponibilizou duas ferramentas online.

share-images-02

A primeira delas, é um infográfico interativo que apresenta os dados da pesquisa “Trabalho Remunerado e Trabalho Doméstico – Uma Tensão Permanente”, realizada em parceria com o Data Popular e SOS Corpo, dentro do Projeto Mais Direitos e Mais Poder, apoiado pela ONU Mulheres. O estudo destaca a percepção feminina de como a presença cada vez maior da mulher no mercado profissional – trabalhando tantas horas quanto os homens – não se refletiu em uma divisão mais justa das tarefas domésticas, nem na criação de políticas públicas igualitárias.

share-images-03

E independentemente se você é homem ou mulher, pode experimentar a outra ferramenta do projeto, o teste “Quanto Você Realmente Trabalha?”, para descobrir qual é real participação de cada pessoa de sua casa na divisão das tarefas do dia a dia, como limpeza e compras, entre outras. O resultado pode surpreender você.

A partir do conteúdo do infográfico e no teste, o Instituto Patrícia Galvão quer incentivar as pessoas a refletirem sobre os papéis que desempenham neste cenário. As pessoas podem compartilhar suas opiniões e sugestões em redes sociais utilizando a hashtag #igualdadeemcasa.

share-images-15

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Coletivo ZERO pede respeito ao trabalho criativo

O assunto já foi até tema do Braincast 26 – Não me peça de graça a única coisa que tenho para venderAinda assim, criativos ao redor do mundo continuam enfrentando o mesmo problema de sempre: pessoas que não entendem que o que fazemos é um trabalho como outro qualquer, que também consome tempo, exige conhecimento e habilidade. Na Itália, o coletivo ZERO resolveu iniciar uma campanha para estimular o respeito pelo trabalho criativo.

São três filmes – que tiveram sua produção devidamente paga – que retratam situações vivenciadas por muitos criativos em algum momento de suas carreiras, mas aplicadas a outros profissionais: um encanador, um jardineiro e um antenista: o cliente que oferece como pagamento a divulgação do trabalho, ou que simplesmente diz que o profissional deveria ficar satisfeito com a oportunidade de participar de um projeto único. Tem, também, aquele que acredita que o que vale é a experiência.

A mensagem é que não é porque muitas vezes pode ser divertido e apaixonante, que deixa de ser trabalho. Ou, como resume o slogan de #coglioneNo (algo como babaca, não):”Sou um criativo, não um idiota”.

O idioma dos vídeos é o italiano, mas é possível acionar as legendas, em inglês. Já para quem está com saudades do Braincast – que estará de volta no final deste mês – vale ouvir novamente o episódio 26.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Van transformada em escritório móvel para você trabalhar onde quiser

David McKinney, fundador da Filtersquad, transformou em realidade seu sonhado escritório na praia, ou onde quer que seja, na verdade.

Ele reformou uma van, instalando em seu interior uma estação móvel de trabalho, que utiliza para os momentos em que deseja foco e sossego. Tem WiFi, tomada elétrica, cadeira e poltrona. E claro, ar fresco e a vista que quiser.

Em seu blog, McKinney mostra o passo a passo da reforma.

David McKinney
David McKinney
David McKinney

David McKinney

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Isso, sim, é um anúncio de emprego

Se você pensava que a Heineken tinha mandado bem naquela pegadinha da entrevista de emprego, no começo do ano, é porque Rich Silverstein ainda não estava procurando por um assistente executivo. Esqueça as pegadinhas e comece lembrando-se de algo muito importante se você quiser ter “o melhor trabalho” no mundo da propaganda: “Rich Silverstein responde a ninguém. E esse ninguém pode ser você”.

O diretor criativo da Goodby, Silverstein & Partners começou sua busca com um anúncio no site Craigslist,

“Você já olhou a grandeza nos olhos – e chorou porque era tão linda que feriu seus sentimentos?
Se não, você realmente deveria conhecer Rich Silverstein.
Rich já foi introduzido em todos os halls da fama – sim, plural. Suas conquistas poderiam ser lidas como um romance, ainda que escrito por Stephen King.
Você provavelmente ouviu histórias. E elas são tão verdadeiras quanto enganosas. Ele é durão e espera grandeza. Mas ele também exige de si mesmo os mesmos padrões impossíveis.
O sucesso que ele teve é o material de “Mad Men”. E é coisa de loucos.
Rich Silverstein responde a ninguém. E que ninguém pode ser você.”

E se este texto não fosse o suficiente para convencer um candidato, o melhor então é acessar o site Work4Richprovavelmente um dos mais divertidos já feitos com este propósito. Para se conseguir uma entrevista com o diretor criativo, antes de mais nada é preciso superar seis desafios: ser organizado, ser obcecado por detalhes, gerenciar contatos, anotar recados, lembrar nomes e ser breve. Cada uma destas características deve ser comprovada por testes específicos e, só depois de concluir cada um deles, é possível se candidatar.

Ficou com alguma dúvida? Tente capturar o sinal de interrogação…

O mais legal é que todas estas tarefas têm de ser executadas de maneira criativa, provavelmente a principal exigência de Rich Silverstein. Se rolar um interesse, é possível se candidatar até o próximo dia 6 de setembro.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Documentário debate satisfação criativa x financeira

Existe uma frase de Confúcio bastante citada que diz:

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.”

Na prática, a gente sabe que não é bem assim. Trabalhar com algo que amamos não é uma tarefa fácil, porque muitas vezes seremos obrigados a tomar decisões que podem comprometer esse amor, especialmente quando lidamos com questões que fogem ao nosso controle. Como muitos outros profissionais da indústria criativa, a galera do estúdio Eskimo tem seus próprios momentos de dúvidas, e a busca por algumas respostas resultou em um documentário, Wonderland.

Com depoimentos de Eliot Rausch, David Lewandowski, Orion Tait (Buck), Jon Contino, Shane Ford (The Work), AG Rojas, Peter Kote (Conscious Minds), Jose Gomez (Shilo), Wilson Brown e Sean McGovern (Antfood),  Gabe Imlay e Juliet Rios (The Wilderness) e Steve Mottershead (Artjail), a pauta gira em torno da criatividade, relacionamentos, lucro financeiro e as direções que tomamos intecionalmente ou não para responder à seguinte pergunta: será que é possível fazer o que amamos e obter satisfação criativa e financeira ao mesmo tempo?

Para alguns dos participantes, uma das primeiras coisas que se deve ter em mente é que, quando estamos a serviço de uma marca, o trabalho pertence à ela. Muitas vezes isso significa que o cliente é que vai tomar a decisão final, que pode não estar de acordo com a sua. E é exatamente por isso que é tão importante termos nossos projetos pessoais, aqueles que podemos ter o controle criativo e que são capazes de preencher nossas ambições criativas.

É um material bem bacana, que ajuda a refletir sobre muitas coisas, independentemente de se concordar ou não com as opiniões dos entrevistados. Infelizmente não tem legendas em português.

wonder1

wonder2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Quer ser designer no Canadá? Pergunte-nos como!

Um dos AntiCasts mais populares que já lançamos foi o 70, “Seja designer no Canadá”, no qual entrevistamos o professor e designer Rafael Peixoto Ferreira sobre como é a vida e a profissão por lá. Você lembra? Se não, ouça abaixo:

O programa fez tanto sucesso, e tanta gente ficou interessada, que decidimos aproveitar o fato de que o Rafael está passando suas férias aqui no Brasil para tirar todas as suas dúvidas, além de poder ter uma conversa diretamente como ele.
Sendo assim, no dia 3 de Agosto (Sábado), em São Paulo, o AntiCast realizará um encontro com o designer e professor Rafael Peixoto Ferreira e a Canada Intercâmbio, para conversar com profissionais e estudantes interessados em trabalhar no Canadá na área de design. O encontro acontecerá em dois turnos: pela manhã, das 9h ao meio-dia, e à tarde, das 13h às 17h.

No turno da manhã, o convidado Rafael abordará os seguintes tópicos:
1 – Apresentação pessoal e trajetória
2 – Mercado Canadadense de Design
3 – Principais destinos e escritórios
4 – Diferenças no processo de trabalho
5 – Adaptação no país
6 – Depoimentos em vídeo de designers brasileiros que residem e trabalham no Canadá
7 – Aberto a perguntas do público.

No turno da tarde, a Canada Intercâmbio fará sua apresentação sobre modalidades de estudo e trabalho que a empresa oferece, tirando também todas as dúvidas dos convidados sobre papelada, processos e documentos necessários para o processo de mudança – seja temporária ou permanente.

O local do evento será no espaço “Fronteira”, do designer Rico Lins, localizado no bairro Perdizes.
A inscrição para o evento custa R$ 100,00 e há apenas 30 vagas. A forma de pagamento é via depósito bancário. Os interessados devem enviar email para marcosbeccari@usp.br. Logo em seguida, o Beccari responderá vocês com os dados da conta dele, assim como garantirá sua vaga. Se quiser fazer o depósito antes e enviar o comprovante para o Beccari, os dados da conta dele estão logo abaixo.

“Seja designer no Canadá: o evento!”
Data: 03 de Agosto (sábado) das 9h ao meio-dia e das 13h às 17h
Local: Espaço Fronteira
Rua Campevas, 617 – Bairro Perdizes
São Paulo-SP
CEP 05016-010
Custo: R$ 100,00 via depósito bancário
Informações e inscrições pelo email marcosbeccari@usp.br

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Memo Randoms: consertando o mundo, um memorando por vez

Jason Frazen se define como um “solucionador”, ou seja, um empreendedor independente na área de design e um criativo dedicado a solucionar problemas. E talvez um dos problema mais corriqueiros de nossa época seja a etiqueta no ambiente de trabalho, assunto que acabou sendo transformado na série Memo Randoms, que se propõe a consertar o mundo, um memorando por vez.

Basicamente, estes memorandos vão muito além de lembrar às pessoas da importância de se dizer bom dia, por favor e obrigado, para chegar a questões como a responsabilidade de cada um sobre o uso de suas próprias ferramentas e que perguntas claras são o caminho mais curto para respostas claras. E isso é só o começo da conversa.

A ideia de Jason é criar 77 pôsteres com frases que lembrem os profissionais sobre coisas simples do dia a dia no trabalho, mas que geralmente passam batidas, como:

“Emoticons não substituem emoções de verdade.”

É por isso que é importante que todos se lembrem de expressar como se sentem também no mundo real, e que todos nós, seres humanos, apreciamos sorrisos genuínos.

“Responder a todos é para ser usado somente em emergências.”

Isso significa que 1/3 nunca irá abrir, 1/3 nunca irá ler e 1/3 irá responder. Será que é isso o que você quer?

“O horário em que uma reunião está marcada é quando ela começa.”

Ou seja: se você precisa preparar seu notebook e abrir sua apresentação, faça isso antes que a reunião conversa.

Além dos exemplos acima, separamos algumas imagens abaixo. Para ver a galeria original, basta clicar aqui.

Print Poster Studies 4 Poster Studies 4 Print Print

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Como foi no trabalho?

Aproveitando que o carnaval acabou, é uma boa hora para assistir o comercial acima e refletir: Você é um mentiroso?

A Monster – um site de empregos – sempre veicula ótimos filmes sobre trabalho (1, 2, 3), desafiando o espectador a questionar sua situação atual.

A criação é da BBDO New York.

Monster

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Limpador de janelas oferece vodka para os workaholics

Para atingir os executivos workaholics que não saem do escritório, a Ultimate Vodka fez um convite: “Pare de trabalhar. Comece a beber.”

Mas quem levou a mensagem foi um limpador de janelas, de terno e gravata, surpreendendo os encarcerados. Quem saia do prédio podia aproveitar o mini-bar com vodka grátis oferecido pela marca (depois das 18h, é claro).

Criação da agência Amalgamated.

/via

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Como um freelancer se sente quando…?

Em uma praça, uma garota oferece 5 dólares para aqueles que fizerem um desenho seguindo seu briefing. Com o trabalho pronto, ela critica, diz que não é nada daquilo e irrita os freelancers de primeira viagem.

O vídeo promove o site Docracy, que oferece documentos legais open-source para que você exija a assinatura de contratos antes de começar um trabalho.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


O memorando inspiracional que a Apple distribui aos funcionários no primeiro dia de trabalho

Quem trabalha na Apple é cheio de segredos, e jamais pode comentar assuntos do ambiente interno em público, nem sequer para os amigos. Pelo menos foi a desculpa que me deram quando pedi uma informação.

Porém, no Instagram, um usuário simplesmente intitulado “M” publicou o que seria o memorando de boas vindas para novos funcionários.

Para os haters é só mais um pedaço de papel com um logo de maçã, para outros – principalmente aqueles que foram contratados – é um baita texto inspiracional para o primeiro dia de trabalho.

“Existe o trabalho, e existe o trabalho da sua vida”

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Em qual agência brasileira você gostaria de trabalhar? (Edição 2010)

Ranking Agências 2010 Publicidade Propaganda Trabalho

Mês de junho é mês de Copa do Mundo, de Cannes Lions e da pesquisa anual do Brainstorm #9 que pergunta: “Em qual agência brasileira você gostaria de trabalhar?”.

A pesquisa é rápida, indolor, anônima e, não custa lembrar, sem pretensões científicas, estatísticas ou que quer que seja. Digo isso pois todo ano o ranking é polêmico, incluindo a reclamação da não presença de alguma agência na lista inicial.

Como você sabe, seria impossível incluir todas as empresas de comunicação do Brasil em uma pesquisa informal como essa, e a lista é baseada no rankings das maiores (segundo M&M e Ibope) e também aquelas que, de alguma forma, tiveram destaque no site no último ano.

A intenção com o ranking é tentar mostrar um pouco a percepção das agências diante de profissionais e estudantes de comunicação, e a não separação de disciplinas, misturando online, offline, promoção, etc, é proposital.

Li recentemente que um grupo de consultoria internacional vai realizar no Brasil uma pesquisa para responder a mesma pergunta – as melhores agências para se trabalhar – que já é feita em outros países há alguns anos. Quando o resultado sair, poderemos comparar se o ranking obtido aqui no Brainstorm #9 se assemelha de alguma forma.

Dito tudo isso, responda depois do jump. Se tiver problemas, responda aqui. E também, relembre o resultado dos três anos anteriores: 2007, 2008 e 2009.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie