Prepare for a Summer of Slurpee Selfies Courtesy of 7-Eleven's Mustache Straws

7-Eleven is now offering its Slurpees with hipsterlicious mustache straws and cups shaped like Mason jars.

Be warned: they ain’t free. It’s a cool 99 cents for the stache straw, and a full $2.99 for the Mason jar (though you get your first Slurpee free).

The four stache styles include a British upper-lip, a hirsute handlebar, a Ron Swanson special, and the Hulk Hogan. The entire promotion seems perfectly geared for social sharing with Instagram and Facebook. You should expect to see more of these sort of photo-friendly promotions tailor-made for the selfie crowd.

According to ABC news, the straw sales have already surpassed expectations, and it’s only the start of Slurpee season. Get your summer sippin’ on before they’re all gone.



Selfies do mundo todo viraram foto da Terra em ação da Nasa

A campanha ‘Global Selfie’, promovida pela Nasa, convidou pessoas do mundo todo a enviarem uma selfie ao ar livre e oferecendo a sua localização no planeta, em comemoração ao Dia da Terra, celebrado em 22 de maio.

global-selfie-nasa

Usando a hashtag #globalselfie, foram postadas mais de  50 mil fotos, advindas de 100 diferentes países. Dentre elas, 36.422 foram escolhidas para fazer parte desse mosaico, que tem 3,2 gigapixels de definição, retratando o planeta Terra.

Grande demais para ser compartilhada nas redes, a imagem foi transformada em uma versão mais acessível, mas quem se interessar pode dar um zoom para ver cada uma das selfies enviadas no site GigaPan.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Selfie Around the World in 360 Degrees

Alex Chacon a traversé 36 pays et 201 kilomètres en 600 jours avec 5 motos, et sa GoPro sur le dos. On y voit des paysages d’une rare beauté : la mer, les reliefs, les monuments, les lacs, les animaux et le désert s’enchainent dans un mouvement continuel et circulaire de la caméra. Une vidéo impressionnante à découvrir.


selfie360gopro-9
selfie360gopro-8
selfie360gopro-7
selfie360gopro-6
selfie360gopro-5
selfie360gopro-4
selfie360gopro-3
selfie360gopro-2
selfie360gopro-1

Selfie e Hashtag ganham verbetes no dicionário Merriam-Webster

A linguagem é algo que evolui com o tempo, e dicionários não podem deixar que novas palavras passem despercebidas e mal explicadas. Na atualização deste ano do Merriam-Webster, entre os 150 novos verbetes adicionados estão as palavras Selfie e Hashtag, que segundo a própria publicação, refletem a crescente influência da tecnologia no nosso cotidiano.

Selfie: uma imagem de alguém, feita por ela mesma, usando uma câmera digital, feita espeficicamente para postar em redes sociais”

Outras expressões, como crowdfunding (traduzida como ‘financiamento coletivo’), big data, gamification, hot spot, paywall e unfriend também irão estrear no dicionário norte-americano neste ano. “Selfie e hashtag referem-se aos modos como nós nos comunicamos e compartilhamos informações como indivíduos. Palavras como crowdfunding, gamification e big data mostram como a internet já alterou o mundo dos negócios de forma muito profunda”, comenta Peter Sokolowski, editor do Merriam-Webster.

A dicionarização de palavras desse tipo também facilita a vida dos repórteres, que podem aos poucos deixar de colocar apostos que explicam os termos. Grosso modo, podemos dizer que algumas buzzwords acabaram se ‘graduando’ e se transformaram em expressões moderninhas e dicionarizadas.

Quem se interessar pode conferir algumas das outras palavras adicionadas ao Merriam-Webster em matéria na Time.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Campanha da National Geographic faz piada com a falta de qualidade das selfies

As fotos de autorretratos a um braço de distância têm uma qualidade razoavelmente limitada. Às vezes falta um melhor ângulo, ou a iluminação é deficitária, e se for uma foto tirada no espelho, ainda tem o famoso reflexo do flash para atrapalhar.

Brincando com esse ponto fraco de uma selfie, a National Geographic, em parceria com a Diomedia Stock Photos Brazil, criou uma campanha que quase fica disfarçada de ação a favor dos animais, mas que milita mesmo por imagens de mais qualidade.

selfie-animais-nat-geo coala-nat-geo-selfie urso-nat-geo-selfie nat-geo-selfie

“Existem diversas fotos horríveis de animais”, destaca o slogan, sugerindo as fotografias da National Geographic como uma alternativa de retratos melhores dos bichos.

panda-selfie

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Selfie by National Geographic

National Geographic a fait appel à l’agence Heads à Sao Paulo au Brésil, pour concevoir des affiches d’animaux réalisant des « selfies » avec leurs téléphones portables devant leurs miroirs d’ascenseur, de salle de bain et de chambre. Une campagne amusante menée par Silvio Medeiros et Pedro Galdi.

Selfie_National_Geographic-6
Selfie_National_Geographic-5
Selfie_National_Geographic-4
Selfie_National_Geographic-3
Selfie_National_Geographic-2
Selfie_National_Geographic-1

WWF usa Snapchat para conscientizar sobre extinção de animais na campanha #LastSelfie

O app Snapchat tem se tornado uma das tendência entre mídias sociais para adolescentes, e o seu curioso funcionamento, que mostra a mensagem por apenas poucos segundos para o destinatário, caiu como uma luva para esta ação da WWF.

selfes-wwf

Através do app, a WWF distribuía imagens em close de alguns animais que estão ameaçados de extinção, com mensagens que sugeriam que com a ajuda do espectador, era possível impedir que aquela fosse a última ‘selfie’ daquele espécime. “De certo modo, o Snapchat é um espelho da vida real. As imagens que você vê são únicas, mas ainda assim duram apenas alguns poucos segundos”, diz o vídeo da campanha. “Se não tomarmos uma atitude, eles também vão desaparecer bem na frente dos nossos olhos”, reflete, comparando a velocidade de desaparecimento dos animais com o fim do tempo de visualização de um snapchat.

A campanha #LastSelfie para a WWF da Dinamarca e da Turquia foi feita pela agência turca 41?29! em parceria com a UNCLEGREY.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Samsung aposta em selfie de novo e irrita a Casa Branca

Depois do enorme sucesso com a selfie do Oscar, parece que a Samsung está obcecada em continuar com a mesma estratégia. Recentemente, o jogador de baseball David Ortiz, conhecido como ‘Big Papa’, usou um Galaxy Note 3 para registrar uma selfie ao lado de Barack Obama.

A imagem foi rapidamente promovida pela Samsung como um anúncio no Twitter, o que irritou a Casa Branca, já que o presidente não sabia que tudo não passava de uma estratégia de marketing da marca.

Pessoas que estiveram presentes quando o momento foi registrado relatam terem ouvido pessoas fazendo onomatopeias de ‘cha-chings’ ao redor, demonstrando que boa parte da audiência sabia que Ortiz estava orientado pela Samsung para obter imagens potencialmente virais.

No entanto, com cerca de 41 mil retuítes e 48 favoritadas, a imagem não chegou nem perto do sucesso da selfie feita por Ellen DeGeneres durante o Oscar, e ainda queimou a Samsung com a Casa Branca, que agora irá ficar mais esperta com fotografias com o presidente.

 

Você não vai acreditar no que o Google fez com o seu template do Gmail!

Ao abrir o Gmail neste primeiro de abril, muita gente pode se assustar com o aviso de uma novidade no sistema de emails do Google – é o Shelfie, temas de fundo que usam uma selfie do próprio usuário e que podem ser compartilhadas (share) com outras pessoas. Share + selfie = Shelfie.

Na apresentação da piadinha no blog do Gmail, o engenheiro de software Greg Bullock chega até a mostrar um gráfico que relaciona o surgimento da função de fundo de tela do email com o aumento das selfies.

Como inspiração, selfies de algumas celebridades foram disponibilizados para incentivar você a trocar seu fundo de tela por uma foto mais narcisista, como essa da Katy Perry com seu gatinho, Kitty Purry.

É interessante notar que neste ano, além das Shelfies do Gmail, o Google também apresentou o desafio Pokémon dentro do Google Maps, em uma curiosa tendência de fazer a piada dentro de um serviço que já existe, ao invés de criar produtos mais malucos e menos possíveis, como o Google Nose. Nada como usar piadinhas de primeiro de abril como divulgação de serviços reais, não?

Na mesma onda da selfie, até o britânico Metro decidiu brincar: avisa sobre uma suposta legislação que controlaria o número das selfies feitas no Reino Unido. As fotos de si mesmo seriam limitadas a um total de 10 por mês. Quem ultrapassasse essa cota precisaria pagar uma multa, ou ter seu acesso às redes sociais restringido (!). E não se engane pelos detalhes do material – o Metro chegou até mesmo a publicar um infográfico para melhor explicar a legislação que estaria tramitando. Tudo brincadeira 🙂

[O título deste post está em conformidade com a nossa nova política editorial. Saiba mais.]

Selfie, uma prática que desconhece limites

Seria a falta de noção a grande epidemia do século 21? Foi exatamente esta a pergunta que me fiz ao ler a notícia de que um jovem teria quebrado a perna de uma estátua do século 19, na Academia de Belas Artes de Brera, em Milão. O fato ocorreu quando um “estudante de intercâmbio” teria sentado no colo da imagem do “Sátiro Embriagado” para tentar fazer uma selfie, segundo informações da administração do museu. É daí que eu volto a perguntar: seria a falta de noção a grande epidemia do século 21?

Ao longo da história, o mundo foi assolado por inúmeras epidemias: varíola, Praga de Atenas, malária, lepra, peste negra, sífilis, tifo, cólera, Gripe Espanhola, Aids, Gripe Aviária… mais recentemente, até a obesidade passou a ser considerada uma epidemia, por conta do excesso de alimentos processados em nossa dieta.

E se a obesidade pode ser encarada como uma epidemia resultante dos excessos que passaram a fazer parte do nosso cotidiano, então não seria errado concluir a “falta de noção” também se encaixa nesta definição, já que sua ausência nos leva a cometer diversos excessos no dia a dia, muitas vezes levados pelas razões (?) mais absurdas.

As “noções” que temos em relação ao mundo variam muito de cultura para cultura, geração para geração, família para família, pessoa para pessoa

É claro que as “noções” que temos em relação ao mundo variam muito de cultura para cultura, geração para geração, família para família, pessoa para pessoa. Algumas coisas, entretanto, são básicas. Coisas que certamente você ouviu em algum momento da sua vida, como “seu espaço termina onde começa o meu” ou ainda “não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você”. Elementar, não, meu caro Watson?

Nem tanto. Para uma pessoa conseguir aplicar esses conceitos básicos em sua vida, ela teria de ser capaz de perceber, entender e compartilhar as experiências, sentimentos e emoções das pessoas ao seu redor. Seria necessário ser capaz de exercitar a empatia.

satiro1

O “Sátiro Embriagado”, obra da Academia de Belas Artes de Brera

O que a empatia tem a ver com isso?

Digamos, então, que a empatia seria uma espécie de ponto de partida para termos um pouco de noção sobre o mundo ao nosso redor. Seria como perceber que determinadas coisas que fazemos podem afetar o outro de uma maneira muito diferente do que nos afeta. É como quando você faz algum comentário e não percebe que aquilo pode ofender alguém, porque a princípio você não considerou isso ofensivo.

Digamos, então, que a empatia seria uma espécie de ponto de partida para termos um pouco de noção sobre o mundo ao nosso redor

Infelizmente, ninguém está livre de cometer alguns escorregões ao longo do caminho – a mídia está repleta de exemplos e tenho certeza de que todos nós temos alguma história para contar sobre algo desse tipo. O problema é que nem sempre conseguimos perceber isso, talvez porque nossos níveis de empatia tenham passado por um franco declínio nos últimos 30 anos, conforme constatou um estudo conduzido por Sara H. Konrath, na Universidade de Michigan.

A pesquisadora avaliou que a empatia “auto-declarada” por 14 mil estudantes da universidade tem diminuído desde 1980, mas nos últimos 10 anos a queda registrada foi abrupta: 75% dos participantes se avaliaram como menos empáticos do que a média de três décadas atrás. Apesar de não haver uma única justificativa para esse declínio, os estudiosos têm algumas teorias, sendo uma delas o aumento do isolamento social, cada vez mais comum para muitas pessoas.

“Para piorar, durante o mesmo período o narcisismo ‘auto-declarado’ dos estudantes alcançou níveis mais altos, de acordo com uma pesquisa de Jean M. Twenge, psicóloga da San Diego State University”, aponta a matéria publicada pela Scientific American em dezembro de 2010.

No funeral de Mandela, a selfie mais criticada dos últimos tempos

No funeral de Mandela, a selfie mais criticada dos últimos tempos

Narcisismo em alta

Isolamento social, empatia em declínio, narcisismo em alta… E a palavra do ano em 2013 é “selfie”. Mas, será que dá para jogar toda culpa nessa moda?

Fotografar a si mesmo não é uma exclusividade da era digital. Vira-e-mexe aparecem imagens antigas, feitas em câmeras analógicas, e que em tempos mais recentes acabaram recebendo o nome de “selfie”. E, de tão populares, tornaram-se alvo de críticas – Barack Obama e outros políticos no funeral de Nelson Mandela é um exemplo -, mas também de oportunidades – como pudemos ver no Oscar, com Ellen DeGeneres reunindo algumas das principais estrelas da atualidade em uma selfie registrada com um Galaxy, e fazendo Samsung e Twitter rirem à toa.

Ainda assim, a lista de furadas é gigante – algumas das piores estão reunidas em uma página no Facebook chamada Selfie Gone Wrong -, razão pela qual vez ou outra sites como o Mashable reúnem dicas para não errar na hora de se fotografar e compartilhar. Coisas óbvias como olhar ao redor, ser discreto e estar preparado para as reações das pessoas estão ali.

Após a perna quebrada do “Sátiro Embriagado”, na Academia de Belas Artes de Brera, eu incluiria na lista “não se sentar em estátuas do século 19 ou em qualquer outra obra de arte ou objeto histórico”. Mas é só uma sugestão.

ellen

No Oscar, o sucesso da selfie de Ellen

“Você é uma doença. E eu sou a cura”

Piadinhas à parte, apesar de este texto ter sido inspirado por uma selfie, não acredito que o problema esteja na selfie em si, mas sim na falta de noção que as pessoas têm de uma maneira geral, inclusive quando estão tentando fotografar a si mesmas. A selfie é um sintoma dessa falta de noção consequente do nosso narcisismo, que é cada vez maior, e do nosso nível de empatia, cada vez menor. Para variar, tudo se resume ao ser humano, suas decisões e seu comportamento.

A selfie é um sintoma dessa falta de noção consequente do nosso narcisismo, que é cada vez maior, e do nosso nível de empatia, cada vez menor

Por mais que o museu tenha minimizado o fato, pelo menos aparentemente, dizendo que o valor da obra não era muito alto e que ela já foi encaminhada para a restauração, ela tinha a sua importância, ou não estaria em exibição no local – o que me fez lembrar daquela frase atribuída a Oscar Wilde que diz que “hoje as pessoas sabem o preço de tudo e o valor de nada”. E se isso já rolava lá no século 19, imagine o que ele não diria hoje.

Será que a partir do momento em que adota uma política de “shit happens”, o museu não está abrindo um mau precedente? Ou será que de fato não há razões para nos preocuparmos com a crescente falta de noção das pessoas e simplesmente devemos relaxar e aceitar isso como uma consequência do processo evolutivo(?) do ser humano?

Ao meu ver, acredito que o assunto merece, sim, atenção e um pouco de reflexão da nossa parte, independentemente das conclusões que possamos chegar. Afinal, estamos todos interligados e, mesmo que nossa empatia esteja em declínio, isso não quer dizer que o que os outros fazem não nos afete em algum momento. Quem sabe, assim, a gente também consegue recuperar um pouco da nossa noção perdida…

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Criador de “Os Simpsons” mostra a verdade por trás do selfie do Oscar

Dentre as milhares de versões do épico selfie do Oscar, Matt Groening resolver fazer a sua.

O criador de “Os Simpsons” não apenas simpsonizou a foto, como também mostrou a verdade não revelada. Alguém que tentou, mas ficou de fora.

Veja abaixo o tweet original:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Oscar 2014: Samsung e Twitter não param de rir com o maior selfie de todos os tempos

O Oscar tem muitos patrocinadores. 30 segundos de veiculação durante o intervalo da premiação custou 1.8 milhão de dólares esse ano. Porém, nenhuma marca deve estar mais satisfeita do que Samsung e Twitter nesse momento de entrega dos troféus da Academia.

A apresentadora Ellen DeGeneres não largou o seu Galaxy, tirando fotos e tuitando durante o evento. E uma dessas brincadeiras já pode ser considerada o maior selfie de todos os tempos, pelo menos mercadologicamente falando.

Ellen reuniu vários atores para a foto, e ainda desafiou o público a transforma-lá na mensagem mais retweetada do Twitter. Minutos depois do selfie, era impossível até seguir a apresentadora, um bug devido ao alto volume de novos followers.

No momento que escrevo esse post, já são mais 350 mil RT’s e 200 mil favoritadas. E, mesmo com toda a história da pizza, entregue pela Big Mama’s & Papa’s, ficará marcado como o melhor product placement da noite.

Esse ano é a primeira vez que o Oscar é transmitido também via internet, com patrocínio da Samsung, mas talvez eles não imaginassem o montante de cachês milionários reunidos em uma única foto.

[ATUALIZAÇÃO] Nos bastidores, Ellen usa um iPhone, segundo apontado por diversos leitores. Mas isso não deve estragar o merchan, apesar de dar margem pra piada: “Pra usar Galaxy, so? pagando”.

Oscar

[ATUALIZAÇÃO 2] É oficial. Esse é o tweet mais retweetado do Twitter, ultrapassando o recorde que pertencia ao presidente Barack Obama, quando comemorou sua reeleição.

Oscar

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Selfie, por sua conta e risco

Selfie virou palavra do ano em 2013, segundo o dicionário Oxford. Mas, pior do que ser a palavra do ano, foi a maneira como uma antiga prática de tirar foto de si mesmo se propagou pelas redes sociais, adquirindo um novo significado. Virou mote de propaganda, motivo de discórdia no funeral de Nelson Mandela e até uma maneira de se ajudar a levantar uma grana para a caridade. E, agora, virou também uma animação muito legal, criada pelo diretor Andy Martin.

Ao longo de 60 segundos, Martin revela os riscos que uma pessoa obcecada por sua própria imagem pode correr. Tudo de uma maneira muito bem humorada, e que até pode gerar um pouco de reflexão (e não reflexo) naqueles que frequentemente fazem selfies.

A animação foi produzida para o Character Selfies, um projeto do Pictoplasma Berlin Festival.

anima

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Site “multa” obcecados por selfies

Parece que alguém finalmente pensou em alguma coisa bacana a partir da onda de selfies que toma conta das redes sociais – e muito provavelmente de todo o resto. Selfie Police é o nome de um site que se propõe a levantar dinheiro para obras de caridade ao “multar” aquelas pessoas que adoram ficar tirando fotos de si mesmas. O valor da penalidade? US$ 1.

O site permite que os usuários “denunciem” aquelas pessoas que têm exagerado no egocentrismo, dando a elas a oportunidade de se redimir ajudando outras pessoas. O pagamento é feito diretamente às entidades, via PayPal.

O Selfie Police ainda conta com um mural dos “mais procurados” e, acredite se quiser, nem mesmo o ator Jimmy Fallon escapou.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Fotógrafo explica o selfie de Barack Obama durante o funeral de Nelson Mandela

Ontem, 10 de dezembro, a notícia que parecia ser a mais importante do mundo foi o selfie do presidente Barack Obama com a primeira ministra da Dinamarca, Helle Thorning Schmidt, e o premiê britânico David Cameron.

Com tanta comoção, o fotógrafo Roberto Schmidt da AFP resolveu contar o contexto por trás das imagens que capturou. Ele explicou, através do blog da agência, que já eram passadas duas horas do funeral de Nelson Mandela (que ainda duraria mais duas), e o clima não era de tristeza e luto.

Segundo Schimdt, parecia mais um carnaval do que um velório. “Afinal, estamos na África”, escreveu o fotógrafo. O ambiente era relaxado, e nem Michelle Obama estava irritada, como afirmaram as redes sociais. Ela mesma, segundos antes, estava conversando e dando risada com o trio do selfie.

Obama Selfie

Robert Schmidt disse não imaginar que as fotos que tirou, de um momento tão espontâneo, teriam tamanho impacto na imprensa mundial e na internet.

O fotógrafo revelou se sentir triste com essa obsessão diante de uma trivialidade, e que nos faz ignorar fatos de real importância, afirmando que isso talvez não existisse se tivéssemos mais acesso a essas autoridades para descobrir que eles são seres humanos como o resto de nós.

Leia na íntegra no blog da AFP.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Lionel Messi e Kobe Bryant fazem duelo de selfies em novo comercial

Com quase 106 milhões de visualizações, o comercial da Turkish Airlines com Lionel Messi e Kobe Bryant figurou na lista dos mais assistidos de 2012.

Agora, um ano depois, a empresa traz de volta os dois semi-deuses do esporte para uma viagem por diversos locais exóticos pelo mundo. Messi e Bryant não perdem a oportunidade tirar várias fotos selfies, provando o belo senso de adequação da campanha com os tempos atuais

Selfie foi escolhida como a palavra do ano de 2013 pelo tradicional dicionário Oxford. O comercial também inclui outro termo da moda: photobomb.

A criação é da Crispin, Porter & Bogusky.

Turkish
Turkish
Turkish

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Star Wars lança perfil oficial no Instagram

Desde que a Disney comprou os direitos de Star Wars no ano passado e anunciou um novo filme da franquia, os fãs vivem em um constante estado de tensão. Saber que JJ Abrams está envolvido no projeto abre uma pequena margem para a esperança, mas o medo de que o Episódio VII e suas sequências sigam o mesmo (triste) caminho dos episódios I, II e III ainda persiste. Enquanto isso, o estúdio já iniciou um trabalho para aproximar a nova geração dos personagens clássicos da saga, e ontem colocou no ar o perfil oficial de Star Wars no Instagram.

E a primeira imagem, como era de se esperar (ou não), é um selfie dele, Darth Vader <3 – afinal, selfies estão tão em alta que até o Dicionário Oxford elegeu esta a palavra do ano.

Apesar de a imagem revelar que Vader tem um iPhone, pelo ângulo não fica claro se ele resolveu fazer a foto em frente a um espelho ou se ele não está muito familiarizado com a tecnologia do smartphone, já que poderia simplesmente ter usado a câmera da frente. Mas, como Vader é Vader, ele ainda consegue fazer isso usando luvas (que também pode ser uma dessas).

A questão, enquanto isso, é se o perfil no Instagram irá dar pistas do que vem por aí, enquanto dezembro de 2015 não chega. Tomara que sim. Se bem que só de ter alguns de nossos personagens favoritos no feed já é garantia de diversão para muitos fãs. É esperar para ver.

star1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie