Vazam telas de suposto novo design do Gmail, responsivo e bem mais clean

Manter a sua caixa de entrada organizada (e principalmente o mais vazia possível) é um dos grandes desafios da produtividade hoje em dia. É uma habilidade que se desenvolve com o tempo, mas que pode ganhar uma mãozinha do Google em breve.

Algumas supostas telas de um novo design do Gmail mostram que o serviço poderá dar mais um passo rumo à uma interface ainda mais clean e organizada.

Segundo as imagens vazadas, os emails apareceriam centralizados na tela, e ícones ajudariam a compreender quem é o remetente (ao mostrar a imagem do perfil do G+) ou qual o assunto daquele email, usando a mesma classificação das atuais abas do Gmail, mas com mais categorias – além de atualizações, notificações sociais e promoções, aparecem também opções como compras e viagens.

gmail-update-rumor3

Tanto o menu lateral esquerdo, que lista tags e abas, quanto a lista de contatos do Hangout que aparece do lado direito, poderiam ser minimizadas, ‘destralhando’ a tela e minimizando a chance de dispersão.

gmail-update-rumor

 

Outra possível novidade seria a opção de adicionar um lembrete a um email, ou receber itens de uma lista de tarefas diretamente na sua inbox. Em alguns casos, seria possível até mesmo responder à um questionamento sem nem mesmo abrir o email – as opções de feedback apareceriam logo na tela principal, juntamente com o assunto da mensagem.

gmail-update-rumor2

A suposta nova interface do Gmail também substituiria o atual sistema de estrelas por opções que fixam os emails selecionados no topo da caixa de entrada, facilitando o destaque de mensagens importantes ou que precisam ser respondidas com urgência.

Não há, contudo, nenhuma informação que confirme esse novo design ou que dê uma previsão de quando ele vá ser implementado. Ainda assim, dá esperanças de que quem sabe um dia organizar a caixa de emails possa ser algo mais simples do que fazemos hoje em dia.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Você não vai acreditar no que o Google fez com o seu template do Gmail!

Ao abrir o Gmail neste primeiro de abril, muita gente pode se assustar com o aviso de uma novidade no sistema de emails do Google – é o Shelfie, temas de fundo que usam uma selfie do próprio usuário e que podem ser compartilhadas (share) com outras pessoas. Share + selfie = Shelfie.

Na apresentação da piadinha no blog do Gmail, o engenheiro de software Greg Bullock chega até a mostrar um gráfico que relaciona o surgimento da função de fundo de tela do email com o aumento das selfies.

Como inspiração, selfies de algumas celebridades foram disponibilizados para incentivar você a trocar seu fundo de tela por uma foto mais narcisista, como essa da Katy Perry com seu gatinho, Kitty Purry.

É interessante notar que neste ano, além das Shelfies do Gmail, o Google também apresentou o desafio Pokémon dentro do Google Maps, em uma curiosa tendência de fazer a piada dentro de um serviço que já existe, ao invés de criar produtos mais malucos e menos possíveis, como o Google Nose. Nada como usar piadinhas de primeiro de abril como divulgação de serviços reais, não?

Na mesma onda da selfie, até o britânico Metro decidiu brincar: avisa sobre uma suposta legislação que controlaria o número das selfies feitas no Reino Unido. As fotos de si mesmo seriam limitadas a um total de 10 por mês. Quem ultrapassasse essa cota precisaria pagar uma multa, ou ter seu acesso às redes sociais restringido (!). E não se engane pelos detalhes do material – o Metro chegou até mesmo a publicar um infográfico para melhor explicar a legislação que estaria tramitando. Tudo brincadeira 🙂

[O título deste post está em conformidade com a nossa nova política editorial. Saiba mais.]

Gmail faz testes com visual parecido com o Pinterest na aba ‘Promoções’

Há pouco menos de um ano, o Gmail apresentou a possibilidade de adicionar ‘abas’ na caixa de entrada dos usuários, para ajudar a organizar as mensagens recebidas pelos usuários, categorizando-as como avisos de mídias sociais, promoções, atualizações e participações em fóruns.

Isso deixou algumas marcas irritadas, já que com isso os seus email marketing e ofertas não apareciam mais na parte principal da inbox dos clientes.  Agora, o Google pode fazer essa aba se tornar a menina dos olhos dessas mesmas marcas.

Usuários do Gmail estão sendo convidados a experimentar um novo visual para a categoria de promoções, que mostraria os emails como ‘cartões’, dispostos em três colunas e com uma imagem em destaque. Igualzinho o visual do Pinterest, e não deve ser à toa.

Esse tipo de exibição teria o intuito de convidar o usuário a clicar na mensagem, já que é bem mais imagética do que a tradicional exibição em linhas, mostrando apenas o texto do assunto da mensagem. Com o próprio Pinterest considerando oferecer anúncios pagos, essa pode ser uma nova oportunidade de monetização para o Gmail, que ainda teria a chance de inserir um anúncio muito mais visual, bem no meio da sua caixa de entrada.

Quem quiser experimentar o novo visual da aba promoções precisa estar utilizando o Gmail em inglês e demonstrar interesse nesse link.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Google vai criptografar todo o tráfego de dados do Gmail entre seus servidores

Enquanto a NSA se defende das críticas, dizendo que as empresas de tecnologia sabiam que estavam sendo vigiadas pelo PRISM, o Google resolveu parar de afirmar o contrário e se dedicou a fazer algo em prol dos usuários. Além da conexão segura (HTTPS) passar a ser obrigatória para todos os usuários do serviço de email, a empresa anunciou que todas as mensagens trocadas pelo Gmail estarão criptografadas, inclusive enquanto circularem pelos servidores internos do Google. Essa medida é uma resposta direta à estratégia da NSA de coletar os dados enquanto eles ainda circulavam internamente e, portanto, não possuíam criptografia.

“Isso significa que ninguém poderá saber sobre as suas mensagens, nem mesmo enquanto elas estiverem indo e vindo dos servidores do Gmail – não importando se você está usando um Wi-Fi público ou acessando através do seu computador, smartphone ou tablet”, garantiu o líder de engenharia de segurança do Gmail, Nicolas Lidzborski.

Dessa forma, dá a entender que a NSA poderá até manter o seu aparato de controle sobre as grandes empresas de tecnologia, mas será cada vez mais difícil decodificar o conteúdo das mensagens trocadas pelos usuários.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Gmail vai oferecer opção “Unsubscribe” no cabeçalho dos emails

Sabe quando você deseja cancelar uma newsletter e precisa ficar caçando o “Unsubscribe” no rodapé do email? O Google quer acabar com isso, e vai adicionar a opção logo ao lado do assunto da mensagem, bem no cabeçalho, no Gmail.

Com apenas um clique, a função também evita que o usuário seja direcionado para uma página do remetente, que muitas vezes complica o processo pedindo respostas para um questionário e justificativas para o cancelamento. O próprio Gmail envia uma notificação para a publicação/anunciante, solicitando a exclusão do seu email do banco de dados. Importante dizer que a opção não vai aparecer em spams, em mensagens promocionais legítimas.

Diversas ferramentas de terceiros prometem facilitar a limpeza da caixa de entrada, como o popular unroll.me, por exemplo, mas uma opção dentro do próprio Gmail fecha o cerco contra quem abusa do marketing direto.

Gmail

/Crédito Imagem: Gil C / Shutterstock.com

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Should Yahoo Really Have Apologized to Google for Mocking Outage?

When Google services go down, apparently no one wins. Case in point: Competitor Yahoo is being called a coward for deleting tweets that mocked today's global Gmail outage.

"Earlier today, a tweet that reflected bad judgment was posted and has been deleted," Yahoo noted via Twitter around 4:30 Eastern today. "We apologize to @Google and the @Gmail team."

While the original tweet simply said "Gmail is temporarily unavailable" with a screenshot of Gmail's access error, Yahoo put salt in the wound by continuing to tweet the same message at least four times in parody of the ongoing outage.

Instead of being praised for a change of heart and good sportsmanship, Yahoo quickly felt the tide of criticism turn against the company. Some responses accused Yahoo of merely wanting to avoid looking like a hypocrite if it faces its own email outage in the future, while others simply said the retraction was "laaaaammme."

Below you can see one of Yahoo's original tweets and some of the many responses to its apology.

(Screenshot via Marketing Land.)


    



Terrible Timing: Google Reliability Team Launches Reddit Q&A Just as Gmail Goes Down

In a truly painful moment of unfortunate coincidence, Google's Site Reliability Engineering Team launched a Reddit AMA ("Ask Me Anything") this afternoon, just as Gmail went offline for users around the world.

Four of Google's senior site reliability engineers were preparing to answer questions when the AMA was announced at 2 p.m. Eastern today, with the goal of starting officially at 3 p.m. At almost the exact same moment as the AMA announcement, Gmail and Google+ users began losing access to the services.

A link in the AMA summary directed users to Google's App Status Dashboard for information on the outage, which did little to stop the influx of jokes at the Q&A team's expense. (In fairness, the team answering questions is focused on search, storage and ads, not Gmail and Google+.)

"Please explain in detail what goes on in a gmail outage like the one going on right now," requested one Reddit user. "Take your time."

"Have you tried turning it off and on again?" noted another.

At the time of this writing, the AMA was just beginning, service had been restored to some Gmail users, and the engineers seemed to be answering questions at a steady clip. One of the first questions answered was "Sooo….what's it like there when a Google service goes down? How much freaking out is done?" 

"Very little freaking out actually," responded Google site reliability manager Dave O'Connor. "We have a well-oiled process for this that all services use—we use thoroughly documented incident management procedures, so people understand their role explicitly and can act very quickly."

For more from the engineering team, check out the full AMA.


    



Google apresenta nova inbox do Gmail

Eu já desisti da luta diária contra minha caixa de entrada. Atualmente me sinto conformado com a derrota, pois não foi por falta de tentativa, de mudanças de atitude, de testes com dezenas de novos apps e serviços que prometem controlar a fúria dos emails recebidos.

O próprio Gmail já inventou maneiras de auxiliar nessa insalubre tarefa, como a criação de filtros, etiquetas, cores, botões, inbox prioritária, etc e tal, para tudo acabar com um “Arquivar todas as mensagens” e fim de papo.

Hoje o Google anunciou mais um jeito de nos ajudar com os emails: abas que dividem automaticamente as mensagens de acordo com o tipo. Envios de redes sociais, ofertas, atualizações e o que realmente importa ficam em áreas separadas.

Será que agora vai?

Assista ao vídeo acima, ao som de “Please Mr. Postman”, para entender como funciona. O Google também explica em gmail.com/inbox. A função será liberada aos poucos para todos os usuários.

Gmail

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Gmail in Russia, paint and paper style

This spot (by Saatchi, Moscow) introducing Russia to Gmail is certainly an orchestration of simplicity and visual presentation, impressive in it’s own right. I’m more interested, however, in the fact that the stop-motion bare bones style was used. Especially for something as digital as Gmail. Does it make it more human to have people entering the search terms and starring your messages? Does it become more personal and more accessible? I’d like to think there is a specific and logical reason behind it, and not just someone wanting to do some cool stop motion construction. Either way, it’s an impressive execution that’s fun to watch.