E se as provedoras de internet fizessem um comercial honesto?

O que aconteceria se as provedoras de internet/canais pagos/telefone resolvessem ser honestas com os consumidores e falar a verdade em um comercial? Provavelmente aconteceria algo como The First Honest Cable Company, paródia criada pelo Extremely Decent Films. Com uma semana no ar, o vídeo já ultrapassou 2,5 milhões de views no YouTube e serve para comprovar pelo menos duas coisas: não são só os brasileiros que sofrem com este tipo de serviço e que o humor continua sendo uma das melhores formas de crítica.

A paródia escrita por Nick Smith (também diretor) e Brendan Rice começa como qualquer outro anúncio, falando diretamente com a pessoa que busca uma conexão de internet que seja rápida e confiável, com uma grande seleção de canais HD, suporte 24 horas com os melhores técnicos e tudo isso a um preço justo? A resposta vem assim:

“Foda-se. Você vai aceitar o que damos para você”.

Depois de apresentar a realidade dos serviços oferecidos – a gente se identifica imediatamente com pelo menos um, senão todos eles -, vem a explicação: provedores fazem parte de um oligopólio, que é como se fosse um monopólio, mas legal. E não importa o quanto a gente reclame, estamos em um beco sem saída. Porque, como diz o “garoto-propaganda”, estas empresas não acreditam em satisfação do consumidor, mas em dinheiro.

Um comentário no YouTube resumiu muito bem o que é este vídeo: provavelmente uma das coisas mais engraçadas, frustrantes e enfurecedoras de todos os tempos. E se você vive brigando com seu provedor, vai entender o porquê.

cabo

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

IFTTT – Deixando o trabalho com redes sociais mais fácil

Talvez você já conheça, mas se trabalha ou se relaciona intimamente com redes sociais e ainda não conhece o IFTTT (ou If This Than That), vale a pena checar como ele pode economizar – e muito – o seu tempo.

A idéia básica do site é criar ações, chamadas simpaticamente de receitas, envolvendo APIs diversas, automatizando uma série de ações, como atualizações de redes sociais. Por exemplo, é possível escolher o Facebook para ser seu centralizador de ações e permitir que ele atualize automaticamente Twitter, Tumblr, Instagram, entre outros.

Sim, através de diversos aplicativos, é possível realizar todas as ações sem o IFTTT. Mas é cômodo ter tudo em um único painel de controle que atualiza tudo automaticamente. Além disso, a atualização de perfis a partir de outra rede social é a função mais básica do IFTTT. É possível criar alertas sobre um determinado assunto e receber por e-mail. Também é possível utilizar as funções mais básicas do seu celular, a ligação ou o SMS, para ativar alguma ação.

O IFTTT é uma daquelas ferramentas que coloca um monte de opções na mão do usuário. Faz lembrar a época em que achei o máximo sincronizar Remember the Milk + Twitter + Gtalk para atualizar minha agenda apenas enviando uma mensagem pelo IM. Também lembra muito o Yahoo Pipes, mais antigo, mas é muito mais simples e intuitivo.

E se você não quiser perder muito tempo, ele também lista as receitas criadas pelos usuários para que você copie ou crie a partir delas. Veja mais em http://ifttt.com.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Speedy | “Caralibro” e “YoTuve”

Speedy Facebook YouTube

Imagine você ter sido o criador do Facebook e do Youtube. E imagine não ter levado essas ideias adiante e não levar crédito por isso. Pois essa figura existe (pelo menos no mundo da propaganda) e atende pelo nome de Gustavo “Guli” Aguero.

Esse cara certo na hora errada é o personagem da nova campanha de Speedy que veio para suceder “Las Brótolas” e ajudar a vender a Banda Larga. Simples e argentinamente bacana.

A criação é da DDB Argentina com produção da Peluca Films.

| Caralibro

| YoTuve

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Bem-vindo à fabulosa praia de Las Brotolas

Brotolas

Uma coisa que funciona bem (e tem saído bastante) em propaganda é ter uma causa. Levantar uma bandeira. A Oi fez isso com o desbloqueio do celular. A Arnet com a campanha do “Todos por un pelo”.

E agora mesmo você já deve estar lembrando de milhares de outros exemplos. Pois bem aqui tem outro e dos bacanas. É a nova campanha do Speedy na Argentina. Um grupo de amigos vai passar o verão na casa que o pai de um deles tem na praia.

Acontece que a praia é Las Brotolas. Já ouviu falar? Pois é. O problema é justamente esse. É um lugar que ninguém nem desconfia que exista. Uma praia pacata, semi-deserta, bem diferente do que um bando de adolescentes com o nível de testosterona na estratosfera espera encontrar.

O que fazer? Usar a internet para fazer de Las Brotolas o novo point do verão contando com a preciosa ajuda dos internautas. Os quatro primeiros filmes da campanha estão aqui e você pode acompanhar a história toda através do site lasbrotolas.com.ar.

A criação é da DDB Argentina com produção da El Bagre Films. Abaixo você assiste o primeiro filme, os outros três você pode ver depois do jump.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

AOL muda identidade e vira Aol.

Aol.

A AOL cansou da caixa alta e virou Aol. Assim mesmo, com ponto no final. A criação da nova identidade é da Wolff Olins de Nova York, que já prepara uma das pioneiras da internet para sua fase pós-Time Warner.

Além da grafia diferente, a nova marca Aol. é representada por dezenas de fundos diferentes, com objetos e animais como balões, cachorro, peixe, etc.

A Aol., que perdeu muito de sua importância nos últimos anos, estreia a nova identidade e campanha publicitária no dia 9 de dezembro, querendo mostrar que é o “local online com o melhor contéudo, e ponto”.

Além disso, o novo caminho aponta para combater dois problemas: a vertiginosa queda de receita através de assinantes, e por isso o foco em conteúdo, e a imagem que restou de “a internet que o seu pai usa”, ou melhor, que o pai dos americanos usam, já que a Aol. abandonou o barco do Brasil faz tempo.

| Via NY Times

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Como tornar a previsão do tempo (um pouco) mais divertida

Alguém ainda presta atenção nas previsões do tempo? Exceto quando se prevê algum fenômeno incomum, o dia a dia dos apresentadores de metereologia são repetitivos e enfadonhos. Imagine então para quem assiste.

Aqui vão duas ideias para fazer as pessoas prestarem atenção no que você tem a dizer, caso seja um homem/mulher do tempo, é claro:

O clima em Los Angeles é tão igual, que Mark Thompson, da Fox, resolveu simplesmente dançar enquanto as informações passavam na tela. Não abriu a boca nem por um segundo, e ainda ganhou nota no final.

Utilizando informações do The Weather Channel, os nerds Natallia Tolmachev, Paschenko e Talmacheu tiraram a informação climática do tradicional gráfico com sol e nuvens. Criaram o obama-weather.com, em que você pode ver que roupa o presidente do mundo utilizaria de acordo com a temperatura para os próximos cinco dias. Se preferir, pode ver a mesma previsão com Bender, House e Angelina Jolie.

Podia muito bem ser uma ação do próprio Weather Channel. Nessa matéria da CNN você pode ver a história por trás do obama-weather.com.

Obama Weather

Obama Weather

| Via Boing Boing e Blog de Guerrilha

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

CTT Expresso | Compromisso

CTT Expresso

Em Portugal, o serviço de entregas CTT Expresso criou uma demonstração pública de sua eficiência e compromisso com prazos.

Objetos dentro de mobiliários urbanos eram levados de um lugar a outro, diariamente. E os cartazes indicavam pra onde eles iriam, quando chegaria e o que outro objeto estaria ocupando aquela lugar.

No site compromisso.com.pt, a ação foi toda documentada para provar que as entregas cruzavam o país para chegar ao seu destino.

O vídeo abaixo detalha essa inicativa inteligente de mostrar o funcionamento do serviço, na prática. A criação é da Fischer Portugal, com colaboração da Quioto e Fullsix.

ALE | Flamengo Mega Zoom

Ale Flamengo

Para amplificar seu patrocínio de 3 meses com o Flamengo, a rede de postos ALE vai promover diversas ações com os torcedores e fãs do time carioca.

O primeiro esforço são as fotos panorâmicas do Maracanã, publicadas no site da marca depois de cada jogo do Flamengo no estádio. A imagem que começa a brincadeira foi tirada durante a vitória contra o São Paulo (#vaicorinthians!), no último sábado, e permite um mega zoom em cada detalhe da partida.

Dentro da foto foram escondidos diversos easter eggs, e quem encontrar ganha camisas do Flamengo. Os desafios através da imagem panorâmica estão sendo revelados via Twitter, e a cada novo jogo, entra uma foto nova. A criação é da Espalhe.

Depois que o Flamengo abandonou a Nike, vai restar a ALE criar conteúdo online relacionado ao time, ainda que por apenas 3 meses. No início do ano, a Adidas ensaiou a primeira ação com o Palmeiras.

Ale Flamengo

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

PayPal | Some Things Will Never Change

PayPal

No final de julho, o PayPal anunciou que vai abrir a sua plataforma para desenvolvedores. Você pode imaginar que isso é algo que já deveriam ter feito faz tempo, por conta das possibilidades abertas com cabeças pensantes do mundo todo trabalhando a favor da ferramenta.

Ainda que com a demora, é isso mesmo que se espera, e o PayPal quer ouvir as ideias das pessoas do que pode ser feito, de como isso pode transformar a maneira como pagamos por produtos e serviços. Você pode mandar a sua proposta pelo changehowwepay.com, ou pelo Twitter usando a hashtag #changehowwepay.

Além desse lado colaborativo, até obrigatório para uma campanha dessas, o que leva a nossa imaginação pra longe é o comercial abaixo. No vídeo, o próprio PayPal começa a pensar no que uma plataforma aberta pode gerar.

Pagamentos no supermercado, compra de ingressos para o cinema, de programas na TV, etc. Até carros voadores já existem, mas esse é um exercício de futurismo que parece cada vez mais próximo, e melhor, sem dispensar aquilo que é inerente ao comportamento humano: algumas coisas nunca vão mudar.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Press Army promete simplificar o monitoramento das marcas nas mídias sociais

Press Army

Acabar com pelo menos metade do trabalho das agências especializadas em mídias sociais. Essa é a proposta da ferramenta Press Army, lançada hoje pela agência japonesa Ultra Super New.

Atuando como uma plataforma de monitoramento de tudo quanto é site (Twitter, Facebook, YouTube, Flickr, blogs, etc), o Press Army quer ajudar grandes marcas a capturar uma percepção comum em torno da empresa na internet.

Monitoramento de marcas e opiniões nas mídias sociais foi quase sempre um trabalho braçal, mas a ferramenta japonesa automatiza os resultados através de quantidade de menções, relevância e alcance.

Eu não testei o serviço para saber se funciona como deveria, mas empresas interessadas podem pedir uma demonstração através do formulário de contato do Press Army. De qualquer forma, parece uma boa tentativa de tornar mais simples e dinâmico um relatório crucial para as marcas nos dias de hoje. Ah, e não custa lembrar, o acesso é pago.

Press Army

Press Army

| Via TechCrunch

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

PayPal | Do Stuff For Money

Para estimular as pessoas a experimentarem seus serviços, o PayPal colocou no ar o Do Stuff For Money. É basicamente uma ferramenta para convidar seus amigos a fazerem coisas por você. É só dizer qual a tarefa e quanto você paga, afinal, “as vezes só pedir não é o suficiente.”

Seu amigo pode aceitar, negar ou ignorar. Exemplos: ofereça R$ 20 para ele limpar sua casa ou R$ 50 para lavar suas meias, ou até uns R$ 100 por idéias para aquele job chato que você pegou. Só depende da sua imaginação e nível de pão-durismo.

O pagamento, obviamente, deve ser feito via PayPal, e conta com integração com o Facebook. A criação é da Evolution Bureau. Eu, como usuário frequente, só tenho mais uma coisa pra dizer: PayPal salva vidas.

PayPal

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Terra | Macaco da Sorte

DM9 Macaco da Sorte

Eu já devo ter dito por aí o quanto não gosto do uso de animais em publicidade. OK, a experiência foi controlada, gravada, nenhum animal ferido, mas não importa. Tirem dinheiro do cliente e usem CGI! Sim, eu penso como os “ecochatos” do PETA. Mas enfim, a discussão sobre isso é muito mais profunda do que posso fazer em um post.

De qualquer forma, é criativa e integrada a ação online do Terra Loterias criada pela DM9DDB. Baseado na teoria de que um macaco, digitando aleatoriamente por um período indeterminado, seria capaz de escrever uma obra de Shakespeare, o “Macaco da Sorte” calcula a probabilidade do animal digitar o seu nome.

Tudo isso para provar que você tem mais chances de ganhar na loteria, do que um macaco digitar o seu nome. Se mesmo assim você quiser apostar, pode seguir Jimmy no Twitter e esperar. Esperar muito. O site ainda inclui um jogo caça-palavras e a corrida do macaco para alcançar as celebridades do Twitter em quantidade de followers.

Além da aposta em loterias, a ação obviamente é uma das apostas da DM9DDB (tem até versão em inglês) para Cannes Lions 2009. Será que leva?

Macaco da Sorte Terra Loterias DM9

Macaco da Sorte Terra Loterias DM9

| Via Paula Rizzo

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

USPS usa realidade aumentada para indicar a caixa ideal para sua encomenda

USPS

Você precisa enviar uma encomenda mas não sabe o tamanho da caixa que será necessária? A proposta do USPS (Serviço Postal dos Estados Unidos) é justamente responder essa pergunta através de um aplicativo que faz uso de realidade aumentada (o novo Second Life da propaganda, como já chamam por aí, comparação que eu discordo).

Criada pela AKQA, a ferramenta permite que o usuário compare o tamanho do objeto que vai ser enviado com as caixas disponibilizadas pelo USPS em tempo real, capturando a encomenda com a webcam.

Na prática, acredito que é mais fácil conferir o tamanho das embalagens no site, do que todo o trabalho de imprimir um código, ligar a camera e testar qual encaixa melhor. Porém, não deixa de ser uma idéia interessante de aplicação, e que pode evoluir para outros formatos.

É por isso que eu discordo da corrente que diz que realidade aumentada é o novo Second Life da publicidade. É óbvio que o hype é maior do que deveria, que não é novo El Dorado publicitário, mas aplicações como a dos cards Topps Live provam a miríade de possibilidades interessantes.

USPS | Virtual Box Simulator Demo

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Flygbussarna: 50 carros dentro de 1 ônibus

Flybussarna

A Flygbussarna (não tente repetir) é uma empresa sueca de transporte de passageiros para aeroportos, assim como aquela Airport Bus Service aqui em São Paulo. Para chamar atenção para o seu serviço, criaram uma campanha anti-carro inusitada.

Com 50 carros saídos do ferro-velho, construíram uma escultura na forma de um ônibus, mostrando que o transporte coletivo é mais confortável e ambientalmente responsável.

O site da ação ainda mostra, através de uma camera ao vivo, a quantidade de carros que passam na estrada em direção ao aeroporto, convertendo automaticamente para o número de ônibus que seriam necessários para levar aquelas pessoas e a redução de CO2 emitido.

O vídeo abaixo mostra o case completo, feito na medida para Cannes Lions 2009.

| Via Paula Rizzo

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

UPS | Cardboard

Em colaboração com a agência Doner, a sempre explodidora de miolos Psyop criou uma campanha épica para a UPS. Um mundo inteiro feito de caixas de papelão, para mostrar tudo o que é possível enviar através dos serviços da maior empresa de remessas do mundo.

O desafio foi fazer com que esse universo e os personagens realmente parecessem montados a mão, e não simplesmente efeitos digitais. Parece que conseguiram.

São dois filmes até agora, um deles que inclusive já está no ar há quase duas semanas. E parece que vem mais por aí.

| Gladiator
### Se o vídeo não estiver aparecendo, acesse o blog para assistir. ###

| Circus
### Se o vídeo não estiver aparecendo, acesse o blog para assistir. ###

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Careerbuilder.com | Tips

O site Careerbuilder.com vai usar o seu espaço durante o intervalo do Super Bowl 2009 dar dicas sobre trabalho. Mas não são dicas quaisquer, e sim estampar alguns motivos de qual seria o momento certo para você mudar de emprego.

Se você odeia ir para o trabalho, se os seus colegas não te respeitam, se você sempre deseja estar em qualquer outro lugar, se você chora constantemente…

Muito bom ver esse tipo de humor no Super Bowl, que sempre traz diversos comerciais que fazem piadas com sons biológicos e animais que falam.

A criação é da Wieden + Kennedy, com produção da MJZ.

Monster | Are you in the right job?

Em campanha para promover seu redesign, o site de empregos Monster.com pergunta: “Você está no trabalho certo?”.

São três filmes bem humorados que mostram pessoas fazendo aquilo que não deveriam fazer, ou não fazendo o que deveriam fazer.

A criação é da BBDO New York.

Netflix | No more drama

A piada não é nova. Tirar sarro dos métodos antiquados das tradicionais locadoras de filmes já foi feito até pela NetMovies, aqui no Brasil, mas quando realizado de maneira tão espirituosa e bem produzida quanto nessa nova campanha da Netflix, vale conferir.

São duas situações em que clientes de uma locadora precisam sair correndo para devolver um filme, ou alugar aquele último lançamento. Mas assim como no cinema, um pouco de drama complica as coisas.

A criação é da Goodby Silverstein & Partners, com produção da O Positive.

| Sofa

| Early Bid