Projeto brinca com tipografia de palavras para revelar seus significados

Não tem muito tempo que mostramos por aqui o Chineasy, projeto da designer ShaoLan que facilita o aprendizado do mandarim com um sistema visual que usa os ideogramas originais como base para uma ilustração que revela seu significado. É provável que facilitar o aprendizado do idioma inglês não tenha sido o principal objetivo do designer indiano Arun Raj, mas é impossível não enxergar esta possibilidade no projeto Tipography Word Play.

De um jeito bem minimalista, Raj cria representações gráficas do significado de cada palavra, usando a tipografia de cada uma. Por exemplo: o T de death vira uma cruz sobre um fundo preto, criando uma rápida associação com a morte. O P de jump aparece um pouco acima do restante das letras, como se realmente estivesse pulando. Já o T de helicopter é uma hélice, enquanto as duas letras O de baloon estão flutuando.

É tudo muito bem pensado e certamente poderia ser aplicado em diversos idiomas, como forma de ampliar o vocabulário.

O projeto pessoal é executado sempre que sobra um tempo para o designer, então vale ficar de olho para novas atualizações. Em seu portfolio no Behance é possível conferir todas as palavras, além de outros trabalhos assinados por ele.

palavras

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Say The Same Thing: Aplicativo do OK Go promete ser uma brincadeira viciante

Say the Same Thing

Nunca deu pra considerar o OK Go como uma banda apenas. Os caras sempre criaram mais do que música, misturando ciência, comunicação e produção de conteúdo. O novo trabalho do grupo nos dá ainda mais a dimensão disso.

“Say the Same Thing,” é um jogo de palavras – em inglês – que propõe exatamente o que diz seu nome: duas pessoas dizerem a mesma coisa ao mesmo tempo. Funciona no esquema dos recentes “Song Pop”, “WhatMovie?”, e afins.

Say The Same Thing

Você e seu amigo devem falar qualquer par de palavras, tentando encontrar alguma conexão entre elas até chegarem num termo em comum. É tão bobo quanto parece, mas o vídeo acima vai lhe provar que pode ser uma bobeira muito divertida.

Tem para iOS e Android. Grátis.

Say The Same Thing

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

MINI alerta que palavras podem machucar em campanha contra SMS ao volante

Segundo a MINI, dirigir e digitar é um ato responsável por duas mil mortes a cada mês no México. Para mostrar que as palavras podem machucar, a marca criou uma impactante campanha de mídia exterior no país.

Trinta letras, medindo 2.5 por 2.5 metros, foram espalhadas pela Cidade do México. As estruturas simulavam fraturas expostas, alertando para o perigo de conduzir um carro e enviar SMS ao mesmo tempo.

Essas instalações promoviam ainda um aplicativo para smartphone, chamado The Word Blocker. Através do GPS, o app identifica a velocidade do usuário, bloqueando automaticamente o recebimento de mensagens no celular. O rementente recebe uma resposta pré-configurada, avisando que o destinatário está dirigindo.

A ferramenta calcula ainda a distância percorrida com o bloqueio ativado, criando um ranking de “quilômetros seguros” entre os usuários do app.

A criação é da Publicis.

MINI

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

As palavras por trás das imagens

Dizem que uma imagem pode valer por mil palavras. Huy Lam resolveu criar imagens a partir de palavras. O que à primeira vista parecem ilustrações feitas à lápis ou giz, na verdade merece um olhar mais atento. E, conforme nos aproximamos, palavras são reveladas. O retrato de Nelson Mandela, por exemplo, foi feito com as palavras “my hero”, já que o líder sul-africano é o herói do artista, enquanto Darth Vader foi feito com “not my father”.



Che Guevara foi ilustrado como “bought a T-shirt”, já que Huy Lam comprou aquela camiseta que todo mundo conhece, retratando o revolucionário.


Van Gogh, “genius”.


Segundo o próprio Huy Lam explica em seu site, seu objetivo ao utilizar palavras por trás das imagens é provocar reflexão, discussões e até mesmo risadas.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement