OK Go viaja para Suécia para captar som da Aurora Boreal em campanha da Sony

Membros da banda OK Go viajaram para o Círculo Polar Ártico com um grupo de outros artistas para captarem o som da Aurora Boreal, fenômeno óptico que mostra um brilho no céu das regiões polares durante à noite, devido ao impacto do vento solar e da poeira espacial encontrados na via láctea com a alta atmosfera da Terra.

“Tentamos criar algo que evocasse a nostalgia, o pensamento e a reflexão das pessoas quando estão em silêncio.” – Damian Kulash, OK Go

Junto ao estrategista digital Mike Rosenthal e o fotógrafo Martien Mulder, a banda viajou para a vila de Jukkasjärvi, no norte da Suécia, como parceiros da Sony, com o objetivo de criar uma representação audiovisual da Aurora Boreal, a ser usada em uma campanha da marca.

A equipe, armada de smartphones e tablets Sony Xperia Z, além de instrumentos musicais como bateria, sintetizadores e arpa sueca, buscou ir além do típico som e vídeo, variando os aparelhos em diferentes combinações e espaços.

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“Estava -25C. O frio era perverso, o maior desafio de todos. As baterias acabavam duas vezes mais rápido.” Damian Kulash, OK Go

Um dos principais instrumentos usado foi um receptor de rádio frequência bem baixa, que capta os sons que ocorrem naturalmente entre espectros 200Hz e 10.000 Hz, criados pela magnetosfera da Terra. O aparelho, então, converte essas ondas de rádio em frequências de sons que humanos podem ouvir. Com isso, foi possível literalmente gravar os sons da
Aurora Boreal.

Ao mesmo tempo, Mulder tirou fotos e as colocou em um vídeo como uma colagem em stop motion. Seu trabalho retrata obsessivamente a luz, conseguindo mostrar a imensidão e a quietude do lugar.

Você pode ouvir os sons gravados aqui.

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Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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Say The Same Thing: Aplicativo do OK Go promete ser uma brincadeira viciante

Say the Same Thing

Nunca deu pra considerar o OK Go como uma banda apenas. Os caras sempre criaram mais do que música, misturando ciência, comunicação e produção de conteúdo. O novo trabalho do grupo nos dá ainda mais a dimensão disso.

“Say the Same Thing,” é um jogo de palavras – em inglês – que propõe exatamente o que diz seu nome: duas pessoas dizerem a mesma coisa ao mesmo tempo. Funciona no esquema dos recentes “Song Pop”, “WhatMovie?”, e afins.

Say The Same Thing

Você e seu amigo devem falar qualquer par de palavras, tentando encontrar alguma conexão entre elas até chegarem num termo em comum. É tão bobo quanto parece, mas o vídeo acima vai lhe provar que pode ser uma bobeira muito divertida.

Tem para iOS e Android. Grátis.

Say The Same Thing

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Super Bowl 46: OK Go cria orquestra improvisada no deserto para promover Chevy Sonic


O novo clipe do OK Go não foi exatamente exibido no Super Bowl, mas a banda faz parte da campanha “Let’s Do This” da Chevrolet para o Sonic, cujo comercial mostra algumas das cenas do vídeo e entre outras manobras radicais.

Criado para a música “Needing/Geeting”, o projeto levou mais de 4 meses de preparação, e inclui 1157 instrumentos improvisados que interagem com o Chevy Sonic, resultando em uma verdadeira orquestra no deserto.

A criação, em parceira com o OK Go, é da Goodby Silverstein & Partners.

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Music Machines: O processo de criação do clipe do OK Go “This Too Shall Pass”

OK Go Music Machines

Adam Sadowsky é presidente da Syyn Labs, empresa responsável pelo novo e viral clipe do OK GO, inspirado pela máquina de Rube Goldberg, ou seja, traquitanas complicadas que através de uma reação em cadeia realizam uma tarefa simples.

Em uma apresentação no iGNiTe, Sadowsky abordou o tema “Music & Machines”, onde conta como começou o processo de criação do vídeo do OK Go, passando por detalhes e diagramas do desenvolvimento da máquina.

Entre outras coisas, ele conta de alguns pedidos da banda para o clipe: sem truques, a máquina deveria iniciar a música, estar em sintonia e integrada ao grupo, ser sujo, sincronizada com o ritmo e batidas específicas da música, terminar no tempo preciso, se mover entre dois andares em um espaço de 10 mil metros quadrados, e por fim, ter tudo isso filmado em uma única tomada.

Adam Sadowsky também conta alguns aprendizados que tiveram com o processo, que levou meses de preparação, e 20 dias consecutivos com 18 horas de filmagens cada. Assiste:

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