Um Google Street View debaixo d’água mostra o que o impacto ambiental pode causar

Ao invés de falar sobre as mudanças climáticas e a possibilidade da elevação do nível dos oceanos inundar certas localidades, o site de crowdfunding ambiental Carbon Story resolveu mostrar o que poderia acontecer.

Usando o Google Maps, o site World Under Water inunda qualquer endereço registrado pelo Street View, dando uma noção mais real sobre o impacto que o aquecimento global pode causar.

Paris

NY

Barcelona

Londres

Vale lembrar que a ação adiciona quase 2 metros de água para qualquer localização – ou seja, não há distinção entre endereços litorâneos (que supostamente teriam níveis de inundação maiores) e locais montanhosos. Ainda assim, a provocação é interessante e permite uma visualização customizada – além das grandes cidades já retratadas no site, é possível colocar qualquer endereço na caixa de busca e ver, por exemplo, como seria a Avenida Paulista inundada, ou até mesmo o endereço da sua casa.

O World Under Water foi criado para lembrar o Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e foi realizado através de uma parceria com as agências BDDO e Proximity de Cingapura.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Google Street View agora traz ‘túnel do tempo’, mostra diferentes épocas e estações

Usando o arquivo de imagens do Google Street View, que começou a fazer as primeiras captações em 2007, o Google Maps agora oferece uma função que lembra muito um ‘túnel do tempo’ – basta clicar em um reloginho que aparece no rodapé da exibição das imagens para ver o mesmo cenário alguns anos atrás.

maps-timetravel

Se você acha que 7 anos parece muito pouco para fazer diferença nas paisagens, saiba que dá para ver a construção da Freedom Tower em Nova Iorque, imagens do estádio que vai receber jogos da Copa do Mundo em Fortaleza, além da reconstrução de Onagawa, no Japão, depois do terremoto e posterior tsunami ocorridos em 2011. Além disso, também dá pra passear por diversas estações do ano em algumas cidades da Europa e na Ásia, onde períodos como primavera e outono são bem definidos.

freedom tower JapanEarthquake interstate90_colorado

É bom lembrar que a opção só aparece na versão desktop do Google Maps.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Google Street View hackeado transforma cidades em selvas apocalípticas

Einar Öberg, programador de Estocolmo com um portfólio repleto de criações interativas, acabou de lançar mais um experimento: Urban Jungle Street View.

Usando dados da API do Google Maps não documentados, Öberg transformou as cidades vistas através do Google Street View em selvas urbanas e com visual apocalíptico.

Para conseguir tal efeito e tamanha facilidade de interação com o aplicativo, Öberg usou o depth data do Google Maps através da biblioteca GSVPanoDepth.js, disponível no GitHub. Isso permitiu que formas geométricas e efeitos visuais fossem aplicados quase que no exato local do ambiente 3D das panorâmicas.

O app também toma emprestado o design de interação e efeitos visuais do Panorama Viewer, criado via Three.js por Jaume Sanchez Elias (mais conhecido como @thespite), outro programador que também possui extenso portfólio de wep apps experimentais com JavaScript e WebGL.

Abaixo, algumas imagens de São Paulo tiradas através do Urban Jungle Street View (Av. Paulista, Praça da Sé e Ponte Estaiada).

urbanjungle-1
urbanjungle-10
urbanjungle-9
urbanjungle-8
urbanjungle-6
urbanjungle-5
urbanjungle-4
urbanjungle-3
urbanjungle-2

Acesse o aplicativo para testar com sua localização e outros locais interessantes. Dica: funciona melhor com ruas de prédios altos.

O resultado desse mashup de códigos e ideias é impressionante, as cidades ganham, ao mesmo tempo, um aspecto primitivo e apocalíptico.

Segundo Öberg, mesmo algumas cidades precisando de mais imaginação do que outras, o projeto faz repensar não só a interação com as cidades e como elas podem parecer no futuro, mas também o potencial de criação que temos com tecnologias, ideias e produções deste tipo.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Se perca em Veneza com o Google Street View

Os carros do Google que passam fotografando e colhendo dados são comuns em grandes cidades, mas como fazem para documentar um lugar sem ruas?

Para explorar e documentar Veneza, foi preciso ocupar a água: o Google View Gondola.

Construída há 1200 anos sobre estacas de madeira ligadas por pontes que costuram os canais sinuosos entre 118 pequenas ilhas, Veneza trouxe um desafio ao Google.

Para conseguir captar caminhos secretos, cantos escondidos e passagens de tirar o fôlego, foi preciso prender as câmeras de 360º em cintos, vaporettos (palavra italiana para ônibus-barco) e gôndolas. Assim, é possível explorar a cidade a pé ou com seus transportes típicos.

Indo além dos tours de costume, ao explorar Veneza pelo Street View é possível comparar a cidade hoje com à de milhares de anos atrás. São prédios e localizações que vão informando o usuário, sobrepostos ou via janelas pop-up, sobre sua história e como elementos do passado ainda se mantém intactos.

googlestreetview-veneza-1

googlestreetview-veneza-2
googlestreetview-veneza-3

Além de transpor para a tela o olhar curioso de um viajante, e sua liberdade de explorar a jornada, a forma como o projeto combina passado e presente em um documento vivo, escrito com e sobre a própria cidade, vale o passeio.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Cheetos propõe cobrir o mundo com papel higiênico. Digitalmente, é claro

A noite de Halloween costuma ser preocupante para algumas pessoas, vítimas de uma tradicional “brincadeira”: ter sua casa coberta por ovos e papel higiênico. Apesar de ser considerada um ato de vandalismo por muitos, a tradição segue firme e forte, este ano com direito até a uma versão digital. Criado pela Goodby Silverstein & Partners de San Francisco, o projeto Cheetos TP (toilet paper) propõe cobrir o mundo de papel higiênico, com uma ajudinha básica do Google Street View.

A ideia em si não chega a ser nova, já tem um tempo que a geolocalização tem sido utilizada para “personalizar” algumas ações – ano passado, por exemplo, a Stella Artois usou o recurso em suas mensagens natalinas –  mas a execução é interessante. Ao acessar o site, é possível escolher o endereço onde os papéis higiênicos serão jogados, o que pode ser desde a casa de um amigo até monumentos importantes.

O tempo inteiro há mensagem dizendo que isso não deve ser tentado em casa e que a marca não está estimulando o vandalismo – o que, na verdade, apenas cumpre tabela, já que na prática não deve fazer muita diferença. A imagem final traz o resultado da obra, enquanto nos perfis de Cheetos nas redes sociais é possível encontrar missões especiais.

cheetos cheetos1 cheetos2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Google Street View cria site interativo para o Tour de France 2013

Faltando algumas semanas para o Tour de France 2013, em sua 100ª edição, Google lançou mais uma novidade no Google Maps e Street View: um site interativo que guia o usuário em toda a rota de mais de 3 mil quilômetros, o Your Tour.

Com o mouse, é possível passar por cada um destes trajetos como se estivesse competindo, observando os procedimentos e caminhos a partir da visão dos próprios atletas.

O projeto leva o usuário ao início da corrida no mês passado, um trajeto inicial que vai de Porto-Vecchio à Bastia. Cada etapa possui um trajeto específico com detalhes para se exploar, incluindo mapas e curiosidades dos percursos.

O usuário percorre o mapa interativo junto aos atletas do evento, acompanhando os estágios anteriores e tendo de aguardar os seguintes até o dia da largada oficial.

A corrida também pode ser visualizada em um mapa com ícones de bicicletas interagindo com os locais por onde passa, em resposta ao movimento do mouse.

Mais um case bastante interessante do Google Street View, que permite não só a visualização de locais diferentes e novos para a maioria dos usuários, mas também se apropria de uma linguagem subjetiva que incita a interação e a curiosidade, deixando-se explorar detalhes fascinantes da corrida através da visão do próprio atleta.

Interações e novos olhares transformam simples cartografia em mapas imersivos e carregados de histórias.

yourtour-2
yourtour-3
yourtour-4
yourtour-8
yourtour-9
yourtour-10

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Beco Diagonal, de Harry Potter, agora está no Google Street View

O Google já deu aos usuários de seus mapas acessos aos lugares mais improváveis do planeta. Dessa vez, o usuário agora tem a chance de explorar também o Beco Diagonal, do Harry Potter, através do Google Street View.

Desta vez, foram criados buracos neste mundo mágico para espiarmos de perto e do conforto de nossas casas cada cantinho lido no livro e visto pela tela da TV.

Fãs da história podem caminhar e observar todos os detalhes do Warner Bros Studio Tour na Inglaterra, onde se encontra o famoso cenário. Segundo The Next Web, o set de filmagem levou três meses para ser construído, e seis meses para criar os cerca de 20 mil itens “vendidos” no Beco Diagonal. De acordo com o Google, foi a primeira vez que este cenário foi fotografado.

Dentre as lojas famosos citadas no livro estão a de varinhas Ollivanders, a Gemialidades Weasley e o Empório das Corujas, onde Harry comprou sua coruja Edwiges.

O lançamento do Google em locais fictícios só mostra o quão inseridos em nossas vidas estão grandes personagens e histórias, criando um olhar extremamente real e documental sobre um mundo de fantasia. Com certeza outros famosos cenários terão este mesmo fim, quase como um braço transmídia provocando total imersão em um local fictício através de um ferramenta comum de todos os dias.

harrypotter-googlemaps-5
harrypotter-googlemaps-4
harrypotter-googlemaps-3
harrypotter-googlemaps-2
harrypotter-googlemaps-1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Google Street Scene transforma cenas famosas em imagens do Street View

Imagine se em 1995, enquanto Jesse e Celine caminhavam pelas ruas de Viena em uma cena de Antes do Amanhecer, o carro do Google Street View estivesse coletando imagens para seu banco de dados. Ou se, na mesma situação, Lola fosse flagrada correndo de um lado para outro na Alemanha, em Corra, Lola, Corra, de 1998? É mais ou menos essa a proposta do Tumblr Google Street Scene, que transforma cenas famosas de filmes em imagens do Street View.

Para quem curte cinema, a grande sacada está em tentar adivinhar quais são os filmes ali retratados, mas abaixo das imagens há sempre um link amigo para o filme no IMDB.

As imagens trazem o endereço de onde foram registradas – que pode ser tanto em qualquer país do planeta Terra ou até mesmo em Tatooine.

Para fazer parte da seleção, é preciso que as cenas tenham sido capturadas do mesmo ângulo que as imagens do Google Street View. Depois, elas passam por um processo parecido com as fotos do serviço, com os rostos das pessoas sendo desfocados.

É um Tumblr que vale a pena acompanhar.

google street scene1
google street scene2 google street scene3 google street scene4 google street scene5 google street scene6 google street scene7

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Man Killed and Stuffed Down Toilet at Ad Agency, Google Photos Suggest

Google Business Photos is an interesting service through which companies can pay to add interior shots of their offices to Google Street View. The temptation to abuse the service by posting goofy or shocking photos would seem to be irresistible to creative agencies—and indeed, many of them have apparently been uploading prank images. The most curious so far have come from British agency Ideas by Music, which staged a gruesome shower-stall murder for one photo—and then showed the body stuffed unceremoniously into a toilet stall a few doors down. The same agency also staged a Shining tribute by putting a red tricycle in the middle of a hallway, and a mysterious girl standing nearby. Ideas by Music doesn't mind if you stumble across these disconcerting images—on the contrary, the agency's website is the Google Street View of its interior. Let's see if some U.S. agencies can step up and have some fun with this. Via The Atlantic.

    

Hyperlapse incrível com Google Street View

Teehan+lax é uma agência canadense conhecida por muitos designers como “os caras que fazem o iPhone GUI”*. Esse é apenas um dos projetos do laboratório de idéias deles.

Essa semana eles lançaram um outro projeto chamado Google Street View Hyperlapse. (Hyperlapse é aquela técnica que combina timelapse com uma câmera que se movimenta durante a captura das imagens). Com a ferramenta você pode criar seu próprio vídeo a partir de um trajeto que escolher no Google Maps. Uma idéia simples e bacaninha.

Hyper

Mas muito mais legal do que simplesmente criar esse aplicativo, foi a edição de vídeo que eles fizeram com lindas paisagens que encontraram no Street View. Assista o vídeo abaixo e chore.

* O iPhone GUI é um PSD com toda a interface do iPhone desenhada em layers, que quebra um baita galho dos designers na hora de criar um aplicativo de iPhone.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie