Muito interessante esta edição da revista digital lançada pela Bites, que reporta sobre o uso intensivo das redes sociais nessas Olimpíadas.
Um dos destaques destes Jogos “escancarados” é o Olympic athletes hub, um agregador de redes sociais dos atletas que estarão competindo nestas Olimpíadas. Por meio deste site, os fãs e torcedores podem ficar ligados em tudo o que se passa em Londres nas lentes dos seus ídolos que contam sobre as experiências regularmente e de forma espontânea.
As melhores ativações não são aquelas que conseguem apenas bons resultados, mas que também estejam muito alinhadas com o real posicionamento do produto.
Quem conseguiu desenvolver uma ativação estratégica assim foi a marca de batatinhas Lay’s, da PepsiCo, em Buenos Aires, Argentina.
O posicionamento global da marca a coloca como uma fabricante que produz batatas de forma natural. E isso a comunicação consegue resolver tranquilamente, destacando, graficamente e textualmente, os diferenciais presentes nos ingredientes e etc.
Na mesma linha, uma vending machine foi colocada em um supermercado que, ao invés de receber uma moeda, pede para que a pessoa deposite ali uma batata crua e veja todo o processo de industrialização, com os ingredientes naturais usados no processo: as próprias batatas 100% naturais, óleo vegetal e uma pitada de sal.
Ao final do processo, o produto é entregue pronto, como aquele do ponto de venda.
É uma forma criativa de transparecer a procedência de um produto que garante um diferencial pouco crível de naturalidade, em uma categoria pouco percebida como saudável.
Vocês conhecem o Blippar? É um aplicativo que permite visualizar e interagir com embalagens de produtos, caso tenham indexados à elas códigos de leitura mobile.
É até possível ativar games no produto, por meio de Realidade Aumentada.
Quem já investiu na tecnologia é a Cadbury. E o vídeo abaixo demonstra a divertida interação com seus produtos.
Em um tempo onde os consumidores anseiam por interagir mais, essa pode ser uma tecnologia interessante para melhorar a relacão com as marcas, desde que não seja utilizada unicamente pela própria tecnologia.
Em uma feliz oportunidade, a Unilever se apropriou de um dos maiores sucessos infantis do Youtube, a “Galinha Pintadinha“, prestando serviço às crianças de modo inovador e super pertinente, por meio da sua marca de sabonetes antibactericidas Lifebuoy.
A nova versão da “Galinha Pintadinha” é assinada pela marca que tem a responsabilidade de educar as crianças sobre a importância da higiene e da limpeza, a ponto de cultivarem isso como um hábito.
Confira o vídeo abaixo:
Em 2008, juntamente com as Nações Unidas, Lifebuoy lançou o “Dia Mundial de Lavar as Mãos” (“Global Handwashing Day”), no dia 15 de outubro. Hoje em dia esta data é comemorada em mais de 85 países ao redor do mundo.
Adorei esse calendário interativo da Copa do Mundo, patrocinado pela Sony Ericsson.
Disponível em dois idiomas: espanhol e inglês, o calendário é hospedado no site do periódico esportivo Marca, da Espanha.
Depois de despertar a raiva de londrinos e todos os fãs de esporte ao lançar um logo um tanto quanto esquisito (aqui), o comitê organizador dos jogos olímpicos de Londres 2012, apresentou agora os dois mascotes do evento.
Wenlock e Mandeville representam duas gotas de aço de uma viga que se encontra no estádio olímpico de Londres.
Pois é, segue a linha do esquisito. Me decepcionou um bocado. E você?
Não se fazem mais mascotes como antigamente, né?!
No mais e em primeira mão, você pode ver abaixo o vídeo de apresentação oficial dos dois mascotes.
Como nunca antes, as ações de guerrilha estão mais integradas com as mídias sociais e os meios interativos. Afinal de contas, são meios muito bons para estimular a participação das pessoas e medir o boca a boca.
Atenta a essa tendência, a Espalheplanejou, criou e promete executar uma ação nada convencional para divulgar a nova série Tabu América Latina, que estreia no NatGeo neste domingo às 22h.
Pra começar, amanhã, a partir do meio-dia, o blogueiro (e bodypiercer) Rafa Gnomo será suspenso por dois ganchos inseridos em sua pele próximo aos ombros e pendurado em um guindaste a uma altura de 50m, onde será mantido por cerca de três horas. A ação acontecerá num estacionamento no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação.
Para garantir ainda mais envolvimento do público, o Twitter vai entrar na brincadeira.
A cada 50 hashtags #tabu tuitada pelos internautas, Rafa Gnomo será erguido 10 metros até atingir os 50 metros. Caso a hashtag atinja boa posição no trend topics Brasil do microblog, outras surpresas estão previstas.
Além disso, o corajoso blogueiro interagirá com o público, mandando recados em uma mini-lousa para as pessoas utilizarem o Twitter para falar com ele, por meio do perfil @NatGeobr.
Quem quiser acompanhar a bizarra experiência no conforto do lar, saiba que a ação será transmitida ao vivo pelo portal oficial do NatGeo – www.natgeotv.com/tabu.
Uma das agências digitais mais criativas e premiadas do mundo, a sueca Farfar, fechou as portas. A bad news começou a pipocar no Twitter, no começo da tarde, depois deste post (em sueco; Google Translate), que resume aquilo que parece ter sido uma grande e dolorosa surpresa para todos os funcionários da agência (e para seus admiradores, como eu).
Sempre acompanhei o trabalho dos caras. Admirava o potencial inovador que eles tinham, sempre assinando campanhas e ações de dar inveja em qualquer guru do marketing; embora polêmicas, como é o caso de “The Heidies“.
Pelo que dizem por aí, a saída de um dos idealizadores da agência e o choque cultural/corporativo com uma das suas principais controladoras, a Isobar, teria resultado neste final lamentável.
Enquanto as informações ainda são muito escassas, confiram alguns trabalhos da Farfar, postados aqui no ADivertido.
Quem visitar o centro financeiro do Santanter em Madri vai ser guiado por um robozinho vermelho. A proeza ficou a cargo da portuguesa YDreams, responsável por soluções e experiências interativas.
As soluções tecnológicas revolucionárias que foram instaladas no espaço de recepção do complexo da ‘Cuidad Santander‘ têm como função oferecer aos visitantes formas inovadoras de interagir com a história e a presença do grupo no mundo, os mercados financeiros e a própria “cidade financeira”.
É bom ver que existem empresas de setores distintos apostando na inovação tecnológica como auxiliar no relacionamento experiencial com os clientes.
A inovação tecnológica deve fazer parte dos processos de desenvolvimento de qualquer empresa, não importa qual for o seu setor. É ela (a inovação) um dos principais fatores que determinam a competitividade no mercado.
Você sabia que uma em cada três crianças americanas corre o risco de desenvolver diabetes?
Esse é um dos argumentos do movimento iniciado a poucos dias, que pede a “aposentadoria” do mais icônico mascote do mundo: Ronald McDonald.
De acordo com a organizadora do movimento Retire Ronald, faz mais de 50 anos que o palhaço tem atraído e influenciado crianças e jovens para hábitos alimentares com consequências terríveis ao longo da vida. Então a Corporate Accountability International, a mesma que empurrou Joe Camel para o calabouço, também quer colocar um ponto final na trajetória do mascote feliz e sem graça.
Protestos nas ruas e na internet (aqui e aqui) só alimentam a seriedade desta mobilização, e sensibilizam mais e mais pessoas em favor dessa causa (?)
Eu poderia me estender muito com este post, mas prefiro deixar na mão de vocês.
O que vocês acham disso tudo? Ronald McDonald é um produto de marketing inofensivo, ou ele pode, sim, ser considerado o novo “palhaço assassino”?
É importante a gente saber que existem potenciais para uma marca exercer sua magia em novos produtos (até então não explorados).
Buscar expandir o conceito de suas causas, campanhas e ações, em produtos e/ou serviços extraordinários, torna-se uma interessante alternativa de rentabilidade.
Neste sentido, existem duas opções: Brand extension (extensão de marca) e Brand stretching (expansão ou elasticidade de marca).
No caso do VW Polo 444, temos um exemplo de Brand stretching. Ou seja, é a marca apostando em um segmento totalmente paralelo ao seu “core business”.
A edição limitada do sneaker inspirado no novo VW Polo, lançado na Holanda, aumenta, sim, a notoriedade da marca, assim como também a rejuvenesce junto ao público de interesse, que são os jovens.
Confiram o belo hotsite promocional do VW Polo 444, criado pela Achtung!, para divulgar o novo trabalho do designer Hing Yueng.
Na sequência, leiam o que parece ser é as melhores definições das opções na qual comentei no início do post (Brand extension e Brand stretching).
Brand extension
Brand extension refers to the use of a successful brand name to launch a new or modified product in a same broad market.
A successful brand helps a company enter new product categories more easily.
For example, Fairy (owned by Unilever) was extended from a washing up liquid brand to become a washing powder brand too.
The Lucozade brand has undergone a very successful brand extension from children’s health drink to an energy drink and sports drink.
Brand stretching.
Brand stretching refers to the use of an established brand name for products in unrelated markets.
For example the move by Yamaha (originally a Japanese manufacturer of motorbikes) into branded hi-fi equipment, pianos and sports equipment.
When done successfully, brand extension can have several advantages:
Distributors may perceive there is less risk with a new product if it carries a familiar brand name. If a new food product carries the Heinz brand, it is likely that customers will buy it
Customers will associate the quality of the established brand name with the new product. They will be more likely to trust the new product.
The new product will attract quicker customer awareness and willingness to trial or sample the product
Promotional launch costs (particularly advertising) are likely to be substantially lower.
Brand stretching é certamente menos caro do que construir uma nova marca a partir do zero. Se uma marca tem capital forte e uma massa estabelecida de clientes, a extensão corre menos risco de não ser bem sucedida. O problema surge quando as empresas “esticam” suas marcas de uma forma que não faz sentido. O que não é o caso do Volkswagen, na minha humilde opinião.
Outra marca que apostou em conteúdo diferenciado é a P&G.
Nos Estados Unidos, a multinacional recorreu à música para promover sua marca de rolos de papel Bounty.
Foi colocado no YT um videoclipe protagonizado por dois cantores cômicos de rap que “entoam” uma canção chamada “Bring It“. Entre os dois minutos de rimas e gírias, eles mostram a qualidade e a resistência do produto, colocando bolas de bilhar e água sobre uma fina folha de papel Bounty. É tudo tão fora do convencional que você dificilmente associa com uma “peça publicitária”.
De acordo com brand manager da P&G para os EUA, o rap “Bring It” é apenas o primeiro de uma série de vídeos que a marca pretender colocar no Youtube a fim de ensinar o público, de maneira irreverente, sobre os benefícios de Bounty.
Em poucos dias de publicação, o vídeo já alcançou a faixa de 370 mil acessos.
Como a maioria de vocês devem ter acompanhado, no último domingo aconteceu a tumultuada corrida de rua SP Indy 300, em São Paulo. Além dos diversos acidentes, outro assunto virou pauta no Twitter: a comemoração do vencedor com uma tal caixa de leite.
Pra quem não sabe, a comemoração com leite, ao invés do tradicional champagne, é normal nas etapas da Indy nos EUA, e foi adaptada para o Brasil. Muitas pessoas tiraram sarro da situação, enquanto alguns veículos elogiaram a inusitada comemoração. O fato é que deu o que falar. E agora acabo de saber em primeira mão que a Bom Gosto, uma marca gaúcha de laticínios, que hoje é líder no mercado nacional de leite UHT, criou tudo isso como uma ação de oportunidade (ou seria de gerenciamento de crise?) e vai leiloar a caixa polêmica com um autografo do Will Power, vencedor da etapa.
O site do leilão já está no ar. Os burburinhos no Twitter tendem a continuar, ainda mais depois disso. E agora, será que a Bom Gosto fez certo jogando mais lenha na fogueira? O certo mesmo é que nunca falaram tanto dela em redes sociais.
Um currículo é o seu principal meio de “promoção pessoal”. É nele que você agrega todas as informações pertinentes sobre sua vida pessoal e carreira, numa tentativa de convencer alguém que você é o melhor a ser contratado.
Nesse meio em que trabalhamos (publicidade e marketing), mostrar os nossos diferenciais é o fator mais importante.
Um redator britânico se mostrou bastante criativo, não por criar qualquer campanha surpreendente, mas por ter pensado em um meio inovador de se promover.
Ed Hamilton criou um currículo baseado no Google Maps, colocou seus dados pessoais e pontuou todos os pontos no mapas por onde ele já percorreu.
A idéia é tão original que a estratégia de Hamilton está circulando pela internet. Quanto tempo será que vai demorar para ele ser contratado novamente?
Você agora pode se transformar em um “Chapeleiro Maluco“, graças ao novo aplicativo de Facebook que a Disney lançou especialmente para marcar o lançamento do filme “Alice in Wonderland“.
O filme, dirigido pelo Tim Burton, acabou de estrear nos Estados Unidos com arrecadação de US$ 41 milhões, outro sucesso emblemático da indústria cinematográfica.
Além do “Mad Hatter Yourself“, você também pode jogar outros dois games (”Wonderland’s Hidden Secrets” e “Adventures in Wonderland“) que estavam inacessíveis até pouco tempo, quando escrevi este post.
Aqui no Brasil, o filme deve estrear em 23 de abril. Então podemos ir se preparando para mais uma experiência 3D (só espero que não seja tão cansativa como a com “Avatar“).
Veículos de comunicação do mundo inteiro estão reinventando seus modelos de negócio para, pelo menos, atingir uma aceitação positiva por parte dos leitores deste século XXI.
As formas de consumir conteúdo mudaram muito, principalmente após a democratização e a “commoditização” da informação por meio da internet.
Nesta semana, o periódico El Mundo, da Espanha, anunciou o lançamento de uma inovadora plataforma de conteúdo digital e interativa.
O Orbytserá um produto adicional que trará um maior valor agregado aos conteúdos fornecidos pelos editores, jornalistas e articulistas do El Mundo.
Todos os serviços adicionais servirão como argumento para que o El Mundo cobre pelo acesso ao Orbyt(€ 14,99 por mês ou€0,60 por dia).
O próprio jornal afirma que este modelo será perpetuado e futuramente adaptado para suprir todas as novas demandas dos usuários do serviço.
No mais, o El Mundo afirma que, por enquanto, não vai mexer em nada no seu tradicional meio impresso e online.
Desde o momento em que foi apresentado ao público, o ChatRoulettetem causado muita polêmica.
Até fiz uma uma analogia no meu Twitter: “Before: ‘don’t speak to strangers’. Today: ‘looking for a random stranger’. Chatroulette is changing the world.”
Falar com estranhos é coisa do passado, certo?
É, o mundo mudou mesmo. Privacidade virou artigo de luxo. É coisa para poucos. Mas há quem goste.
Tanto é que o Chatroulette virou o mais novo fenômeno da websocial. São milhares de usuários querendo conversar com gente que nunca viu antes na vida, não importa de onde ela seja.
Conforme novos meios vão surgindo, também nascem novas possibilidades de intervenção, para as marcas.
Não muito além do esperado, uma marca já comprou a idéia do ChatRoulette.
A French Connection, uma espécie de Zara britânica, decidiu dar um plus em sua campanha que evoca o homem de verdade, conforme você vê no principal filme da campanha, logo acima.
A fim de criar um buzz em torno desta campanha, ontem, segunda-feira, a rede anunciou o lançamento de um concurso pedindo aos homens a entrar no ChatRoulette e seduzir, conquistar uma mulher real. Algo que não é nada fácil, se tratando de um serviço de chat randômico e aleatório, onde as pessoas estão lá mais para buscar diversão e perversão do que qualquer outra coisa.
O primeiro a fazer receberá um gift card de £ 250. Tudo que eles precisam é enviar provas, como um print da conversa, para o blog da French Connection.
Toda a estratégia faz parte da comunicação de sua divisão de roupas e acessórios masculinos.
“The best advertising is not advertising“. Esta é aquela frase reflexiva do Ajaz Ahmed, fundador da AKQA, a mesma agência que construiu esse case memorável.
Nenhum anúncio na mídia impressa, nenhum comercial na televisão e muito menos banners na internet. Polêmico! Mas, dessa forma, a Volkswagen contabilizou, apenas com um aplicativo de iPhone, um aumento de 80% no interesse dos consumidores pelo novo Golf GTI. É o entretenimento falando mais alto.
Assista abaixo um curta de animação produzido pela produtora britânica COY. Ele traz uma série de mensagens subliminares de propagandas conhecidas. Eu não vou falar quais são os ícones que consegui identificar, porque vai perder a graça. Faça isso e depois escreva nos comentários aquilo que você descobriu
Pode parecer complicado inovar na indústria de remédios e fármacos. Mas, por incrível que pareça, a Bayer deu um passo a frente e provou que isso é pura acomodação.
No ano passado, a unidade britânica da Bayer anunciou o lançamento do Didget, um medidor de glicose no sangue para ser usado no Nintendo DS. Ele incentiva crianças a fazerem o teste regularmente. Dependendo do resultado, o jogador recebe pontos que podem ser usados para comprar itens.
Mais recentemente, eles incluíram um serviço que concede também como recompensa, o desbloqueio de fases em jogos famosos para Nintendo DS, como Memory, Snowball Duel e Easter Eggs.
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