FIFA revela o poster oficial da Copa do Mundo 2014

Foi revelado hoje pela FIFA, em evento no Rio de Janeiro, o poster oficial da Copa do Mundo de 2014. Inspirada pelo mapa do Brasil, a peça traz detalhes de cada região do país no desenho.

A criação foi da agência Crama, que ganhou a disputa com outros dois concorrentes após votação de uma comissão julgadora formada por Valcke, pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, pelo presidente do COL, José Maria Marin, pelo artista plástico Romero Britto, e por Ronaldo e Bebeto.

No vídeo abaixo, a FIFA apresenta a cadeia de inspirações para a Copa do Mundo no Brasil, que serve de referência para todo o material criado para o evento.

Compare o poster brasileiro com os de edições anteriores da Copa, desde 1930:

fifaposters

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Nestlé recria campanha viral Contrexperience para água Petrópolis no Brasil

A Nestlé decidiu copiar ela mesma, e trouxe para o Brasil a popular campanha da água francesa Contrex. O strip-tease digital acumulou milhões de views em 2011, e no ano passado ganhou uma sequência com incêndio projetado.

A ideia foi adaptada no país para a água Petrópolis, também da Nestlé, pela agência Publicis, e tenta repetir por aqui o sucesso estrangeiro.

No YouTube, a marca precisou se explicar, para aqueles que a acusam de plágio. O problema não é a ideia requentada, mas essa mania de fazer uma superprodução de comercial parecer uma ação espontânea e gravada ao vivo, tanto usada aqui e lá fora nos últimos meses.

Petropolis

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Braincast 47 – A realidade das pequenas e médias agências do Brasil

No segundo Braincast de 2013 conversamos um pouco sobre o dia-a-dia de 95% das agências de publicidade do país: as de pequeno e médio porte. Empresas que atendem clientes com verbas pequenas, comerciantes locais e se desdobram em dez para entregar trabalhos criativos e de qualidade para gerar os resultados esperados. Participaram desse programa Carlos Merigo, Saulo Mileti, Guga Mafra e o professor Fábio Inoue (que já discutiu conosco a importância de um diploma em outro programa).

Faça o download ou dê o play abaixo:

> 0h02m10 Comentando os Comentários?
> 0h12m50 Recadinhos da Paróquia
>>> Teaser do Áudio-Documentário do AntiCast
>>> Pré-Cadastro para o Workshop de Design em todo Brasil
> 0h17m00 Pauta Principal
> 0h57m20 Borracharia do Seo Abel
> 1h04m15 Qual é a Boa?
>>> Saulo Mileti: Total Recall, The Afflicted
>>> Guga Mafra: Podcast Podcumê
>>> Fábio Inoue: The Dark Knight, Frank Miller
>>> Carlos Merigo: Amour

Críticas, elogios, sugestões para braincast@brainstorm9.com.br ou no facebook.com/brainstorm9.
Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

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Penalty manda nova camisa do São Paulo para o espaço

A Reebok passou anos como fornecedora de material esportivo do São Paulo Futebol Clube, e não lembro de terem gasto um centavo em campanhas ou ações publicitárias para aproveitar o contrato. Se o fizeram, foi ruim, pois ninguém lembra.

No entanto, a Penalty, que acertou com o time no mês passado, realizou a primeira iniciativa para promover o lançamento da nova camisa. A ação enviou o uniforme para o espaço, para assim dizer que o SPFC conquistou também o universo. * An-ham, senta lá, Cláudia.

No vídeo, a marca mostra como foi a jornada da camisa até o espaço, com a utilização de um balão meteorológico. Segundo a Penalty, as campanhas para o clube devem seguir com uso extenso dos meios digitais, sem compra de mídia tradicional.

A criação é da Z+ e Lattitud.

SPFC

Atualização 15h43:

Coincidência. O leitor Hiran Eduardo Murbach linkou o vídeo abaixo nos comentários. De julho de 2012.
De qualquer forma, não tira o mérito da Penalty investir no time brasileiro.

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Malaria

Criado por Edson Oda e Alexandre Tommasi, “Malaria” mistura origami, kirigami, time lapse, nanquim, quadrinhos e western em um curta-metragem só.

Fabiano é um mercenário contratado para matar a Morte, mas nada é apresentado de maneira tradicional.

Normalmente poderíamos classificar isso como trabalho de chinês louco, mas é tudo brasileiro mesmo.

Malaria

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Leica estreia sua primeira campanha no Brasil apresentando a M-Monochrom

Apresentando a camera digital M-Monochrom, que só faz fotos em preto & branco, a Leica estreia sua primeira campanha para o mercado brasileiro.

Criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi e produzido pela Sentimental Filmes, o comercial – narrado em alemão – conta a história de uma Leica III que morreu nas mãos de Robert Capa durante a guerra, e retorna agora, 58 anos depois, reencarnada como M-Monochrom.

A campanha não apenas destaca a camera, como também reforça o posicionamento institucional da marca, assinando com “Toda Leica tem alma”.

No Facebook da Leica, fotógrafos como Bob Wolfenson e Marcio Scavone exibem ensaios em preto & branco feitos com o modelo, que promete resultados verdadeiramente monocromáticos e nítidos no formato digital.

Só falta lembrar o preço: 8 mil dólares, o que no Brasil deve significar pelo menos o triplo desse numeral.

Leica

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#ocampeãovoltou: Brahma homenageia título* do São Paulo

Fazendo referência ao fim do mundo, a Brahma comemora o título* do São Paulo na Copa Sul-Americana 2012.

Entre tantas coisas de cabeça pra baixo no planeta, a marca considerava o jejum de títulos do clube do Morumbi nos últimos anos também como um sinal do apocalipse. Porém, as previsões estavam erradas, assinando com “Fim do mundo não. #OCAMPEÃOVOLTOU”.

A criação é da 9ine, com produção da BossaNova Films.

PS: Pergunta aos colegas são-paulinos: Qual será a opinião do Marco Aurélio Cunha sobre a Sul-Americana agora, torneio que ele já chamou de série B da Libertadores?

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Duracell cria “A Batalha do Século” com Anderson Silva e Ronaldo

Entre suas lutas, Anderson Silva também arruma tempo para brincar. A Duracell criou um filme em stop-motion, mostrando o embate entre seu produto contra uma pilha comum, em que o lutador de UFC brinca e faz as vozes de todos os personagens.

“A Batalha do Século – Duracell x Pilha Comum” acontece com uma luta entre cameras digitais e seus flashs sugadores de bateria. Quem vence, você já deve saber.

Com intenção de funcionar como branded content, o vídeo é longo, e expõe a desesperada necessidade do cliente de mostrar seu produto o tempo de todo, de maneira forçada, e com discurso auto-elogioso que transforma a iniciativa em mero comercial.

Nenhuma surpresa, já que esse é o modus operandi da Procter & Gamble praticamente em todas as suas áreas de atuação. É só ver por exemplo as insossas campanhas de Gilette, que desperdiçam cachês milionários de esportistas famosos com falta de ousadia e criatividade.

Nesse caso de Duracell, pelo menos, o filme é beneficiado pelo carisma e apelo dos protagonistas, incluindo participação de Ronaldo no final.

A criação é 9ine, com produção da Hungry Man.

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Orelhão Mágico: Oi surpreende crianças com linha direta com o Papai Noel

As vending machines interativas estiveram em moda nos últimos meses, em ações de marcas diferentes em todo mundo. Com tanta repetição, muito mais charmoso fica quando se resgata um “objeto do passado”: Um orelhão.

A Oi realizou no Rio de Janeiro o Orelhão Mágico, em que crianças podiam falar diretamente com o Papai Noel. Remotamente, atores do Retiro dos Artistas viam os pequenos, e preparavam surpresas como presentes, coral, neve e até projeção mapeada. A reação das crianças é o presente de quem assiste.

O telefone para falar com o Papai Noel está disponível para qualquer criança – 21 2243.2012 – e as tarifas serão doadas para instituições que participaram da ação.

A criação é da NBS.




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Os 10 comerciais brasileiros mais populares no YouTube em 2012

O Google revelou hoje uma lista com os 10 anúncios brasileiros mais populares no YouTube em 2012.

Foram considerados vídeos publicitários com upload feito durante o ano. E se você condena as opções popularescas da agência Africa, prepare-se para xingar muito no Twitter. Dá pra dizer que sete contam com a participação de celebridades.

Também vale notar que, grande parte, se não todos os comerciais, contaram com apoio de mídia dentro do YouTube, como o formato TrueView. Confira a lista abaixo, por ordem de popularidade, com quantidade de views e agência responsável:

1. Vai amarelar? Ou vai de Gillette?

(20 milhões de views, Africa)

2. Bebê – Sem papel

(15 milhões/views, Africa)

3. Vai Amarelar? Ou vai de Gillette? O RETORNO

(13 milhões/views, Africa)

4. Budweiser: The Great Preparation

(11 milhões/views, Africa)

5. Strip da Gisele

(10 milhões/views, Africa)

6. Cenas inéditas da transformação da Xuxa

(10 milhões/views, Wunderman)

7. Nextel – Protagonistas da minha história

(10 milhões/views, One)

8. Motorola RAZR™ i.

(9 milhões/views, Fbiz)

9. Reebok RealFlex

(8 milhões/views, DM9DDB)

10. Atchim & Espirro – A volta

(6 milhões/views, Africa)

Vídeos contaram com o apoio de mídia nos formatos do próprio YouTube

Vivan Bravo, especialista de produtos de publicidade para o YouTube na América Latina, revelou uma série de dicas para transformar vídeos em sucesso de audiência na internet. Nenhuma novidade, mas não custa lembrar:

Conte uma história – a melhor forma de passar uma mensagem é conquistar a atenção da audiência. Adicionar narrativa pode ajudar.

Engaje a comunidade – seja parte da conversa. Permita comentários no canal e nos vídeos e engaje os usuários com plataformas como Twitter, Facebook e Google+.

Crie conteúdo original – pense no tipo de conteúdo que já se provou como fórmula de sucesso online – vídeos de humor, séries curtas, etc.

Promova seus vídeos – considere as opções de mídia paga. Os anúncios de TrueView e Masthead do YouTube podem ser formas eficazes de atrair visualizações.

Seja claro e conciso – faça um título claro, uma descrição significativa e adicione boas palavras-chave como tag para que sua audiência encontre o vídeo com facilidade na busca.

Faça com que seja interativo – uma das vantagens da internet é que a audiência não apenas assiste passivamente, mas também participa, combinando o melhor da tecnologia e criatividade.

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Smirnoff Night Graffiti: Arte que só aparece durante a noite

Com o Grupo Acidum, de Fortaleza, a Smirnoff espalhou pelas ruas de São Paulo diversos grafites que só podem ser vistos a noite. Na verdade, a tinta reage com luz negra – especialmente programadas para acender depois do pôr do sol nesses locais.

Com o tema criaturas da noite, os desenhos estão na fachada do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), na lateral de um hotel na rua Peixoto Gomide e na frente de um escritório na Vila Madalena.

A criação é da Wieden+Kennedy.

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Tchau, Olímpico

Apesar da melancólica despedida com o Grenal em 0×0 de ontem – e porrada até com a equipe do atendimento médico – o estádio Olímpico trará lembranças melhores para os torcedores do Grêmio de hoje e de novos gerações.

É isso o que a Zeppelin Filmes buscou registrar no vídeo acima. Um documento para ser resgatado pelos próximos 100 anos, com ídolos do clube e os detalhes do gramado e arquibancadas filmados com o estádio vazio.

A direção é de Ian Ruschel.

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Nike | Encontre sua grandeza

Lembram daquela campanha da Nike lançada no meio do ano, na época dos Jogos Olímpicos? Agora ela tem uma versão brasileira, assinada pela Wieden+Kennedy de São Paulo.

Ao contrário da campanha global, essa nova versão se apoia na imagem de artistas famosos patrocinados pela marca. No filme, entre anônimos, aparecem personalidades como Neymar, Anderson Silva, Pedro Scooby, Maurren Maggi e Paul Rodriguez. Ainda que em momentos de treino não tão glamourosos, sem o acompanhamento de fotógrafos, paparazzis, jornalistas e afins.

O resultado foi um mix bem interessante entre a já bem definida estética Nike pelo mundo e as imagens dos nossos atletas, da nossa técnica de filmagem e produção para retratar o nosso “quintal”. Tudo isso com o que eu considero a cerejinha do bolo: enquanto o global fecha com o menino mergulhador tomando coragem, a versão brasileira termina com um menino skatista, também no mesmo clima.

A campanha estreia no próximo dia 2 de dezembro. Mas por enquanto, dá uma olhada no filme (acima).

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Batavo cria anúncio com tinta natural de frutas

Na linha de publicidade artesanal, que sempre se destaca no meio de tantas produções digitais, a Batavo criou um anúncio com tinta natural.

Tirada de diversas frutas, a tinta foi utilizada para criar uma peça que enfatiza a inspiração na natureza, trabalhada pela marca.

O vídeo acima mostra a produção do anúncio, que foi fotografado posteriormente para veiculação na mídia.

A criação é da NBS.

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What do you know about Brazil?

Ah, o Brasil! Um pequeno país da América do Sul famoso por suas belas mulheres, seu futebol outrora premiado, sua linda capital Montevidéu e em sua maioria falante de espanhol. É sempre interessante ver como outras pessoas veem nosso país, uma sensação mais ou menos parecida com ouvir nossa própria voz numa gravação: dá pra reconhecer, mas sempre imaginamos que seria melhor.

Dessa vez, um grupo de estudantes brasileiros (suponho eu) da Brock University, no Canadá, perguntou para algumas pessoas: “O que você conhece sobre o Brasil?”. E por mais que sim, haja algumas confusões caricatas sobre quem somos nós, o resultado me pareceu bastante satisfatório. A impressão que tive é que a nossa “equipe de branding” está no caminho certo. Afinal, falaram das Cataratas do Iguaçu, de Brasília, da nossa diversidade cultural e até do boto cor-de-rosa.

A gente também pode escolher ficar indignado ou algo parecido sobre o quão absurdo é acharem que o Rio de Janeiro ainda é capital do nosso país (sim, já foi). Nesse caso, vale a pena pensarmos o contrário: o pouco que conhecemos sobre o Canadá, o fato de tratarmos o Oriente Médio como se fosse um só país onde mulheres usam burcas e homens são terroristas, ou acreditarmos que todo africano passa fome.

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Brahma imagina como serão os aeroportos na Copa do Mundo

Continuando sua campanha otimista para a Copa do Mundo – que dividiu as pessoas em ame ou odeie – a Brahma lançou um novo comercial focando em uma reclamação recorrente (e consequentemente com previsões apocalípticas para 2014) do povo: Os aeroportos.

Começa com dois caras conversando num café do aeroporto – um deles toma cerveja, que deve ter custado uns R$ 10 a latinha – até que vem a fatídica pergunta “Imagina na Copa”. Ao imaginar, o cenário é de festa, tem Ronaldo como controlador de vôo e até alienígenas.

Interessante notar que a marca não optou por uma festa carnavalesca, mudando a estética, e provavelmente procurando atender todos os gostos. Só falta parar de patrocinar rodeios, pois o canal no YouTube tem um conteúdo medonho no meio de alguns comerciais bacanas.

A criação é da Africa.

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Salvação: Mais um comercial brasileiro do Google Chrome

Seguindo o conceito “Por uma internet mais rápida“, o Google estreia mais um comercial com criação nacional para o seu navegador, Chrome.

O comercial “Salvação” exemplifica todas aquelas vezes que a internet te salvou, ajudou a encontrar o caminho, te tirou de uma roubada, ajudou a marcar pontos num encontro, etc.

A criação é da F/Nazca, que começou a campanha com o filme “9.999.999 a 1″ e o Keyboard Cat.

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Asos x Puma

Focus sur cette vidéo réalisée par Ben Newman marquant l’association entre Asos et Puma. Cette création appelée « Os Pixadores » suit un groupe d’activistes et graffeurs brésiliens sur les toits de São Paulo, expliquant leur philosophie. Une création à but commerciale à découvrir dans la suite.

Asos x PUMA8
Asos x PUMA7
Asos x PUMA5
Asos x PUMA4
Asos x PUMA3

Adeus, Hebe Camargo

Somos comunicadores. E boa parte do crescimento que conseguimos diariamente em nosso mercado se dá pela análise criteriosa das referências que encontramos nos mais diversos âmbitos.

E tanto faz se você assistia ou não o programa da Hebe: Certamente sabia da importância dela como referência na comunicação. Uma mulher que conseguia o respeito dos mais diversos públicos, faixas etárias e classes sociais, de forma maestral.

Me lembro de começar a ter idéia da grandiosidade dela assistindo aos programas de humor (quase sempre lado lado do Golias), em que (de forma extremamente natural) arrancava gargalhadas de qualquer um. Sem apelação, técnicas ou qualquer outro artifício. Hebe era puro feeling. Talento nato.

Fosse como cantora, apresentadora, atriz ou humorista, ela sempre brilhou e elevou o nível, qualidade e importância do trabalho. Uma pessoa sem igual, respeitada por todos os profissionais e emissoras do país. Coisa rara.

Algo que não podemos (e não iremos) esquecer nunca.
Descanse em paz.

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Aplicativo da cerveja Itaipava no Facebook permite construir o Brasil 100%


Entre tantas marcas tentando fazer pegar seus próprios memes, a cerveja Itaipava lançou um aplicativo no Facebook que replica o conceito do comercial de TV.

Com o app você pode criar o seu Brasil 100%, definindo a quantidade desejada entre as opções pré-selecionadas que formariam um país ideal na sua opinião.

Obviamente, o aplicativo só inclui opções seguras, que interessam para o posicionamento da marca, como mulher, homem, cerveja, futebol, praia, sertanejo, rock e balada. Aguardo pelos remixes dos usuários incluindo elementos politicamente incorretos.

A criação é da Y&R.

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