HUBFORUM discute inovação em ‘esquenta’ para a Copa do Mundo

Após quatro edições em Paris e duas em Moscou, o HUBFORUM aterrissa em São Paulo no dia 5 de junho, e reúne especialistas do mercado brasileiro e francês para discutirem inovações e tendências do ambiente digital.

A intenção é criar um espaço de compartilhamento de conhecimento entre marcas, agências de mídia e digital, plataformas e influenciadores digitais. Com o Brasil no holofote do mundo com a proximidade da Copa, o HUBFORUM quer discutir iniciativas inovadoras e focadas em assuntos como esportes, entretenimento e marketing digital.

Entre os convidados deste ano estão Cecília Gurgel (Grupo Pão de Açúcar), Pedro Eugênio (Makazi), Xavier Pénat (Jussi), Mathieu Le Roux (Deezer), Juliano Tubino (Netshoes), Alexandre Suguimoto (Apadi), Marcelo Lobianco (IAB Brasil), Marcus Tavares (Hyundai & Z+/Lattitud),  Wagner Martins (301.yt), Daniela Cachich (Heineken), Pete Blackshaw (Nestlé) e Gregory Hanffou (Decathlon).

O Brainstorm#9 é parceiro de mídia do evento e vai acompanhar ao vivo da Câmara de Comércio França-Brasil.

O ingresso é gratuito, mas baseado em seleção prévia – quem se interessar pode se inscrever no site do HUBFORUM e aguardar o contato da organização.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Infográfico: Celebrate Color marca os 50 anos da Pantone

Os anos 1960 foram marcados pelos tons psicodélicos em roupas, objetos de decoração, na arte e no design em geral. Nos anos 1970, vieram os tons terrosos, substituídos pelas cores vibrantes que marcaram os anos 1980. As décadas de 1990 e 2000 foram períodos marcados por nuances e cores expressivas. Em resumo, é isso o que mostra o infográfico que a Pantone criou para celebrar seus 50 anos, mostrando como as cores marcaram cada década.

O infográfico também mostra as cores que dominaram as mídias sociais em 2012 – vermelho, azul e verde -, como elas são utilizadas em alguns dos logos mais famosos do mundo e explica um pouco sobre a Cor do Ano, determinada por especialistas da Pantone desde 2000.

Enfim, é um material de referência interessante.

Pantone_Celebrate_v8_English

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Relatório Most Contagious de 2012 analisa as inovações do ano e as tendências para 2013

Todo fim de ano, a ContagiousMagazine faz uma análise das inovações, cases de sucesso, acontecimentos marcantes e mudanças sócio-econômicas que moldaram as empresas, o mercado e a sociedade nos últimos meses. O relatório deste ano, Most Contagious 2012 Report, tem como fio condutor a tendência “cidadania”.

Passando pelos Jogos Olímpicos, pelos filhos potenciais do Kickstarter, pelas comunidades de fãs que levaram Cinquenta Tons de Cinza ao sucesso, pela repercursão da campanha de Obama nas redes sociais, entre outros exemplos, o relatório expões casos em que a transparência e a ubiquidade das mídias sociais está alimentando o poder do povo.

Indo de encontro aos dados da Nielsen sobre o Consumidor Consciente, em que 66% das pessoas preferem comprar de empresas que possuem programas voltados para a responsabilidade social, o relatório fala de cidadões que exigem que a propaganda vá da perfeição à honestidade, do controle à colaboração. São casos assim que embalam o relatório deste ano, em que discursos como o do fundador da Amazon, Jeff Bezos, resume bem:

“Acima de tudo, esteja alinhado com seus clientes. Ganhe quando eles ganham. Ganhe apenas quando eles ganham”.

Abaixo, um resumo das tendências e seus pontos-chave:

  1. 1. Movimentos / Evolução e Poder
  2. 2. Propósito / Tendo um papel na sociedade
  3. 3. Marketing como Design de Serviços / Utilidade e não ruído
  4. 4. Dados / Insights através de números
  5. 5. Tecnologia / Grandes batalhas, pequenas vitórias
  6. 6. Design / Personalização do jogo
  7. 7. Negócios sociais / Adotando uma política de porta aberta
  8. 8. Compartilhamento de imagens / O ano da foto
  9. 9. “Ao vivo” amplificado / Realçar, capturar e compartilhar
  10. 10. Agarrando as telas / Criando, compartilhando e assistindo
  11. 11. Realidade aumentada / Camadas de conteúdo e utilidade
  12. 12. Ponto-de-venda / Lojas conectadas
  13. 13. Personalização / Feito para você
  14. 14. A nova fidelidade / Serviços e não esquemas
  15. 15. Pagamento / Mudando a forma como pagamos
  16. 16. Pequeno mas perfeitamente formado / Pequenas marcas, pequenos pensadores

 

Confira o relatório abaixo ou baixe aqui em pdf.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

10 tendências para 2012

Fim de ano e metade do mente se enche de nostalgia e revisitas a tudo que importou, de bom e ruim, nos últimos 12 meses. A outra metade, no entanto, se ocupa de projetar o que vai ocupar a vida no vindouro ciclo.

A JWT, uma das maiores agências globais do mundo, se agilizou e produziu uma apresentação de 10 itens que julga serem tendências bacanas para 2012. Acho a apresentação idealizada aqui e ali, até ingênua em um ponto ou outro, mas inspiradora, acima de tudo. Concordo, aliás, com todos os itens.

Tenho ressalvas em relação ao 6, que trata de mulher-solteirice/independência pessoal e financeira, uma vez que estatísticas recentes mostram o casamento, sem necessariamente envolver igreja ou juiz, como um caminho que se populariza ano a ano. Isso não quer dizer que o conceito de “provedor” está voltando. Aliás, indica o contrário, tal qual a apresentação abaixo dá nota. Mas, enfim, na sociedade moderna ocidental o casamento, em geral, é opcional, e até descartável, há décadas (ou séculos, dependendo do lugar e do credo).

E o 4 é onde creio ter mais positivismo e pouco contato com a realidade de agora: vejo ainda pouquíssimas empresas e marcas, de fato, praticando sustentabilidade e valores humanos tal qual apregoam. Que se cumpra a tendência, portanto, e façamos por onde.

Bueno, bora ver ozislaide.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Tendências duvidosas #1: o dirigível de controle remoto

Então nossos amigos do marketing recebem aquele brochure bonito da Campus Party e decidem que, sim, vão pagar uma pequena bagatela para estarem presentes como marca no evento. Brifam suas agências (ou não) a respeito de uma ação moderna e descolada para este público geek e antenado.

Aí alguém pensa: vamos levar o ápice da tecnologia. Mas é muito caro.

Então outro pensa: vamos levar uma tecnologia razoavelmente barata, mas que seja simpática.

Eis que surge o dirigível de controle remoto, exibido pela primeira vez aqui na Campus Party pelo Windows SkyDrive.

E então surge um segundo… o do Mercado Livre.

Depois que os organizadores das distintas, porém idênticas, ações se descobrirem, resolveram que cada balão ficará em um canto da enorme Arena da Campus Party.

Não duvido que o pessoal que organizou o terceiro dirigível esteja agora ligando desesperadamente para o cliente para propor algo mais criativo. Talvez sortear estes dirigíveis seja uma excelente solução. Eu gostaria!