Moovit App: dados sobre o transporte público crowdsourced

Há vários aplicativos que conseguem oferecer as melhores rotas dos transportes nas cidades de acordo com os dados disponíveis. Mas, em meio ao trânsito, imprevistos e fatores humanos, nem sempre os dados condizem com os fatos. E é nesta brexa que entra o novo aplicativo móvel, Moovit. Lançado no meio deste mês, disponível em iOS e Android, já alcançou quase 300 mil downloads em cidades dos EUA, Canadá e América Latina.

O conceito do aplicativo é simples: além de oferecer uma base estática de dados necessários para planejar um trajeto, Moovit se utiliza da contribuição dos usuários que dão dicas e notícias em tempo real sobre a situação do transporte público, como em caso de lotação, situações inesperadas, atrasos, falta de lugares, etc.

moovitapp-01

Ao adicionar dados em tempo real, baseados nas colaborações dos usuários, a informação se torna mais acertiva e próxima do real.

A funcionalidade não é novidade no mercado mobile, e já vemos se tornar popular através do aplicativo de mapa e GPS Waze, cujo fundador e CEO, Levine, também é um investidor do Moovit.

Nos EUA, o aplicativo vai além ao captar e analisar a velocidade em que o usuário está se movendo, resultando em informações sobre o trânsito naquele momento. Ao notar a mudança de comportamento de um usuário baseado em sua velocidade, por exemplo, o aplicativo pode enviar uma notificação perguntando como está o transporte em que está, e assim colaborar com demais informações.

Já em outros países, esta funcionalidade ainda não está disponível mas já é perceptível a oportunidade, sabendo que em grandes cidades conhecidas globalmente pelo trânsito, as estatísticas atuais e em tempo real sobre o transporte são não tão precisas, o que faz com que o fator humano, ou seja, a colaboração dos usuários, seja essencial para gerar informações de maior ajuda.

Moovit quer oferecer a sabedoria da multidão, com coordenadas em tempo real, ao alcance dos seus dedos – Nir Erez, CEO Moovit

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Relatório Most Contagious de 2012 analisa as inovações do ano e as tendências para 2013

Todo fim de ano, a ContagiousMagazine faz uma análise das inovações, cases de sucesso, acontecimentos marcantes e mudanças sócio-econômicas que moldaram as empresas, o mercado e a sociedade nos últimos meses. O relatório deste ano, Most Contagious 2012 Report, tem como fio condutor a tendência “cidadania”.

Passando pelos Jogos Olímpicos, pelos filhos potenciais do Kickstarter, pelas comunidades de fãs que levaram Cinquenta Tons de Cinza ao sucesso, pela repercursão da campanha de Obama nas redes sociais, entre outros exemplos, o relatório expões casos em que a transparência e a ubiquidade das mídias sociais está alimentando o poder do povo.

Indo de encontro aos dados da Nielsen sobre o Consumidor Consciente, em que 66% das pessoas preferem comprar de empresas que possuem programas voltados para a responsabilidade social, o relatório fala de cidadões que exigem que a propaganda vá da perfeição à honestidade, do controle à colaboração. São casos assim que embalam o relatório deste ano, em que discursos como o do fundador da Amazon, Jeff Bezos, resume bem:

“Acima de tudo, esteja alinhado com seus clientes. Ganhe quando eles ganham. Ganhe apenas quando eles ganham”.

Abaixo, um resumo das tendências e seus pontos-chave:

  1. 1. Movimentos / Evolução e Poder
  2. 2. Propósito / Tendo um papel na sociedade
  3. 3. Marketing como Design de Serviços / Utilidade e não ruído
  4. 4. Dados / Insights através de números
  5. 5. Tecnologia / Grandes batalhas, pequenas vitórias
  6. 6. Design / Personalização do jogo
  7. 7. Negócios sociais / Adotando uma política de porta aberta
  8. 8. Compartilhamento de imagens / O ano da foto
  9. 9. “Ao vivo” amplificado / Realçar, capturar e compartilhar
  10. 10. Agarrando as telas / Criando, compartilhando e assistindo
  11. 11. Realidade aumentada / Camadas de conteúdo e utilidade
  12. 12. Ponto-de-venda / Lojas conectadas
  13. 13. Personalização / Feito para você
  14. 14. A nova fidelidade / Serviços e não esquemas
  15. 15. Pagamento / Mudando a forma como pagamos
  16. 16. Pequeno mas perfeitamente formado / Pequenas marcas, pequenos pensadores

 

Confira o relatório abaixo ou baixe aqui em pdf.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

10 Years of Scrobbling: Last.fm revela insights da música através dos hábitos de seus usuários

A importância dos dados como fenômeno para entender os hábitos dos usuários é indiscutível. O Last.fm tem feito isso por mais de 10 anos, ao coletar informações sobre o que seus usuários estão ouvindo. Agora, o serviço comemora seus 10 anos no ar com um microsite especial contento insights das informações que recolheu durante todo esse tempo, o 10 Years of Scrobbling.

Os dados revelam, por exemplo, que Smells Like Teen Spirit é a música mais popular da década no mundo, enquanto no Brasil é a Wonderwall do Oasis. Já a banda mais popular, tanto no Brasil como no mundo, é Coldplay.

Como já é esperado, os insights também mostram que, quando uma banda se separa ou um músico morre, há uma relação direta com o repentino aumento de ouvintes de suas músicas.

A morte de Michael Jackson resultou em 1 milhão de plays de suas músicas em um dia.

No site 10 Years of Scrobbling, você pode conferir uma linha do tempo interativa com os fatos históricos na música nos últimos 10 anos, e como eles influenciaram os hábitos dos ouvintes do Last.fm. Também pode conferir o Top 100 músicas e artistas da década, filtrado por lugares e tags.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement