Construtora recria comercial clássico da Nike

Em anos de Copa do Mundo, a Nike costuma se superar em seus comerciais. Winner Stays e Write the Future são alguns exemplos, mas lá em 1998, houve um momento em que o tédio da Seleção Brasileira no aeroporto foi transformado em arte e magia pela marca. E, de tão inesquecível para alguns, este balé futebolístico foi recriado agora, 16 anos depois, pela construtora Hewden.

O cenário desta vez é bastante diferente: em vez de um aeroporto, o cenário é uma obra em andamento. A forma física dos novos “jogadores” pode lembrar a atual forma de alguns dos antigos jogadores, mas ainda assim é um belo tributo ao futebol e até mesmo a Nike, já que a imitação é a melhor forma de homenagem. Destaque, ainda, para a participação dos jogadores freestylers Billy Wingrove e Jeremy Lynch.

A gente só torce para que a seleção da Hewden tenha mais sorte do que aquela Seleção Brasileira de 1998…

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

História sobre a invenção da Coca-Cola ganha tratamento bem-humorado

Diz a lenda – pelo menos a contada neste novo filme da Coca-Cola – que John Pemberton acordou um dia em maio de 1886 com a ideia de criar uma bebida refrescante. A primeira coisa que ele teria feito seria dar um Google, para descobrir se alguém já havia feito isso… Google? Pois é, não deu, porque ainda não havia sido inventado.

Basicamente, essa brincadeira de inserir a tecnologia na história da Coca-Cola, de uma forma muito bem-humorada, dá o tom ao filme Pemberton, uma criação/produção do coletivo CANADA, agência The Cyranos e Glassworks Team.

Com uma produção muito bem-feita, é engraçado pensar que, se existisse Facebook no século 19, talvez a fórmula da Coca-Cola não fosse um segredo até hoje.

cocacola

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

ShortCuts usa referências de 70 filmes para falar de inspiração para a Hyundai

O cinema costuma ser uma grande fonte de inspiração para o universo publicitário, que costuma utilizá-la com frequência para gerar impacto e engajamento. Mas não para por aí. Na Alemanha, a Hyundai está lançando uma nova campanha, que parte da pergunta “O que inspira você?” e a primeira resposta vem em forma de um vídeo de 10 minutos criado pelos cinéfilos do ShortCuts, que usaram referências de 70 clássicos da sétima arte.

Nas próximas semanas, especialistas de outras áreas deverão responder a pergunta, cada um à sua maneira, mas este primeiro vídeo é imperdível.

É divertido tentar adivinhar qual será o próximo filme e ter a oportunidade de se surpreender com as escolhas dos ShortCuts, que ainda contracenam com discreto i10. Vale pelas risadas e legendas em inglês estão disponíveis.

h1 h2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Nova paródia de “Dumb Ways to Die” mostra a vida dura dos criativos

Em 2012, o mundo foi tomado de assalto por “Dumb Ways to Die”, campanha criada pela McCann para a Metro Trains da Austrália. Com uma musiquinha grudenta, a animação que mostrava formas estúpidas de morrer logo ganhou toneladas de prêmios, algumas reedições e paródias. A mais recente leva a assinatura da Young & Rubicam para a Miami Ad School/ESPM, com o objetivo de mostrar como é dura a vida dos criativos.

A cada trecho desta paródia, é provável que uma faísca de lembrança se acenda em sua mente, seja de alguma história vivida pessoalmente ou ouvida de algum amigo.

Relaxe, dê o play e divirta-se.

dumb dumb1 dumb2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Infográficos revelam a realidade sobre nosso cotidiano

New Creations é o nome de um grupo de criativos dinamarqueses dedicado à criação de tirinhas, games, livros, aplicativos, filmes e tudo o que a imaginação permitir. Tamanho potencial pode ser visto em diversos sites, entre eles o Kind of Normal. É por lá que encontramos “True Facts”uma série de infográficos que revelam de uma forma muito bem-humorada a realidade sobre nosso cotidiano.

Mas não para por aí. “True Facts” também mostra coisas que fazem – ou já fizeram – parte de nossas vidas em diversas épocas e áreas, como trabalho, entretenimento e vida digital, entre outros. Confira uma pequena seleção:

22 05 04-1 19 14-1 18 04 18-1 11 11-1 14 13 17

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Homens depilam testículos em campanha contra o câncer

Tem circulado pela internet nos últimos dias um vídeo que mostra 20 homens sendo depilados… nos testículos. Se você é homem e se contorceu só de imaginar, então a campanha de conscientização do câncer testicular criada pela BBDO Toronto e produzida pela Crush já está surtindo efeitos.

A ideia é incentivar homens a fazerem, com regularidade, os devidos exames para a detecção deste tipo de câncer, para que eles mesmos não sejam obrigados a passar por uma depilação de testículos e sofrer igual aos voluntários da campanha.

As expressões são divertidas – afinal, pimenta no dos outros é refresco. Só fico imaginando as mulheres que fizeram parte da equipe criativa insistindo na ideia e garantindo que não ia doer nada, como se fossem vingadoras de todas as mulheres que passam por isso periodicamente…

depila depila1

Cena deletada de “Gravidade” redefine o significado do filme

Alfonso Cuarón bem que tentou, mas como quase sempre na batalha criatividade vs. máquina, o estúdio o impediu de colocar sua verdadeira visão artística em “Gravidade”.

Krishna Shenoi, porém, recuperou a cena cortada e apresenta agora imagens inéditas do filme.

Sem dar spoilers, eu diria: Que edição fantástica.

Gravidade

Será que você é um esnobe da fotografia? Descubra agora mesmo!

Na era digital, todo mundo com uma máquina fotográfica – ou melhor, um celular – é capaz sair clicando o que quiser por aí. Sem o limite imposto pelo número de poses (12-24-36) de um filme analógico, as possibilidades se tornaram ilimitadas. A liberdade incomparável que passamos a usufruir graças à tecnologia também trouxe alguns pontos negativos – certamente todo mundo tem uma lista, especialmente os esnobes da fotografia. Será que você é um deles?

Para descobrir, não é preciso fazer nenhum teste. Basta assistir ao vídeo “How to Annoy a Photography Snob”, criado pelo canal do YouTube DigitalRev TV e que reúne 10 coisas que são capazes de levar qualquer “esnobe da fotografia” à loucura.

Usar ISO 200, imagens fora de foco e usar celulares para fotografar estão entre alguns dos “pecados” citados. Ah, tem também a questão da alça mas, dando uma de esnobe, pendurar a máquina no pescoço não é a melhor coisa a se fazer também… Aliás, o esnobe passa algumas mensagens bem subliminares com seu “equipamento”.

O vídeo é em inglês, sem legendas em português.

[O título deste post está em conformidade com a nossa nova política editorial. Saiba mais.]

esnobe

 

Rede de restaurantes Ask Italian pede mais respeito à massa

O mundo dos “comedores de massa” é dividido em dois tipos: aqueles que usam ketchup  em tudo e aqueles que consideram isso um ultraje. Daí que a rede britânica Ask Italian, que obviamente se enquadra no segundo tipo, resolveu mirar nas pessoas que não respeitam ou valorizam uma boa massa com a campanha #RespectThePasta.

A ideia – que não chega a ser nova, mas ainda assim é válida – é que as pessoas estão mal acostumadas e acabam não valorizando a experiência de se comer uma boa massa. “A massa precisa de amor e atenção. Observe os ingredientes. Honre a garfada. Respeite a massa”, diz o descritivo no YouTube.

São sete vídeos curtíssimos, que até tentam ser engraçados, mas apenas um deles realmente faz sentido. Para conferir todos eles, basta clicar aqui.

massa

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Brinquedos tentam limpar a paisagem urbana em “Tiny Worlds”

Imagine se alguns brinquedinhos, como um submarino (amarelo, é claro), um caminhão e uma escavadeira, tentassem limpar o lixo da paisagem urbana, sem que ninguém pudesse perceber? Misturando live-action e animação 2D, a trilogia “Tiny Worlds” dá uma ideia de como seria essa façanha, de uma maneira charmosa e bem-humorada.

As animações produzidas pelo estúdio Rushes são bem curtas, mas conseguem divertir. Quando menos se espera, por exemplo, um submarino emerge em uma poça d’água e usa seus mísseis para eliminar a sujeira. O caminhão, recolhe palitos de fósforo, enquanto a escavadeira lida com os apuros causados por um chiclete. E se você já pisou em um chiclete na rua, vai entender o drama…

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

O primeiro abraço em um gay – um experimento homofóbico

O filme “First Kiss”, dirigido pela fotógrafa Tatia Pilieva para a marca de roupas Wren, já rendeu um monte de paródias, algumas das quais mostramos por aqui. Flutuando entre o fofo e o grosseiro, teve de tudo. Mas provavelmente nada se compara à versão criada pelo The Gay Women Channel do YouTube, que propôs a 15 homofóbicos que conhecessem e dessem um abraço em 15 gays.

A cada diálogo, é possível ver alguns pré-conceitos se resumirem a pó. Em determinado momento, quando duas moças estão frente a frente, alguém pergunta: “qual de vocês duas é gay?”, já que à primeira vista não há nenhuma diferença entre elas, nenhum sinal pendurado na testa. O desconforto se mistura à curiosidade, para finalmente dar espaço ao entendimento. Ou o mais próximo disso.

O resultado ficou tão bacana que, de verdade, eu nem ligo se um dia revelarem que foi tudo encenado. O que vale é o exemplo de tolerância. Esse vídeo, sim, me emocionou.

hug hug1 hug2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Homem comum “ganha” superpoderes de seu smartphone em filme da Orange

Hoje em dia, qualquer pessoa pode ter superpoderes, desde que tenha um smartphone com um bom 4G. Pelo menos é esse o ponto levantado pela operadora de celulares Orange, em “Wonderlove”.

O comercial criado pelo Publicis Conseil conta a história de um homem comum que, graças aos poderes de seu celular, ganha o coração da super-heroína, derrotando o super-herói (e também seus superpoderes) que também tentava conquistá-la.

Ao som de It Had to Be You, o filme produzido pela Prodigious foi muito bem executado, com efeitos especiais na medida certa. “Wonderlove” consegue ser engraçado e romântico ao mesmo tempo, com alguns momentos de pura canastrice, tanto do super-herói quanto do mocinho.

Abaixo, uma entrevista com o super-herói em que ele tenta convencer o público de que é melhor que o 4G.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Skittles apresenta nuvem de estimação que “chove” balas

As campanhas de Skittles costumam ter um pezinho no absurdo – quando não mergulham de corpo inteiro – e desta vez não é diferente. Com criação da DDB de Chicago, a nova trinca de comerciais é estrelada por uma simpática senhorinha e sua nuvem de estimação, que “chove” Skittles.

Cada um dos filmes dirigidos por Chris Palmer, da Gorgeous, mostra uma situação diferente vivenciada pela estranha dupla. A primeira é um passeio na rua, quando um rapaz quer acariciar a nuvem e acaba sendo alvo de um raio por ter tocado o lugar errado. Os outros dois filmes se passam na tosa e no veterinário. Vale o play por ser engraçadinho.


Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Tumblr revela os “Real Mad Men” da publicidade

Em menos de um mês, entrará no ar a primeira parte da sétima e última temporada de “Mad Men”. Enquanto muitos fãs já começam a lamentar o fim da série, outros se inspiram nela para criar projetos pessoais. É o caso do diretor de criação Fernando Barbella, que resolveu usar o tema como ponto de partida para o Tumblr “Real Mad Men”, uma bem-humorada homenagem aos verdadeiros mad men trabalhando nas agências de publicidade mundo afora.

O Tumblr entrou no ar ontem, mas já conta com boas amostras de alguns “tipinhos típicos” da publicidade. Se continuar nesse ritmo, será um divertido compêndio da área.

3 1 2 4

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Cena de “Beleza Americana” inspira comercial de bacon

Em 1999, Kevin Spacey esteve na pele de Lester Burnham, um homem vivendo uma crise de meia-idade em “Beleza Americana“. Atraído por uma das amigas de sua filha, ele passa a cultivar fantasias com a garota – papel que coube a Mena Suvari -, sendo a mais famosa aquela em que ela está nua, coberta de pétalas de rosas. É exatamente esta cena que serve de insipração para “Good Morning Bacon”, comercial da Primo Smallgoods com criação da Ogilvy de Sydney.

No filme, que tem produção da Curious, as pétalas são substituídas por pedaços de bacon, e em vez de uma garota, o “sonhador” imagina a si próprio coberto pela carne. Para quem é fã de bacon, é um prato cheio…

bacon

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Canal+ pede que pessoas doem gritos para ajudar viúva de astro desconhecido

Linda Dotson Wooley é a viúva de Wilhelm Wooley, um desconhecido astro do cinema. Mas como é que pode alguém ser um astro e desconhecido ao mesmo tempo? A resposta está em “Leave Wilhelm Alone”, campanha que a FCB criou para o Canal+ da Espanha: Wilhelm é a voz que você ouve em mais de 200 filmes, quando alguém grita. E sua viúva, Linda, simplesmente não consegue assistir a nenhum filme por conta disso.

De Toy Story a Star Wars, passando por O Senhor dos Anéis, Kill Bill e até Poltergeist, desde 1951 é a voz de Wilhelm que ouvimos – quando o filme não é dublado, é claro. Linda conta sua triste história em “The Woman Who Can´t Watch Movies”, um documentário curto que convoca pessoas do mundo inteiro a “doar” seus gritos para um banco de voz a ser utilizado em filmes, o que permitiria à viuva voltar a assisti-los sem a preocupação de ouvir seu falecido Sheb gritando em um deles.

É claro que o projeto todo é uma grande sátira, que de tão dramático e trágico se torna cômico. No site da campanha é possível ouvir alguns dos melhores gritos doados por filme. Para contribuir com o seu próprio grito, basta acessar o site, escolher três filmes, assistir à cena e começar a gritar. Quem será o próximo Wilhelm?

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Paródias de “First Kiss” pipocam internet afora

O número de visualizações de um vídeo é apenas uma das maneiras de se medir o seu sucesso. Uma outra é a quantidade de memes e paródias que resultam dele. E se todo mundo suspirou sem parar com “First Kiss”, filme dirigido pela diretora e fotógrafa Tatia Pilieva para a marca Wren, então agora é a hora de rir com os vídeos inspirados por ele que estão pipocando pela internet.

A marca de frozen yogurt Snog, do Reino Unido, saiu na frente com a primeira paródia – que também abre este post. No lugar de roupas da Wren, os casais compartilham a saliva de uma maneira, digamos, um pouco diferente, dividindo um Snog, claro.

A agência Mother, de Londres, conseguiu fazer uma versão mais ou menos fofa com cães. “First Sniff” reúne a cachorrada se cheirando e trocando lambidas.

Enquanto isso, o grupo Pimms Girl Comedy, de Los Angeles, pulou o beijo e resolveu investir em uma pegada diferente, com “First Hanjob”.

É capaz que ainda apareçam muitos outras paródias de “First Kiss” mas, enquanto isso, o sucesso segue também nos números, com mais de 42 milhões de views desde segunda-feira.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Vídeo de Obama com Zach Galifianakis já é o maior gerador de tráfego para o HealthCare.gov

O presidente Barack Obama foi o mais recente convidado de Zach Galifianakis para o quadro Between Two Ferns, do site Funny or Die, onde o ator entrevista celebridades em um cenário muito simples, ~entre duas samambaias~.

Apesar do humor meio abobado, e da questionável habilidade de Obama para a atuação, o quadro alcançou mais de 2,5 milhões de visualizações em apenas algumas horas, e fez com que o Funny or Die se tornasse o maior gerador de tráfego para o site HealthCare.gov.

tara-health-care

O vídeo já alcançou mais de 2,5 milhões de visualizações e fez com que o Funny or Die se tornasse o maior gerador de tráfego para o HealthCare.gov.

Focado no público jovem, o HealthCare.gov foi alvo de muitas críticas pelas diversas falhas que apresentou quando foi lançado, e agora que os problemas foram corrigidos, o interesse do governo norte-americano é fazer com que os jovens acessem o site e se cadastrem no plano de saúde popular.

Independentemente da sua opinião sobre a qualidade do quadro de humor, a ação mostra que até o presidente dos EUA está disposto a adequar seu discurso às novas mídias. Um paralelo interessante foi feito pelo Poynter – desde 2009 que o Washington Post não tem uma entrevista com o Obama, e a última exclusiva do The New York Times com o presidente aconteceu há mais de seis meses. Ao invés de focar nas empresas de mídia tradicionais, o governo norte-americano tem dado atenção a veículos como o Huffington Post e o The Daily Show.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

LG apresenta o telefone mais humano de todos os tempos

Existe uma linha muito tênue que separa o bizarro do genial. E foi este o caminho que a agência SuperHeroes, de Amsterdã, decidiu percorrer em The Most Human Phone Ever, filme criado para o lançamento do smartphone LG G Flex.

O filme se passa em um restaurante, quando o protagonista Danny está comemorando seu aniversário e ganha de presente dos amigos um smartphone – que vem em uma caixinha muito parecida com a do iPhone. Só que, em vez de mostrar o LG G Flex, o comercial tenta dar uma ideia de suas funcionalidades com uma representação bizarra (ou genial) de um ser humano na palma da mão do usuário. Mas, será que a boca não deveria estar em cima e a orelha na parte de baixo?

Tire suas próprias conclusões dando o play no filme acima. Só não se esqueça de deixar rolar até o final, já que depois da apresentação do produto propriamente dito, ainda tem mais…

lg1 lg2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Timing é tudo. Duvida?

Timing é tudo, seja na publicidade, seja na comédia ou naquele momento em que você respira fundo e resolve se declarar para alguém. Duvida? Talvez você se convença dando o play neste comercial do Black Box Comedy Festival produzido pela Pogo Pictures e que, segundo a descrição no YouTube, é baseado em uma história real.

Para mostrar como na comédia o timing certo pode ser determinante para uma explosão de risos – ou o absoluto silêncio – a Pogo Pictures resolveu comparar o humor ao romance, mostrando o exato momento em que uma garota resolve “atacar” o cara por quem está apaixonada. O problema é que ele estão acampando e o timing não é dos mais adequados, como ela – e agora você – irá descobrir.

comedia

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie