Smartphone ultrapassa a TV e se torna a ‘primeira tela’

Esqueça essa história de que os celulares e tablets são a ‘segunda tela’ de quem está assistindo TV. O público já rebaixou as televisões para a segunda divisão, dando mais atenção aos gadgets mobile do que à tela compartilhada na sala de casa.

De acordo com o estudo AdReaction, da Millward Brown, nos EUA as pessoas gastam em média 151 minutos diários nos seus smartphones, contra 147 minutos em frente à TVs. Na China, a situação é ainda mais drástica: são 170 minutos nas telinhas, contra apenas 89 na frente da televisão. No Brasil, os gadgets mobile também já fazem parte da ‘série A’ da nossa atenção.

Os brasileiros passam 149 minutos por dia em seus smartphones e em média 113 minutos na TV.

Os horários de uso da TV também têm picos definidos, enquanto o uso de celulares, tablets e até do laptop é bem mais estável.

Dados do Brasil

Dados do Brasil

Horários de uso no Brasil

Horários de uso no Brasil

A pesquisa, que entrevistou mais de 12 mil usuários entre 16 e 44 anos, em 30 países, também revela que apenas 35% das pessoas tem o costume de usar dois dispositivos ao mesmo tempo. Durante esse consumo simultâneo de duas telas, 62% dos entrevistados globais alegaram estar acompanhando coisas diferentes e não relacionadas, em um comportamento definido como ‘staking’, um empilhamento de atividades.

Em relação a anúncios, os usuários mobile globais estão bastante receptivos com vídeos curtos, de cerca de 5 ou 10 segundos. “Os vídeos mobile estão prontos para explodir”, reforça Joline McGoldrick, diretora de pesquisa da Millward Brown em entrevista ao AdAge.

ads-receptiveness
ads-arent-receptive

Fica a sugestão de também conferir o site do estudo em millwardbrown.com/adreaction, que traz bons gráficos que mostram a situação global e também regional, com o Brasil entre os principais países estudados.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Visitas a sites de notícia via Facebook costumam durar menos que as vindas de buscas

Apesar dos novos leitores que as redes sociais trazem aos sites de notícias, a verdade é que o leitor fiel ainda é o que mais investe tempo na navegação. É o que diz uma pesquisa da Pew Research, que analisou o tráfego para 26 dos mais populares portais de notícias dos EUA.

Em média, os leitores que digitavam a URL do site ou tinham uma determinada publicação favoritada no seu navegador passavam 4 minutos e 36 segundos em sites de notícias. Já quem vinha dos mecanismos de busca costumava investir 1 minuto e 42 segundos, e os que haviam clicado em links compartilhados pelo Facebook gastavam apenas 1 minuto e 41 segundos em suas visitas.

referal-sites-facebook-search-engines-direct

O curioso é que esse tipo de comportamento acontecia também em sites com uma pegada mais social, como o BuzzFeed – as visitas vindas do Facebook continuavam difíceis de serem retidas por mais tempo ou para outros conteúdos do site. Curiosamente, quanto mais tempo as pessoas passavam no BuzzFeed, maior era a tendência de compartilharem o conteúdo, revelou o CEO Jonah Peretti.

jonah-peretti-sharing-buzzfeed

“O Facebook e as buscas são importantíssimas para trazer novos visitantes para histórias específicas, e isso eles fazem bem. Mas esses visitantes sociais vindos do Facebook não criam uma conexão com a publicação”, explica o estudo. A Pew Research destaca ainda que talvez a maior importância do acesso social seja ajudar a desenvolver uma nova base de leitores, que possam pensar naquela publicação quando quiserem buscar conteúdos similares – e aí sim digitarem a URL e investirem mais tempo na leitura. Será?

Um ponto a ser destacado é que a análise da Pew Research, que usou dados da comScore, não incluiu informações de tráfego a partir de dispositivos móveis, considerando apenas acesso via notebooks e desktops por um período de três meses. Quem sabe, com a chegada dos dados de acessos via tablets e smartphones, a situação melhore um pouquinho para as publicações online.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Parametric Expression

Parametric Expression é o nome da animação 3D criada pelo artista interativo Mike Pelletier, de Amsterdã. Nela, a tecnologia é utilizada para explorar e monitorar as emoções humanas, mais ou menos como faz um programa de reconhecimento facial. Ou, como Pelletier prefere definir, é um “estudo de emoções quantificadas”.

O interessante, aqui, é que vemos essas emoções personificadas além das expressões, de uma maneira surpreendente e até mesmo assustadora em alguns momentos.

O começo é meio devagar, mas o projeto é bem legal.

faces2 faces1 faces

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Quer ser designer no Canadá? Pergunte-nos como!

Um dos AntiCasts mais populares que já lançamos foi o 70, “Seja designer no Canadá”, no qual entrevistamos o professor e designer Rafael Peixoto Ferreira sobre como é a vida e a profissão por lá. Você lembra? Se não, ouça abaixo:

O programa fez tanto sucesso, e tanta gente ficou interessada, que decidimos aproveitar o fato de que o Rafael está passando suas férias aqui no Brasil para tirar todas as suas dúvidas, além de poder ter uma conversa diretamente como ele.
Sendo assim, no dia 3 de Agosto (Sábado), em São Paulo, o AntiCast realizará um encontro com o designer e professor Rafael Peixoto Ferreira e a Canada Intercâmbio, para conversar com profissionais e estudantes interessados em trabalhar no Canadá na área de design. O encontro acontecerá em dois turnos: pela manhã, das 9h ao meio-dia, e à tarde, das 13h às 17h.

No turno da manhã, o convidado Rafael abordará os seguintes tópicos:
1 – Apresentação pessoal e trajetória
2 – Mercado Canadadense de Design
3 – Principais destinos e escritórios
4 – Diferenças no processo de trabalho
5 – Adaptação no país
6 – Depoimentos em vídeo de designers brasileiros que residem e trabalham no Canadá
7 – Aberto a perguntas do público.

No turno da tarde, a Canada Intercâmbio fará sua apresentação sobre modalidades de estudo e trabalho que a empresa oferece, tirando também todas as dúvidas dos convidados sobre papelada, processos e documentos necessários para o processo de mudança – seja temporária ou permanente.

O local do evento será no espaço “Fronteira”, do designer Rico Lins, localizado no bairro Perdizes.
A inscrição para o evento custa R$ 100,00 e há apenas 30 vagas. A forma de pagamento é via depósito bancário. Os interessados devem enviar email para marcosbeccari@usp.br. Logo em seguida, o Beccari responderá vocês com os dados da conta dele, assim como garantirá sua vaga. Se quiser fazer o depósito antes e enviar o comprovante para o Beccari, os dados da conta dele estão logo abaixo.

“Seja designer no Canadá: o evento!”
Data: 03 de Agosto (sábado) das 9h ao meio-dia e das 13h às 17h
Local: Espaço Fronteira
Rua Campevas, 617 – Bairro Perdizes
São Paulo-SP
CEP 05016-010
Custo: R$ 100,00 via depósito bancário
Informações e inscrições pelo email marcosbeccari@usp.br

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Filmes de horror, a nova “dieta” da moda?

Fazer dieta pode ser um horror para muita gente, atividade física, então, nem se fala. Mas, acredite, o sofá pode ser seu amigo na luta contra a balança. Bem, o sofá e alguns filmes de terror/suspense. Pelo menos é o que diz uma pesquisa da University of Westminster, segundo o jornal Telegraph. O estudo foi encomendado pela locadora LOVEFiLM, e mediu o total de energia gasto por 10 pessoas quando eles assistiram à uma seleção de filmes – o que inclui batimentos cardíacos, consumo de oxigênio e emissão de CO2. Assim, foi possível descobrir o número de calorias gastas durante as exibições.

Quando assistimos a um filme de terror/suspense, nossos batimentos cardíacos aumentam, o sangue bomba mais rapidamente pelo corpo e a adrenalina é liberada. Nesses breves momentos de estresse, o apetite diminui, a taxa de metabolismo basal aumenta e calorias são queimadas.

Os dez filmes indispensáveis a você que está querendo seguir o que pode ser a nova “dieta” da moda, aí vai:

1. O Iluminado – 184 calorias

2. Tubarão – 161 calorias

3. O Exorcista – 158 calorias

4. Alien – 152 calorias

5. Jogos Mortais – 133 calorias

6. O Pesadelo – 118 calorias

7. Atividade Paranormal – 11 calorias

8. O Massacre da Serra Elétrica – 107 calorias

9. A Bruxa de Blair – 105 calorias

10. [Rec] – 101 calorias

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Social Web TrendStream


Um infográfico da TrendStream mostra o tipo de envolvimento nas mídias sociais por país. O Brasil lidera na quantidade de usuários que mantém um perfil online.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie