Como dissemos ontem, a Schincariol estreou hoje a campanha para a Devassa Bem Loura. Estrelado por Paris Hilton, o filme foi gravado em Los Angeles, com cenas do Rio de Janeiro inseridas na pós-produção.
A criação é da Mood, com produção da O2. Entrou no ar também o site da nova cerveja, criado pela ID\TBWA.
Depois de iniciar no fim de 2009 para anunciantes selecionados, o Google traz para o Brasil a ferramenta chamada Remarketing. Ainda em modo beta, e também fechado para alguns parceiros, o produto é integrado ao Google AdWords.
Funciona assim: Digamos que você é dono de um hotel. Alguém entra no seu site, pesquisa por quartos de luxo, mas acaba abandonando antes de fazer uma reserva. Essa informação fica gravada em um cookie no computador do usuário.
Mais tarde, quando o visitante entra em um outro site com conteúdo relacionado, sobre viagens, por exemplo, o Google reconhece esse usuário e exibe um anúncio do seu hotel.
Esse “tageamento” do visitante tem uma especial função: exibir anúncios para consumidores pré-qualificados. A pessoa ter abandonado o site antes da compra não significa que tinha perdido interesse, e reconhecer suas intenções pode permitir uma comunicação totalmente customizada, oferecendo descontos ou mais vantagens para que a ação seja, enfim, concretizada.
Para que o Google gere esse histórico de comportamento, os anunciantes interessados precisam aplicar um código JavaScript em seu próprio site, com todo o resto sendo controlado pelo AdWords.
E como a discussão sobre privacidade com esse tipo de marketing baseado em comportamento é sempre uma preocupação, existe a opção para que qualquer usuário desabilite a exibição de anúncios contextuais. Para você, como pessoa e consumidor, qual vai ser a opção?
Em suas últimas campanhas, a Nike, particularmente, tem reforçado as características de super-herói que seus produtos permitem aos atletas. A Sprite agora também oferece super-poderes, em um comercial estrelado pelo rapper e ator canadense Drake.
A criação da BBH New York é focada na aventura visual do refrigerante passeando pelo corpo “musical”, produzida pela aWHITELABELproduct e com efeitos da MassMarket. Abaixo o filme na sua versão de 1 minuto e aqui um making of.
Na semana após o Super Bowl, é natural que os comerciais exibidos durante a grande final da NFL se apresentem nos primeiros lugares do ranking de vídeos mais assistidos da internet. Some a isso o fato de um dos comerciais ter sido do Google, e pronto, você tem o primeiro lugar da semana.
“Parisian Love” teve zilhões de posts em blogs e comentários no Twitter, alcançando 3.5 milhões de views no YouTube. Também vale dizer que esse Super Bowl teve audiência recorde, cerca de 98.7 milhões de espectadores somente nos Estados Unidos.
2. Audi Green Police
Mais um comercial do Super Bowl no ranking, e que pra mim foi um dos melhores de todo o evento. No filme, a Audi mostra a atuação da Polícia Verde, pegando pesado com atitudes anti-ecológicas. No YouTube, o vídeo acumula 1.6 milhão de views.
3. Google Buzz
Não é um Super Bowl, mas é mais um do Google, o recordista de aparições nesse ranking. O vídeo de apresentação do Google Buzz, integrado ao Gmail, alcançou o terceiro lugar dessa semana, ultrapassando 800 mil views.
4. AccuWeather.com Snowpocalypse Now!
Nem Super Bowl, nem Google. O quarto vídeo mais assistido na internet durante a última semana é de um meteorologista. Podia ser apenas mais uma previsão do tempo enfadonha, mas Jim Kosek do AccuWeather.com grita e entra em parafuso ao anunciar (mais) uma tempestade de neve em Baltimore.
Publicado no dia 5 de fevereiro, o vídeo alcançou 815 mil views até o momento. Oh boy.
5. Uma breve história de quase tudo
Publicado no dia 4 de janeiro, “A Brief History of Pretty Much Everything” foi descoberto na última semana e começou a se espalhar rapidamente pela internet. É uma animação stop motion feita em um caderno, com 2100 páginas.
Trata-se de um incrível e bem humorado trabalho de curso de arte feito por Jamie Bell. Até agora, conseguiu 320 mil visualizações no YouTube, e aumentando exponencialmente.
———————————————— * Top 5 Viral é um ranking do Brainstorm #9 que apresenta os vídeos mais assistidos na internet durante a semana. Os dados, mensurados e compilados, são fornecidos pela Unruly Media.
Depois do teaser na TV com o site bemmisteriosa.com.br, a Schincariol inicia nesta sexta-feira a campanha de lançamento da Devassa Bem Loura, versão pilsen da marca conhecida pelas cervejas artesanais e encorpadas.
O fato gerou grande destaque na mídia por conta de uma protagonista incomum: Paris Hilton. Além de estrelar a campanha, a socialite vem ao Brasil para estar no camarote da marca durante o carnaval carioca.
Produzido pela O2 e filmado em Los Angeles, o comercial (frame acima) teve paisagens do Rio de Janeiro inseridas durante a pós-produção. O contrato de Paris Hilton com a Devassa é de 1 ano, o que certamente deve gerar um outro filme no segundo semestre.
Além do site do produto, que trará downloads de MP3 e ringtones da trilha sonora do filme em diferentes versões, a Devassa Bem Loura contará com um aplicativo para Facebook até o final de março. A criação da campanha é da agência Mood, e a ID\TBWA ficou responsável pela parte online.
Tão logo o comercial de Devassa chegue em nossas mãos em boa qualidade, publicaremos aqui no site. Já estamos todos esperando por cenas tão sugestivas quanto aquelas que Paris Hilton fez para a Carls Jr Burger. Nem é pedir muito, depois que o sistema solar inteiro assistiu aquela famosa sextape.
Só hoje, depois de ver o primeiro trailer de “A Origem” (Inception) que mostra alguma coisa, ainda que não fazendo o menor sentido, descobri que a Warner Bros. está liberando informações sobre o filme através de uma campanha viral.
Foi com o site Mind Crime que o poster do longa dirigido por Christopher Nolan foi revelado. Em um mini-game, você deve construir um labirinto que se transforma em ruas de uma metrópole, e depois fugir de seus perseguidores. Um clima de paranóia pertinente ao filme.
O detalhe é que esse é apenas o primeiro de quatro desafios, sendo que os outros ainda estão fechados. Ainda que em um proporção bem menor do que fizeram com “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, também dirigido por Nolan, “A Origem” promete mais ações online e misteriosas até a estreia do filme, prevista para 16 de julho nos EUA e 6 de agosto no Brasil.
Em 2010, a Citroën vai reviver a sua clássica linha DS, que de 1955 a 1975 vendeu cerca de 1.5 milhão de unidades na Europa.
A campanha de lançamento do DS3, que estreia na TV britânica no próximo domingo, traz nada menos que John Lennon e Marilyn Monroe com depoimentos anti-retro, justamente o conceito da iniciativa, inseridos com computação gráfica.
A criação da Euro RSCG London, me soa particularmente perturbadora. Ter o endosso de ícones do século XX parece sempre uma boa e impactante ideia, mas quando, e apenas se, tais pessoas concordaram com isso.
John Lennon e Marilyn Monroe não estão vivos para acreditarmos que eles, de verdade, colocariam seus nomes, rostos e palavras em uma campanha para vender automóveis. Acredito que Lennon, principalmente, passaria longe de aceitar esse comercial.
E não digo isso em um recorrente discurso de demonização da propaganda, até porque isso seria patético nesse site, mas simplesmente porque era essa a ideologia do cara, que viveu a vida sendo o anti-establishment em pessoa e passando essa mensagem pra frente.
Ou será que, assim como a propriedade intelectual após a morte do autor, o direito de imagem e legado de personalidades também tem prazo de validade?
Uma vending machine adaptada, no Metrô de São Paulo, passa a mensagem ao mesmo tempo que arrecada doações para a Fundação Abrinq.
Com a intenção de tirar crianças das ruas, se transforma em uma pertinente adaptação da máquina, já que você ainda “leva” a criança pra casa. A criação é da Giovanni+Draftfcb.
O jogo dos 7 erros da Wonderbra é como qualquer outro jogo do gênero. A diferença é conseguir se concentrar com imagens que poderão lhe distrair, se você for um homem em um site de lingerie, é claro.
Trata-se de um concurso criado pela marca, que irá premiar aqueles que conseguirem encontrar os 7 erros em várias imagens em menos tempo. É simples e divertido, mas o grande destaque dessa ação de Wonderbra pouco interessa para as suas consumidoras (ou consumidores): a produção.
Ao invés de usar Flash e obrigar os usuários a qualquer tipo de carregamento, o jogo dos 7 erros faz um genial uso da API do Google Maps. Você navega, dá zoom e marca como se estivesse em um mapa do serviço do Google.
Em um mundo com mais de 140 mil aplicativos só para iPhone, encontrar um bom desenvolvedor para a sua ideia mobile pode ser um pouco complicada. A interessante proposta do TheyMakeApps.com é justamente facilitar essa escolha.
Funciona como um classificados de empresas e profissionais especializados em aplicativos mobile, e que são selecionados criteriosamente através de seus trabalhos anteriores.
No site você pode navegar pelos programas já criados, ver o perfil da empresa, o país de origem e qual a faixa de preço cobrada. Qualquer desenvolvedor pode fazer parte da lista gratuitamente, ou entrar para o clube sponsor (com mais destaque) pagando uma mensalidade.
Se você morasse no Canadá, poderia comprar o kit com saleiro e pimenteiro por 14.99 dólares, ou ganhá-los na compra de três produtos da linha Sidekicks.
A criação é da DDB Toronto, e produção da Sons and Daughters.
Para o lançamento do jogo “Dante’s Inferno”, a Eletronic Arts fez uma campanha bastante original ao exibir seus anúncios no código fonte de sites como o Digg. As imagens são todas feitas em ASCII, exibem personagens do jogo além de uma URL e um código. Os usuários que conseguissem os seis códigos, teriam acesso a wallpapers, posters, concept-art do jogo e músicas relacionadas ao jogo.
Se essa ação é efetiva? Sozinha, provavelmente não mas, se somada a banners ou posts perguntando se “você já viu o código fonte do Kotaku hoje?” até que chama a atenção e gera um boca a boca no nicho interessado em games e no mercado publicitário.
Aparentemente, o time editorial do Kotaku não sabia da ação e também se surpreendeu com ela. Seria mais um bla-bla-bla para aumentar o buzz ou a distância entre o time comercial e o editorial realmente aumentou depois desse projeto?
Depois dos acordos com Pepsi, Intel e Metro News, as grandes marcas continuam chegando ao Foursquare. Dessa vez, exemplos que envolvem gigantes do entretenimento e que começam a experimentar as possibilidades da ferramenta.
A HBO criou dicas e badges para a sua série “How to Make it in America”, assim como a Warner Bros.para o filme“Valentine’s Day” (“Idas e Vindas do Amor”, aqui no Brasil).
No primeiro caso, são atividades que envolvem cultura, gastronomia e vida noturna em Nova York, e já para “Valentine’s Day”, são os lugares e programas mais românticos em cinco cidades: Nova York, San Francisco, Chicago, Los Angeles e Boston
Além da integração de marca, o próprio Foursquare e seus clientes estão tentando definir quais são as métricas que realmente interessam nesse tipo de ação. É um mundo sem CPMs e sem pageviews, já que o objetivo é engajar as pessoas, tirá-las de casa e ligar o conteúdo online e/ou da TV com o mundo real.
Outra questão, é tornar mais tangíveis as recompensas por participar dessas ações. Muitos fãs do Foursquare fazem de tudo por um nova badge, mas como convencer novos usuários de que um selinho virtual é o suficiente? Cupons, descontos, ingressos e brindes já estão nos planos.
Porém, o mais importante, é que como diz Allison Mooney no DigitalNext da AdAge, o Foursquare é uma plataforma jovem, e ao contrário da fase experimental da maioria das startups, está conseguindo atrair os dólares de companhias dispostas a investir na brincadeira. E que está ficando cada vez mais séria.
Em ação viral para o Valentine’s Day, a Heineken criou um presente ideal para que os homens comprem para as suas namoradas: um gloss com sabor de cerveja. Ela fica feliz (ou quase) e você mais ainda.
Além do site do produto (em italiano), o vídeo abaixo (em inglês) demonstra as melhores maneiras de uso, e recomenda reaplicação frequente. Podia ser apenas uma brincadeira, mas o gloss está a venda no site da Heineken, por 4,90 euros.
A criação é da JWT de Milão, o mesmo pessoal da aclamada pegadinha Heineken.
Apesar da super produção e visual de “Sleepwalker”, o filme da Coca-Cola destaque do Super Bowl 2010 foi outro: “Hard Times”.
Espírito de felicidade da Coca-Cola e Simpsons juntos nos mesmos 60 segundos, e um mundo impossível em que o Sr. Burns foi a falência e ainda contou com a generosidade do pessoal de Springfield.
Só na cabeça dos CEOs da Coca-Cola para tornar Simpsons politicamente correto. OK, licença poética publicitária.
Outro destaque do Super Bowl desse ano, é a Polícia Verde da Audi. Em um mundo preocupado com o meio-ambiente, uma força especial de policiais caça qualquer um que saia da linha.
Usar sacos plásticos, jogar pilha no lixo, usar lampadas comuns, comprar água engarrafada, etc, tudo é motivo para voz de prisão. Exceto pelo Audi A3 TDI, eleito o “carro verde do ano”, com o chamado “green diesel”.
Mais do que um destaque, talvez seja o meu preferido da safra do Super Bowl 2010.
Raramente gosto dos comerciais da Budweiser no Super Bowl, já que geralmente envolvem piadas com flatulências e animais falantes. Mas nesse ano acredito que filme de Bud Light foi um dos destaques, e por um motivo bem simples: a paródia com “Lost”.
Um queda de avião com gente de todas as etnias, até que alguém acha o rádio da aeronave e diz: “Posso tirar a gente dessa ilha”. Mas uma descoberta mais importante vai mudar os planos dos sobreviventes.
A Budweiser (não a Light) também teve outro comercial divertido nesse Super Bowl, intitulado “Bridge”.
Durante a semana passada, eu comentei no Twitter que estava achando as expectativas para esse Super Bowl bem baixas. Nenhum grande comercial revelado, nada que valesse a pena passar pra frente até então.
Mas acontece que o Google nos pregou uma surpresa, em um movimento nada esperado. Os rumores começaram com um tweet do CEO da empresa de Mountain View, Eric Schmidt.
Eric dizia estar ansioso pelo Super Bowl, e alertou “tenha certeza de assistir os comerciais do terceiro tempo”. E ele tinha razão.
O filme veiculado faz parta da campanha “Search Stories” do Google, e está no YouTube desde novembro do ano passado. “Parisian Love” é nada menos do que um comercial totalmente institucional, sem vender um produto específico, mas sim a marca Google.
É sim uma peça excelente, criativa e tocante, que mostra como o Google pode estar presente (e ajudar) em diversos momentos da vida. Porém, não deixa de ser curioso uma empresa que, um dia declarou que campanhas institucionais significam jogar dinheiro fora, anunciar no intervalo mais caro da televisão.
Com uma campanha protagonizada pelo jogador Dwyane Wade, do Miami Heat, a Nike marca o lançamento da linha Air Jordan 2010. A assinatura “Nightmare Neve Sleep” está presente no filme, e faz parte de um site integrado com webcam, Facebook e Twitter.
Na página, diversos mini-jogos (alguns deles bem casca-grossa) apresentam diferentes características do tênis, como controle, performance, foco, etc. Ao passar por cada um deles, sua pontuação entra em um ranking global.
Divertido e desafiador, mas a integração com ferramentas sociais não passa de perfumaria, já que tudo o que faz é twittar e atualizar seu status no Facebook avisando que você está no site.
A criação é da Wieden + Kennedy de Nova York, com produção da Smuggler (filme).
Nada como o humor sueco para nos divertir nesse filme da Volvo. Na verdade, eu não faço ideia de como são as comédias na Suécia, mas eles tiverem estilo aqui.
Tudo para dizer que, com um Volvo, você irá abastecer tão pouco, que uma ida a um posto de gasolina se transformará em um evento.
E um detalhe, só a Europa para nos oferecer o lindo aspecto 16:9. Criação da Forsman & Bodenfors e produção da Flodellfilm.
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