Foursquare lança seu ‘spin off’ – é o Swarm, que ajuda a encontrar os amigos

Esqueça o check-in. A nova fase do Foursquare quer que você não precise mais ficar manualmente oferecendo dados para o app, e passe a receber informações ainda mais valiosas. Mas para isso, será preciso radicalizar: o Foursquare vai se dividir em dois aplicativos, com focos diferentes e minimizando ao máximo a necessidade dos usuários darem check-in. O novo app, que será quase como um ‘spin off’ do original, é o Swarm, que deverá ser disponibilizado dentro de alguns meses. Ele irá concentrar uma localização genérica de onde você e os seus amigos se encontram, subdividindo por cidades ou bairros –  o que basicamente dá a dica de por onde você anda, sem precisar passar as coordenadas exatas.

A intenção é criar como se fosse uma grande lista de contatos de um serviço de mensagens instantâneas, só que ao invés de te dizer quem está ‘online e offline’, o Swarm seria capaz de dizer o quão perto de você essas pessoas se encontram. O melhor? Sem precisar fazer check-in, bastará ter seu smartphone por perto.

swarm_group

Além da chegada do Swarm, o Foursquare também irá passar por uma renovação. O aplicativo terá como principal objetivo fazer as melhores recomendações de locais ao seu redor, usando dados de geolocalização. “A ideia da empresa nunca foi fazer um botão de check-in incrível”, brinca Dennis Crowley, CEO do Foursquare, em entrevista exclusiva ao The Verge. Ele explica que o novo Foursquare não vai ficar implorando por um check-in, mas que vai identificar, baseado nos seus gostos, quais locais da região que valeriam uma visita.

 “Assim como você não precisa tuitar para aproveitar o Twitter, dividir o Foursquare em dois vai ajudar a deixar claro para a audiência que você não precisa fazer um check-in para ter acesso a uma informação valiosa no Foursquare” 

Isso porque depois de coletar mais de 6 bilhões de check-ins, que catalogaram mais de 60 milhões de estabelecimentos, o Foursquare agora consegue identificar, através de sinal de GPS, triangulação de sinal ou até mesmo via Wi-Fi, onde exatamente você se encontra. Com isso, é possível computar as visitas que você fez a bares, por exemplo, mesmo que não tenha feito check-in em cada um deles, e oferecer sugestões relacionadas, com base nas suas preferências, cuidadosamente observadas pela inteligência do app, que foi apelidada de ‘Peregrino’.

Essa pivotagem vai fazer com que o Foursquare dispute mercado com o Yelp – ao invés de recomendar o ‘melhor lugar’, como faz o Yelp, o Foursquare pretende oferecer a dica do ‘melhor lugar de acordo com as suas preferências’, o que pode ser um grande diferencial para o app. “Assim como você não precisa tuitar para aproveitar o Twitter, dividir o Foursquare em dois vai ajudar a deixar claro para a audiência que você não precisa fazer um check-in para ter acesso a uma informação valiosa no Foursquare”, defende Bijan Sabet, um dos mais antigos investidores do aplicativo,  e atualmente membro do conselho da empresa.

Apesar de independentes, os apps estarão conectados um com o outro da mesma forma que o Gmail funciona com o app do Chrome, ou o Facebook faz com o Facebook Messenger – os usuários serão redirecionados de um app para o outro com razoável facilidade.

Tanto a renovação do Foursquare quanto a chegada do Swarm ainda vão demorar algumas semanas. A atualização do Foursquare deverá aparecer na App Store ou na Google Play assim que for disponibilizada, e quem quiser pode se cadastrar em uma listinha para ser convidado para o Swarm assim que ele estrear.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Foursquare compila lista com os melhores lugares de 2013

Baseado em mais de 4,5 bilhões de check-ins, o Foursquare organizou uma lista com os melhores lugares em diversas cidades do mundo. Os critérios utilizados incluem mais de 30 milhões de dicas e likes deixadas pelos usuários da ferramenta geosocial.

Em cada cidade, é possível navegar entre quatro diferentes categorias, cada uma incluindo outras várias subcategorias: Alimentação; Coisas para Fazer; Vida Noturna; e uma referente a lugares típicos.

Entre as localidades brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro estão presentes. Confira: foursquare.com/bestof

Foursquare

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Chelsa Skees, Dennis Crowley: ‘Girl Version’ of Him, ‘Boy Version’ of Her

The groom, a founder of Foursquare, used social media to woo his bride, a director at Bobbi Brown Cosmetics.

    



Foursquare lança plataforma de anúncios voltada para comércios locais

Quem deixou de usar o Foursquare por uma questão de privacidade ou porque sempre afirmou que “é uma bobagem compartilhar onde estou”, está perdendo uma valiosa ferramenta para explorar cidades. Nos últimos anos, com a queda da moda do check-in, foi para isso que a própria rede social se voltou: se transformar em um guia crowdsourcing, indo muito além do mero compartilhamento de localização.

Isso resolveu um problema conceitual, mas por outro lado fez a grana minguar. O Foursquare conseguiu diversos anunciantes quando a onda era fazer check-in para ganhar badges. Os mimos virtuais caíram em desuso, ainda existem, claro, mas o formato foi descontinuado para empresas. Mesmo avaliada em 760 milhões de dólares, a companhia faturou apenas 2 milhões no ano passado.

Dessa forma, a rede social lançou hoje um novo formato para fazer receita: propaganda entre os resultados de busca, baseada também na localização do usuário. Ao procurar por determina palavra-chave – provavelmente atrás de indicação de um restaurante, loja ou afins – um anúncio contextualizado é exibido no topo.

Foursquare

Funciona de maneira similar aos Promoted Tweets do Twitter, mas o Foursquare tem outro foco: os pequenos e médios negócios. A intenção da ferramenta é que comércios locais, não tão conhecidos pelo público, possam se destacar em meio as opções de sempre.

É por isso que já começa aberta, com uma plataforma automatizada, não sendo apenas para “empresas selecionadas” como é prática de outras redes sociais. Os anunciantes poderão monitorar os resultados, e além de visualizações e cliques, saberão também quem viu o anúncio e de fato foi até a loja. Se a pessoa fizer check-in, é claro.

Foursquare

O vídeo abaixo apresenta o formato:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Samsung e Foursquare lançam Time Machine

Ao longo do tempo, o Foursquare mudou seu posicionamento, e com ele também o comportamento de seus usuários. A proposta inicial de simples compartilhar o local em que você está mudou bastante, hoje funcionando muito mais como um guia crowdsourcing do mundo.

Acredito que muita gente abandonou a rede social no meio do caminho, mas que agora – depois de bilhões de check-ins e informações geradas pelas pessoas – perdem o melhor que a ferramenta pode oferecer. Símbolo disso é a própria redução de importância de badges e números, com o incentivo do aumento de qualidade do serviço prestado. Para descobrir onde ir e o que fazer, ainda é uma rede social imbatível.

E se antes as marcas corriam para criar badges, que logo seriam esquecidas, atualmente é preciso pensar um pouco mais. A Samsung aproveitou o gigantesco histórico de dados do Foursquare para produzir uma máquina to tempo.

A ação que promove o Galaxy S4 e o slogan “The Next Big Thing”, resgata todos os seus check-ins para exibir uma timeline interativa. Com diversas estatísticas e a possibilidade de ir e voltar no “tempo”, a Time Machine ainda monta um guia no final – baseado nas suas preferências – com os próximos lugares que você deveria conhecer.

Experimente: foursquare.com/timemachine

Foursquare
Foursquare

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Vizify transforma as suas informações sociais em infográficos

No final de 2012, comentamos sobre a retrospectiva muito bacana do Twitter, que também oferecia uma seção sobre o usuário. Esta seção era oferecida por um serviço novo chamado Vizify, que agora entrou no ar de maneira completa.

Ao entrar no site, basta autorizar as suas contas de Facebook, Twitter, Linkedin, Foursquare e Instagram para ver a mágica acontecer: em instantes, uma página com informações riquíssimas sobre a pessoa mais importante do mundo, você mesmo.

A página organiza dados e dá alguns destaques para frases e fotos marcantes. Veja o exemplo da minha abaixo e aqui neste link.

vizify2
vizify3

Veja mais em vizify.com

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Curiosity fez check-in em Marte usando Foursquare

Não sei se você já se deu conta, mas a NASA faz um ótimo trabalho de mídias sociais. Além de seus perfis institucionais, cria contas para cada projeto, dando personalidade para um robô, por exemplo.

Por isso não é surpresa que a agência espacial fizesse uma parceria tão natural com um outro serviço de social media: o Foursquare.

Hoje, a Curiosity fez um check-in em Marte, o primeiro da ferramenta geosocial em outro planeta, e o segundo no espaço

O Foursquare anunciou que sonda vai continuar mandando atualizações do planeta vermelho, com fotos e check-ins em outras partes de Marte. Além disso, uma badge especial da Curiosity deve ser lançada em breve. Siga o perfil: foursquare.com/marscuriosity

/dica do leitor Rafael Leão

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


TIM é a primeira empresa brasileira a ter badge patrocinada no Foursquare

A TIM mal consegue vender seus chips e entregar um serviço decente, mas pelo menos agora os releases podem dizer que é a primeira empresa brasileira a ter uma badge no Foursquare.

Nessa altura do campeonato, já não sei se isso importa tanto, mas vale lembrar que ter uma badge especial na rede social de geolocalização foi algo perseguido (sem sucesso) por muitas marcas e ações publicitárias aqui no Brasil nos últimos anos.

A badge da TIM se chama “Sem Fronteiras”, e para ser desbloqueada o usuário precisa fazer checkins em três locais que tenham como característica a busca pela informação e conhecimento, como centros culturais, cinemas, faculdades, entre outros.

Esses locais estão listados na página da marca no Foursquare: foursquare.com/tim4square

O Foursquare divulgou a badge em sua página no Facebook, e já conta com dezenas de protestos nos comentários.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Foursquare libera badge “Carioca” para check-ins no Rio de Janeiro

Depois da badge “Sampa” para São Paulo, o Foursquare liberou hoje uma especial para o Rio de Janeiro.

Para ganhar a badge “Carioca”, basta realizar cinco check-ins em diferentes lugares do Rio de Janeiro. Só tome cuidado com o seu celular.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


NYC BigApps 3.0: A cidade agradece

A cidade de Nova York está desafiando desenvolvedores a criarem aplicativos que usem informações da própria cidade para deixa-la melhor.

O nome da competição é “NYC Big Apps 3.0” e já está na sua terceira edição. Os participantes podem inscrever qualquer tipo de aplicativo: desktop, mobile ou qualquer outra plataforma que esteja disponível para o público.

Para o aplicativo poder competir é necessário usar alguma das APIs disponíveis no site da ação que possuam informações da própria cidade em banco de dados.

Serão distribuídos 50 mil doletas, grana que será dividida em diversas categorias.

Foram inscritos 96 aplicativos, e os vencedores serão anunciados dia 17 de Abril.

Entre os jurados estão figuras como Naveen Selvadural , co-fundador do Foursquare.

Achei a proposta foda porque no fim todos saem ganhando: a cidade, os desenvolvedores e os investidores.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Everplaces, o Pinterest da geolocalização

Está sendo lançado oficialmente hoje, na Dinamarca, o Everplaces, uma espécie de Pinterest da geolocalização. O serviço permite que você “colecione” seus lugares favoritos, entre aqueles que você já esteve ou que gostaria de ir algum dia. Isso pode ser feito via web, no próprio site, ou mobile, no iPhone ou Android.

Diferentemente de um Foursquare ou um Facebook Places, a ideia não é ficar compartilhando com o mundo onde você está agora. O Everplaces foca na qualidade e não na quantidade. Isso significa que a função básica deste serviço é você ser o curador de lugares bacanas no mundo inteiro por meio das conexões sociais.

Enquanto listagens de revistas e guias como o Lonely Planet são feitos por profissionais especializados, aqui os próprios usuários assumem a tarefa de dar dicas e fotografar lugares que eles curtem, mostrando seu ponto de vista e podendo incluir aquele restaurante pé-sujo que tem uma comida deliciosa, mas que nunca apareceria no Frommer’s.

A partir daí, este conteúdo pode permanecer privado ou ser compartilhado – o que significa que você pode seguir recomendações de outras pessoas e filtrá-las pelas 9 categorias disponíveis – arte, natureza, beber, dormir, cultura, esporte, comida, compras e namorar. Depois, é só criar coleções a partir de suas preferências.

Outro diferencial está no fato de, ao seguir alguém, não ser obrigado a ver tudo o que a pessoa está postando, mas somente as dicas dentro das categorias que interessam você, como comida e cultura, por exemplo.

Somente entre dezembro e março, período em que a versão beta ficou no ar, os usuários postaram mais de 45 mil lugares. Se o aplicativo vai pegar e como ele irá se desenvolver, é aguardar para ver. Mas estamos curiosos.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


American Express dá crédito para clientes usuários de Foursquare

amex-foursquare01

Em diversos restaurantes, bares e delis (o conceito estadounidense de padaria), um Check-in Special chamou a minha atenção no Foursquare: patrocinado pela American Express, prometia um crédito em $ a cada determinado valor gasto naquele local.

Crédito em dinheiro? Soou interessante.


Off-topic: este lugar tinha um incrível sanduíche de lagosta…

Quando cheguei aqui e fui ler mais a respeito, descobri que o sistema foi testado no SxSW do ano passado. É o que diz o blog oficial do Foursquare. Em junho do ano passado, tornou-se nacional.

O funcionamento parece razoavelmente simples: sincronizar cartão e conta no Foursquare, dar check-in no local, fazer uma compra e o crédito extra já entra no sistema. Veja aqui dois vídeos da época do SxSW feito pelo pessoal do Mashable com o Tristan Walker, do Foursquare:

Confesso que não vi nada disso em outubro, na primeira ida a NYC, ao contrário de agora, quando qualquer estabelecimento de fundo de quintal conta com esta Special, o que faz esta iniciativa efetivamente ganhar vida.

Bem legal ganhar algum crédito pelas suas compras em um determinado local, mas nada mais do que cuponagem que qualquer rede mais forte como a Starbucks que encontramos em qualquer esquina de Manhattan conseguiria prover. Entretanto, um desconto interessante em qualquer lojinha numa cauda longa de ticket médio mais baixo pode incentivar o consumo geral. E isto é excelente. É quase o conceito de compra coletiva, mas sem um grande ônus para a loja (até onde entendi) e sem complicação de ter que comprar antes ou esperar a oferta. Tudo ali, ao vivo.

Se quiser testar na sua próxima viagem, veja mais no site da ação.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


O que é Foursquare?

Você pensou em uma ideia genial usando Foursquare para o seu cliente, porém, acaba de lembrar que vai ter que passar a maior parte da reunião tentando explicar pra ele… o que diabos é Foursquare?!

Bem, eu sou da opinião de que se o cliente ainda não sabe o que é Foursquare, então ele nem merece ouvir a sua ideia maravilhosa. Mas essa não é a vida real.

Seu problema pode ser resolvido com esse simpático vídeo-explicativo que o próprio Foursquare acabou de lançar. O título não poderia ser melhor: “Hi! I want to learn more about foursquare!”

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Wall Street Journal também realiza ação com Foursquare

Wall Street Journal

É isso aí. Lá vem mais uma notícia de Foursquare. Leia sem reclamar, ou reclame nos comentários, ou nem leia. :)

Agora é a vez do Wall Street Journal, quem diria, a muralha do conteúdo pago em tudo quando é plataforma, cobrando a assinatura mobile mais cara do que o jornal de papel.

O acordo é aquele básico que o Foursquare tem feito com empresas nos últimos meses: dicas e badges especiais para quem se engajar nos locais definidos pelo anunciante. Essa do WSJ vale somente para Nova York, com reviews de restaurantes que vão do jornal para o site geosocial e três diferentes badges.

Para ganhar a badge The Banker é preciso dar três check-ins no centro financeiro de NY. Já a Lunch Box é pra quem for nos restaurantes indicados pelo WSJ. E por último, a Urban Adventurer é para quem fizer check-in em cinco locais não revelados na cidade. A página da parceria é foursquare.com/wsj.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Foursquare facilita a participação das empresas dentro do serviço

Foursquare

Para automatizar e encorajar o processo de criar ofertas nos estabelecimentos, o Foursquare adicionou a poucas horas a seguinte pergunta em cada uma das venues: “Are you the manger of this business?”

Agora, o dono do local pode se cadastrar e dizer que quer tem controle sobre sua página no Foursquare, e assim adicionar benefícios para os usuários da ferramenta, conforme explicado na página foursquare.com/businesses

Mais do que isso, os estabelecimentos cadastrados podem ter acesso a estatísticas em tempo real, e saber quais são os visitantes mais recentes, quantidade de check-ins, em que horário do dia as pessoas vão ao local, etc.

Informações que certamente terão grande valia para as marcas interessadas em se engajar no Foursquare, e que também poderão colar os simpáticos adesivos abaixo no mundo real.

Foursquare

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Happy #4sqday


Estamos em cima da hora. O post é quase uma rapidinha no lugar errado.
Hoje, sexta feira, dia 16/4 os usuários pilharam e fizeram o Foursquare Day.

16 é 4 ao quadrado e o mês é 4 também.

O Foursquare entrou na brincadeira e criou um badge especial pro dia de hoje.
Basta dar check-in em qualquer lugar e nos shouts escrever “Happy #4sqday”.

Corra que você só tem até meia noite.

Quem me contou foi a @JuliaGil

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


A badge secreta do Banksy no Foursquare

Banksy

Mais Foursquare e nossa trend Geosocial continua enchendo. Desta vez é sobre a badge secreta “Banksy Fan”, descoberta hoje pelos usuários da ferramenta.

Qualquer um que dê check in em um dos cinemas que está exibindo o filme “Exit Through The Gift Shop”, e mencione “Banksy” na mensagem (shout), ganha o selo.

O filme/documentário do misterioso artista britânico Banksy estreou no Sundance Festival no mês passado, e chegou aos Estados Unidos hoje. Abaixo o trailer:

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Snacksquare e a primeira oferta brasileira no Foursquare

Snacksquare

Com as informações liberadas pela API do Foursquare, o Snacksquare faz um trabalho simples e ao mesmo tempo bem útil: organiza todas as ofertas especiais oferecidas pelos estabelecimentos.

Você seleciona uma cidade norte-americana ou país, e as informações são reveladas como uma seção de classificados. Inclui os benefícios como desconto para o “mayor” do local e também para quem já realizou uma determinada quantidade de check ins.

Descobri através do Snacksquare, que a única oferta disponível no Brasil é do Limetime Hostel, aqui em São Paulo. O albergue oferece 50% de desconto para o “mayor” na primeira diária.

Snacksquare

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


History Channel em ação especial no Foursquare para promover a série “America”

Foursquare History Channel

O History Channel começou uma ação especial no Foursquare, vinculada a sua nova série “America”, que estreia nos Estados Unidos no dia 25 de abril contando 400 anos de história do país.

Segue os mesmos moldes das iniciativas realizadas pela HBO e Warner recentemente, mas essa me parece a mais interessante até agora. Ao dar check in em lugares famosos e/ou históricos dos Estados Unidos, o History Channel fornece uma dica que aborda a origem do local. Exemplo:

@ Times Square: This area was originally named Longacre Square but was renamed in 1904 when the NY Times moved to the skyscraper now known as One Times Square at 42nd St., famous for the Times Square Ball drop.

Foi criado conteúdo para 100 lugares diferentes, e o check in em vários deles libera um badge especial (imagem ao lado) da ação, em edição limitada, segundo o History Channel.

Existe ainda uma promoção, que irá sortear aleatoriamente dez usuários do Foursquare por semana, de 25 de abril a 6 de junho, para ganhar prêmios relacionados a série. Para ler mais sobre ações no Foursquare e similares, leia nossa trend Geosocial.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Foursquare: A corrida pelo primeiro check in no Polo Norte

Last Degree Foursquare

O Foursquare se transformou em ferramenta de divulgação para o estudante Parker Liautaud, de 15 anos, e o empresário David Newman, de 44 anos. Ambos estão concorrendo em busca de um título: o primeiro a dar check in no Polo Norte.

Eu sei, você deve pensar logo que tipo de bobabem é essa, mas a iniciativa tem tons de campanha ecológica. Tanto Liautaud (que também será a pessoa mais jovem a esquiar no Polo Norte) quanto Newman dizem querer chamar atenção para questão ambiental no Ártico, o primeiro contando inclusive com patrocínio da GE.

Em paralelo, o próprio Foursquare criou uma badge especial para a missão, a Last Degree. É esperado que o desafio seja cumprido nesse fim de semana.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie