Beber e dirigir: a mesma música de sempre

Determinadas mensagens soam como discos riscados, que ficam se repetindo como se não conseguissem ir além daquilo. Foi essa a abordagem escolhida pela Association Victimes et Citoyens para falar sobre a combinação de álcool e direção, mostrando que não importa o quanto as pessoas pensem que o final será diferente: será sempre a mesma música, repentindo-se infinitamente.

O filme “The Same Old Song” mostra um disco tocando “músicas” facilmente identificáveis: uma festa, o barulho de copos e garrafas, a porta de um carro se fechando, o motorista dirigindo, o acidente, resgate e o final infeliz. De acordo com a Association Victimes et Citoyens, são 925 mortes ao ano em decorrência de acidentes causados por quem bebe e dirige.

É um jeito simples e forte de se passar uma mensagem que, infelizmente, precisa continuar sendo repetida muito mais vezes.disco

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Honda lança campanha de conscientização sobre o uso de celulares ao volante

A Honda decidiu entrar na campanha de conscientização sobre o uso de celulares ao volante – mais especificamente entre aquelas pessoas que têm o hábito de dirigir e enviar mensagens ao mesmo tempo -, participando do National Distracted Driving Awareness Month com um filme criado pela RPA.

Diferentemente do comercial da National Highway Traffic Safety Administration, que mostra todos os detalhes de um acidente, em câmera lenta, #ThumbsUp Dn’t Txt & Drv usa uma abordagem um pouco diferente, mas com a mesma finalidade.

Aqui, acompanhamos o diálogo de um casal, como visualizado por eles na tela do celular. Até que o motorista distraído encontra seu destino – com uma representação gráfica à altura. Vale o play.

honda

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Essa é a sensação de pilotar uma moto usando um Google Glass

A experiência de usar o Google Glass e ter uma tela virtual na frente dos olhos ainda é inédita para muita gente, e o novo gadget causou bastante discussão nos setores de controle de trânsito pelo seu potencial de distrair o motorista. No ano passado, uma moça levou uma multa para casa depois de ter sido flagrada com o Glass ao volante. O motivo? Falta de atenção na estrada, já que o policial considerou que o uso do Glass seria o equivalente a ter uma tela de TV no para-brisa.

Como poucas pessoas já puderam experimentar o Glass, ficava a dúvida se era exagero do policial ou apenas falta de adaptação dele às novas tecnologias. Agora, esse vídeo do usuário JerryRigEverything pode ajudar você a entender a experiência de pilotar usando um Glass como GPS. A princípio a sensação é de estar em um game em primeira pessoa, mas passada a empolgação, dá para perceber que tela com o mapa realmente incomoda, ainda que seja translúcida.

A opção de inverter as telas, com o mapa ocupando a maior parte, também não ajuda muito.

motorcycle gif 2

Pilotar durante a noite usando o Glass foi ainda mais arriscado, segundo Jerry. A iluminação pública acabava refletida diretamente nos seus olhos, e a transparência da tela com o mapa não fazia tanta diferença assim.

Até que a preocupação dos policiais e dos departamentos de trânsito não parece tão sem sentido assim, não é?

google-glass-moto

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Estreia no Colorado, nos EUA, uma campanha contra consumo de maconha e direção

Começa a ser exibida hoje na rede televisiva do Colorado, nos EUA, a primeira grande campanha contra o consumo de maconha por motoristas, que chega pouco depois da legalização do consumo recreativo de maconha no estado. A medida é similar às propagandas que alertam sobre direção e consumo de álcool, e tem como objetivo conscientizar sobre a perda ou a lentidão dos reflexos de quem está sob influência de maconha.

A campanha é similar às que alertam sobre direção e álcool, e quer conscientizar sobre a perda dos reflexos de quem está sob influência de maconha.

Divulgada pelo departamento de transportes do Colorado, a campanha contará com três filmes de 30 segundos, que mostram pessoas tentando realizar tarefas simples do cotidiano depois de fumarem unzinho. O slogan ‘Drive High, Get a DUI’ (algo como ‘dirija drogado, leve uma multa’) é explícito o suficiente – qualquer motorista flagrado com mais de 5 nanogramas de THC, o principal psicotrópico da maconha, por milímetro de sangue poderá ser multado pela polícia local.

 

No entanto, especialistas ficaram incomodados com a legislação, já que alegam não haver evidência de que 5 nanogramas de THC levem uma pessoa a ter seus reflexos reduzidos. Os policiais americanos foram instruídos a ficarem atentos a ‘sintomas’ do consumo de maconha, como pupilas dilatadas e pequenos tremores corporais.

Os spots tentam ser divertidos, mas na verdade acabam soando meio abobados – os personagens aparecem tentando instalar uma TV em um suporte de parede, ligar uma churrasqueira e fazer uma cesta em um jogo de basquete, mas são mal sucedidos em todas as atividades. Em todo caso, na dúvida é melhor não fumar maconha e dirigir, em especial se você estiver no Colorado.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Quem dirige em alta velocidade não tem margem para erros

Com um incrível comercial, a Agência de Transportes da Nova Zelândia começa o ano provando que não importa se você é um bom motorista ou se sente sempre no controle do carro, dirigir em alta velocidade pode matar.

A abordagem da campanha é mostrar que, mesmo que você se sinta seguro dirigindo só “um pouquinho” acima do permitido, outras pessoas podem cometer erros, e é preciso estar preparado para evitar o pior. Na estrada o problema se agrava, qualquer mínima decisão errada pode causar acidentes fatais.

No filme “Mistakes”, a agência Clemenger BBDO mostra um carro que tenta atravessar a rodovia e comete um erro de cálculo, já que outro veículo vinha em alta velocidade. A cena é congelada, e ambos os motoristas saem para conversar. Um argumenta que foi um erro simples, mas o outro nada pode fazer.

É a moral de dirigir por você e pelos outros, apresentada de forma visualmente estimulante e com um diálogo convincente.

Um “pequeno” detalhe – e que fique resguardadas as devidas proporções – é que o governo da Nova Zelândia encomendou essa campanha pois 83 pessoas morreram em acidentes de trânsito em 2013. No Brasil, a média é de 45 mil mortos por ano. Isso dá uma morte a cada 12 minutos.

Road NZ

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Com um carro de vidro, Johnnie Walker alerta sobre os perigos de beber e dirigir

Todo mundo sabe que álcool e direção não combinam, mas ainda assim, muitos preferem ignorar os perigos desta combinação. A Johnnie Walker, então, resolveu criar uma campanha de conscientização, propondo que os fãs da marca assinem um pacto se comprometendo a não beber e dirigir. Para divulgar a iniciativa #ImNOTdriving, a Iris, de Cingapura, e o diretor Russell Appleford assinam The Glass Car, filme em que o principal destaque é um carro de Formula 1 feito de vidro.

O veículo, criado com CGI, é o resultado da combinação de 1750 copos de uísque. Tão frágil quanto belo, o Vodafone McLaren Mercedes de vidro protagoniza uma das sequências mais incríveis – e ao mesmo tempo bela e assustadora – da publicidade nos últimos tempos, quando o carro é completamente destruído. São 300 quadros por segundo, resultando em um arquivo de 100 gigabytes que levou quase uma semana para ser renderizado.

A campanha conta com o apoio do piloto Mika Häkkinen, embaixador da Johnnie Walker, que diz: ”Ficar no controle é o que importa nas corridas. Decisões de frações de segundo são a diferença entre terminar em primeiro e terminar em último, ou simplesmente não terminar. The Glass Car é um poderoso lembrete de quão facilmente os nossos sonhos podem se partir”.

No Facebook, a Johnnie Walker quer atingir a meta de 1 milhão de comprometimentos de sobriedade. Em troca, a marca vai oferecer um milhão de quilômetros de caronas para os fãs da marca ao redor do mundo.

1
2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Às vezes, uma dose é o suficiente…

A mensagem é simples e direta: se você for beber, planeje uma carona sóbria. Não importa quantas vezes a gente já tenha visto campanhas que alertam sobre os perigos de se misturar álcool e direção, parece que ainda existe uma dificuldade generalizada de se entender que às vezes basta só uma dose de bebida para nosso julgamento ser comprometido. É o que mostra Restaurant, filme produzido pela B-reel para o Texas Department of Transportation.

O que chama a atenção neste filme é que ele consegue captar a violência de um acidente de carro sem necessariamente mostrar o acidente, apenas simulando o movimento em uma mesa de bar.

Com direção de Josh Miller, Restaurant teve algumas cenas filmadas em um restaurante de verdade. Depois, em um estúdio, foram registradas as cenas do acidente, a 600 quadros por segundo. Por incrível que pareça, não houve trabalho de computação gráfica neste filme, e tudo foi capturado pela câmera.

Restaurant contou, ainda, com desenvolvimento da Sherry Matthews Advocacy Marketing, edição do Final Cut e pós-produção do The Mill.

alcool

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Uma cancela de estacionamento que só abre para motoristas sóbrios

Nas mais comuns cancelas de estacionamentos mundo afora, você insere o cartão ou apertão o botão e pronto, passagem liberada. Já na Bélgica, o item foi transformado em barreira de motoristas embriagados.

Trata-se de uma ação da ONG Responsible Young Drivers, realizada em uma das mais tradicionais casas noturnas de Bruxelas. Ao sair do estacionamento, os motoristas deveriam assoprar no bafômetro, e a cancela só abria se o nível de álcool estivesse abaixo do limite máximo permitido.

Segundo informações da campanha, 90% dos motoristas passaram no teste – pois sabiam que não poderiam sair do local – outros 10% deram a direção para um amigo sóbrio ou dormiram no estacionamento.

Criação da Publicis Brussels.

Responsible Young Drivers: The alcohol barrier
Responsible Young Drivers: The alcohol barrier
Responsible Young Drivers: The alcohol barrier

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Volkswagen pede que motoristas não vejam vídeos enquanto dirigem

A preocupação com o grande número de acidentes causados por quem dirige e usa o celular ao mesmo tempo é cada vez maior em diversos países do mundo. Outro dia, por exemplo, mostramos por aqui a campanha do MINI no México, alertando sobre o envio de SMS.

Na Alemanha, a Volkswagen também está patrocinando uma campanha voltada para este tema, criada pela Grabarz & Partner. O objetivo é alertar os motoristas para que eles evitem se distrair com vídeos no celular. O resultado ficou bacana e vale o registro.

hands3_aotw hands_aotw_0

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

MINI alerta que palavras podem machucar em campanha contra SMS ao volante

Segundo a MINI, dirigir e digitar é um ato responsável por duas mil mortes a cada mês no México. Para mostrar que as palavras podem machucar, a marca criou uma impactante campanha de mídia exterior no país.

Trinta letras, medindo 2.5 por 2.5 metros, foram espalhadas pela Cidade do México. As estruturas simulavam fraturas expostas, alertando para o perigo de conduzir um carro e enviar SMS ao mesmo tempo.

Essas instalações promoviam ainda um aplicativo para smartphone, chamado The Word Blocker. Através do GPS, o app identifica a velocidade do usuário, bloqueando automaticamente o recebimento de mensagens no celular. O rementente recebe uma resposta pré-configurada, avisando que o destinatário está dirigindo.

A ferramenta calcula ainda a distância percorrida com o bloqueio ativado, criando um ranking de “quilômetros seguros” entre os usuários do app.

A criação é da Publicis.

MINI

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie