Bacardi e James Oliver se unem no Drinks Tube

Já está no ar, com duas atualizações semanais, o Drinks Tube, novo canal de Jamie Oliver no YouTube. O projeto é resultado de uma parceria do chef com a Bacardi, e tem por objetivo desmistificar o preparo de drinks e coquetéis – mais ou menos o que Oliver tem feito nos últimos anos com seus programas culinários.

Além dos vídeos, a parceria inclui também o site e aplicativo Mixed Cocktailsque além de receitas ainda traz a história, curiosidades e um passo a passo de como preparar diversos drinks.

O conteúdo é bacana e bem feito, vale conferir.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

DrinkWise Austrália ensina a forma apropriada de se beber

Sexta-feira pré-Carnaval e tem muita gente se preparando para uma maratona alcóolica. E quem melhor para ensinar as pessoas a maneira apropriada de se beber do que os australianos, verdadeiros especialistas no assunto? How to Drink Properly é o nome da campanha criada pela Clemenger BBDO de Melbourne que prega o consumo moderado de bebidas, utilizando uma linguagem jovem e divertida.

Os quatro filmes da campanha são, na verdade, animações em preto e branco que trazem um protagonista que tem a missão de diferenciar os erros e acertos das pessoas quando bebem. Nenhum deles será exibido na televisão – inclusive por conta da linguagem -, e ficarão disponíveis somente no YouTube. A ideia, inclusive, é concentrar toda a comunicação em redes sociais.

Vale o play em cada uma das animações. Com certeza, você irá reconhecer muitas pessoas nos personagens apresentados.



Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Às vezes, uma dose é o suficiente…

A mensagem é simples e direta: se você for beber, planeje uma carona sóbria. Não importa quantas vezes a gente já tenha visto campanhas que alertam sobre os perigos de se misturar álcool e direção, parece que ainda existe uma dificuldade generalizada de se entender que às vezes basta só uma dose de bebida para nosso julgamento ser comprometido. É o que mostra Restaurant, filme produzido pela B-reel para o Texas Department of Transportation.

O que chama a atenção neste filme é que ele consegue captar a violência de um acidente de carro sem necessariamente mostrar o acidente, apenas simulando o movimento em uma mesa de bar.

Com direção de Josh Miller, Restaurant teve algumas cenas filmadas em um restaurante de verdade. Depois, em um estúdio, foram registradas as cenas do acidente, a 600 quadros por segundo. Por incrível que pareça, não houve trabalho de computação gráfica neste filme, e tudo foi capturado pela câmera.

Restaurant contou, ainda, com desenvolvimento da Sherry Matthews Advocacy Marketing, edição do Final Cut e pós-produção do The Mill.

alcool

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Twitter agora exige verificação de idade para seguir perfis de bebidas alcóolicas

Assim como acontece em qualquer site de bebida alcóolica, seguir uma marca do tipo no Twitter também vai exigir verificação de idade a partir de agora.

Ao clicar para seguir um perfil de bebida, uma mensagem direta é enviada solicitando que o usuário selecione uma data. Esses famosos age-gates dependem exclusivamente da honestidade do usuário, e em alguns tipos de verificação basta um clique para dizer que é maior de idade.

Essas práticas de marketing funcionam mais como auto-regulamentação da indústria do que obrigatoriedade, e, obviamente, diversas entidades não estão satisfeitas com o modelo, já que não impede ninguém de acessar o conteúdo.

O Twitter, em parceria com a Buddy Media, está habilitando o age-gate para as marcas interessadas, que solicitarem através do site age.twitter.com.

O Facebook e YouTube também fazem verificação de idade para bebidas alcóolicas, mas nesses casos o processo é mais fácil, já que o usuário precisa preencher a data de nascimento no momento da criação do perfil na rede social.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Pepsi lança seu próprio aplicativo geosocial

Foursquare Pepsi Loot App iPhone

A Pepsi foi a primeira a colocar algum dinheiro no Foursquare. Agora, seis meses depois, a marca resolveu criar seu próprio aplicativo geosocial.

O Pepsi Loot, exclusivo para iPhone por enquanto, retribui com conteúdo relacionado a música para as pessoas que derem check-in em locais que vendem Pepsi. O aplicativo ainda é integrado com Facebook e Twitter.

A tentativa de emular seu próprio Foursquare pode ser encarada como algo que começa natimorto, afinal, o histórico recente mostra que empresas intencionadas em criar “seu próprio Orkut” ou “seu próprio Twitter” falharam miseravelmente. Porém, resta saber se o atrativo dos prêmios musicais vai angariar usuários.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Stella Artois | Up There

Stella Artois

Eu não gosto do tom melancólico desse projeto da Stella Artois, que trata a época da publicidade exterior pintada à mão como algo que faz falta na vida das pessoas, como se fosse uma profissão que desapareceu por causa da tecnologia vil e inescrupulosa.

É claro que tem seu charme, uma arte perdida, mas não passa de nostalgia. É o mesmo discurso dos antigos diretores de arte: “Ah, no meu tempo não tinha esse negócio de computador. Era tudo na mão, paste up”.

No curta-documentário de 13 minutos, a Mother mostra a produção de um mural de uma taça de Stella Artois, e que levou 21 dias para ser feito. Ao mesmo tempo, conta a história dos profissionais aposentados, na tentativa de lhe fazer sentir culpa.

Um trabalho manual impressionante? Sem dúvidas. Mas continua sendo só propaganda.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Heineken faz nova pegadinha na Itália, desta vez dentro do cinema

Heineken Movie

Depois da famosa pegadinha do teatro, que publicamos aqui em outubro passado, a Heineken faz o mesmo em um cinema na Itália.

A desculpa: um convite para a pré-estreia gratuita do filme “As Páginas do Destino”, um sonolento romance, com quase 3 horas de duração. Mas chegando lá, a história era outra.

Sim, a primeira ação no teatro foi melhor, mais impactante, sobretudo por ter envolvido um jogo da Champions League. Mas essa brincadeira aqui também é simpática, e alinhada com a assinatura da marca, “Made To Entertain”. A criação é da JWT de Milão.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


NY-Z

Depois do teaser há algumas semanas, a Absolut liberou o documentário sobre Jay-Z e sua relação com Nova York.

Dirigido por Danny Clinch, o curta de 15 minutos de duração traça um retrato do ícone do hip-hop, incluindo sua famosa apresentação no Madison Square Garden em memória as vítimas do 11 de setembro.

A Absolut promete ainda conteúdo exclusive para os membros de sua página no Facebook.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Hugh “Wolverine” Jackman bebe chá no Japão e imita Christopher Walken

Hugh Jackman Lipton

Olha só o Hugh “Wolverine” Jackman passando vergonha no Japão, em seu novo comercial para o Lipton Ice Tea. A diferença é que esse não daqueles que vai ficar só em Tóquio, pois a campanha da marca é global.

A fórmula, absolutamente, não é nova, e algumas sequências lembram inclusive o famoso clipe “Weapon Of Choice” do Fatboy Slim, aquele com Christopher Walken. A criação é da DDB Paris.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Carlton Draught canta as partes do corpo que “precisam” de cerveja

Carlton Draught Made From Beer

Abandonando sua tradição de super-produções, a cerveja australiana Carlton Draught estreia uma campanha menor em custos, mas ainda grandiosa em ideia.

São sete filmes que mostram que cada parte do corpo de um homem pede por uma ida ao bar, mais especificamente, por uma cerveja. Um trio musical folk narra situações do cotidiano, cantando sobre partes como uma perna, cotovelo, nariz, um “weenis”, etc, que lembram uma boa desculpa para beber Carlton.

Toda a campanha pode ser assistida no site anyexcuse.com.au. Um bobo e divertido humor, com cara de Cannes Lions em junho.

A criação é da Clemenger BBDO, com produção da MJZ.

Carlton


Heineken e a filha do chefe

Heineken Boss Daughter

A Heineken continua sua campanha “Give Yourself a Good Name” com um novo filme, “Boss’s Daughter”. Se você encontrar a filha do seu chefe em uma festa, o que faz?

A criação da Wieden & Kennedy é apenas o primeiro de uma série focado em situações duvidosas do cotidiano, o próximo é “Office Party”.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Devassa com tarjas pretas

Devassa Censura

Depois de acatar a absurda recomendação do Conar, a Schincariol colocou no ar uma nova versão do filme da cerveja Devassa Bem Loura.

Acusada de carregar “apelo sensual excessivo”, a campanha criada pela agência Mood agora traz tarjas pretas… nas ilustrações, além de avisar que o comercial original pode ser assistido na internet.

As duas últimas campanhas atingidas pelo Conar, e que tiveram grande repercussão, foram essa e a de Havaianas. Ambas fizeram um filme-resposta lembrando que tudo poderia ser visto sem censura na internet. Será que o próximo passo é ver as decisões do Conar afetando também o conteúdo online?

Eu não vou usar aquele discurso batido de que a publicidade é julgada por excesso de conteúdo sexual, mas as novelas e programas dominicais com garotas semi-nuas na banheira continuam transitando pela TV sem questionamentos, mas eu tenho uma dica: nas estratégias de comunicação, vamos fazer sempre uma grande campanha online e utilizar filmes meticulosamente criados para serem “desrecomendados” pelo Conar. Acho que anda dando mais resultado.

E não custa lembrar: um comercial só sai do ar porque tem gente que reclama. Nesse caso, muita gente.

| Dica do Kafé com Suku

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Polar cria disputa online por R$ 100 mil entre Grêmio e Inter

Polar Inter Grêmio

Na semana passada, eu comentei no Twitter sobre uma ação do time do Internacional que copiou, ipsis literis, o Eternal Moonwalk. Como se não bastasse, ainda chamei os colorados de fregueses de um certo time alvinegro aqui de São Paulo. Foi o suficiente para centenas de protestos. Eu sei, a realidade é dura.

Porém, uma ação da cerveja Polar vai permitir aos torcedores do Inter tirar a prova contra o verdadeiro rival deles, o Grêmio. A ideia é mostrar qual torcida gaúcha é mais engajada, ajudando o time com dinheiro (de verdade, não virtual).

São R$ 100 mil que foram divididos igualmente entre Grêmio e Inter. Cada vez que alguém entra no site boladadapolar.com.br, escolhe qual das duas equipes ganhará mais 1 real, tirando, é claro, 1 real da outra. O resultado é mostrado em tempo real.

A ação vai durar 30 dias e, no final, cada time receberá a quantia que estiver indicada no site. Uma proposta bem interessante para gerar uma disputa online entre as torcidas e percepção pra marca, mas eu não ia querer dar (mais) dinheiro pro meu time não, esses cartolas não sabem o que fazer com a grana na mão.

A criação é da AlmapBBDO, com produção da On Interactive.

Polar Inter Grêmio

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Absolut e Spike Jonze estreiam “I’m Here” no Sundance Film Festival

Absolut Im Here Spike Jonze

Além do Google e seu serviço de locação de filmes via YouTube, o Sundance Film Festival, que começa hoje, apresentará outra parceria de marketing: Entre o diretor Spike Jonze (“Quero Ser John Malkovich”, “Onde Vivem Os Monstros”) e a Absolut.

Jonze vai exibir no festival o curta “I’m Here”, de 31 minutos de duração, produzido em conjunto com a marca de vodka. Trata-se de uma história de amor entre dois robôs que vivem em Los Angeles.

Não fica claro como a Absolut entra no meio disso, talvez com alguma presença no roteiro ou simplesmente como patrocinadora de mentes criativas, como já faz há algumas décadas. De qualquer forma, Spike Jonze utilizou aquele discurso batido: “Me deram total liberdade criativa para trabalhar e fazer o que eu quisesse”.

O filme, que vai ser distribuído globalmente em março, contará com o apoio de uma campanha de mídia, com veiculações de 30 e 60 segundos na TV.

Além do site oficial, imheremovie.com, você pode conferir o trailer abaixo. A criação é da TBWA\Chiat\Day, e tem produção da MJZ e efeitos visuais da Method Studios.

Bud Light: Nem forte, nem fraca. No ponto.

E a Bud Light segue com sua campanha focada no drinkabillity. Conceitualmente lembra muito o apelo usado pela cerveja Sol no seu lançamento aqui no Brasil. Alguém lembra do “Nem forte, nem fraca. No ponto?”

Bom, na campanha da Bud e em inglês virou “Not too heavy, not too light. Bud Light. The difference is drinkabillity.” Coincidências a parte, a campanha é muito bacana como via de regra são todas as de Bud.

O recurso aqui é levar as últimas consequências o que seria o “too heavy” e o “too light” em situações corriqueiras. Diverte. Criação da DDB Chicago.

| The Arrival

| Pillow Fight

| Paintball

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Andes: Teletransporter

Começou a temporada de videocases 2010 e esse tem uma idéia para uns engraçada, para outros perigosa: vá para o bar e engane sua namorada dizendo que está em outro lugar. A cerveja Andes, com criação da Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi, diz ter colocado cabines com isolamento acústico e geradores de som imitando hospitais, engarrafamentos, academia e até aquela casa no campo com grilos e sapos. “Para que mentir se você pode se teletransportar?” é a chamada.

Mas… denúncia!!! Nossos especialistas (OK… a galera no Twitter) mostram idéia já foi usada no Brasil, em 2008 na chamada cabine cornofônica que, tudo bem, não era tão high tech assim. Será um novo incidente diplomático Brasil-Argentina vindo por aí? Nossos correspondentes em Buenos Aires estariam de olho… se a gente tivesse algum.

| Via spaceinvaders e o leitor Uary Gondim.