Campus Party espalha graffiti inspirado nos enigmas de Turing pela Inglaterra

Para promover sua edição inglesa, a Campus Party espalhou arte pelas ruas da Inglaterra. Chamadas de Code Graffiti, cada mural pintado foi inspirado nos enigmas de Alan Turing e contém uma mensagem criptografada na forma de código binário.

Quem decifrar a mensagem pode compartilhar a informação neste site e aguardar. Se estiver correto, o usuário ganha ingressos para o festival.

As artes foram criadas por Ollie Ross e Sam Falconer, em parceria com Samuel Morse (do código Morse), Nolan Bushnell (fundador do Atari), Jon ‘Maddog’ Hall (co-fundador do Linux) e Tim Berners-Lee.

Os graffitis podem ser vistos em Londres, Manchester e Birmingham durante o mês de Agosto.

campusparty-graffit-turin1
campusparty-graffit-turin2
campusparty-graffit-turin3
campusparty-graffit-turin4
campusparty-graffit-turin5

Para Gary Book, Diretor de Marketing da Telefónica O2, que está por trás do evento, a ideia é trazer a criptografia e a quebra de códigos para as massas, ampliando a base de competências e celebrando o papel essencial da comunicação e da ruptura na tecnologia.

Para quem não lembra, além de criptoanalista, Alan Turing foi uma das grandes influências no desenvolvimento da ciência da computação, consolidando o conceito de algoritmo e desenhando o que temos hoje como o computador, a partir da Máquina de Turing. Sempre importante retomar às origens em momentos de tantos avanços.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Infográfico revela o que o “campuseiro” pensa sobre empreendedorismo e marcas

As emoções da Campus Party acabaram no último domingo, com o público já aguardando ansiosamente a edição do ano que vem. Mas como nem todos podem viver tocando buzinas numa grande maratona de games 24h por dia durante o ano todo, a vida volta ao normal para todos os campuseiros – aquele que frequenta a área paga do evento, conhecida como Arena.

Foto: Luís Leão.

Para saber o que se passa na cabeça dos entusiastas deste grande acampamento geek, a Ilumeo ouviu alguns deles e montou um infográfico que aborda três diferentes questões: como o empreendedorismo (assunto que teve novamente uma área exclusiva para debates durante toda a semana por lá) é encarado pelas pessoas, quais marcas patrocinadoras se destacaram e que grande personalidade ligada aos assuntos da Campus party pode ser citada como exemplo para a molecada.

Destaques para a grande quantidade de pessoas (40%) planejando se arriscar em suas próprias iniciativas – ou startups – e para a idolatria a Steve Jobs, mencionado como exemplo por 75% dos entrevistados (isso sem contar o Merigo, que nem apareceu por lá), que em seguida tinham que citar uma outra personalidade viva. Veja mais a seguir:

layout-info-Campus-Party

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Ação da CCE promove micro-inclusão digital dentro da Campus Party

A Campus Party acabou ontem, mas os resultados de uma ação que aconteceu por lá eu só vi com mais calma hoje. A CCE levou para o evento quatro perfis distintos: José, um artesão de máscaras; Sonhador e Peneira, uma dupla de repentistas; Renan, um florista e as costureiras da ONG Retece. Em comum, o fato de todos eles serem desconectados ou, em outras palavras, desprovidos de contato com a Internet e o que ela poderia oferecer para os seus respectivos serviços.

Durante o evento, eles conversaram com alguns campuseiros e aprenderam a ter um monte de perfil nos mais descolados sites das Mídias Sociais. Tiveram ajuda de blogueiros, designers, programadores e afins para aprender a abrir um blog, mexer no Twitter, fazer um folder, montar portifólio virtual, enfim, divulgar o seu trabalho no mundo online.

Todos ganharam equipamentos CCE e aquele que melhor desenvolveu sua presença online durante a semana, o artesão, ainda levou um bônus de R$ 3000,00. Prêmios também foram sorteados entre os campuseiros que se dispuseram a ajudar os desconectados.

A ação pareceu interessante à primeira vista, uma vez que mostrou que conectar-se não é tão complicado assim. Talvez não mostrou isso às pessoas certas (uma vez que a divulgação da ação ficou por conta de blog no Posterous, Twitter, Flickr e outras redes para pessoas minimamente conectadas), mas teve uma intenção legal. Se a CCE tiver bala na agulha, é uma ação para ser levada para fora da Campus Party e executada na raça com diversos pequenos empresários, artistas começando, ONGs, em acordos com Sebrae, selos e gravadoras pequenas, outras ONGs e até com um Criança Esperança da vida. Se ficar só na Campus Party, ficamos com aquela sensação de que é pouco. Tire você mesmo as suas conclusões no site da campanha.

Agora, se um dos ex-desconectados incrementar consideravelmente as vendas, as encomendas ou o reconhecimento por causa desta primeira experiência com a Internet, o esforço terá valido à pena pelo espírito da inclusão digital, mesmo que num universo micro (e ainda que, talvez, não aumente em nada as vendas da CCE). Aos novos conectados, deixo a recomendação: só não vale sair por aí dizendo que é Especialista em Social Media =)

Campus Party 2010 | Mais fotos

Cheguei na Campus Party novamente e, depois de uma circulada, atualizei nosso álbum de fotos.

O painéis e debates continuam disputados, mas eu estou de olho mesmo é no campeonato de Street Fighter que está rolando aqui do lado. OK, vou ficar quieto e trabalhar.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Tendências duvidosas #1: o dirigível de controle remoto

Então nossos amigos do marketing recebem aquele brochure bonito da Campus Party e decidem que, sim, vão pagar uma pequena bagatela para estarem presentes como marca no evento. Brifam suas agências (ou não) a respeito de uma ação moderna e descolada para este público geek e antenado.

Aí alguém pensa: vamos levar o ápice da tecnologia. Mas é muito caro.

Então outro pensa: vamos levar uma tecnologia razoavelmente barata, mas que seja simpática.

Eis que surge o dirigível de controle remoto, exibido pela primeira vez aqui na Campus Party pelo Windows SkyDrive.

E então surge um segundo… o do Mercado Livre.

Depois que os organizadores das distintas, porém idênticas, ações se descobrirem, resolveram que cada balão ficará em um canto da enorme Arena da Campus Party.

Não duvido que o pessoal que organizou o terceiro dirigível esteja agora ligando desesperadamente para o cliente para propor algo mais criativo. Talvez sortear estes dirigíveis seja uma excelente solução. Eu gostaria!

Campus Party 2010 | Fotos do 1º dia

Ontem, depois da primeira circulada pela Campus Party, a percepção é a mesma dos outros anos: no primeiro dia não acontece nada, só um monte de filas e pessoas tentando se instalar. Nenhum painel ou apresentação estava marcada, e na área Expo, além das peças interativas e tecnológicas, o mesmos stands tediosos de sempre.

A disposição da Campus Party, bem diferente do ano passado, deixou o lugar mais bonito e arrumado, mas a burocracia aumentou. Agora tem fila até pra sair, com todo mundo mostrando os notebooks e passando (duas vezes!) por detectores de metais.

Hoje começa a agenda de painéis e conferências, confira a programação completa. O destaque certamente é a apresentação “A Arte de Enganar” de Kevin Mitinick, nome que comumente segue da descrição “o hacker mais famoso do mundo”.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Campus Party 2010: Barraca de Madeira

Já devidamente instalados na Campus Party 2010, vamos começar logo mais nossa investigação pela área Expo do evento. É lá que as marcas (não os participantes) fazem a festa, mas geralmente sem tanta criatividade como gostaríamos.

É por isso que chama a atenção uma pertinente ação realizada na área de camping, onde geralmente o que se vê é “apenas” um mar de (desconfortáveis) barracas azuis da Telefonica.

Trata-se de uma barraca ecologicamente correta, instalada pela loja online de móveis Meu Móvel de Madeira. Com madeira certificada, o local traz um frigobar, TV LCD de 32 polegadas, computador, ventilador, roupão e uma confortável cama com travesseiro. E sem esquecer, é claro, das tomadas e conexão com internet.

Comparada a uma barraca padrão da Campus Party, é um luxo invejável, só disponível para aqueles que ganharem uma das seis diárias. Para tentar a sorte, é preciso seguir o perfil @moveldemadeira no Twitter e responder perguntas , cujas respostas estarão no site meumoveldemadeira.com.br

A criação é da Espalhe.

Barraca Madeira Campus Party

Barraca Madeira Campus Party

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Campus Party 2009: Uso de mídias sociais na publicidade

Como eu avisei na semana passado, rolou ontem na Campus Party o painel “Uso de mídias sociais na publicidade”, com a participação de Marcelo Tripoli (iThink), Lucas Mello (LiveAD), Mentor Muniz Neto (Bullet) e Gustavo Fortes (Espalhe).

A área CampusBlog ficou lotada, com o Livestream comendo solto no telão. O papo foi bem bacana, bem equilibrando, com concordâncias e discordâncias, e colocando até novos insights nesse tema tão atual e até polêmico algumas vezes.

No vídeo abaixo você pode assistir o debate na íntegra, gravado e disponibilizado gentilmente pelo pessoal da iThink. E não ligue se parecer que estamos falando gritando, é que lá o som estava baixo e ainda no meio da multidão de vozes que é a Campus Party. Assista e comente.

| Via iFound

Campus Party Brasil 2009

Na próxima segunda-feira, dia 19, começa a 2ª edição da Campus Party Brasil, que dessa vez vai acontecer no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo. E assim como no ano passado, além das áreas Astronomia, Games, Modding, Robótica, Simulação, Design, Fotografia, Música, Vídeo, Desenvolvimento e Software Livre, teremos a Campus Blog.

A Campus Blog conta com uma extensa programação de oficinas, painéis e palestras. Na quarta-feira, dia 21, as 15h20, serei moderador de um debate intitulado “Uso de mídias sociais na publicidade”, com a participação de Marcelo Tripoli (iThink), Lucas Mello (LiveAD), Mentor Muniz Neto (Bullet) e Gustavo Fortes (Espalhe).

Então fica o convite, apareça por lá. Vale conferir também outras apresentações da Campus Blog. Dê uma olhada na programação completa aqui.

Quem quiser participar da Campus Party 2009, deve se cadastrar no site do evento. O ingresso custa R$ 150,00, e dá acesso a todas as áreas durante toda a semana.