The Hive Awards vai premiar os heróis desconhecidos da internet

The Hive Awards

A indústria de comunicação está lotada de premiações e festivais, então você se perguntaria porque alguem criaria mais um tipo de prêmio. A International Award, mesmo grupo por trás do New York Festival, também se perguntou isso, mas encontrou uma boa resposta: reconhecer todas aquelas pessoas que trabalham nos bastidores e raramente recebem crédito.

Essa é a proposta do Hive Awards, premiar os “heróis desconhecidos da internet”: programadores, coders, designers de usabilidade, estrategistas de conteúdo, arquitetos de informação, planejadores, etc. Ou seja, toda a galera que fica longe do glamour dos grandes festivais.

O Hive Awards ainda dividiu as categorias por indústrias, “porque o cara de conteúdo de um site de entretenimento sempre vai ser muito mais sexy do que o cara de conteúdo de um site de seguros”.

Qualquer um que tenha participado de um projeto de internet pode se inscrever até o dia 31 de janeiro, mas a participação é paga. Resumindo, vamos premiar os “heróis desconhecidos”, mas não existe almoço grátis.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

TEDx São Paulo: Liveblog

TEDxSP Brainstorm #9 Live

Estamos aqui no TEDx São Paulo, que começou hoje de manhã e vai até o fim do dia. Acompanhe a nossa cobertura ao vivo, com comentários e pequenos vídeos das apresentações, em tedx.brainstorm9.com.br.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

6o. Ciclorama

ciclorama

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, a ECA Jr. organiza a semana de palestras de comunicação integrada da ECA-USP intitulada Ciclorama. Este ano, o evento é gratuito. Para mais informações, visite o blog da agência júnior.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

A conversa com a Goodby, Silverstein Partners no NBC 2009

Ao final do NBC 2009, nesta quarta-feira, os editores do Brainstorm #9 bateram um bom papo com Mike Geiger e William MacGiness, diretores de criação interativos daquela que deveria ter sido a Agência do Ano em Cannes Lions 2009, mas foi garfada por um regulamento injusto e jurássico.

OK, mas a Goodby, Silverstein & Partners ainda pode se gabar de ser uma agência (que era) tradicional reconhecida hoje como uma gigante no universo digital. Até por isso, ficou com o título de Agência Interativa do Ano no festival, somando três Titanium’s e mais uma dezenas de Leões.

Goodby NBC 2009

A palestra de Geiger e MacGiness não trouxe nenhuma novidade. Apresentaram uma série de cases premiados, conhecidos de pelo menos 80% da plateia. [Veja o que já postamos sobre os trabalhos da GSP aqui no Brainstorm #9]. Todo mundo esperava mais do que isso, até que mostraram um novo trabalho, ainda em desenvolvimento, para a HP. O “Summit On The Summit” é um projeto de cunho social e ambiental que pretende mostrar que mais de 1 bilhão de pessoas não tem acesso à água potável.

A ideia é oferecer um #tripstreaming de pessoas desafiadas a escalarem o Monte Kilimanjaro. Durante a viagem, esse influenciadores globais discutirão o problema e as soluções para a crise da água, convocando a participação da audiência com apoio e doações.

Assim como o Kilimanjaro, o site terá 6 mil metros de altura, transformando a sua barra de rolagem em um. O “Summit On The Summit” estreia na semana que vem, e a escalada terá início em janeiro de 2010.

Goodby NBC 2009

Com o fim da palestra, Mike Geiger e William MacGiness sentaram ao lado de Cris Dias, Daniel Sollero, Luiz Yassuda e Rodrigo Zannin para conversar sobre o dia a dia de uma agência como a Goodby, Silverstein & Partners. Você pode pensar que direi isso apenas porque estávamos participando, mas foi o momento mais interessante do dia, por um simples motivo: conversa real, sem superlativos, sem video-cases, sem falar apenas do consagrado.

Mais do que discutir os conhecidos cases, as perguntas buscaram entender aquilo que o mercado todo se pergunta: modelos de trabalho e os cases de fracasso que ninguém fica sabendo.

Geiger e MacGinnes contaram do processo demorado de digitalização da agência, que demorou cerca de 5 anos para atingir um bom nível. Além disso, mostraram que não existe um modelo de núcleo, setorzinho e contratações de profissionais a torto e a direito.

Goodby NBC 2009

A Goodby trabalha em um esquema parecido com a indústria de cinema, com profissionais e especialidades contratadas de acordo com a demanda de cada projeto, aliados com a terceirização de processos e produções específicas.

Os dois diretores de criação ainda falaram sobre as dezenas, centenas de trabalhos comuns para clientes que fazem parte do cotidiano de qualquer agência, e que a Goodby também não foge a regra. Em 2008, a Goodby fez cerca de 160 sites, para “apenas” 5 serem premiados e com representatividade no mercado.

Ao serem perguntados sobre a publicidade digital no Brasil, a dupla comentou que acompanha o que acontece por aqui, já que o trabalho de comunicação na internet é global. As agências digitais brasileiras que mais se destacam, na opinião de Geiger e MacGinnes, são a Gringo e o Grupo W. O que eles não sabiam, é que o Grupo W é do México, e não do Brasil.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Brainstorm #9 no NBC 2009

NBC 2009

Amanhã começa em São Paulo, no auditório da FAAP, o NBC 2009. É a segunda edição do fórum que reúne diferentes profissionais e disciplinas para conversar sobre práticas inovadoras de comunicação e criação de marca.

No primeiro dia tem uma cambada de gente legal, como diretor de planejamento da Big Spaceship, diretor da KesselsKramer, pessoal da Nokia, etc. E a cada fim de período, terá um painel com os palestrantes chamado “Other Vision + Talk”.

Por isso mesmo que no dia 21, quarta-feira, os Brainstormers (Zannin, Yassuda, Sollero, Cris Dias e eu) participarão de um debate com os palestrantes da tarde, a partir de 17h40. Entre os caras da nossa roda estão Mike Geiger e William MacGiness, diretores de criação da Goodby Silverstein & Partners, Benjamin Palmer, CEO da Barbariam Group, Matt Smitt, fundador da The Viral Factory.

Depois transformaremos isso em um post, ou em um vídeo, ou nos dois. Dá uma olhada na programação completa aqui.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

CLIO Awards 2009: Obama e Whopper Sacrifice levam Grand CLIOs

Obama levou seu primeiro prêmio publicitário na última noite, ganhando Grand CLIO, prêmio máximo, na categoria Integrated do CLIO Awards 2009, que completa 50 anos. Já é uma grande pista do que pode acontecer em Titanium no Cannes Lions, mês que vem.

Na mesma categoria, a campanha “I’m a PC” da Microsoft levou prata, e o “Routan Baby” da Volkswagen, ouro. Veja todos os ganhadores de Integrated aqui.

Já na categoria Interactive, o Grand CLIO foi para “Whopper Sacrifice”, aplicativo de Facebook do Burger King. “Now Widget” da Sprint e “Wario Land: Shake It” da Nintendo ganharam ouro. As 12 câmeras do Radiohead ficaram com prata.

Alguns bronzes foram para “Balloon Race” da Orange, “Hotel 626″ de Doritos, o excel animado do AC/DC, o viral “Bike Hero” e a ação para “Gears of War 2″. Confira todos os vencedores de Interactive aqui.

E como eu disse em um post anterior, o Grand CLIO de Print já era bola cantada. Foi para a campanha de Alka Seltzer da CLM BBDO. Veja todos. Falta ainda sabermos os ganhadores na categoria Film, que serão revelados hoje.

Wave Festival 2009

Wave Festival 2009

De 11 a 13 de maio, vai acontecer no Rio de Janeiro a segunda edição do Wave Festival, evento realizado pelo Grupo M&M para premiar o melhor da publicidade na América Latina.

E o Brainstorm #9 entra como parceiro para trazer bom conteúdo desse grande encontro da propaganda de sangue latino, quem além de prêmios vai distribuir conhecimento com uma extensa programação de seminários e debates.

Diversos painéis me interessam muito, mas um em particular já anotei na agenda para não perder de jeito nenhum e cobrir aqui no blog: a apresentação de Mike Harris da T.G.A. de San Francisco, que vai contar tudo sobre o desenvolvimento do case de “Halo 3″.

Para os interessados em participar, a programação completa e formulário de inscrição estão disponíveis no site do Wave Festival 2009. Se quiser ir sem colocar a mão no bolso, pode tentar ser o primeiro do ranking no game testesualatinidade.com.

Já para as agências e produtoras, vale avisar que o prazo final para a inscrição de peças foi prorrogado para o dia 27 de abril.

Hoje no Seminário Info 2009

Seminário Info 2009 de Mídias Sociais, onde a tarde participo de um painel chamado “As experiências brasileiras com o Twitter”, ao lado de Edney Souza da Pólvora! Comunicação, Marcelo Tripoli da iThink e Gabriel Klein da DW Comunicação.

Os posts por aqui, se rolar, serão meio lentos. Qualquer coisa estou no Twitter.

XLIII Super Bowl: Pepsi Max

Dois da Pepsi Max para o Super Bowl, mostrando o refrigerante como um diet dedicado ao público masculino.

O primeiro mostra alguns caras aguentando as pancadas mais absurdas, e ainda assim dizendo “I’m Good”. Já o segundo, “Ingredients”, também diverte, mas é um estilo narrativo idêntico a ótima e recente campanha de Bavaria Premium aqui no Brasil.

Criados pela TBWA\Chiat\Day, com produção da The Mill e Epoch Films. Divertidos.

| I’m Good

| Ingredients

XLIII Super Bowl: Da TV para internet e celular

Com crise ou sem crise econômica, o intervalo comercial do Super Bowl continua disputado, e claro, cada vez mais caro. São 100 mil dólares por segundo, que serão gastos por 17 marcas diferentes no dia 1 de fevereiro.

Empresas que praticamente viraram tradição no Super Bowl, como Fedex, General Motors e Garmin, não anunciarão neste ano, mas aquelas que compraram espaço pretendem aproveita-lo de maneira como nunca feita antes.

A idéia é tentar estender o contato com os espectadores na internet e mobile. Grande parte dos comerciais, por exemplo, chama para uma promoção online, hotsite, rede social ou até aplicativos de iPhone.

A Pedigree vai anunciar pela primeira vez um filme de 30 segundos no maior acontecimento esportivo norte-americano, mas espera que cerca de 4 milhões de pessoas acessem o site da marca para assistir uma versão estendida do comercial, mais making of e baixar o aplicativo “Shake and Bark”, que “late” quando o iPhone é sacudido.

Monster.com colocou em seu comercial do Super Bowl uma promoção através de SMS. Já a CareerBuilder, além do site anonymoustipgiver.com, desenvolveu um aplicativo estilo presente virtual para Facebook.

O que se percebe, é que não dá mais para gastar tanto com alguns segundos na TV e deixar por isso mesmo. É preciso tentar estabelecer um relacionamento mais duradouro com as pessoas, e para isso, nada mais propício do que o ambiente digital.

Nos próximos posts (e dias), publicarei alguns dos comerciais mais interessantes que serão veiculados no XLIV Super Bowl. O “Tips” da CareerBuilder você já viu aqui, e “Avatar” da Coca-Cola aqui. Sem esquecer da campanha de Doritos.

| Com Forbes e NYT

Campus Party Brasil 2009

Na próxima segunda-feira, dia 19, começa a 2ª edição da Campus Party Brasil, que dessa vez vai acontecer no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo. E assim como no ano passado, além das áreas Astronomia, Games, Modding, Robótica, Simulação, Design, Fotografia, Música, Vídeo, Desenvolvimento e Software Livre, teremos a Campus Blog.

A Campus Blog conta com uma extensa programação de oficinas, painéis e palestras. Na quarta-feira, dia 21, as 15h20, serei moderador de um debate intitulado “Uso de mídias sociais na publicidade”, com a participação de Marcelo Tripoli (iThink), Lucas Mello (LiveAD), Mentor Muniz Neto (Bullet) e Gustavo Fortes (Espalhe).

Então fica o convite, apareça por lá. Vale conferir também outras apresentações da Campus Blog. Dê uma olhada na programação completa aqui.

Quem quiser participar da Campus Party 2009, deve se cadastrar no site do evento. O ingresso custa R$ 150,00, e dá acesso a todas as áreas durante toda a semana.