Beber e dirigir: a mesma música de sempre

Determinadas mensagens soam como discos riscados, que ficam se repetindo como se não conseguissem ir além daquilo. Foi essa a abordagem escolhida pela Association Victimes et Citoyens para falar sobre a combinação de álcool e direção, mostrando que não importa o quanto as pessoas pensem que o final será diferente: será sempre a mesma música, repentindo-se infinitamente.

O filme “The Same Old Song” mostra um disco tocando “músicas” facilmente identificáveis: uma festa, o barulho de copos e garrafas, a porta de um carro se fechando, o motorista dirigindo, o acidente, resgate e o final infeliz. De acordo com a Association Victimes et Citoyens, são 925 mortes ao ano em decorrência de acidentes causados por quem bebe e dirige.

É um jeito simples e forte de se passar uma mensagem que, infelizmente, precisa continuar sendo repetida muito mais vezes.disco

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Barris de Bourbon viram meio de transporte em filme da Woodstock

Em Woodstock, no estado do Kentucky, a maioria dos habitantes decidiu trocar seus carros e caminhões por uma alternativa de transporte, digamos, mais sustentável: barris de Bourbon. Pelo menos na imaginação dos criativos da agência CumminsRoss, que retrataram esta ideia no filme de uma bebida chamada Woodstock, da Asahi Premium Beverages.

How We Roll foi produzido para o mercado australiano, segundo o AdWeek, razão que talvez justifique a visão caricata dos habitantes da cidade – na verdade, Lebanon Junction, e não Woodstock -, retratados como um bando de caipiras espertos.

Uma locução, no final, diz que “Em Woodstock, Kentucky, descobrimos que quanto mais rolamos barris de carvalho americano, melhor será o sabor do Bourbon”.

woodwood1wood2wood3

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Frank The Man

“Frank Sinatra era um cara. Não, ele era “o cara”. E ele amava Jack. Não Jackie, Jack, como em Daniel’s… “

É assim que começa o novo filme da Jack Daniel’s para o uísque Jack Daniel’s Sinatra Select. Lançado inicialmente como uma edição limitada em 2012 – nós mostramos o projeto aqui -, encontrado primeiro em lojas duty-free ao redor do mundo, depois em estabelecimentos selecionados, a marca planeja uma distribuição maciça nos Estados Unidos até junho. A meta é dar início às comemorações do centenário do artista, em 2015.

Frank The Man faz parte de uma campanha orçada em US$ 2.3 milhões. A criação é da Arnold Worldwide, com produção da Elastic Pictures. A narrativa volta no tempo para lembrar quando Frank Sinatra foi apresentado ao seu companheiro de palco favorito por Jackie Gleason.

Uma homenagem merecida a um artista que não era só A Voz, mas também “o cara”.

sinatra

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Com um carro de vidro, Johnnie Walker alerta sobre os perigos de beber e dirigir

Todo mundo sabe que álcool e direção não combinam, mas ainda assim, muitos preferem ignorar os perigos desta combinação. A Johnnie Walker, então, resolveu criar uma campanha de conscientização, propondo que os fãs da marca assinem um pacto se comprometendo a não beber e dirigir. Para divulgar a iniciativa #ImNOTdriving, a Iris, de Cingapura, e o diretor Russell Appleford assinam The Glass Car, filme em que o principal destaque é um carro de Formula 1 feito de vidro.

O veículo, criado com CGI, é o resultado da combinação de 1750 copos de uísque. Tão frágil quanto belo, o Vodafone McLaren Mercedes de vidro protagoniza uma das sequências mais incríveis – e ao mesmo tempo bela e assustadora – da publicidade nos últimos tempos, quando o carro é completamente destruído. São 300 quadros por segundo, resultando em um arquivo de 100 gigabytes que levou quase uma semana para ser renderizado.

A campanha conta com o apoio do piloto Mika Häkkinen, embaixador da Johnnie Walker, que diz: ”Ficar no controle é o que importa nas corridas. Decisões de frações de segundo são a diferença entre terminar em primeiro e terminar em último, ou simplesmente não terminar. The Glass Car é um poderoso lembrete de quão facilmente os nossos sonhos podem se partir”.

No Facebook, a Johnnie Walker quer atingir a meta de 1 milhão de comprometimentos de sobriedade. Em troca, a marca vai oferecer um milhão de quilômetros de caronas para os fãs da marca ao redor do mundo.

1
2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Série reúne comidas e bebidas famosas da cultura pop

Federico Mauro é um designer italiano que teve uma ótima sacada quando iniciou um projeto pessoal reunindo itens icônicos relacionados com a cultura pop. Óculossapatos, guitarras, armas, lâminas…. teve até uma edição especial dedicada aos objetos famosos de Breaking Bad. Todas estas peças, reunidas aqui e ali, acabaram chamando atenção para o diretor de arte, que de uma forma muito simples conseguiu mexer com a memória afetiva de muita gente. E o projeto continua, desta vez com Famous Food & Drinks.

Desta vez, Federico Mauro nos conquista pelo estômago, reunindo algumas delícias (ou não) da ficção. A maçã de Branca de Neve, os donuts de Homer Simpson, os bombons de Forrest Gump, o creme brulée de Amélie Poulain, as lembas de O Senhor dos Anéis… Tem também as bebidas… O Cosmopolitan, de Sex and the City, o milk-shake de Pulp Fiction… mas tem também o cérebro de Hannibal e os ovos de Violência Gratuita.

A lista ficou bem bacana, mas não teve como não perceber a ausência do Dry Martini. Batido, não mexido.

federico23

federico05

hd_cccbda1402b2d71f4b46f7656b793885

federico19
federico14
hd_dc9657c736a748fec55e78c01deff4b0
hd_938085971cca70eb0b5378a7b74a7931
hd_db8a0b330d68937d6e467048fdf1d22a
federico02
federico20
federico25
hd_bbd858f4c2979db2beb9aee2ea3abcad
federico10
federico28
federico21
federico01
federico09

 

hd_a892974b49bfbdcda66ff8243a7e9683
federico11
federico13
hd_b89d41066fcf6aa811afe34c6abf9dbb
hd_b2d01e39286b96b9029f0b2f0577d22f
federico07
federico04
federico26
federico17
hd_ddf75ee334c64f93d344fc7a20e3df70
federico22
federico03
hd_e68b4009c9ddd3ff976f93b0654a7b05
federico06
hd_ec88d582489aaa9997ac77e784ffc0e7
federico18
federico08
federico12
hd_e0a16afbf4804940e6121211f080f58e
federico16
hd_bd317d3017d624ff92e51d97a88076b9

federico24

federico15
federico27
hd_c1bdf814d452ee3810fa08152d7eda69

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Campanha lembra que se você beber até cair, pode virar alvo de pegadinhas

Quando se pensa em campanhas sobre o consumo de bebidas alcóolicas com responsabilidade, talvez lhe venha a mente uma linguagem dramática ou professoral. É quase sempre o tom utilizado, seja pelas próprias marcas ou por instituições sociais.

A cerveja Steinlager, da Nova Zelândia, resolveu abordar o assunto com bom humor. Lembra que se você beber até cair, pode virar alvo de pegadinhas dos amigos e amanhecer com desenhos em locais inesperados. Mesmo que você seja apreciador da arte, provavelmente não quer ver acontecer no seu corpo.

A assinatura do comercial, “Be the artist, not the canvas”, lembra que os artistas são aqueles que bebem com moderação.

A criação é da DDB.

Steinlager

Steinlager
Steinlager
Steinlager

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Johnnie Walker rejuvenesce o slogan “Keep Walking” em nova campanha

Deixando de lado o tom clássico de seu histórico de comunicação, a Johnnie Walker busca rejuvenescer a marca com uma nova campanha. O tradicional “Keep Walking” continua, mas agora com uma linguagem que poderia estar num comercial da Nike, por exemplo.

O filme representa a voz do futuro, daqui 5 anos, falando com o espectador, em um texto que incentiva a busca de sonhos, não importando quais sejam as dificuldades enfrentadas hoje. A mensagem é direcionada a jovens em começo de carreira, com um emprego ainda não ideal e talentos não descobertos, afirmando que tudo fica bem pra quem persevera.

A trilha sonora techno é outra pista dessa mudança de postura da marca, “Pursuit” do Gesaffelstein. Fica a dúvida se o comercial trata-se de um investimento específico, ou se esse será o tom global daqui em diante.

Criação é da BBH, que conta com cenas filmadas em São Paulo.

Johnnie Walker

[ATUALIZAÇÃO]

Versão em português, adaptada pela Neogama. Dica do leitor Matheus Franceschi.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Uma cancela de estacionamento que só abre para motoristas sóbrios

Nas mais comuns cancelas de estacionamentos mundo afora, você insere o cartão ou apertão o botão e pronto, passagem liberada. Já na Bélgica, o item foi transformado em barreira de motoristas embriagados.

Trata-se de uma ação da ONG Responsible Young Drivers, realizada em uma das mais tradicionais casas noturnas de Bruxelas. Ao sair do estacionamento, os motoristas deveriam assoprar no bafômetro, e a cancela só abria se o nível de álcool estivesse abaixo do limite máximo permitido.

Segundo informações da campanha, 90% dos motoristas passaram no teste – pois sabiam que não poderiam sair do local – outros 10% deram a direção para um amigo sóbrio ou dormiram no estacionamento.

Criação da Publicis Brussels.

Responsible Young Drivers: The alcohol barrier
Responsible Young Drivers: The alcohol barrier
Responsible Young Drivers: The alcohol barrier

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Trooper: A cerveja do Iron Maiden

Umas semanas atrás eu falei sobre a estreita relação entre bebidas e bandas de rock. O assunto era o lançamento da cerveja da AC/DC.

Para provar que um raio pode cair milhões de vezes no mesmo lugar, ontem medeparei com mais um dinossauro do rock anunciando – adivinhem – a chegada da sua cerevja. Desta vez é o Iron Maiden.

Talvez inspirados por uma parte da letra “My body’s numb and my throat is dry”, a cerveja ganhou o nome de Trooper.

Para os fãs de plantão a boa nova é que a espera não deve demorar muito. Em maio a cerveja já deve estar a venda. Já tem um site ironmaidenbeer.com e um video com o próprio Bruce Dickinson explicando o conceito da coisa toda. Up the Irons. And Cheers.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Campanha passa mensagem de bebida com moderação borrando “Django Livre” nos cinemas

Na estreia de “Django Livre” na Espanha, a cerveja Corona inventou uma ação em conjunto com a Sony Pictures. Os créditos iniciais do filme apareciam borrados, criando tensão entre os espectadores que se perguntavam se era 3D ou um defeito.

Depois de 1 minuto e meio, a sacadinha se revelava: “Beba com responsabilidade”.

É difícil compreender como uma coisa se conecta com a outra, além da mera intenção de produzir uma pegadinha publicitária e a esperança que viralize na internet. Nunca é ruim tentar passar uma mensagem de responsabilidade social, é claro, mas melhor seria se nesse caso ela realmente tivesse algum contexto com o filme.

Criação da JWT de Madrid.

Django

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Seu nome é Jack

Este é o texto de Legend, comercial da Arnold para a Jack Daniels:

“Ele participou de incontáveis gravações de discos legendários. Foi o braço direito de Frank Sinatra. Tocou com alguns dos maiores nomes do rock n’roll. Esteve no CBGB, em 77, na Sunset Strip, em 81. Está em turnê desde 1866 e continua forte ainda hoje. Seu nome é Jack.”

É a coisa mais simples do mundo: uma narração que acompanha imagens icônicas de grandes artistas, mostrando que o uísque esteve presente em alguns dos principais momentos da história da música. Apesar da simplicidade, tem um enorme apelo emocional.

FrankSinatra6

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

AC/DC. Ou antes da cerveja e depois da cerveja.

A frase clássica é sexo, drogas e rock and roll. Mas ninguém estranharia se no meio da combinação também aparecesse algum tipo de bebida.

É só pegar a lista de exigências de qualquer bandinha pra ver: tem sempre algum whisky, vodka ou cerveja (quando não são todos juntos) incluídos. E já que eles andam sempre juntos, por que não oficializar logo a união?

Claro, a ideia é tão óbvia que muita gente já pensou nisso. Seguindo os passos da Bastard Lager do Motorhead, e da Kiss Destroyer, para citar só alguns, o AC/DC acaba de ganhar a sua própria cerveja: AC/DC Beer

“German Beer. Australian hardrock”, como diz o conceito. Agora é só escolher a trilha certa para beber a sua. Como os próprios caras do AC/DC já disseram muito bem, eu iria de “Have a drink on me”.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Como nossos filhos nos veêm quando bebemos?

Criado pela Euro RSCG Helsinki para a ONG Fragile Childhood, esse comercial mostra que monstros podem se transformar em realidade para muitas crianças. E essa ameaça surge dentro de casa.

Um filme poderoso, que me lembrou também a ótima campanha impressa da Save The Children premiada em Cannes esse ano.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement