Johnnie Walker rejuvenesce o slogan “Keep Walking” em nova campanha

Deixando de lado o tom clássico de seu histórico de comunicação, a Johnnie Walker busca rejuvenescer a marca com uma nova campanha. O tradicional “Keep Walking” continua, mas agora com uma linguagem que poderia estar num comercial da Nike, por exemplo.

O filme representa a voz do futuro, daqui 5 anos, falando com o espectador, em um texto que incentiva a busca de sonhos, não importando quais sejam as dificuldades enfrentadas hoje. A mensagem é direcionada a jovens em começo de carreira, com um emprego ainda não ideal e talentos não descobertos, afirmando que tudo fica bem pra quem persevera.

A trilha sonora techno é outra pista dessa mudança de postura da marca, “Pursuit” do Gesaffelstein. Fica a dúvida se o comercial trata-se de um investimento específico, ou se esse será o tom global daqui em diante.

Criação é da BBH, que conta com cenas filmadas em São Paulo.

Johnnie Walker

[ATUALIZAÇÃO]

Versão em português, adaptada pela Neogama. Dica do leitor Matheus Franceschi.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Johnnie Walker “ressuscita” Bruce Lee em comercial

Depois de Audrey Hepburn, Bruce Lee é a mais recente personalidade a ser ressuscitada pela publicidade. O lutador, feito em computação gráfica, estrela o comercial “Game Changer” de Johnnie Walker.

Criado pela BBH e produzido pela The Mill para o mercado chinês, o filme obviamente é polêmico. Apesar da autorização dada pela filha de Bruce, Shannon Lee, existe muita reclamação por ser um comercial de bebida alcóolica. Os comentários no perfil do diretor responsável, Joseph Kahn, falam em desrespeito ao legado do mito, que não ingeria álcool e que, aqui, parece comparar água com whisky.

Kahn se defende, dizendo que se trata de um filme inspiracional, com uma metáfora sobre a vida, e que Bruce Lee não cita e nem segura um copo de Johnnie Walker. “Isso é uma escultura numa mídia diferente, paga por um igreja diferente”, afirmou o diretor.

Bruce Lee

Personalidades consideradas ilibadas em comerciais geralmente causam problema, vide o recente caso Tom Zé + Coca-Cola, quando estão mortas então, a situação se agrava. A publicidade costuma ser demonizada pelo público, e nada pode garantir que tal celebridade aceitaria colocar sua voz e rosto para vender qualquer coisa que seja.

Comentei isso quando a Citroën usou Marilyn Monroe e, pior, John Lennon para promover seus automóveis. Legado com prazo de validade, que perde mais ainda o sentido por se tratar de alguém notoriamente anti-establishment.

Dito isso, tem algo que me incomoda ainda mais nesse comercial do Bruce Lee. Vocês realmente compraram esse CGI? Parece um boneco. Cinema e games já fizeram muito melhor.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

? The Walkers: Cris do Morro

Recentemente, Johnnie Walker realizou um concurso de curta-metragens, nomeado “The Walkers”, que desafiou os cineastas participantes a colocar em exposição seus olhares sobre situações que evidenciassem o conceito de “seguir em frente, caminhar”, principais valores da marca.

Foram escolhidos sete blogs brasileiros para divulgar os curta-metragens vencedores, e a campanha foi muito bem pensada para que o conceito da marca não se perdesse. Cada blog divulgou um dos vídeos, além de postar um banner que direcionava o navegante para outro blog, com o próximo vídeo premiado. Dessa forma, criamos uma espécie de corrente, que fez com que assistir o vídeo não fosse uma tarefa entregue de bandeja, pois o usuário teria que largar a passividade e persistir para ver o próximo curta, sempre remetendo ao conceito “Keep Walking”.

Johnnie Walker

Essa com certeza foi uma campanha que enquadrou todos os mínimos detalhes ao branding de Johnnie Walker, pois fez com que fossem alterados os comportamentos dos leitores, que em tempos atuais esperam que tudo venha muito fácil por meio da internet.

Um dos vídeos premiados foi “Cris do Morro”, que você pode ver no topo desse post. Escolhemos esse para publicar pois, contando fatos reais, expõe que há outras maneiras de prosseguir e acreditar no sonho sem se desviar para o caminho errado.

Veja como a ação fluiu pelos blogs, com o exemplo do blog TRETA, clicando em http://bit.ly/108XFpH

Johnnie Walker

————————————————————————————————————————————————————-
[Esse post é trazido a você por Johnnie Walker. Texto de responsabilidade do anunciante.]
Publieditorial

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie