República Popular do Corinthians [Video-Case]

A campanha República Popular do Corinthians da Nike, que publicamos aqui em agosto passado, ganhou o prêmio “Idea of the Year”, promovido entre os mais de 140 escritórios da Saatchi & Saatchi pelo mundo.

O case ficou na frente de outros famosos, como “Friend Recovery” da cerveja Andes, empatado em 2º lugar com “Welcome Back” da T-Mobile.

E eu estou contando isso não apenas para falar – mais uma vez – nesse blog do time mais importante do país, e também não só porque isso é uma boa credencial para a campanha em Cannes Lions desse ano, mas principalmente como desculpa para publicar o video-case abaixo.

A F/Nazca conta que a campanha gerou R$ 13 milhões em mídia espontânea.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


O banner perfumado da Natura

Para divulgar a nova fragrância de seu perfume Kaiak, a Natura criou um banner com cheiro. Dois segundos para você imaginar como isso funciona…. 1… 2…

Pois é, não é desse jeito que você pensou não. Em uma parceria com 15 lan houses pelo Brasil, foi instalada uma traquitana que faz o banner “sair” da tela com uma amostra do perfume.

No vídeo-case abaixo, sob medida para Cannes, você pode ver a ação acontecendo e a reação das pessoas. A criação é da ID\TBWA.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


O anúncio morreu. Longa vida ao anúncio.

Não, antes que eu seja execrado já vou logo falando. Não tenho nada contra internet, redes sociais, novas tecnologias e formas de impactar o consumidor nem nada do gênero. Muito pelo contrário. Mas achei nesse case uma bela (e construtiva) crítica à febre do integrado-facebokado-redesocializado-360ado-nuncadantesrealizado que assola alguns criativos e agências no momento. Basta ver qualquer apresentação de case para entender como na busca do diferente as coisas – por mais absurdo que pareça – acabam ficando iguais.

Na minha humilde opinião, as coisas ainda continuam divididas em duas categorias: boas ou ruins. Seja no meio ou na mída que for. Freud disse uma vez que às vezes um charuto é apenas um charuto. E, aqui entre nós, às vezes um anúncio também pode ser um belo anúncio e resolver o problema.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Mercedes-Benz SLS AMG | Tunnel Experiment [Video-Case]

Mercedes-Benz Tunnel Experimente Case

No video-case abaixo, a agência alemã Jung von Matt/Alster conta o case criado para o relançamento do clássico SLS AMG da Mercedes-Benz.

A estratégia, baseada na assinatura “Is it still a car?”, envolveu uma campanha voltada para o ambiente digital, incluindo o misterioso filme do carro andando pelas paredes de um túnel, pilotado por Michael Schumacher.

O video-case em si tem um personagem, Hans Herrmann, piloto alemão de Fórmula 1 na década de 1950. A presença dele na história é para mostrar que a iniciativa tinha como foco um público amplo, e mostra Herrmann navegando no site do carro, Facebook e YouTube.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


WhopperFace | Vídeo-Case

WhopperFace Burger King

No final do ano passado, mostramos aqui a ação do Burger King em São Paulo que estampou a foto dos clientes na embalagem do sanduíche.

Agora a Ogilvy revelou o vídeo-case (em inglês) da ação, batizada de WhopperFace, que registra principalmente a reação das pessoas ao receberam a surpresa. Cannes?

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Template de vídeo-case

Template Video-Case

Há quase 1 mês, um vídeo do jornalista e roteirista de comédia Charlie Brooker da BBC está entre os mais vistos na internet, entrando inclusive no nosso ranking semanal de virais.

É uma reportagem que ensina como fazer reportagens. Uma template de jornalismo, que em apenas dois minutos já lhe permite fazer a sua própria matéria sem sentido e profundidade para a televisão.

Da mesma maneira que em jornalismo, é possível desconstruir também o segredo dos cases de sucesso na publicidade. O filme abaixo, que promove a Escola Cuca, mostra os ingredientes essenciais para a edição de um fatídico vídeo-case ao final daquela ação que quase ninguém ficou sabendo.

Palavras saltando na tela, termos em destaque, números gigantes, trechos de reportagens e screenshots de sites para demonstrar mídia espontânea, e claro, revelando sempre que a verba foi curta para tudo ficar mais dramático.

E isso não é uma crítica. Eu adoro um bom vídeo-case, mas não precisamos mais usar as expressões “pela primeira vez…” ou “nunca antes visto…” ou até mesmo “o primeiro _____ do mundo”.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Nokia | The World’s Biggest Signpost

Nokia Maps

Se você perdeu, não deixe de ver o vídeo-case da Farfar sobre “a maior placa de indicação do mundo”. Apesar do velho uso do superlativo para chamar atenção, a ação criada para a Nokia conta com interação das próprias pessoas, que indicam lugares no serviço de mapas da marca.

A estrutura de 60 toneladas é capaz de se mover para a direção correta, e indicar a distância exata do lugar. O trabalho fez parte da tentativa atual da Nokia de se tornar referência em navegação, e aconteceu um pouco antes de tornarem o Ovi Maps gratuito.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Andes: Teletransporter

Começou a temporada de videocases 2010 e esse tem uma idéia para uns engraçada, para outros perigosa: vá para o bar e engane sua namorada dizendo que está em outro lugar. A cerveja Andes, com criação da Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi, diz ter colocado cabines com isolamento acústico e geradores de som imitando hospitais, engarrafamentos, academia e até aquela casa no campo com grilos e sapos. “Para que mentir se você pode se teletransportar?” é a chamada.

Mas… denúncia!!! Nossos especialistas (OK… a galera no Twitter) mostram idéia já foi usada no Brasil, em 2008 na chamada cabine cornofônica que, tudo bem, não era tão high tech assim. Será um novo incidente diplomático Brasil-Argentina vindo por aí? Nossos correspondentes em Buenos Aires estariam de olho… se a gente tivesse algum.

| Via spaceinvaders e o leitor Uary Gondim.

Cannes Lions 2009: Obama For America | Vídeo-Case

Eu falei da campanha “Obama for America” umas quinhentas e vinte e dez vezes aqui no site, e gosto sempre de linkar esse texto para resumir tudo. Porém, nesse mundo publicitário integrado de hoje, nada substitui um bom vídeo-case.

Nas últimas semanas tenho publicado alguns dos concorrentes em Cannes Lions este ano, e Obama também tem o seu. O vídeo é a inscrição do case nos festivais mundo afora, e conta em detalhes as ferramentas e números da campanha, começando em 10 de fevereiro de 2007 até o dia da posse.

O foco do case é mostrar como as pessoas, colaborando de diversas maneiras possíveis, foram capazes de eleger um candidato pouco conhecido alguns meses antes. Mais do que isso, é uma campanha que redefiniu a história da política mundial.

As apostas são altas, falando em Grand Prix no plural, e claro, em Titanium. Alguém duvida?

Obama For America | Case Study

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Cannes Lions 2009: Mil Casmurros | Vídeo-Case

O projeto “Mil Casmurros”, criado pela LiveAD para promover a minissérie “Capitu” da Rede Globo, é um dos dois trabalhos brasileiros no shortlist da categoria PR, divulgado ontem em Cannes Lions 2009.

No vídeo-case abaixo, você pode conferir como aconteceu essa leitura colaborativa de um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Segundo a agência, a mídia espontânea gerada pelo projeto pode ser calculada em 6,7 milhões de dólares.

Os vencedores da categoria PR, assim como Promo e Direct, serão revelados na terça-feira, dia 23.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Video-Case | Doritos: Hotel 626

Um dos grandes projetos interativos do último ano é praticamente unanimidade. Pelo menos entre os publicitários, é claro. “Hotel 626″, produção da Goodby, Silverstein & Partners para Doritos, é mais um que consta na lista de barbadas em Cannes Lions 2009, que começa na próxima segunda-feira.

Você certamente já conhece o site, e agora pode assistir o video-case do projeto inscrito nos festivais. Segundo a agência, mais de 2.5 milhões de pessoas, de 136 países, acessaram a experiência online proporcionada por Doritos.

Doritos | Hotel 626 Case Study

Vídeo-Case | Burger King: Whopper Virgins

Você já viu aqui o vídeo-case do famoso “Whopper Sacrifice”, certo? Mas ele não é a única aposta da Crispin Porter + Bogusky nos festivais de publicidade mundo afora.

O controverso “Whopper Virgins” também é um case favorito, o que não se sabe é se a idéia vai ser capaz de conquistar unanimidade no júri, ou mesmo transpor barreiras de quem considera a ação ofensiva e não-ética.

No próprio video-case, que você vai poder assistir abaixo, a agência destaca as opiniões divididas de consumidores e da mídia diante da idéia de levar hamburguer para alguns dos lugares mais ermos do planeta.

Whopper Virgins | Video-Case

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Burger King: Whopper Sacrifice, o vídeo-case

Tanto já se falou do Whopper Sacrifice por aí, eu mesmo puxo o saco da Crispin Porter + Bogusky mais um pouco por causa dele, e inclusive coloco como uma das grandes barbadas de Cannes Lions no fim do mês.

Mas agora chega de falar e vamos ver como a própria CP+B apresenta esse case por aí. O vídeo abaixo, que é a inscrição pro festival de Cannes, conta sobre o aplicativo de Facebook, seus resultados e repercussão. Assista:

BK: Whopper Sacrifice | Video-Case

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie