Burger King paga 30 mil likes por engajamento de verdade

O Burger King, aquele que já fez você torrar uns amigos em troca de Whopper grátis e levou vários prêmios por isso, resolveu fazer o mesmo: abrir mão de 30 mil “fãs” da marca. A marca ofereceu uma alternativa aos fãs de sua página norueguesa: curtam a nova página do Burger King ou ganhem um vale-Big Mac e sejam banidos para sempre da nossa fanpage. 30.000 pessoas preferiram a segunda opção.

Sim amigos, eles fizeram “a limpa” no Facebook. Criaram uma nova página, destinada apenas aos fãs de verdade, e deram o principal sanduíche do concorrente como presente de despedida. E ainda, segundo números e cálculos próprios, aumentaram seu poder de engajamento em 5 vezes.

Eu fico imaginando a agência propondo uma ação pra perder followers e ficar só com os fãs. Eu fico imaginando o cliente topando. Eu queria demais estar nessa reunião.

Confiram aí o videocase (com péssima qualidade de imagem, sorry), que explica tudo direitinho.

b9_whopper

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Comercial russo incentiva “vício” em Whoppers

Que o mercado publicitário russo adora uma bizarrice, não é novidade. A novidade é o cliente ter topado uma estratégia arriscada como a deste recente comercial da Burger King, que basicamente compara o vício em drogas ao vício em Whoppers, incentivando o segundo, é claro.

O filme começa com a imagem de uma papoula, e um narrador que diz:

“Esta é uma papoula. Ela foi popular certa vez, mas seu tempo passou”.

Segundo a Adweek, o próprio canal oficial do Burger King na Rússia explica que “a papoula, usada para fazer ópio, simboliza um ‘mau hábito’, que BK ficaria feliz em ajudar você a substituir por um vício em Whopper”. Mas a explicação vai um pouco além: a palavra russa para papoula é mak, diminutivo local para McDonalds. Sacou? Hein, hein?

Visto por este ângulo até faz sentido, mas daí entra a questão de que se você precisa explicar a ideia, ela não é tão boa assim. E mais: você até pode considerar determinados produtos uma droga, mas dizer que o seu próprio produto é uma droga não é lá muito inteligente.

A Adweek informa, ainda, que diversos canais se negaram a exibir o comercial. Por que será?

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

CREEKS S01E11 — Advergames

As pessoas gostam de jogos, sua marca tem que falar com pessoas então, ora bolas, vamos fazer um jogo para passar adiante as mensagens da marca! Tem até um nome pra isso, advergaming.

Só que não é tão fácil assim e no CREEKS: creative geeks desta semana Cris Dias, Dado Tronolone, Edson Pavoni, Leonardo Dias e Sandro Manfredini contam a trabalheira que dá fazer um advergaming dentro do prazo, tentam encontrar o primeiro advergame da história, mostram o que já foi feito no Brasil e lançam um pedido: marcas, vamos fazer mais advergames de verdade!

Tudo isso e muito mais no CREEKS: creative geeks, o videopodcast do B9 que vive na pororoca da tecnologia com a criatividade e é gravado ao vivo toda quinta, 22h, em creeks.tv e aqui no B9. Você pode assistir a gravação e mandar perguntas e palpites usando os comentários da transmissão ao vivo do YouTube, no link disponível durante a gravação.

Você também pode ouvir o CREEKS em audio, se tiver coragem. Pegue o mp3 ou assine o feed no iTunes ou programa da sua preferência.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


WhopperFace | Vídeo-Case

WhopperFace Burger King

No final do ano passado, mostramos aqui a ação do Burger King em São Paulo que estampou a foto dos clientes na embalagem do sanduíche.

Agora a Ogilvy revelou o vídeo-case (em inglês) da ação, batizada de WhopperFace, que registra principalmente a reação das pessoas ao receberam a surpresa. Cannes?

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie


Burger King estampa foto do consumidor no sanduíche para provar que “é feito na hora”

Burger King Face

Para mostrar que o seu sanduíche é feito na hora em que você pede, e não fica lá curtindo o ar fresco e esperando alguém chegar, o Burger King realizou uma engenhosa ação ontem na filial Santo Amaro, em São Paulo.

Ao receber o pedido, a pessoa era surpreendida com a própria foto estampada na embalagem do sanduíche. Além disso, a imagem era enviada em tempo real para um banner, com a frase: “Comendo agora….”. Você pode ver uma demonstração da peça no vídeo abaixo.

A criação é da Ogilvy, que certamente está preparando um belo video-case da ação nesse momento, que integra uma surpreendente iniciativa de ponto de venda com internet.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie