P&G e Walmart produzem filme

brandedcontent.jpgO velho e bom Branded Content continua sendo uma valorosa alternativa.

Em busca de transformar a comunicação cada vez menos “comercial”, algumas marcas apostam na transmissão de histórias e conteúdos relevantes.

Neste quesito, a Procter & Gamble (P&G) é a principal “expert” no assunto, começando pela sua própria produtora de conteúdo.

Em abril deste ano, ela e a gigante do varejo, Walmart, irão, juntas, veicular um filme de 2 horas na rede de televisão norte-americana, NBC.

O filme “Secrets of the Mountain” terá foco na família e na generosidade, valores fortemente pregados por ambas as marcas.

Além disso, “Secrets of the Montain” vai servir como uma vitrine para as marcas e seus produtos. Fora o “product placement“, as duas gigantes irão anunciar nos intervalos comerciais, durante o filme.

Nunca fui contra o uso da televisão como meio para transmitir a mensagem de uma marca, apenas acredito que, cada vez menos, o meio deve ser usado para veicular propagandas com cara e forma de “propaganda”, por inúmeros motivos que incluem a mudança nos hábitos dos espectadores/consumidores.

Neste caso, não importa os custos, tanto a P&G, quanto a Walmart, vão oferecer um conteúdo de qualidade, pertinente para o “momento família” em lares dos Estados Unidos.

O bom marketing, se é assim que podemos chamar, tende a caminhar neste sentido, acredito eu.

:: Dica da Emilia Camargo, com fonte do Business Courier e The Wire.

Super Bowl XLIV: The Wizarding World of Harry Potter

sb20101.jpgComentei algumas vezes (aqui e aqui) sobre o parque temático de Harry Porter que será inaugurado pela Universal Studios em Orlando, na Florida.

Embora não seja necessário muito investimento para lembrar aos amantes deste famoso aprendiz de feiticeiro que, em breve, eles poderão conhecer pessoalmente uma réplica fiel de Hogwarts, senti falta de mais “magia” nesse anúncio. Enfim, tire suas conclusões assistindo o comercial veiculado na CBS, domingo, durante o Super Bowl XLIV.

:: Via AdRants

Super Bowl XLIV: Comerciais da Coca-Cola

sb2010.jpgEste é o 4º ano consecutivo que a Coca-Cola fará parte da transmissão do Super Bowl. Seguindo a tradição com “Mean Joe Greene“, “It’s Mine” e “Heist“, a Wieden+Kennedy está animada para lançar dois novíssimos filmes para o Super Bowl XLIV (Hard Times e Sleepwalker), transmitido neste domingo, dia 7 de fevereiro.

Num “passe de mágica”, consegui coletar, antecipadamente, os dois comerciais da Coca-Cola, ambos baseados no conceito “Open Happiness” da atual campanha. Então só lhe resta apertar o play e se divertir.

Curiosidade: O valor da veiculação de cada um desses comerciais, gira em torno de 6 milhões de dólares.

Super Bowl XLIV: Comercial da Electronic Arts

sb2010.jpgDante’s Inferno é um novo game de ação/aventura da Electronic Arts.
No roteiro, Dante, que é o personagem principal, terá que mergulhar no inferno para resgatar sua amada Beatrice, capturada pelo Satanás.

Além do desenvolvimento de uma campanha interativa para criar uma maior aproximação dos gamers com o jogo, a Electronic Arts “chutou o balde” e resolveu investir cerca de 3 milhões de dólares, veiculando um comercial de 30″ no Super Bowl XLIV.

Você pode conferir abaixo, antes mesmo dos norte-americanos, o comercial completo de Dante’s Inferno.

A criação da Wieden+Kennedy vai ao ar no dia 7 de fevereiro (próximo domingo), durante os intervalos do Super Bowl.

Tostitos: Salsa

Impecável a produção deste comercial para a Tostitos, marca americana de snacks e tortilla chips da Frito-Lay.
A criação ficou por conta da Goodby, Silverstein & Partners e a animação foi encabeçada pela LAIKA/house, também produtora do longa Coraline, que concorre, este ano, ao Oscar de melhor animação. Ambas conseguiram trabalhar muito bem o conceito da marca inspirado em sabores “calientes”.

:: Dica do @kato78 via Motiongrapher

Pepsi: One People

Com criação da TBWA\Chiat\Day, produção da Paranoid US e trilha do Black Eyed Peas (com a música “One Tribe“), a Pepsi lançou ontem, oficialmente, sua campanha social Pepsi Refresh Project através de um comercial na televisão norte-americana e anúncios em várias mídias. Para quem não se recorda, esta é a campanha colaborativa que irá substituir o tradicional investimento que a marca fazia anualmente nos intervalos do Super Bowl.

:: Via AdLand

Ad Land

Assista abaixo um curta de animação produzido pela produtora britânica COY. Ele traz uma série de mensagens  subliminares de propagandas conhecidas. Eu não vou falar quais são os ícones que consegui identificar, porque vai perder a graça. Faça isso e depois escreva nos comentários aquilo que você descobriu ;-)

:: Via Rubbishcorp

Cerveza Andes: Teletransporter

Machista, divertida e extremamente criativa, como toda boa campanha de cerveja. Estou falando da piração criada pela Saatchi & Saatchi para a marca de cervejas argentina, Andez.

Foram instalados alguns “teletransporters” em bares de Buenos Aires, que servem para salvar os marmanjos de uma ligação indesejada da namorada, enquanto eles estão na gandaia. Afinal, pra que mentir se você pode se “teletransportar”? :P

:: Dica do @Klozz

Comercial do Google Nexus One

Ontem o assunto não foi outro a não ser o lançamento do Nexus One, o celular do Google.

Ao que tudo indica, o novo gadget se firma como o maior menor “iPhone killer” da história. Menor porque, além de contar com algumas configurações superiores ao iPhone, como a câmera de 5MP de resolução e o teclado com comando de voz, o Nexus One é menor do que o smartphone da Apple.

Rodando Android 2.1, o celular está sincronizado com todos os aplicativos do Google, como Maps, Youtube, Gmail, Earth, além do Facebook e do Android Market Place, loja online de aplicativos.

Um comercial do produto foi publicado agora há pouco no Youtube, e você pode conferir em primeira mão neste post.

Os finalistas do Crash The Super Bowl 2010

crashfinalists.jpg

Doritos escolheu os finalistas da edição 2010 do concurso Crash The Super Bowl. Foram mais de 4 mil vídeos enviados – todos afim de ganhar o prêmio máximo e recorde de US$5 milhões, como eu havia anunciado neste post.

Vale lembrar que este ano serão 3 comerciais ganhadores, diferente dos anos anteriores que eram apenas 2.

A votação pela escolha dos 3 melhores comerciais, aqueles que serão veiculados nos intervalos do Super Bowl 2010, dia 7 de fevereiro, pode ser feita pelo público até o dia 31 de janeiro.

Me diga qual dos finalistas você mais gostou.

Os Piores Comerciais de 2009

piores2009ad1.jpg

Conforme combinado, chegou o tão esperado momento de divulgar os piores comerciais de 2009, indicados pelos leitores do ADivertido. O prazo de dez dias foi essencial para contabilizar a maioria dos filmes enviados por e-mail – o que resultou na lista disponível abaixo. E você? Concorda ou discorda de alguma indicação?

Listerine Whitening

Frutzzz

Skol Litrão

TNT Energy Drink

Della Via

Quais são os piores comerciais de 2009?

piores2009ad.jpg

Mantendo a tradição, vamos dar a largada para a seleção dos piores comerciais do ano. Nós, blogueiros de comunicação e marketing, passamos boa parte do ano falando de campanhas, ações e propagandas criativas e invejáveis. Por isso resolvi fazer diferente, e criei a brincadeira do Top 10 dos “Piores Comerciais“.

Para participar, basta enviar um e-mail para: adivertido@gmail.com com as propagandas (nacionais e/ou internacionais) que vocês mais repudiam e adorariam ver por aqui. Dentro de alguns dias eu publico o resultado ;-)

(RED): 9 brands, 1 aim

Você saberia dizer quais, além da Nike, são as outras marcas que apóiam o movimento (RED)? Ao todo são nove marcas sustentando uma mesma causa social: Ajudar a eliminar a AIDS na África. Com isso, a Modernista e a Psyop (que parceria, hein?!) se uniram para presentear essas companhias tão engajadas em apoiar a iniciativa, com este vídeo especial postado agorinha no Youtube.

A (RED) foi criada por Bono Vox e Bobby Shriver, e não é uma iniciativa de caridade, mas sim um modelo de negócio que transforma a força do consumidor em apoio financeiro. As marcas associadas à (RED) criam uma linha de produtos (RED), e toda vez que alguém compra os produtos (RED), uma parte do lucro vai direto para o Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária, sem que o consumidor pague a mais por isso.

Courvoisier 3D Ad

A propaganda da marca de conhaque vai ao ar entre 16 e 22 de novembro como parte da “Semana 3D” do Channel 4, uma programação especial da emissora britânica com vários programas e conteúdos em 3 dimensões.
A rede Sainsbury’s começou a distribuir 10 milhões de óculos 3D em cerca 500 de seus hipermercados, que permite aos telespectadores desfrutar da experiência 3D em suas casas.
No comercial, estilhaços de vidro formam uma garrafa de Courvoisier em um efeito incomum e maravilhoso, se visto com os óculos apropriados.
A Courvoisier, que carrega consigo o conceito “Revolutionary Spirit, foi considerada a primeira marca britânica a colocar no ar um comercial 3D na Inglaterra.

:: Via Morning Advertiser

Axe | Destino

Nada melhor do que a simplicidade para contar uma boa história em apenas 1′.

O último filme de Axe, criado pela Ponce Buenos Aires, começou a pipocar no Twitter espontaneamente. Não é à toa. O filme é muito bom mesmo. Confira abaixo:

:: Produção da Prettybird e direção de Paul Hunter.

Bavaria | The Drop

Muito bom esse novo filme criado para a Bavaria. Não confunda, esta é uma popular marca de cerveja holandesa, e não a brasileira que nós conhecemos. Criado pela Selmore Amsterdam, o filme mostra a jornada de uma gota de água da geleira até chegar a torneira que serve a cerveja. Assista no vídeo acima.

Vodafone Symphonia

Mais de 1000 celulares e 2000 SMS(s) compõem a Abertura de 1812, de Tchaikovsky. Este é o novo comercial que a Vodafone da Nova Zelândia acaba de criar. Uma produção ímpar que promete repercutir bastante nos próximos dias. A empresa contratou uma equipe que pudesse construir um vídeo musical que trouxesse aquele sentimento de grandiosidade através da sincronia tecnológica. Assista o comercial acima e os dois vídeos do making of abaixo:

:: Via Engadget

Yahoo!, você e você

Acho que desde 2004 ou 2005, não sei bem ao certo, as empresas de internet começaram a valorizar a máxima importância do usuário como ativo colaborador, criador e gerador de idéias e conteúdos para construir a história da rede. Pouco tempo depois, outras empresas – agora não mais de internet – também passaram a valorizar o usuário, consumidor da ‘geração (internet) content‘.

Anos se passaram e, ao invés de diluir, as marcas continuam incentivando e levantando a bandeira de seus consumidores (ou usuários) mais engajados. A última campanha do Yahoo! é assim. Foram mais de 100 milhões de dólares gastos na nova campanha institucional do Y!, o que pode não parecer tão estrondoso, para uma empresa de essência 100% online, esta quantia é pra lá de elevada. Dentre as ações de marketing: mídia impressa, exterior, internet e televisão. Há tempos não via uma campanha de internet tão sólida numa televisão.
Ok, a campanha ainda não chegou por aqui, mas dá pra sentir um gostinho dela assistindo o comercial de televisão que já começou a ser veiculado nos Estados Unidos. A criação da Ogilvy & Mather enfatiza o poder do Y!ou: “Há um novo governante do universo digital: você”. Vale o play!

Televisão, a velha forma de fazer publicidade

Este comercial, sobre a eficiência da publicidade na televisão, foi feito para a Thinkbox, uma empresa britânica de comercialização de espaços na TV para o mercado publicitário, que descobri navegando na internet.

Observe que um psiquiatra mergulha no subconsciente do paciente, e descobre que não há nada além de anúncios clássicos de televisão. O contexto deste anúncio parece representar a velha maneira do marketing se aproximar das pessoas, como um canal de comunicação de via única, onde as marcas simplesmente empurravam as suas mensagens ao seu público.

Esse anúncio teria sido perfeito antes do aparecimento dos canais de mídia digital, pois todos sabemos que enquanto o investimento em publicidade na televisão e nas outras mídias tradicionais cai assustadoramente, o investimento em mídias digitais cresce com frequência. O motivo é simples, e foi diversas vezes dito aqui no blog: os consumidores já não são mais tolos, e sabem quando certo conteúdo está ali apenas para vender alguma coisa. Com tantas tecnologias novas surgindo, o consumidor se tornou parceiro das marcas, produzindo, editando, colaborando de diversas formas – a favor de uma relação duradoura e recíproca – marca x consumidor.

Chewandswallow no Weather Channel

tch.jpg

Adaptação animada do livro infantil escrito por Judi Barret e Ron Barret, “Cloudy With a Chance of Meatballs” (”Tá Chovendo Hamburguer“, em uma horripilante tradução para o português), a animação 3d, produzida pela Sony Pictures, conta a divertida história de um cientista maluco que, ao tentar acabar com a fome no mundo, faz chover macarrão, nevar purê de batata e cair muito hamburguer em cima da sua pequena cidade chamada Chewandswallow.

E a tal cidadela foi parar no canal de televisão Weather Channel, semana passada. Em um esforço para promover a sua nova atração, a Sony Pictures fez uma parceria com a emissora e transmitiu ao vivo alguns programetes que indicavam a condição da cimática na cidade de Chewandswallow. Um vídeo do Adfreak, capturado quando o programa foi ao ar no portal da Weather Channel, exemplifica bem como foi:

Confiram o trailer de “Cloudy With a Chance of Meatballs“, ou se preferir: “Tá Chovendo Hamburguer“: