Em parceria com uma das bandas de british rock que eu mais gosto, o Kasabian, a Umbro lançou um curioso experimento – o “Kassabian Football Hero“. É uma espécie de Guitar Hero gigante, projetado na parede de um armazém, com sensores que são ativados conforme a bola bate no lugar certo da parede.
Ao som do novo single da banda, “Underdog”, os jogadores controlam o andamento da música através dos seus chutes. O resultado é muito loco! Confira o vídeo o making of:
Em junho deste ano, os rótulos da cerveja Molson Dry, comercializada no Canadá, recorreram à realidade aumentada para informar o consumidor se a bebida se encontrava-se na temperatura ideal. Segundo eles, foi a primeira ação de realidade aumentada que usou o próprio produto.
Bastava retirar a cerveja da geladeira ou freezer e posicioná-la na frente de uma webcam. Como a Molson Dry tem como objetivo seduzir os consumidores que gostam da noite e das baladas, as imagens em 3D que surgiam para indicar que a bebida estava fresca eram um convite para que os consumidores saíssem de casa, de preferência, para consumir o produto.
Mais de 1000 celulares e 2000 SMS(s) compõem a Abertura de 1812, de Tchaikovsky. Este é o novo comercial que a Vodafone da Nova Zelândia acaba de criar. Uma produção ímpar que promete repercutir bastante nos próximos dias. A empresa contratou uma equipe que pudesse construir um vídeo musical que trouxesse aquele sentimento de grandiosidade através da sincronia tecnológica. Assista o comercial acima e os dois vídeos do making of abaixo:
Quem está mesmo apostando na inovação é a Nike da Argentina. Na edição deste ano do Nike+ Human Race 10K, as pessoas vão poder acompanhar o evento como nunca antes.
Eu explico.
Pela primeira vez será transmitido comentários de corredores através de uma combinação inédita da tecnologia móvel e sistemas digitais, mas sem que isso interfira na performance de cada um deles.
Através de um aplicativo em um celular anexado no braço e um fone de ouvido bluethooth, o corredor só terá que apertar um botão para enviar seu comentário e este se converterá em uma mensagem de texto que automaticamente será publicada no site do Nike+ e em suas respectivas contas de Twitter.
O sistema se completa com um serviço de GPS que localiza a mensagem do corredor no lugar em que ele havia feito seu comentário.
Alguns dos corredores recrutados para a ação já foram anunciado. E no site, a Nike também incentiva todos que não poderão participar presencialmente da maratona, que acompanhem as atualizações minuto a minuto no próximo sábado, direto, que é quando vão rolar o Nike+ Human Race 10K.
A GUCCI, famosa marca de moda italiana, foi pioneira no business digital entre as empresas de luxo com o lançamento de sua loja virtual, em 2002.
Agora, em 2009, a marca volta a se destacar apresentando seu aplicativo de iPhone e iPod Touch.
O novo aplicativo vai oferecer aos consumidores uma oportunidade de acesso a playlists musicais personalizadas, vídeos, desfiles, notícias e ofertas exclusivas de produtos Gucci. Dentre todas as funcionalidades, a que eu mais curti é o Gucci Beats, que permite aos usuários rodar suas próprias músicas em um disco de vinil virtual. Depois de criar o seu som, poderá reproduzi-lo para seus amigos virtuais enviando para os contatos do Facebook.
Uma outra função é a GUCCI’s Little Black Book. Ela pesquisa e localiza os melhores restaurantes, discotecas, bares ou hotéis em 33 cidades do mundo, através de uma tecnologia de GPS integrado ao GMaps.
Seguindo o exemplo da grande maioria dos branded apps, este também é FREE!
Antes de você parar de ler por aqui, só por achar que essa é só mais uma simples ação envolvendo realidade aumentada, queria me comprometer em colocar, daqui pra frente, só idéias inspiracionais de uso desta, que está sendo considerada a tecnologia mais “hype” e saturada do momento. Fechado?
Numa ambiciosa parceria com a Dassault Systèmes, empresa francesa especializada em soluções em 3D, a Nestlé começou a testar a tecnologia de realidade aumentada que permite transformar uma simples caixa de cereais em um console de game com sensor de movimento. Inspirador o bastante, não?!
A idéia converte a plataforma em uma tentadora brincadeira, transformando o café da manhã em um momento de diversão e entretenimento. O game é inspirado no filme “Arthur and the Revenge of Maltazard“, de Luc Besson, que estréia em breve nos cinemas de todo mundo.
Ao que tudo indica, as embalagens com os códigos tridimensionais chegará às prateleiras francesas em novembro.
Durante o 63º Salão do Automóvel de Frankfurt, que aconteceu entre os dias 17 e 27 de setembro, a agência Scholz and Friends idealizou e executou uma inovadora plataforma de comunicação para a M.Benz.
Internautas podiam enviar questões que seriam respondidas, ao vivo, por especialistas e engenheiros da montadora, numa digna corrente de diálogo “on time”.
As marcas precisam conversar com seus consumidores. Ouvir é um instrumento indispensável.
Se os meios digitais vieram para estabelecer, de uma vez por todas, tamanha interatividade, devemos aproveitar ao máximo. Espero que essa seja mais uma ótima inspiração para a sua marca
À beira do rio Reno, o edifício da antiga sede da Bayer, em Leverkusen, Alemanha, foi transformado num gigante outdoor, decorado com mais de 5 milhões de lâmpadas de LED, distribuídas em um total de 17.500 metros quadrados. O resultado é um lindo show de efeitos luminosos, como você pode assistir no vídeo acima. Aos céticos, que não acreditam na veracidade de toda a mão-de-obra, um vídeo gravado pela própria empresa mostra os detalhes dos bastidores dessa produção.
A tecnologia pode reinventar os tradicionais veículos de comunicação? Se olharmos para o que a Red Bull fez, podemos dizer que sim!
A marcausou a Realidade Aumentada para transformar parte do conteúdo de sua revista The Red Bulletin, vendida no mercado americano, em vídeo. O resultado foi apelidado de “Print 2.0“.
A revista é voltada para o público jovem, e traz, basicamente, matérias sobre esportes radicais e urbanos. Dá pra ter uma idéia da temática assistindo ao vídeo demo ou acessando o site, aqui. Enjoy!
Vocês devem ter percebido que eu curto muito a tecnologia mobile. Sempre que surge uma campanha que envolva o mobile marketing, ou até mesmo um simples aplicativo, costumo postar aqui. Só que não podemos esquecer que a tecnologia, por mais inovadora e interessante que seja, não substitui uma boa idéia.
Boa idéia como a da Volks da Suécia, que lançou um aplicativo de iPhone que mede a quantidade de Co2 emitido pelos usuários através de um simples sopro. O objetivo é comparar a emissão do novo Passat EcoFuel com a das pessoas, e provar que o novo green car é mesmo muito ecológico.
Acima, o vídeo que divulga o aplicativo, criado pela DDB Stockholm.
A Mercedes-Benz desenvolveu um aplicativo para iPhone e iPod Touch que é gratuito. Disponível na App Store da Apple, ele permite comprar carros e serviços diversos, alem de ver informações sobre mecânica, instruções e mapas para revendedores locais, ofertas de seguros e dicas especiais de hotéis. Porém, a novidade ainda só está validada para o mercado estadunidense.
Conforme foi escrito no Textually, a M.Benz ainda pretende lançar em breve um aplicativo semelhante para Blackberry.
Este é o segundo aplicativo de e-commerce para smartphone lançado por uma grande marca em menos de 1 mês. Há alguns dias atrás falei (aqui) do Starbuck Card Mobile, também para iPhone.
A partir das 21h, darei uma aula/palestra para os alunos do curso Ações Inovadoras em Comunicação Digital, realizado pelo Centro de Inovação e Criatividade da ESPM(CIC/ESPM).
Desde o dia 15 de setembro, o curso aborda os principais tópicos sobre inovação digital e atividades no mundo do ‘marketing 2.0′. O objetivo principal é estimular os alunos a pensar mais em como as novas tecnologias podem beneficiar o posicionamento e o relacionamento de uma marca para com os seus consumidores.
A Evolução da Revolução, nome que eu dei para a minha apresentação, mapeia na teoria e na prática os porquês da importância que o digital tem sobre todos nós. Histórias, reflexões e cases estão na pauta.
A última edição da revista HSM Management traz uma ótima matéria de capa: um dossiê da chamada “era mobile“. Dentre vários artigos, alguns cases de sucesso aparecem como referência desta disciplina ainda incipiente aqui no Brasil. O case que mais me chamou atenção foi o da marca de cerveja Guinness.
Enquanto rolava a edição 2008 de um importante campeonato internacional de rúgbi, em Hong Kong, os torcedores ficaram atentos não só ao jogo, mas também em avisos de letreiros luminosos dos estádios: “Envie rúgbi para 508507“, patrocinados pela Guinness
Após enviar a mensagem de texto, o usuário recebia instruções para baixar em seu celular o Guinness Passport to Greatness, um guia com informações sobre o campeonato (programação diária das partidas, tabelas, estádios e horários de transportes coletivos, dados turísticos da cidade, e um aplicativo que fornecia a descrição de bares, endereço, telefone, mapa e a opção de ouvir pelo celular, o nome do estabelecimento em cantonês (língua oficial de Hong Kong), para que seja comunicado ao motorista de taxi.
Criado pela agência OgilvyOne, o Guinness Passport to Greatness conseguiu obter uma boa taxa de retorno. Cerca de 30% de resposta – em sua maioria jovens fanáticos por rúgbi – que logo se empolgaram para participar da ação interativa. Para saber mais detalhes da campanha, assistam o vídeo case acima.
Uma tendência evolutiva e que transforma radicalmente o nosso mercado, são as app stores, ou lojas de aplicativos. Movimentando bilhões de downloads, as principais delas como a Apple App Store, o BlackBerry App World e a OVI Store, da Nokia, criaram um novo ecossistema que facilitou o processo de desenvolvimento, publicação e consumo de aplicativos.
Vimos aqui vários exemplos e cases criativos de marcas que se apropriaram desse ecossistema, e vamos continuar trazendo boas referências, até porque a premissa do blog não é só inspirar os leitores, mas principalmente alertar para as “novidades” que surgem no mundo da comunicação e das marcas.
Na onda dos brand apps, a Tylenol, da farmacêutica americana Johnson & Johnson,criou um aplicativo gratuito, para iPhone, bastante inteligente.
O “Tylenol PM Sleep Tracker” convida o usuário a criar um diário do seu tempo de sono e perceber o reflexo que isto gera em seu humor. Informando quantas horas de sono e o humor que teve a cada dia, o aplicativo desenha um gráfico resumo customizável com um panorama das noites de sono dos usuários, e dicas de como melhorar as noites de insônia.
Poucas semanas após o lançamento, foram mais de 3.000 downloads do aplicativo.
O senhor Google fez uma senhora apresentação no Adweek 2009, em Nova Iorque. São slides do Google Docs. com + de 80 campanhas digitais que, segundo eles, são as melhores dos últimos 12 meses. Todas com criatividade e execução de dar inveja em qualquer ‘digital ninja’ que tem por aí. Se preferir, clique aqui para acessar a apresentação!
A Starbucks está lançando nos Estados Unidos seu 1º aplicativo oficial de iPhone com localizador de lojas (store locator) e menu information, e está testando um 2º aplicativo que vai permitir o cliente usar o telefone para comprar e pagar por produtos Starbucks – também via QR Code. Confiram o vídeo de lançamento:
O desenvolvimento e os testes dos aplicativos são resultado de um ótimo feedback que a marca obteve através da sua rede social My Starbucks Idea, serviço online voltado especialmente para consumidores que sugerem novidades para a rede.
Uma instalação interativa precisa ser muito mais do que uma simples instalação interativa. Inicialmente, ela precisa ser divertida e óbvia. Ela tem que fazer as pessoas quererem passar mais tempo com elas, sem que a empresa deixe de mostrar as propriedades da tecnologia e features do(s) produto(s) ou serviço(s) que deve ser ressaltado ali na tela.
A boa instalação interativa também é auto explicativa. A pessoa logo identifica como deve proceder para se envolver com a peça exposta. Um exemplo que eu gostei bastante é o do túnel interativo da Audi, colocado no evento automotivo Goodwood Festival of Speed.
Ao passar em frente da instalação openFrameworks, os transeuntes podiam interagir facilmente com uma espécie de vento que simula velocidade. Uma experiência colaborativa concebida pela HCM Interactive. Muito legal!
Este comercial, sobre a eficiência da publicidade na televisão, foi feito para a Thinkbox, uma empresa britânica de comercialização de espaços na TV para o mercado publicitário, que descobri navegando na internet.
Observe que um psiquiatra mergulha no subconsciente do paciente, e descobre que não há nada além de anúncios clássicos de televisão. O contexto deste anúncio parece representar a velha maneira do marketing se aproximar das pessoas, como um canal de comunicação de via única, onde as marcas simplesmente empurravam as suas mensagens ao seu público.
Esse anúncio teria sido perfeito antes do aparecimento dos canais de mídia digital, pois todos sabemos que enquanto o investimento em publicidade na televisão e nas outras mídias tradicionais cai assustadoramente, o investimento em mídias digitais cresce com frequência. O motivo é simples, e foi diversas vezes dito aqui no blog: os consumidores já não são mais tolos, e sabem quando certo conteúdo está ali apenas para vender alguma coisa. Com tantas tecnologias novas surgindo, o consumidor se tornou parceiro das marcas, produzindo, editando, colaborando de diversas formas – a favor de uma relação duradoura e recíproca – marca x consumidor.
Atualizado e otimizado, o site móvel da Domino’s para o iPhone, Palm e celulares com o Android, do Google, traz agora mais comodidade aos clientes da pizza, nos Estados Unidos. Eles incluíram o Tracker Pizza, que permite aos consumidores acompanhar o andamento de seus pedidos, alterar opções e adquirir promoções de cupons móveis.
Para não ser diferente, a novidade ainda não chegou no Brasil.
Também disponível para iPhone e BlackBerry, o aplicativo Nation of Go é um projeto inovador criado pela The Martin Agency para a marca de pneus BF Goodrich. Ele é baseado num mapa que permite compartilhar rotas de viagem com outras pessoas usando os dispositivos móveis e um ferramenta online que funciona como uma comunidade conectando motoristas, rotas e histórias. É bem gênio! Assista um demo no vídeo acima!
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