O que nos dizem os indicados do Oscar 2014

Vez por outra, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas resolve apostar em tendências com seus indicados. Histórias transformadoras, críticas sociais, momentos históricos e etc são alguns desses temas. Em 2014, a mensagem é clara: dramas pessoais marcaram as produções do ano passado. É a vitória da história simples e efetiva contra as recentes tentativas de se popularizar a briga por Melhor Filme e um modo da Academia mostrar que, pelo menos por enquanto, vai manter o status quo e não arriscar.

Por que isso? Vejamos a lista de indicados a Melhor Filme. Exceto por “O Lobo de Wall Street” (The Wolf of Wall Street) e, até certo ponto, “Trapaça” (American Hustle), os demais indicados (9 no total) são exercícios de intimidade, brutalidade e dramas vistos pela lupa de seus diretores. Até mesmo “Gravidade”, com seus efeitos especiais e espaciais, ou “12 Anos de Escravidão” (12 Years a Slave), que encapsula a escravidão, sem reduzir sua importância e estupidez, se encaixam nesse perfil.

A tendência de filmes mais pessoais serve como alerta a jovens roteiristas: há espaço para esse tipo de história. É só escrever direito e parar de seguir fórmulas, afinal, nenhum dos indicados segue as regras de cursinhos ou livros de estrutura. Há um vencedor mais relevante: criatividade. E isso é fato.

Oscar 2014

A tendência de filmes mais pessoais serve como alerta aos jovens roteiristas: há espaço para esse tipo de história

Curiosamente, dois filmes de ficção científica (ou algo parecido) foram indicados. O espacial “Gravidade” (Gravity), de Alfonso Cuarón e o romance virtual “Ela” (Her), de Spike Jonze. A escolha desses longas é importante por também demonstrar que correr riscos têm suas vantagens. Muita gente riu do conceito de “Ela”, mas o filme vem conquistando espectador atrás de espectador de forma fantástica.

Já “Gravidade”, que resenhamos aqui, é um espetáculo, cheio de simbolismos, lições, sonhos e adrenalina. Sandra Bullock concorre a Melhor Atriz, George Clooney ficou de fora. Será que Cuarón vai quebrar a maldição e, finalmente, garantir um Oscar para um filme de ficção científica? As chances são boas.

Mas não há barbadas nesse ano, pelo menos nessa categoria. “Trapaça” é um rolo compressor de grandes atuações, com um roteiro exemplar e execução fantástica. É possível resistir ao combo Amy Adams & Jennifer Lawrence? E o que dizer da constante evolução de Bradley Cooper? Todos indicados. É um filme feito para uma razão: entrar para a história do cinema.

Oscar 2014

O outro grande concorrente é “12 Anos de Escravidão”, com direito a show de Chiwetel Ejiofor (indicado a Melhor Ator), bela direção de Steve McQueen e emoção garantida. Michael Fassbender também compete como Melhor Ator Coadjuvante e Brad Pitt, em pontinha estratégica, tem chances apenas se o filme ganhar, pois está indicado por ser produtor.

Será que Cuarón vai quebrar a maldição e, finalmente, garantir um Oscar para um filme de ficção científica? As chances são boas

“Philomena”, “Capitão Phillips” e “Nebraska” correm por fora, mas devem apenas cumprir tabela. O coringa desse baralho é “Clube de Compras Dalas” (Dallas Buyers Club), o que obriga a menção a Matthew McConaughey.

Ele tem grandes chances de levar o Oscar de Melhor Ator. Por conta de 3 motivos: “Mud”, “Clube de Compras Dallas” e “O Lobo de Wall Street”. Ele acertou tanto ano passado, chamou tanto a atenção, que é impossível não associá-lo à imagem de um grande ator em grande fase. Leonardo DiCaprio aparece novamente, dessa vez com chances (a recente indicação por “J. Edgar” ainda é misteriosa e sem sentido) por comandar o filme de Martin Scorsese (indicado a Melhor Filme e Diretor, entre outros).

A briga na direção fica entre David O. Russell (que também escreveu o roteiro indicado de “Trapaça”), Alfonso Cuarón (“Gravidade”), Alexander Payne (“Nebraska”), Stevem McQueen (“12 Anos de Escravidão”) e Martin Scorsese (“O Lobo de Wall Street”). Só tem cachorro grande. Palpite? Cuarón ou Russell.

Oscar 2014

Em 2014, a mensagem é clara: dramas pessoais marcaram as produções do último ano

Uma das grandes ausências foi Robert Redford, com “All is Lost”, que ficou de fora das categorias principais e só foi indicado a Edição de Som. Outro que ficou de fora foi Joaquin Phoenix, o protagonista de “Ela”, já era controverso por conta da não-elegibilidade de Scarlett Johansson por ter feito apenas a voz da interface Samantha.

O motivador “A Vida Secreta de Walter Mitty”, de Ben Stiller, foi totalmente ignorado e “O Jogo do Exterminador” não conseguiu a indicação a Efeitos Visuais, que conta com a presença bizarra de “O Cavaleiro Solitário” entre os indicados; aliás, “Homem de Ferro 3” também concorre.

A partir dessa semana, o B9 vai publicar textos sobre todos os indicados das principais categorias. Acompanhe, assista e monte sua listinha. Veja a lista completa de indicados no site do Oscar.

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Fábio M. Barreto mora pertinho do prédio do Oscar, mas, como todo mundo de Los Angeles, não consegue madrugar para assistir as indicações e fica sabendo depois de todo mundo!

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Criativos revelam para o D&AD Awards os jobs que gostariam de ter feito

Todo mundo, em algum momento da carreira profissional, acaba se deparando com um job que gostaria de ter feito, uma ideia que gostaria de ter tido e que fatalmente faz com que a gente se pergunte: “como é que eu não pensei nisso antes?”. A boa notícia é que até os grandes criativos passam por essa situação, como confessam Dan Wieden, da Wieden + Kennedy, Iain Tait, do Google Creative Lab, e Jessica Walsh, do estúdio Sagmeister & Walsh, na divulgação do D&AD Awards 2014.

A campanha, criada e produzida pela Wieden + Kennedy tem ainda animações de abertura sensacionais, assinadas pela Factory Fifteen para a Nexus Productions.

Climate Change Name, ideia da Barton F. Graf 9000 para a 350 Action, foi a escolhida por Dan Wieden. Em resumo, a proposta da campanha era que a World Meteorlogical Organization (Organização Meteorológica Mundial) passasse a usar nomes de políticos que negam os efeitos das mudanças climáticas para nomear furacões e tempestades.

Iain Tait, por sua vez, apontou as lâmpadas que mudam de cores Philips Hue e sua conexão com o If This Then That (IFTTT), enquanto Jessica Walsh destacou o novo logo do Whitney Museum.

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AntiCast 97 – Prêmio Brasil Digital [BRIO]

Olá, antidesigners e brainstormers!
Neste programa, Ivan Mizanzuk e Guilherme Sebastiany conversam com Pedro Segreto e Marcelo Alt, da Caos! Design, sobre o Prêmio Brasil Digital, o BRIO, iniciativa que visa a criar um selo de qualidade para os produtos digitais no Brasil, especialmente aplicativos e sites. Conheça a proposta do prêmio, sua mecânica, seus objetivos e participe!

>> 0h14min05seg Pauta principal
>> 1h08min00seg Leitura de comentários
>> 1h27min40seg Música de encerramento – “4/16″, da banda Silent Drive

Links
Prêmio BRIO
Prefiro Baudrillard #12 – Insignificante Design – Parte II
AntiCast no Social Media Week
Lançamento de livro e workshop Filosofia do Design
Lançamento Leaf #4 – evento “Tutoria”, dia 28.09 e 05.10

Homenagem a André Stolarski
Envie um áudio (mp3), de até 5 minutos, para contato@anticast.com.br, dizendo seu nome, profissão e contando alguma experiência que você teve com o grande André Stolarski, falecido no dia 31 de Agosto. Seu áudio poderá fazer parte do AntiCast 100, que será em homenagem a ele.

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Cannes Lions 2013: As apostas da equipe B9

Cannes Lions 2013

Pedimos para os nossos editores e colaboradores votarem em suas campanhas favoritas para levar algum Leão em Cannes Lions 2013. Cada um deveria indicar um case/ação/anúncio/etc estrangeiro e outro brasileiro, com uma justificativa curta (ou não). Os escolhidos você confere abaixo.

Assim como no ano passado, reunimos também as nossas apostas em um painel no Pinterest. Até agora são 112 trabalhos selecionados no nosso shortlist particular. Vê lá.

O Festival de Cannes começa no dia 16 de junho, e o B9 estará por lá acompanhando tudo. Fique de olho na nossa cobertura aqui no site e no nosso Instagram.

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Bruno Tozzini // @tozzini

BRASIL: Dove / Retratos da Real Beleza
Eu escolhi duas apostas de branded content. Este ano cansou um pouco a enxurrada de “projetos que tuita isso e aquilo” e tecnologias de utilidade e futuro duvidoso. Essa qui é uma ótima ideia e linda execução. Acertou em cheio o público feminino global e por isso rodou o mundo naturalmente. Deveria ganhar branded content ou PR.

INTERNACIONAL: Intel / The Beauty Inside
Um projeto grande que dificilmente sairia no Brasil. um filme em varios episódios, totalmente alinhado ao conceito da intel. super produção “pra internet”. Merece ouro em branded content.

Carlos Merigo // @cmerigo

BRASIL: A Loja Vazia
Esse projeto é prova de como é possível transformar um briefing recorrente em uma ideia ousada e brilhante. Além de esteticamente impactante, se provou eficaz em incentivar a doação de roupas. Mais legal ainda é o fato do projeto ter se tornado Creative Commons, com a planta e linguagem visual da iniciativa disponível para quem quiser copiar e repetir a boa ação.

INTERNACIONAL: Axe / Susan Glenn
Sou fã da campanha “Dumb Ways to Die”, que virou meme, foi parodiada, e certamente vai levar não apenas um, mas vários Leões. Porém, meu voto vai para uma peça “tradicional”, um simples comercial de 60 segundos. Esse filme de Axe é a típica peça perfeita: texto, ritmo, trilha, conceito e produto na medida certa, prendendo o espectador desde o primeiro fotograma. A verdadeira publicidade-arte.

Cleber Zerrenner // @zerrenner

BRASIL: WWF / Campo Desmatado

INTERNACIONAL: Red Bull / Stratos

Cristiano Dias // @crisdias

BRASIL: Dove / Retratos da Real Beleza
Em vez de focar a ideia na ~estratégia de social media~ a peça da Ogilvy Brasil colocou suas consumidoras no centro de uma história que tem tudo a ver com os valores da marca, que por isso mesmo não precisou ficar escondida num canto. A mensagem se espalhou e meus próprios amigos e amigas (não publicitários!) a passaram adiante. Milhões de views, citações na mídia, paródias e até o timing de lançamento fazem dessa uma peça com a cara de Cannes.

INTERNACIONAL: Oreo / Superbowl Blackout e Daily Twist
Por mostrar que o tal do marketing em tempo real nas redes sociais vai precisar estar no radar das marcas que quiserem construir valor com os assuntos de relevância cultural.
Oreo

Daniel Sollero // @dsollero

BRASIL: EC Vitória / Sangue Rubro-negro

INTERNACIONAL: Red Bull / Stratos

Felipe Cotta // @felipecotta

BRASIL: WWF / Campo Desmatado
Acho que tem grandes chances, por ser genialmente simples e eficiente. Impossível não parar para pensar no problema depois de ver isso.

INTERNACIONAL: Carlton Draught / Beer Chase
Sempre adorei a comunicação da Carlton Draught e seus filmes com colhões. Sátira genial e impagável. E a cena da barreira? Clap clap clap!

Luiz Yassuda // @luizyassuda

BRASIL: EC Vitória / Sangue Rubro-negro
Vimos muitas ações legais envolvendo times e causas neste ano. Mas como esta mexeu no símbolo do clube, o seu uniforme, e deu resultados acima do esperado, chamou muito a atenção.

INTERNACIONAL: Coca-Cola / Sharing Can
Uma boa idéia que não custa um absurdo e ainda tem uma pegada responsável de consumo. Seria uma bom recado às milhares de traquitana digitais que nem sempre comunicam algo.

Maria Lígia // @agua_

BRASIL: NIVEA / Anúncio Carregador Solar
Do Brasil, o anúncio da Nivea que carrega celular com energia solar tem seu valor, hein? Como aposta tupiniquim, vou nela. é uma inovação com um conceito consistente. O benefício do produto e o do anúncio se unem numa mensagem só: se a pele não está ardendo e se a bateria do cel está cheia, por que ir embora da praia? Gosto disso.

INTERNACIONAL: Coca-Cola / Small World Machines
É o que todo mundo já disse: Red Bull Stratos vai chutar bundas. Mas eu acho que essa leva alguma coisa, pois o cliente já ajuda a ganhar prêmio. Porque sustenta bem esse ideal de felicidade, de compartilhar alegria, porque não deve ter custado muito. E porque faz da Coca a dona das ações em vending machine.

Karen Fuoco // @karenfuoco

BRASIL: EC Vitória / Sangue Rubro-negro
Uma ideia sensível que toca o coração em sua essência através de dois grandes transformadores: o futebol como paixão nacional e uma causa nobre como a vida sendo resgatada pela doação de sangue.

INTERNACIONAL: Red Bull / Stratos
Uma ideia histórica junta-se à uma marca que provoca e estende os limites humanos em todos os sentidos.

Rafael Merel // @rmerel

BRASIL: Dove / Retratos da Real Beleza
Dove é uma aposta de segurança. A ação deve ganhar e deve ganhar bem em várias categorias. Fora ser do grande caralho, bombou loucamente, foi alçada ao status de viral mais visto da história e tudo mais. Quer dizer, já chega praticamente leonado.

INTERNACIONAL: Metro / Dumb Ways To Die
Das coisas mais simples, bacanas e grudentas do ano passado. Acho genial a combinação de desenhos e música fofos com e as mortes mais absurdas e sangrentas possíveis. Ponho fogo no cabelo se não ganhar.

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Braincast 23 – Cannes Lions 2012: Conquistas, palestras e conclusões

Antes do festival, conversamos sobre importância dos prêmios no mundo da comunicação e criatividade. Agora, com o fim da edição 2012 de Cannes Lions, voltamos a mesa do Braincast para comentar os principais premiados e o que de mais interessante surgiu nas palestras e seminários no Palais.

Carlos Merigo e Saulo Mileti perguntam tudo para Ronaldo Tavares e Leo Ávila, que estiveram no festival durante a semana inteira e inclusive trouxeram Leão na bagagem.

Faça o download ou dê o play abaixo:

[01m50] Comentando os Comentários
[53m15] Borracharia do Seo Abel
[57m00] Qual é a Boa?

Críticas, elogios, sugestões para braincast@brainstorm9.com.br ou no facebook.com/brainstorm9.

Feed: feeds.feedburner.com/braincastmp3 / Adicione no iTunes

Quer ouvir no seu smartphone via stream? Baixe o app do Soundcloud.

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Cannes Lions 2012: GP’s de Cyber para Nike+ Fuelband e “Curators of Sweden”


Confirmados os dois GP’s de Cyber em Cannes Lions 2012, a Nike e R/GA podem repetir a performance de 2007. Naquele ano, o Nike+ foi premiado com GP na categoria e, dois dias depois, levou também um Titanium Lion.

O Grand Prix de Cyber em 2012 vai para a pulseira Fuelband, que é basicamente um Nike+ no braço ao invés do tênis, mas ainda carregando o discurso de campanha publicitária que é na verdade um produto, vendido nas lojas.

O outro GP na categoria foi para o projeto “Curators of Sweden” da agência Volontaire para o Instituto de Turismo da Suécia. A campanha colocou o perfil @sweden no Twitter não mão de todos os cidadãos do país.

Chamado de “o perfil de rede social mais democrático do mundo”, qualquer um podia transmitir aos seguidores as suas opiniões e dicas sobre a Suécia.

O Brasil ficou só com três míseros Leões de Bronze na categoria, e dois deles são essencialmente vídeos: Getty Images: “From Love to Bingo” (AlmapBBDO), Volkswagen: “The Original Click” (AlmapBBDO) e Easy Way: “Easy Way Test” (Loducca)

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Cannes Lions 2012: GP de Design para “The Solar Annual Report”


O GP de Design é quase um simples relatório anual da empresa Austria Solar, mas ele tem um detalhe que mereceu o prêmio: Só pode ser lido sob a luz do sol.

A criação é da agência alemã Serviceplan, que já tínhamos publicado por aqui no mês passado.

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Cannes Lions 2012: GP de Press para Benetton “Unhate”


Publicada por aqui em novembro do ano passado, a campanha contra a “cultura do ódio” da Benetton levou o Grand Prix na categoria Press em Cannes Lions 2012.

“Unhate” mostra diversos líderes mundiais se beijando nessas peças impressas, além um filme e o site unhate.benetton.com. Criação da Fabrica.

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Cannes Lions 2012: GP’s de Outdoor para Mercedes-Benz e Coca-Cola


Nesse ano, dois trabalhos foram premiados com Grand Prix de Outdoor em Cannes Lions. Ambos bem conhecidos do público antes do festival, aliás.

O poster para Coca-Cola foi criado por Jonathan Mak, designer chinês que fez esse famoso tributo a Steve Jobs na data de sua morte. Por causa do sucesso de sua homenagem, Jonathan foi convidado pela Ogilvy de Shangai para produzir algo para a campanha global de Coca.

O Outro GP foi para o “Invisible Driver” da Mercedes-Benz. Criação da alemã Jung von Matt. Assista abaixo.

Você pode ver todos os vencedores no site do festival: canneslions.com/work/2012

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* Prêmio Máquina Multimídia é lançado na web para recrutar talentos *

O Grupo Máquina PR, maior empresa de comunicação corporativa do país, lança a segunda edição do Prêmio Máquina Multimídia, projeto que chega para identificar novamente os profissionais mais criativos do mercado! Dessa vez, para se tornar um trainee da agência, os estudantes de graduação e recém-formados deverão responder das maneiras mais interessantes e inovadoras a seguinte pergunta:

“Por que um minuto faz toda diferença?”

Para participar, o candidato deve acessar o site oficial do Prêmio, conhecer o regulamento e produzir um vídeo com 1 minuto de duração, que expresse o tema do seu ponto de vista.

Uma vez publicado no site, o vídeo participará de uma votação pública, e ao final do concurso, os donos dos três projetos com o maior número de votos serão premiados com três meses de treinamento intenso em diversas áreas da empresa, na sede em São Paulo, com possibilidade de efetivação.

Ficou interessado? Assista o vídeo de lançamento do Prêmio Máquina Multimídia, se inscreva, divulgue o seu trabalho para o maior número de pessoas que puder e garanta a sua vaga!

* Concurso com início em 25/04 e término em 19/06.

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[Esse post é trazido a você por Grupo Máquina. Texto de responsabilidade do anunciante.]
Publieditoriais exibem informações escritas e fornecidas pelo próprio anunciante/agência. Os editores do B9 não tem relação direta com os anunciantes e não influenciam a mensagem. Saiba mais.

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O cliente pediu mais uma alteração e…

A cruel realidade acima faz parte de uma campanha da AAF Dallas, uma associação de publicitários local, para promover a premiação ADDY 2012.

Tem vários outros filmetes no canal no YouTube, mas esse, com o retrato do desespero, você não pode perder.

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