Desde quando soube que Spike Lee iria refilmar “Oldboy”, só uma pergunta me passava pela cabeça: Qual a necessidade disso, minha gente? Mas tudo bem, vou dar um voto de confiança para o filme que estreia hoje, 27 de novembro, nos Estados Unidos.
Porém, o remake agora está envolto em uma polêmica, infelizmente bem comum no mundo da comunicação. O designer Juan Luis Garcia acusa a agência e a produção de “Oldboy” de copiarem seu design de poster. Ele conta como o processo já começou torto, com a “incrível” proposta de pouco dinheiro, mas pagamento em forma de divulgação e possibilidade de notoriedade.
Juan sabia que esse era o tipo de conversa pra se manter longe, mas confessa ter ficado cego pela oportunidade de trabalhar pra um filme do Spike Lee. Ele criou os posters, a agência aprovou, disse que o diretor adorou as artes, e que elas se tornariam parte central da campanha do filme, encomendando ainda novas peças. Ao ouvir uma proposta de grana que considerou um insulto, Juan decidiu declinar, deixando a agência furiosa.
Essa é só a primeira parte da história, e teria acabado rapidamente, mesmo com o sermão de “você é só um designer” dado pela empresa. Acontece que Juan colocou suas criações não usadas no portfolio, e elas se espalharam por diversos blogs. A agência, alegando que ele não poderia divulgar o próprio trabalho, processou Juan e transformou sua vida num inferno.
E aí vem a terceira parte: Mesmo sem pagar nada e ainda processando o designer, a produção do filme decidiu utilizar as ideias de Juan mesmo assim. Suas criações estão sendo utilizadas como material oficial de “Oldboy”, tanto no poster como em outras publicações em redes sociais.
Agora, Juan escreveu uma carta para Spike Lee, sonhando, quem sabe, que o diretor intervenha no caso. Confira: Dear Spike Lee.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie