O primeiro videoclipe 24 horas do mundo

A música “Happy” de Pharrell Williams acaba de ganhar um videoclipe interativo com 24 horas de imagem e som. Sim, vinte e fucking quatro horas de vídeo (pós-edição – imaginem quanto tempo tem de material bruto).

Auto-intitulado como “o primeiro videoclipe 24 horas do mundo”, o videoclipe mostra Pharrell e outros “populares” dançando e passeando felizes pela cidade ao som da nova música que vai se repetindo e repetindo e repetindo sem parar. A idéia é de que quando acesse o site, você assista o clipe em “tempo real”.

Não consigo imaginar um sujeito sequer que vá assistir as 24 horas sem pausa pra um café, por mais fã que seja. Isso sim seria digno de Guinness Book 🙂

Assista o quanto puder aqui.

04

A criação é da We Are From L.A. com produção da Iconoclast Interactive.

 

02
07
06
05
03

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Interlude assina o primeiro clipe oficial de Like a Rolling Stone, de Bob Dylan

Desde ontem, um dos assuntos que tem se destacado no noticiário de música e entretenimento é a criação do primeiro clipe oficial de Like a Rolling Stone, de Bob Dylan. Lançada em 1965, a canção ganhou inúmeras versões de respeito – Jimi Hendrix e Rolling Stones assinam duas delas, só para citar -, e quase meio século depois ainda conserva intacta sua essência provocante. A tarefa de traduzir tudo isso em imagens, e ao mesmo tempo oferecer uma experiência interativa ao público, foi passada a startup israelense Interlude.

Sob o comando de Yoni Bloch, a Interlude criou uma tecnologia que permite que os usuários desempenhem um papel mais ativo nos vídeos que assistem – o que a startup define como “um novo mundo do storytelling“. De forma bastante resumida, cada um escolhe o que quer assistir e, até certo ponto, determinar o que acontece a seguir em clipes, comerciais e vídeos online.

No caso de Like a Rolling Stone, são 16 canais disponíveis, exibindo programas da TV norte-americana. Não importa qual deles o usuário escolha, sempre será possível ver os atores dublando a música, que segue tocando normalmente. Não por acaso, é possível criar inúmeras conexões entre os “programas” escolhidos e a letra de Dylan. Isso sem contar que, cada vez que alguém assistir ao clipe, terá uma experiência diferente da anterior.

O clipe interativo de Like a Rolling Stone marca o lançamento de The Complete Album Collection Volume 1, e pode ser conferido aqui. A produção inclui, ainda, a Pulse Films e Walter Pictures.

dylan1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Motorola mergulha no storytelling interativo com Spotlight Player

Exclusividade do Moto X, a Motorola decidiu investir pesado na criação de “histórias interativas imersivas em tempo real”, como a própria marca define na descrição do Spotlight Player. A ideia é oferecer narrativas exclusivas para celulares (no caso, o Moto X), misturando cinema e game. Lançada esta semana nos Estados Unidos, a primeira história é Windy Day, criada pelo diretor Jan Pinkava, de Ratatouille.

A descrição do aplicativo informa, ainda, que “Windy Day foi processado usando os mesmos gráficos padrão que fazem com que os personagens da Pixar e os ambientes sejam tão perfeitos”.

Um grande diferencial no Spotlight Player é que ele promete ao usuário o controle para explorar o cenário, permitindo que a experiência seja mais personalizada, com cada um fazendo suas próprias descobertas. Isso é feito por meio da movimentação do aparelho, que também movimenta a câmera. Com esta liberdade, a meta é dar a impressão de que se está dentro da história do ratinho que persegue seu chapéu pela floresta.

Por enquanto, a maior reclamação do público em geral está no fato de o Spotlight Player ser uma exclusividade do Moto X. A princípio, a Motorola não dá pistas de que isso irá mudar.

1 2 3

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Se o telefone tocar, atenda

Depois de assistir ao vídeo acima, confesso que levou um certo tempo para eu reagir. Fiquei impressionada com a ideia, simples e impactante, porém, sem uma apresentação dos resultados, fica impossível avaliar sua eficiência. A campanha interativa foi criada por um grupo de estudantes da CSM, de Londres, para o Samaritans – uma espécie de CVV do Reino Unido. A ideia: colocar uma pessoa em uma espécie de vitrine digital, agindo como se estivesse prestes a cometer suicídio.

Com um telefone em mãos, a atriz começa a ligar para o telefone público do lado de fora da vitrine, enquanto várias pessoas passam. Há dois desfechos, um para quando a ligação é ignorada, outro para quando a chamada é atendida. Neste segundo caso, a atriz fala sobre o Samaritans e explica que os voluntários recebem 1 milhão de telefonemas por ano – 1 em 5 sendo pedidos de ajuda de suicidas -, e que precisam de mais voluntários.

A proposta da ação foi mostrar que, ao atender uma ligação, é possível mudar a vida de alguém. E apesar do choque que transparece no rosto do cara que atende a ligação no vídeo acima, os criadores da ação correram o risco de serem invasivos para passar uma mensagem importante.

Foi aí que me ocorreu que talvez os números tenham ficado de fora porque mais importante que o número de pessoas que continuou na linha durante a ação seja o impacto causado pela experiência, que poderá ser compartilhada e, quem sabe, fazer com a pessoa mude de ideia lá na frente. De qualquer maneira, vale o registro.

samaritanssamaritans1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Skittles bota pra quebrar em novo filme “interativo”

A Skittles parece ter gostado da ideia de criar filmes “interativos” e, mais uma vez, aposta na modalidade para sua nova campanha, que tem no balanço final dois cavalos, dois cachorros, um sapo e dois pássaros espatifados e um macaco ferido, digo, quebrado. O fato de todos eles serem bibelôs de porcelana não quer dizer que eles não tenham personalidades e sentimentos – e essa é a parte divertida.

A história começa quando um dos cavalos promete entregar todos os Skittles para Tommy, mas para consegui-los o garoto terá de quebrar o enfeite da vovó. A promessa é cumprida, mas Tommy fica ganancioso e resolve destruir todos os outros. Será que ele vai encontrar mais Skittles?

A parte interativa é que, com a “Rainbow-Active Technology”, basta clicar em qualquer um dos bibelôs para escolher qual será a próxima “vítima”. Se você deixar o vídeo rodando normalmente, o resultado será o mesmo, só mudando mesmo a ordem dos fatores.

A responsável pelo extermínio dos bibelôs da vovó é a DDB Chicago.

skittlesskittles1skittles2

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Fãs criam comerciais de Natal da Skittles

Nos últimos anos, a Skittles tem investido forte em campanhas nonsense, convidando o público a experimentar ou até mesmo tocar o arco-íris. Agora é a vez de o público mostrar sua criatividade no hotsite Create the Rainbow, onde qualquer pessoa pode criar um comercial de fim de ano para Skittles. Quanto mais nonsense, melhor, é claro.

Em Create the Rainbow, o usuário pode escolher os cenários (casa, escritório ou escola), personagens e um “milagre” Skittles. Em seguida, são apresentados 25 diálogos e 10 ações, que podem ser personalizados com o nome do usuário. Depois de ver como ficou o comercial, o usuário pode compartilhar no Facebook, Twitter ou via email. Também é possível participar de uma promoção que irá escolher o melhor projeto, que será premiado com um ano de Skittles e ver o que os outros fãs já fizeram.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

The Prize of a Lifetime: uma campanha simples e eficiente contra o câncer de mama

Algumas ideias, por mais simples que sejam, trazem com elas uma importância enorme. É o caso desta campanha interativa que a McCann Erickson Kuala Lumpur desenvolveu para a National Cancer Society Malaysia. Aproveitando o aplicativo para iPad da revista Juice e suas publicações irmãs Clive e Mint, a agência criou uma propaganda que ajuda a promover o correspondente ao Outubro Rosa.

Ao folhear a revista, o leitor encontra o desafio para ganhar The Prize of a Lifetime, ou o prêmio de uma vida. Sem slogans ou perguntas.

São 3 níveis, onde é preciso fazer alguns movimentos específicos com os dedos. Ao final, é revelado que aqueles movimentos são os mesmos do autoexame para detectar o câncer de mama, e alguns dados sobre a doença no país. O bacana disso é que muitas mulheres ainda têm dúvidas em relação ao autoexame e este aplicativo mostra como descomplicar este momento.

Simples, singelo e eficiente.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


BMB integra analógico e digital em campanha da cerveja Grolsch

Journt Von Deg… este policial legendário nunca disse uma palavra…” Assim começa o filme da recente campanha interativa da Grolsch, uma marca de cerveja holandesa. A ideia era mostrar que personalidade fala mais alto do que palavras – daí a razão de Journt não precisar nem ler os direitos dos criminosos, já que eles mesmos fazem isso. Para conhecer mais de perto este curioso personagem, o público era convidado a acessar o site da marca.

Feito isso, o usuário enviava uma mensagem de texto para o policial, dizendo seu nome. Journt recebia a mensagem ao vivo no vídeo e respondia em tempo real, oferecendo uma experiência única. Se ele reconhecesse o nome de quem enviou a mensagem, ele comprava 4 cervejas para esta pessoa, que ainda conseguia visualizar um mapa dos lugares mais próximos para pegar seu “brinde”.

Foram mais de 2 mil mensagens por dia – além de uma média de 4 minutos de spend time no site. E, mesmo com o fim da campanha, ela continua sendo compartilhada nas redes sociais.

A criação é da Beattie McGuinness Bungay, de Londres.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement