Update: Qual o advergame mais antigo do mundo?

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Se você também nasceu nos anos 80, vai se lembrar um pouco do Mc Kids. Ele foi um famoso game de console que o Mc Donald’s lançou no início dos anos 90, especialmente para a plataforma NES.

Embora houvessem algumas controvérsias em relação a influência do game sobre os hábitos alimentares do jovens consumidores, ele se tornou um sucesso de vendas. Foi levado para a Europa, lá chamado de Mc Land, onde também sumia das prateleiras rapidamente, chegando a ser adaptado para PC (MS-DOS) e até Game Boy.

O caso do Mc Kids reverte a defesa de muitos especialistas que afirmam que o advergame é uma “nova mídia“. Até mesmo seu maior concorrente, o Burger King, se posiciona entre os principais benchmarks quando o assunto é advergame. Vide os jogos que eles vendem sob a plataforma Microsoft Xbox.

Hoje, dificilmente você vai entrar em um site de algum produto voltado para crianças e adolescentes, e não se deparar com um joguinho online. O mesmo acontece hoje com mobile applications de muitas marcas. Isso significa que o negócio virou commodity. Inovador foi o pessoal do Mc Donald’s, que instituiu uma ferramenta pouco ou quase nada utilizada pelas marcas como uma estratégia de marketing, naquela época.
Sendo assim, olhamos para trás e vemos que a inovação propriamente dita precisa ser revista e repensada pelas marcas e suas consultoras.

:: UPDATE ::

Depois de vasculhar mais um pouco sobre o histórico dessa plataforma, e receber algumas dicas de leitores, resolvi atualizar o post com a ordem cronológica dos primeiros advergames da história – que se tem registro. Veja na sequência:

Pepsi Invaders (1983)


Este foi um jogo de Atari criado pela Coca-Cola. A mecânica era semelhante ao do Space Invaders, só que os aliens eram substituidos por letras que completavam a palavra Pepsi.

Yo! Noid (1990)

Lançado em 1990, o Yo! Noid era um joguinho de aventura, onde o personagem principal era o Noid, mascote da Domino’s Pizza. O manual do jogo vinha com um cupom de desconto de 1 dólar da Domino’s.

Mc Kids (1991)

Dicas do Flavio Serpa, Orlando Callegari e Ricardo Guimarães.

Smart lança rede social no Reino Unido

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Foi só falar da importância de se criar comunidades virtuais para as marcas, que surge mais uma. É a Destination Smart, uma rede social criada especialmente para abrigar a opinião e o interesse dos maiores entusiastas do Smart no Reino Unido.
Além de permitir que os membros troquem mensagens, a comunidade oferece notícias, fotos, vídeos, fóruns de discussão, sub-grupos, eventos e até a possibilidade de interagir com os “Smart Experts“: fornecedores, representantes e consumidores que sabem tudo sobre a marca, preparados para tirar qualquer dúvida oriunda dos membros desta nova comunidade.

:: Via Brand Republic

Ikea Space Maker

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O que acontece com uma marca que não cria uma comunidade virtual para os seus fãs? Das duas uma: ou eles próprios (fãs) irão desenvolver algo sozinhos, ou a marca vai perder gradativamente a presença entre seus consumidores, principalmente os mais jovens (ávidos por consumir e se relacionar através de ferramentas online e colaborativas).

A Ikea, por exemplo, apesar de não ignorar este tipo de “movimento social”, foi surpreendida quando descobriu que haviam desenvolvido o blog/comunidade IkeaFans, sem ao menos eles (Ikea) aprovarem ou moderarem alguma coisa. No final da história, a empresa se tornou mais do que uma simples parceira da comunidade criada pelos seus fãs. Hoje ela respeita e, inclusive, acompanha tudo aquilo que escrevem no blog (http://www.ikeafans.com). Existem outros casos semelhantes, mas não vem ao caso no momento. O que eu quero mesmo é mostrar para vocês só mais uma nova ferramenta virtual que a Ikea, mestre no quesito empatia com os novos consumidores, acabou de lançar nos States.

Estou falando do Ikea Space Maker, um projeto que busca facilitar a vida daqueles que estão voltando às aulas e precisam montar seu pequeno quarto, provavelmente porque vão morar sozinhos em alguma outra cidade ou mais próximos da universidade.

O Space Maker nada mais é do que um planejador de dormitórios online. Ele oferece uma grande quantidade de produtos, móveis e pequenos utensílios para a pessoa decorar o seu próprio dormitório. Se você apresentar o projeto para Ikea e eles gostarem, você poderá ganhar bons descontos na loja física. Uma boa idéia, não?

Honda Eco Racing

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Não é só mais um advergame de corrida. O Honda Eco GrandPrix é um jogo online lançado no Japão para ensinar as pessoas como ter uma atitude mais ecológica na hora de dirigir.

Você usa apenas o acelerador e o freio para encontrar a velocidade ideal para conduzir na cidade.
No jogo você não tem que usar o volante, mas só o freio e acelerador para encontrar a velocidade ideal para conduzir na cidade, poupando gasolina e salvando a atmosfera.

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A Honda está na lista das montadoras “verdes” do mundo. Mesmo assim, ainda falta muito para chegar próxima da sua conterrânea Toyota, considerada a montadora mais ambientalmente correta e sustentável.

Yahoo! | Pimp My Chair

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Estão abertas as inscrições para a edição 2009 do prêmio Big Idea Chair, do Yahoo! Brasil, apresentado oficialmente no EBP 2009, dia 8 de agosto.

Assim como em outros países onde o prêmio também é oferecido, a proposta é premiar apenas 1 case, entregando aos vencedores, a famosa cadeira roxa como troféu.

Este ano, além dos jurados (Eduardo Bicudo/Wunderman, Eduardo Fischer/Grupo Total, Flavio Salles/SunMRM, Jean Boechat/JWT, José Carlos Rapacci/Mars Brasil, Luiz Lara/Lew’LaraTBWA, Maurício Greco/Ford Brasil, Michel Lent/Ogilvy Interactive, Orlando Marques/Publicis, Raphael Vasconsellos/Agência Click, Ricardo Fort/Coca Cola, Ricardo Monteiro/Reckitt Benckiser e Serio Motta Melo/TV1), a votação popular via internet ajudará a eleger a Grande Idéia da publicidade nacional. Outra novidade para este ano é o tema da campanha: “Pimp My Chair“, que convidará os profissionais da área de Atedimento, Criação, Mídia e Tecnologia a “duelarem” entre is com composições ao ritmo de hip-hop, através do hotsite.

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Em setembro, os jurados avaliarão os cases, e no dia 5 de outubro será anunciado o shortlist – quando começa também a votação popular, que vai até o dia 23 de outubro, no site do prêmio. O grande vencedor do Big Idea Chair 2009 será conhecido em tempo real no portal do Yahoo! Brasil, dia 26 de outubro.

Na edição passada, mais de 80 cases foram inscritos no prêmio, com vitória da agência CuboCC (agência e produtora) e Unilever, com o case Axe Dark Temptation.

 

Honda conecta fãs da marca no Facebook

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A Honda sabe da enorme taxa de fidelidade entre os seus novos e antigos consumidores. Por isso pensou em utilizar o Facebook para conectar os apaixonados pela Honda e aqueles que conhecem alguma pessoa que adora um carro da montadora.

Lançou uma página exclusiva na rede social (www.facebook.com/Honda) e agregou nela sub-páginas de alguns recém lançamentos, como o Honda Insight, Accord Crosstour, Element entre outros.

É possível encontrar outros fãs dos produtos da montadora, através de uma pequena enquete que definirá quem, além de você, tem as mesmas “preferências automotivas”.

Os primeiros usuários que participarem mais ativamente dessa grande comunidade social da Honda, postando, comentando e “espalhando” a ferramenta, poderão ser escolhidos para protagonizar as futuras campanhas publicitárias da marca.

Fiat Mio | O primeiro carro “open source”

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Foi anunciado pela Fiat que o seu novo carro conceito será concebido com a colaboração dos consumidores. Qualquer um  poderá ajudar na concepção do novo protótipo que será apresentado em outubro de 2010, no Salão do Automóvel de São Paulo.

É mais uma tentativa inovadora de conseguir chegar mais rapidamente ao universo digital, após divulgar, em junho deste ano, a parceria com o Google Street View, aqui.

O novo projeto, idealizado pela Agência Click, recebeu o nome de Fiat Mio, e é pioneiro no mercado automotivo, quebrando o paradigma que geralmente cerca as montadoras que mantém o processo de desenvolvimento de um carro em sigilo total.

As sugestões de design, segurança e features serão aceitas no sites http://fiatmio.cc e consideradas pela empresa.

Você pode rotular como quiser: “Open Source“, “Creative Commons” ou até “Crowdsoursing“. O que importa é que isso vai fazer uma grande revolução na indústria.

:: A dica é do Meio Bit

Burgerville Nomad | Fast food itinerante

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Até pouco tempo as redes de fast food iam na contramão do movimento de sustentabilidade e refeições funcionais. Só que em 1961, o americano George Propstra inaugurou a rede Burguerville com uma visão atual e propostas ambiciosas: cardápio com alimentos orgânicos, compra de matéria-prima somente de produtores locais e a missão de transformar a empresa na primeira rede de fast food “green” dos Estados Unidos.

Novamente em busca do pioneirismo e da inovação, a mesma Burgerville inaugurou agora um projeto chamado “Burgerville Nomad“, uma espécie de fast food itinerante. São automóveis com os equipamentos necessário para levar todas as refeições fresquinhas da rede Burgeville aos moradores de até 3 grandes cidades norte-americanas.

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Automóveis equipados com maquinário necessário para produzir e vender refeições rápidas é super comum, inclusive no Brasil. O que se difere aqui é ver uma grande cadeia da indústria alimentícia adquirindo este tipo de tendência.

O primeiro “food truck” da Burgerville custou cerca de USD 100.000,00 para ser construído. Em comparação com o cerca de USD 1 milhão necessário para abrir um restaurante permanente, é uma economia significativa, afirma a empresa.

Se o programa piloto for bem sucedido, mais “Burgerville Nomads” serão criados.

A cadeia começou a utilizar o seu perfil @BurgervilleUSA, do Twitter, para comunicar em que locais os “Burgerville Nomads” estão estacionados.

Essa novidade faz parte de um programa beta da empresa que está testando a nova relação custo-eficácia e o poder do buzz marketing para beneficiar a empresa. Resta saber se, com tanta alma sustentável assim, a empresa pensou em utilizar automóveis que não emitem poluentes.

Axe lança game multiplataforma

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A Axe contratou a Graystripe, empresa americana especializada mobile advertising, para lançar um aplicativo de iPhone como parte de uma campanha educacional a fim de ensinar os homens a utilizarem corretamente o desodorante bodyspray da marca. O Pogo Xtreme, nome dado ao game, é derivado daquela brincadeira que foi sucesso nos anos 80/90, quem se lembra?

Até aí nada de novo. Porém, conforme forem acumulando seus resultados no game, os usuários poderão indexar suas pontuações em redes sociais, como Facebook, por exemplo, podendo, assim, compartilhar com os demais suas boas performances.
Desenvolvido pela Wild Tangent, o game também foi disponibilizado online para que os usuários que não possuem o aparelho da Apple possam jogar em seus próprios computadores e notebooks, aqui. E Axe ainda garante que o Pogo Xtreme será integrado ao PlayStation 3 em breve.

Agora, mais do que nunca, as marcas estão procurando novas maneiras de envolver a audiência em vários canais e temos orgulho de oferecer isso através de nossa exclusiva plataforma que permite as marcas de alargar sua presença em veículos de publicidade on-line, partindo do iPhone.”, disse Michael Chang, CEO da Greystripe.

:: Com fonte do Mobile Marketer

Rexona Energy Parkour

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O Parkour é uma modalidade que está muito ligada à energia do esporte urbano. Por causa disso, muitos anunciantes se apropriam dela para associar os atributos de seus produtos ou serviços com a agilidade e o esforço alcançado pelos que praticam esse esporte. Tendo isso como base, a Rexona lançou uma campanha no Chile para o Rexona Men Energizing, uma nova linha de desodorantes focalizada em consumidores que vivem o dia-a-dia em constante movimento. A campanha promove e incentiva a prática do Parkour através de um site recheado de fotos e vídeos. Ações na rua também são feitas para envolver as pessoas mais de perto.

Uma das ações que ultimamente chamou muita atenção dos moradores de Santiago, capital do país, foram as projeções feitas em fachadas de edifícios no centro da cidade. As projeções usam aqueles raios de luzes, muito usados em publicidade, chamados de “beamvertising“. O contraste das imagens em movimento ficou muito legal. Dá uma olhada no vídeo acima.

:: Via Quiet Glover

Toyota Prius | Solar Powered Ventilation

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Depois do sucesso com as Solar WiFi Flowers, a Toyota apresentou mais uma ação na cidade de Chicago, Estados Unidos. A idéia é novamente divulgar a 3a geração do Prius, o automóvel mais ambientalmente correto da montadora. Só que agora, ao invés de utilizar a energia solar para facilitar as recargas de notebooks e celulares, foram instalados painéis com saídas de ventilação em abrigos de ônibus.

A novidade cai como uma luva, tendo em vista o alto verão que assola os Estados Unidos. Além do mais, todas essas últimas iniciativas de Prius nos Estados Unidos vão de encontro com o posicionamento oficial do produto: “Harmony between man, nature and machine.”
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:: Via Street Attack

Heineken Cassettestick

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Os cassetes estão de volta, só que em forma de USB-stick. A Heineken, muito ligada à música, dá essas fitas para todos que comprarem embalagens que contém 6 latinhas de cerveja, na Holanda. As cassetes vêm com cinco músicas diferentes, que vão do Pop ao Rock dos anos 80 (por isso as cassetes).

As pessoas também podem fazer o download gratuito de três faixas exclusivas no site. Banners espalhados por portais de música complementam a promoção, dando a oportunidade de ouvir mais músicas oitentistas.

Clear Channel | Billboard Tweets

billbtweets.jpgEnquanto alguns desprezam e ignoram o Twitter, outros enxergam oportunidades coerentes na hora de usar o microblog em situações de marketing.

O diretor de assuntos digitais da norte-americana Clear Channel Outdoor pensou em uma estratégia inteligente que, via Twitter, pode permitir que as empresas atualizem suas promoções em tempo real.

Para testar a novidade, Ryan Frazier criou uma conta no Twitter e começou a enviar mensagens de 140 caracteres a partir do seu BalckBerry para uma dezena de outdoors espalhados em Tampa Bay, nos Estados Unidos.

As mensagens testes estão chamando a atenção de muita gente. De acordo com Frazier, desde que ele começou a enviar tweets para os outdoors, a Clear Channel já foi contatada por várias empresas com água na boca.

A esperança é ver, daqui pra frente, uma nova forma de utilizar a mídia exterior integrada com uma nova mídia que cresce e se populariza a cada dia.

Veja aqui uma reportagem exclusiva com Frazier.

:: Via The Mainframe

Ford Fusion Lab

As 9 features do novo Ford Fusion transformaram-se em 9 experiências realizadas dentro de um estúdio. Este é o diferencial do novo e fodástico trabalho da JWT em parceria com a produtora Colmeia. Quem foi que disse que não existe brand experience digital?

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Pra conferir o que representa cada feature e as imagens do m.of, passa no blog da Colmeia, aqui.

Parabéns @jampa, @passamani, @colmeia e JWT.

Branded Content: Toyota Prius e Good Magazine

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Tenho comentado bastante sobre colaborações inovadoras. Essas colaborações se estendem além de uma parceria harmoniosa entre duas ou mais marcas. Elas, as colaborações, também vão além com marcas e veículos de comunicação que, se bem trabalhadas, são instantaneamente batizadas de branded content, um tema que eu tenho bastante interesse.

Na semana passada, a Toyota apresentou mais um projeto inovador em parceria com Good Magazine, uma revista gringa que é uma espécie de Super Interessante, toda voltada pra galerinha cool. A parceria resultou em uma grande intervenção e patrocínio da montadora japonesa, que busca divulgar o seu carro Prius em toda plataforma da revista (online e offline). Um encarte no miolo da revista, contextualizado em torno da questão da sustentabilidade, um dos temais de mais abordados pela revista, é apenas uma das intervenções. Na realidade, toda sessão editorial de ecologia e sustentabilidade da revista será, daqui pra frente, patrocinada pelo Prius, da Toyota.

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E não para por aí. Encaixaram um hotsite todo colorido e interativo com dicas sobre o meio ambiente e o envolvimento do homem com o universo green, dentro do portal da Good Magazine, que, por sinal, conta com outros banners também divulgando o automóvel. Uma colaboração e tanto ($$$), onde ambos sairão ganhando: marca e veículo.

:: Via @PSFK

My Zappos | Rede social + e-commerce

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Quer aprender como inovar em e-commerce? Então acompanhe a Zappos.com. A varejista norte-americana de calçados é adepta das mídias sociais e acredita muito nas novas mídias como ferramenta de marketing.

Após lançarem uma ferramenta geográfica virtual onde as pessoas podem visualizar cada compra feita no Zappos.com, eles apresentam agora o MyZappos.

Ao realizar uma compra, os usuários podem adicionar itens da Zappos.com aos seus armários virtuais em (http://my.zappos.com) e compartilhar o conteúdo do armário com os seus amigos através do Twitter e do Facebook. Os amigos podem fazer comentários sobre os itens no armário e, em seguida, visualizar um dispositivo com todas peças semelhantes de cada um. É um mix de rede Social + e-commerce, que com certeza dar vai dar um “samba”.

:: Via AdCritic

Screensaver e download window da Toyota

Na semana passada eu falei aqui do projeto Typographic Font feito para o Toyota iQ. Depois fui descobrir melhor quem era a agência que estava por trás daquela ação arrojada. A agência se chama Happiness Brussels, e está sediada em Bruxelas, na Bélgica.

Ultimamente eles vêm criando ótimos trabalhos online em parceria com a Bliss Interactive, um produtora foda lá de fora. Foi então que eu separei dois outros trabalhos deles bem legais para compartilhar com vocês.  Um deles é o divertido e criativo screensaver, também criado para o pequenino Toyota iQ (veja a demonstração no vídeo acima).

No outro, um pouco mais antigo, para demonstrar a grande capacidade de carga da caminhonete Toyota Dyna, foi criado o Toyota Dyna Truck Download – Um aplicativo que transforma automaticamente a janela de downloads do browser em um caminhão similar ao Dyna. Também achei gênio! Confira o vídeo deste último aqui.

Coca-Cola inova e concede crédito para celulares

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Projetada especificamente para o público adolescente, a inovadora promoção da Coca-Cola já está dando o que falar na Grã-Bretanha. A promo oferece uma pequena, porém significativa quantia de crédito para os celulares dos consumidores que comprarem latinhas de 330ml ou 500ml da Sprite, Fanta ou Dr. Pepper.

The Every Pack Gets 50p” decorrerá durante um mês, a partir de meados de julho até o esgotamento das latas especialmente fabricadas e distribuídas para esta campanha promocional.

Cada garrafa terá um código especial que deverá ser submetido online, através do hotsite (www.gimmecredit.co.uk), um espaço reservado para instruções básicas sobre a indexação de dados relacionados aos serviços móveis de cada um dos consumidores. Nas próximas vezes que os consumidores comprarem essas latinhas, terão que enviar estes códigos promocionais e os seus respectivos dados móveis via SMS para 85888. Sendo assim, o crédito será adicionado a conta dos consumidores dentro de 48 horas.

Cada consumidor pode obter, no máximo, até oito créditos (o equivalente a £ 4) durante a promoção.

Conforme foi dito pelos executivos da Coca, a promoção-teste vai servir não só para se aproximar do público adolescente, mas principalmente para quantificar o número de jovens usuários da tecnologia móvel e os aptos a participar de ações promocionais pelo celular.

:: Com fonte do Business Week e Mobile Marketing Watch

Toyota iQ | Typographic Font

Dois tipógrafos (Pierre & Damien / plmd.me) e um piloto de corrida (Stef van Campenhoudt) colaboraram para conceber um tipo de letra feito com um carro.
Os movimentos do carro foram monitorados através de um software personalizado, desenhado pelo artista interativo Zachary Lieberman. (Openframeworks.cc)

A incrível realização foi feita para e pelo Toyota iQ, algumas vezes mencionado aqui e aqui.

:: Baixe a fonte aqui: toyota.be/iqfont

:: Fotos no Flickr

Aplicativo “responsável” da Grolsch

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A holandesa Grolsch deu aval para a criação de um novo aplicativo que induz o usuário a testar a sua capacidade de andar em linha reta após consumir bebida alcoólica.

O aplicativo, criado pela Marvellous Amersterdam, foi chamado de “Walk the Line“, e será disponibilizado a partir do dia 20 de julho para iPhone, na App Store.

Usar a interatividade para exercer um papel mais responsável, não é novidade entre as marcas de bebida alcóolica. Em março, a Absolut apresentou a campanha “Recognize the Moment” com essa mesma “pegada”, alertando as pessoas sobre o momento em que se deveria parar de beber.

:: Via Revolution Magazine