Anúncio impresso da Motorola permite trocar as cores do smartphone apertando botões

Apertando botões em um anúncio interativo impresso, os leitores da Wired de janeiro poderão trocar as cores do smartphone Moto X. A peça da Motorola será veiculada em 150 mil edições da revista, distribuídas apenas em Nova York e Chicago.

Criado pela Digitas, o anúncio foi desenvolvido com finíssimos LED’s e baterias, com a espessura de uma folha de papel. Certamente, o custo deve tornar inviável uma veiculação mais ampla, mas chama atenção suficiente para ser comentado em outras mídias. O vídeo no YouTube, por exemplo, já tem mais visualizações do que a quantidade de revistas em que a peça estará presente.

Vale lembrar também que não é a primeira vez que esse tipo de traquitana dá interatividade a um anúncio impresso, mas o resultado final parece bem mais convincente do que as tentativas anteriores.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Anistia Internacional, pelo fim da pena de morte

Uma das importantes lutas da Anistia Internacional está ligada à abolição da pena de morte ao redor do mundo. Apesar da redução no número de países que praticam este tipo de punição nos últimos dez anos – segundo a entidade, apenas cinco ainda ainda a aplicam oficialmente, entre eles Estados Unidos, China, Irã, Iêmen e Arábia Saudita – o número de execuções continua alarmante.

Para representar isso tudo graficamente, a agência Contrapunto BBDO, de Madri, criou quatro impressos que mostram o problema de maneira simples e direta, usando o nome dos países que ainda praticam a pena de morte e aqueles que a aboliram nos últimos anos.

Vendo esse material, é impossível deixar de pensar naqueles países praticam a pena de morte extra-oficialmente, com os próprios executores servindo de juízes, júri e algozes, ou ainda naquelas pessoas que defendem a pena capital como se ela resolvesse alguma coisa. Aqui no Brasil, isso acontece muito das duas coisas. Enfim, é um material interessante que propõe uma ótima reflexão.

a4_amnistia_reloj_copia_aotw
a4_amnistia_punto_copia_aotw
a4_amnistia_iceberg_copia_aotw
a4_amnistia_balancin_copia_aotw

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Mindfull.org transforma sentimentos adolescentes em animação

O ser humano vive com a cabeça cheia, mas dependendo de sua idade, é relativamente fácil encontrar pessoas para conversar. Na adolescência, entretanto, quando tudo parece muito mais complicado (e às vezes é mesmo), é tanta coisa rolando ao mesmo tempo que parece que a cabeça vai explodir, como mostra a campanha criada pela M&C Saatchi para o lançamento da Mindfull.org. A nova iniciativa do BeatBullying Group tem por objetivo cuidar da saúde mental de adolescentes entre 11 e 17 anos.

A animação acima, produzida pela Th1ng, tenta mostrar o que as preocupações, ansiedade e estresse podem fazer na cabeça de um garoto, que termina questionando, como em um pedido de ajuda, o que ele deve fazer, obtendo a Mindfull.org como resposta. O ritmo é bacana, prende a atenção e cria uma boa identificação com personagem.

A campanha impressa também promete chamar a atenção, com artistas como Finger Industries e James Joyce dando sua interpretação sobre como é ter a cabeça cheia. A eles se juntarão mais de 40 outros artistas, que produzirão obras para uma mostra prevista para outubro. mindfull mindfull1 mindfull2mindfull3mindfull4

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Destinos turísticos que só existem na ficção

Se você está pensando nas suas próximas férias e planejando para onde gostaria de viajar, talvez estes pôsteres possam servir de inspiração. Ilha da Caveira, Overlook Hotel, Pandora e Minas Tirith estão entre os destinos retratados na campanha impressa que o Studio Muti, da África do Sul, criou para a rede de cinemas Ster-Kinekor Theaters.

A série de cartazes com uma pegada vintage mostra lugares que só existem na ficção de grandes sucessos do cinema, como King Kong, O Iluminado, Avatar e O Senhor dos Anéis.

1234

Apesar de simpática e bem-executada, a ideia não é das mais novas. No ano passado, a gente mostrou por aqui uma coleção com a mesma proposta, criada pelos artistas Tom Whalen e Dave Perillo para a mostra Around The World in an 80s Daze. A diferença é que os “destinos” desta série foram inspirados em títulos da década de 1980.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Dove: “As palavras marcam uma criança para sempre”

Há varios anos, o premiado projeto de auto-estima da Dove desmistifica a ditadura da beleza ao redor do mundo, como no recente “Retratos da Real Beleza”.

Até em um simples anúncio impresso a mensagem atinge as mulheres de forma impactante, como nesse exemplo criado em Portugal pela TORKE+CC. A intenção era estender a campanha para o público infantil, já que, segundo a marca, 6 de cada 10 meninas deixam de fazer o que gostam por se sentiram desconfortáveis com a própria aparência.

Com uso de papel carbono e uma caneta encartada, um anúncio em revista especializada pedia as leitoras para lembrarem da pior coisa que foram chamadas na infância. Ao escreverem na peça, o texto aparecia copiado na página seguinte, junto do título: “As palavras marcam uma criança para sempre”.

Dove

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A primeira propaganda contra a violência doméstica já feita na Arábia Saudita

A violência doméstica é um problema que ignora nacionalidades, etnias, religiões ou classes sociais. Aqui no B9, a gente já viu bons exemplos de campanhas focadas no assunto, mas a imagem acima é histórica. Segundo o site BuzzFeed, esta é a primeira propaganda contra a violência doméstica já feita na Arábia Saudita, com criação da Memac Ogilvy para a King Khalid Foundation.

Em países islâmicos, a situação é um pouco mais complicada, já que as mulheres são “guardadas” por homens – geralmente seus pais, irmãos ou maridos.

Isso significa que os abusos, em sua maioria, não são denunciados. E apesar do uso do véu e da burca, o próprio impresso já diz: há coisas que não podem ser cobertas. Independentemente dos resultados, a coragem de falar a respeito já torna este material histórico.

Dentro desta temática, vale lembrar que, há cerca de um mês, mostramos por aqui o vídeo One Photo a Day in the Worst Year of My Life, em que a modelo Mia Hujic aparecia em diversas fotos supostamente tiradas ao longo de um ano, mostrando a escalada da violência doméstica. Na época, ficou evidente que era uma campanha mais ou menos nos moldes de Perdi Meu Amor na Balada, mas com o importante propósito de conscientizar o público sobre o abuso.

Aproveitamos o gancho da propaganda árabe para relembrar essa história. O vídeo está próximo das 5 milhões de visualizações no YouTube e a Saatchi & Saatchi de Belgrado e a Fund B92 assumiram a autoria da campanha.

Independentemente das maneiras escolhidas para se falar sobre o assunto, o importante é que ele continue em pauta.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A vida é um jogo Mastermind

Um estudante tentando resolver um problema dado por um professor, o psiquiatra analisando o que diz (ou não) seu paciente, uma mãe tentando entender o motivo do choro de seu bebê… Tem até o militar tentando se comunicar com um ser de outro planeta (que na atual conjuntura da política internacional, pode ser entendido como um ser de outro país). Quase todo mundo já passou por alguma destas situações, que a DDB Paris resumiu em ilustrações e uma frase:

“A vida é um jogo Mastermind.”

A campanha impressa para o jogo da Hasbro – aqui no Brasil conhecido como Senha – faz uma ótima analogia entre situações do cotidiano e o jogo Mastermind, mostrando que as habilidades utilizadas são as mesmas: análise, raciocínio, lógica… As ilustrações de Bob London são um destaque à parte. Deu até vontade de jogar Senha…

senha3senha2senha4

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Jornal de Tóquio cria aplicativo de realidade aumentada pensando no hábito de leitura das crianças

Hoje, os pais leem o jornal enquanto os filhos jogam, conversam e se atualizam pelo smartphone. No futuro, quem estará lendo o jornal? Haverá papel para ser lido?

Pensando em proteger o jornal impresso de uma possível extinção, o jornal Tokyo Shimbun criou, em parceria com a Dentsu, o aplicativo de realidade aumentada Tokyo AR com o objetivo de transformar o hábito de leitura dos filhos e, de quebra, unir a família.

Para uma leitura compartilhada com a família, e ainda contribuir para a educação e o aprendizado dos filhos, o jeito era tornar o jornal mais atrativo para as crianças. A estratégia foi criar uma plataforma diferenciada que fizesse da leitura uma atividade mais interativa.

Usando realidade aumentada para dar vida ao texto, o usuário só precisa apontar a câmera do celular em cima das marcações do jornal, e personagens de cartoon aparecem para guiar a leitura, com balões de comentários e títulos animados.

tokyonewspaper-3 tokyonewspaper-2

Tokyo AR traz uma abordagem similar ao Shortcut App, pois o usuário ainda não quebra a barreira de precisar fazer um download de app, mas o uso é bem mais simples e prático que fotografar um QR code.

A diferença é que, dessa vez, a interatividade é agregada ao papel no próprio conteúdo jornalístico, e não no espaço do anunciante.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Campanha tenta expressar como se sente um portador de Parkinson

Você consegue imaginar como se sente alguém com Parkinson? A agência The Assembly criou um anúncio impresso que tentasse expressar, sem o uso de nenhuma tecnologia, como um portador do Mal de Parkinson se sente. Preparar uma xícara de chá, fazer uma torrada ou apenas colocar uma meia: as tarefas mais simples do dia a dia se tornam grandes desafios. As peças fazem parte da campanha de conscientização da doença na Grã-Bretanha, que começa na próxima segunda-feira.

A campanha é resultado de uma parceria que começou em julho deste ano, quando a agência foi encarregada de ampliar a presença da Parkinson’s UK na mídia, alcançando mais pessoas afetadas pela doença. Além dos impressos, a The Assembly também irá fazer ativações em redes sociais.


Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

Jack Daniels em série de impressos 100% artesanais

Estamos tão acostumados com tudo feito digitalmente nos dias de hoje, que qualquer trabalho artesanal, analógico ou mecânico se destaca no meio da multidão.

Lembro desse anúncio impresso de Havaianas feito sem Photoshop, por exemplo. Gerou muitos comentários na época.

Hoje eu vi essa campanha de posters de Jack Daniel’s , que de cara me chamou atenção não pelo conceito – que homenageia inclusive os trabalho manuais – mas pelo visual que o digital pode até copiar, mas jamais ter o mesmo charme.

São 5 peças, criadas pela ArnWorldwide.





Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Save The Children: Quebre o ciclo


Cannes é cheio de fastasmas, mais um festival que premia a capacidade de fazer do que aquilo que realmente aconteceu. Mas temos que convir que, desde que Cannes Lions existe, a grande maioria da peças laureadas faz jus a troca de nome feita pelo evento: “festival de criatividade”.

Essa campanha impressa da Y&R do México, que levou Leão de Ouro na categoria Press, é um ótimo exemplo disso.

Criada para a ONG Save The Children, mostra que 70% das crianças que sofrem abuso se transformam em adultos abusivos. São peças que capturam a atenção dos olhos e conta uma impactante história ao mesmo tempo.


Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Forbes: Como seria o mundo sem os bilionários

Esse post são duas boas iniciativas da Forbes no Brasil – lançadas para a temporada de festivais de propaganda – criadas pela Ogilvy.

A primeira é a ação registrada no vídeo acima. Ao invés de entregar a revista na portaria dos edifícios, ela chegou por helicóptero diretamente nas mãos das secretárias dos mais importantes CEO’s do país. É o Forbes Helivery.

Abaixo, uma ótima campanha impressa mostrando o que o mundo perderia caso alguns dos bilionários não existissem. Clique nos anúncios para ampliar.





Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Não é você que acha genial um carro de 3 portas?

Inspirada por uma piada já recorrente sobre o Veloster da Hyundai, a Volkswagen veiculou ontem nos principais jornais um anúncio da Kombi.

O título diz tudo.

/dica do @victorwm

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement