Rádio Skol

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Música é um ativo super importante para algumas marcas, principalmente para aquelas que carregam um DNA mais jovem.

O brand entertainment contemporâneo, amarrado com música, não é só mais organizar/patrocinar um evento musical, mas criar modernas plataformas de música (colaborativas, interativas e personalizadas). Seguindo o exemplo da Oi (ou não), a Skol resolveu partir para o universo da música lançando a Rádio Skol, um novo aplicativo para internet, iPhone e iPod Touch, que já pode ser acessado em www.skol.com.br/radio ou baixado de forma gratuita na Apple Store.

Desenvolvida em três canais de áudio: Rádio Skol, Rádio Skol Folia e Rádio Skol Beats, a ferramenta permite acompanhar as últimas tendências do cenário pop, conferir agendas de eventos e personalizar playlists.

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Meu subconsciente diz que a brincadeira ainda vai parar em uma radio (Dial FM). Dúvida?

A nova aposta é uma criação das agências Aorta Entretenimento e F/Nazca.

Laboratórios farmacêuticos continuam a inovar

panadolfb.jpgOutro dia comentei (aqui) sobre a possibilidade existente de inovar em um mercado tão fechado e conservador como o de laboratórios farmacêuticos. Embora pareça difícil criar uma comunicação diferenciada, algumas empresas do ramo estão se saindo bem no quesito criatividade. Uma delas é a Bayer, com o seu Bayer Didget.

A outra é a GlaxoSmithKline, fabricante do Panadol, um analgésico de ação rápida que alivia as dores de cabeça, permitindo que a pessoa nunca perca momentos especiais por causa da indisposição.

Seguindo esse conceito, a OgilvyOne de Dubai, Emirados Árabes, criou uma ativação de marca bem bacana, baseada em um aplicativo no Facebook (”Tag your Moment“), que convida os usuários a marcarem suas fotos com ícones divertidos, músicas entre outras coisas, que resultam em mini-histórias que podem ser compartilhadas.

Se a sua marca faz parte de uma categoria ‘commodity’ como a de analgésicos, por exemplo, então você vai ter ainda mais razão para buscar uma diferenciação. Afinal de contas, é a inovação que vai garantir o destaque e uma percepção mais marcante para a sua marca.

Como o iPad pode revolucionar a mídia e o marketing

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Escreve aí. O iPad, assim como outros e-readers, vai permitir novas formas de marketing para atingir consumidores cada vez mais envolvidos com uma publicidade mais interativa e menos interruptiva.

Os anunciantes estão mais otimistas em 2010. Uma das razões, segundo o IAB (Interactive Advertising Bureau), tem a ver com o surgimento constante de novos meios e plataformas oferecidas a eles. Um conforto para quem não pretende perder seus consumidores de vista.

Enquanto os veículos de mídia mais conservadores não abrem mão de um modelo de negócio já ultrapassado, outros, como é o caso do The New York Times, enxergam ricas oportunidades de estabelecer, com essas novas tecnologias, uma positiva relação [notícia x leitor].

O mais tradicional ‘jornalão’ dos Estados Unidos foi o 1º do mundo a anunciar uma parceria com a Apple, e criar um aplicativo customizado especialmente para o iPad. E fez o mesmo com o Kindle, o pioneiro neste ‘neo market’. Está claro que o NYT não perde tempo, aproveita novidades e experimenta inovações a fim de lutar contra a queda brutal de circulação do seu jornal impresso e o número de assinantes do mesmo.

Hoje, dia em que o mundo congestionou a internet para acompanhar o lançamento do novo device, a Apple não só escreveu um novo capítulo na história da tecnologia, como também reescreveu o capítulo de um marketing e de uma mídia onde, até então, era o conteúdo que reinava sobre qualquer outra coisa.

Assim como a revolução no mobile marketing, obtida graças aos branded apps de iPhone e iPod, a Apple continua construindo novos caminhos para as marcas. Talvez sejam os mais pertinentes desde o início do século XXI.

Legends of Akhtamar: Branded History

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Produzido na Armênia, Ararat é uma marca de conhaques conhecida em boa parte da Europa Oriental. Mais recentemente, ela foi comprada pela gigante Pernod-Ricard, um grupo internacional sempre alerta com as novas formas de comunicação.

Tão alerta que, ao invés de investir em uma publicidade tradicional para celebrar a tradição da Ararat, encomendou um curta-metragem de 20 minutos, produzido pelos premiados irmãos Shammasian.

O filme “Legends of Akhtamar” – inspirado em um antigo conto armênio – foi exibido inicialmente em uma turnê por cinemas da Europa Oriental, exclusivo para um público seleto de celebridades influentes, jornalistas, formadores de opinião e blogueiros. Após o sucesso nas telonas, o curta-metragem chegou a internet. Está disponível em um site criado especialmente para abrigar a produção.

Nos primeiros 14 dias, o vídeo chegou a ter cerca de 150 mil visualizações no site. Assista o trailer:

McDonald’s: Dreaming In Mono

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Países como Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, integram o grupo dos chamados países nórdicos, ou Escandinávia. A região é conhecida pelo seu tempo frio e um povo idem. Mas, muitas vezes, os países nórdicos também são reconhecidos por antecipar muitas tendências, principalmente aquelas que se referem à internet e os demais meios digitais.

E o McDonald’s da região revelou um ótimo plano de comunicação, que mistura transmedia-storytelling com brand entertainment.

Desenvolvido pela Perfect Fools, a principal ‘receita’ do plano é fornecer uma experiência divertida para os clientes, assim como o McDonald’s faz na vida real. E seu ingrediente é unificar os povos nórdicos através de um filme de 60 minutos (dividido em 7 episódios) que trata da paixão deste povo pelos esportes de inverno.

O filme Dreaming in Monoestá sendo transmitido exclusivamente em emissoras de televisão da região e através de múltiplos canais digitais, incluindo dreaminginmono.com, Twitter e Facebook. Há também uma exibição em televisores espalhados por mais de 465 McDonald’s de toda a região.

Além do filme e seus episódios, o site do projeto oferece música, vídeos, enquetes, aplicativos móveis, concurso cultural, dicas de esqui e várias oportunidade de se iniciar debates – tudo projetado para conectar as pessoas em torno da história e os valores da marca McDonald’s.

:: Via Creative Social Blog

Plataforma de música da Armani chega ao iTunes

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Falei algumas vezes sobre como algumas empresas estão se envolvendo com o universo da música para associar sua marca com o entretenimento.

O rápido avanço desse envolvimento é perceptível. Como exemplo, a Armani Exchange assinou agora um acordo com a Apple para em breve disponibilizar a A | X Music Series” no iTunes.

A  “A | X Music Series” é a plataforma musical da mundialmente conhecida marca de roupas e acessórios. Até então, suas músicas, selecionadas com rigor, só eram oferecidas no site da Armani Exchange e em CDs com as melhores seleções de músicas tocadas nas lojas A | X de todo mundo.

:: Via MediaPost

Heineken fideliza fãs de música com apoio do Spotify

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Os novos serviços da web deram às marcas melhores possibilidades de fidelizar os seus clientes e consumidores. Quer seja um gift card do iTunes, ou a oferta de uma conta ‘pro’ no Flickr, por exemplo. Agora, quer conhecer um bom exemplo real?

A fim de ampliar seu portifólio de ‘prêmios’ aos consumidores cadastrados em seu site, a Heineken da Espanha manteve sua aposta no mundo da música, e fechou um acordo com o Spotify, um serviço de música similar ao iTunes, para dar à eles uma conta premium (em forma de “passe mensal”) com acesso ilimitado ao serviço de músicas stream.

Para desfrutar do serviço premium, os membros do site da Heineken tem apenas que colocar seus pincodes no espaço solicitado dentro da página do Heineken Club.

:: Via BrandLife

The Possibility Shop

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Ontem comentei sobre a tarefa do Branded Content. Depois de entender um pouco melhor sobre a sua importância, podemos conhecer mais um bom exemplo. E que tal o The Possibility Shop?! Este é o nome dado a websérie criada para a Disney e patrocinada pela Clorox.

A produção da série ficou por conta da Jim Henson Co., criadora do clássico Sesame Street, e é hospedada na página da Disney.com. A Clorox, marca de produtos de limpeza e patrocinadora do The Possibility Shop, aparece sutilmente em áreas reservadas a publicidade e em espaços onde não há uma interferência durante os episódios. A intenção da marca de produtos de limpeza é atingir de forma pertinente as mães, uma das principais “webespectadoras” da série.

:: Dica da Selulloid AG

Branded Content: Por que é a prática do futuro?

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Entendemos por Branded Content a prática por vincular conteúdos a uma marca (e vice-versa). Uma forma sutil e criativa de cultivar laços entre uma marca e o consumidor.

Não é nenhum segredo que, com a evolução digital, muitas marcas aproveitaram o espaço livre e democrático da internet para espalhar a sua mensagem, dar conselhos e até mesmo medir a reação dos consumidores. Mas em 2009 foi feito ainda mais com Branded Content. Vimos vários exemplos aqui no ADivertido, e segundo o último relatório do Custom Publishing Council (CPC), os gastos com Branded Content duplicaram em 2009.

Falando de Estados Unidos, o gasto total com Branded Content foi, em média, US$ 1,8 milhões por empresa. Pouco mais da metade (51%) foi investido em publicações impressas, 27% em internet e quase 1/4 (22%) em televisão e rádio. A estimativa é que, em 2010, quase 60% das marcas devem duplicar os números de 2009.

O estudo também constatou que:

  • 61% das marcas acreditam que o Branded Content é “mais eficaz” que a mala direta.
  • Um pouco mais da metade (54%) usam o Branded Content para educar os consumidores.
  • As marcas destinaram quase um terço (32%) dos orçamentos em Branded Content.
  • 24% pretendem aumentar os gastos de conteúdo de marca em 2010.
  • 78% dos entrevistados relataram que o Branded Content é mais eficaz do que a própria publicidade.

Estes dados mostram um crescimento substancial desta disciplina. Por quê? Você só precisa refletir sobre o comportamento do consumidor de hoje e entender que ele não quer mais ser incomodado com mensagens interruptivas, por isso opta por um conteúdo mais pertinente e que, em muitas vezes, pode ser assinado por alguma marca. Só depende da agência e do anunciante na hora de interpretar no briefing a demanda por algum tipo de conteúdo capaz de reter a atenção do target. No mais, a criatividade continua sendo o maior e principal ingrediente.

Sendo assim, vou continuar monitorando aquilo que virá com tudo em 2010.

:: Com fonte do BizReport e MediaPost

O agregador de criatividade da Lego

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Lego Cl!ck é um novo espaço em homenagem aos momentos “click” da vida, quando a oportunidade encontra a imaginação. O site se baseia em um agregador de conteúdos projetados com peças de Lego de qualquer usuário.
Lançado no final de 2009, o site se define como “um pequeno lugar na internet dedicado a criatividade, a inovação e ao momento em que as idéias fazem click”. Sua premissa é reunir posts, fotos, vídeos e tweets (mensagens) sobre conteúdos de Lego.

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O projeto Lego Cl!ck é acima de tudo uma plataforma integrada. O site pede aos seus followers no Twitter que escrevam tweets sobre coisas que os inspirem, com a hashtag #legoclick, e o aplicativo para iPhone, chamado Lego Photo, converte fotos em imagens feitas com peças de Lego.

A marca dinamarquesa é um case por si só. Ela conseguiu construir um mundo mágico apenas fabricando e vendendo peçinhas coloridas de brinquedo que possibilitam criar um universo particular e lúdico para cada um de seus consumidores. Não tenho dúvidas que este investimento digital vai ser um sucesso entre os tantos fãs da marca.

ABCs of Branding Posters

Une oeuvre du designer Jason Dean, basé à Orlando, autour d’un alphabet uniquement construit avec les marques les plus célèbres de notre époque. Des affiches imaginées en relief et disponibles en 2 versions sur la boutique Merchline. En édition limitée à 500 copies.



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Previously on Fubiz

Scion Toyota testa plataforma musical integrada ao iTunes

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Algumas vezes mencionada no ADivertido (aqui e aqui), a Scion é uma subsidiária da Toyota dos Estados Unidos voltada para um público mais jovem.
A força do seu target possibilita criar iniciativas inimagináveis para uma marca da categoria automobilística.
Desde 2002 a marca aposta em três grandes pilares: arte, música e comportamento.
Nessa semana apresentou sua nova plataforma, a Scion Audio Visual (Scion A/V).

A plataforma é constituída por uma série de vídeos musicais de gravadoras independentes, através de uma variedade de gêneros como metal, hip-hop e electro, que serão distribuídos pelo iTunes, canais de mídias sociais e pelo recém lançado site ScionAV.com. Alguns vídeos também serão postados no Vimeo e oferecidos em DVDs promocionais.

O novo ScionAV.com dispõe de um streaming de música e vídeo chamado “Scion Rádio 17“, uma espécie de branded online radio com músicas indie bem novas. A novidade não acaba aqui. A Scion ainda lançou um aplicativo mobile chamado Scion AV Radio. Ele pode ser baixado na Apple App Store. O aplicativo gratuito oferece acesso a todo conteúdo do ScionAV.com.

Criar uma afinidade com os jovens é tarefa empolgante para a Scion. Há um universo ‘lifestyle’ definitivamente carimbado no seu DNA.

Aol. Animations

Baseada em Nova Iorque, a Wolff Olins é uma das mais conceituadas empresas de branding e inovação. No início dessa semana, eles lançaram uma série de vídeos para divulgar o rebranding da Aol.

Os vídeos fazem parte de uma veiculação especial em meios digitais (vídeos na internet, mobile e outdoors de LED).

A Universal Everything foi comissionada para colaborar com a produção dos vídeos.

Financial Review: Write Our Next Ad

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Para construir uma relação mais próxima e humana com seus leitores, o jornal Financial Review buscou no talento criativo das pessoas, uma boa idéia que se tornaria o anúncio oficial de fim de ano do jornal australiano de finanças.

O briefing era bem simples: criar um anúncio all type, afiado, inteligente e capaz de promover os benefícios da leitura regular, sem deixar de reforçar o peso da marca, uma grande líder do segmento.

Ao todo foram mais de 13 mil anúncios criados e enviados pelo site. O voto popular determinou o 1º e 2º lugar. Cada um recebeu uma caneta Mont Blanc, mas apenas o anúncio do 1º colocado será oficialmente publicado pelo Financial Review.

Sem querer entrar nos méritos do concurso, creio que este é um bom exemplo atual de como o crowdsourcing continua ativo e colaborando com os valores intuitivos de muitas marcas.

:: Via Springwise

Honda Friends

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Usar a internet para ouvir os consumidores é uma das grandes tendências da atualidade no mundo do branding digital.
Sem o mesmo requinte do MyStarbucks Idea, a Honda inaugurou seu canal online de relacionamento, o Honda Friends.

Idealizado pela SH&P, o Honda Friends é uma plataforma de CRM online e pesquisa para a Honda que dá a montadora feedback instantâneo sobre as principais questões levantadas pelos seus clientes do Reino Unido.

Em poucas semanas, o Honda Friends já atraiu cerca de 3 mil inscritos, que opinam e comentam sobre as suas experiências com os produtos e serviços da marca. Inquéritos filtrados pelos moderadores do canal são enviados periodicamente para os executivos da Honda. Dessa forma, a marca ganha novos aliados e satisfaz a demanda por uma tão desejada aproximação dos consumidores com a fábrica.

:: Via BrandRepublic

The Cube Store, a ‘pop-up store’ da Nissan

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Após cativar os japoneses com o seu design arrojado, a terceira geração do Nissan Cube chegará à Europa no início do próximo ano.
Dentro de sua estratégia promocional, a Nissan está abrindo lojas temporárias, popularmente conhecidas como ‘pop-up stores’, em Londres, Paris e Berlim, desenhadas para refletir o curioso e moderno desenho do carro japonês.
Em todos os lugares onde a loja está instalada, haverá exposições de arte, festas, eventos e performances musicais, tornando-se um novo e experimental ponto de encontro entre consumidores e artistas, e um intercâmbio vivo entre o ocidente e o oriente.
As ‘pop-up stores’ foram desenhadas por famosos arquitetos e decoradores europeus, e os carros, expostos nas “Cube Stores’, se impõem como uma peça de arte, muito mais do que um simples automóvel.

Os consumidores podem conhecer a agenda e todas as festas, além de poder colaborar com a programação das ‘pop-up stores’ através do site: www.cubelist.co.uk.
Assista abaixo uma vídeo-reportagem direto da inauguração da loja londrina:

Mais do que agregar vendas, o principal objetivo das ‘pop-up stores’ é gerar buzz em torno da marca. Elas não só chamam a atenção da mídia, como criam um novo entusiasmo e proporcionam uma nova experiência ao consumidor. Em um molde parecido de ‘brand experience’, a Knorr também começou a apostar em seus espaços físicos.
Este tipo de iniciativa também é utilizada para demonstrar um sinal de vitalidade e inovação ao mercado.
Geralmente as pop-up stores são criadas para lançar uma nova coleção ou vender produtos em edição limitada.

(RED): 9 brands, 1 aim

Você saberia dizer quais, além da Nike, são as outras marcas que apóiam o movimento (RED)? Ao todo são nove marcas sustentando uma mesma causa social: Ajudar a eliminar a AIDS na África. Com isso, a Modernista e a Psyop (que parceria, hein?!) se uniram para presentear essas companhias tão engajadas em apoiar a iniciativa, com este vídeo especial postado agorinha no Youtube.

A (RED) foi criada por Bono Vox e Bobby Shriver, e não é uma iniciativa de caridade, mas sim um modelo de negócio que transforma a força do consumidor em apoio financeiro. As marcas associadas à (RED) criam uma linha de produtos (RED), e toda vez que alguém compra os produtos (RED), uma parte do lucro vai direto para o Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária, sem que o consumidor pague a mais por isso.

Cinema Emirates: Brand Experience

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Entre os dias 1 e 26 de dezembro, salas de cinema serão transformadas no interior de um avião numa ação criada pela agência Leo Burnett para a Emirates Airlines.

Quando as luzes se apagam, janelinhas que foram coladas nas laterais da sala se acendem e fazem com que as pessoas se sintam como se estivessem a bordo. Ouve-se o som característico dos avisos dentro de um avião e os sons das turbinas. Na tela, o texto anuncia um diferencial da empresa aérea: a Emirates tem o melhor entretenimento a bordo do mundo com 1.200 atrações entre filmes novos, clássicos, séries e muito mais.

Talvez tenha faltado um pouco mais de “experience”. Sei lá, algo como colocar comissários de bordo servindo as pessoas, parecido com o que a SilkAir, de Cingapura, fez.

A experiência da Emirates poderá ser vista de perto apenas no Cinemark do Shopping Market Place e do Shopping Villa Lobos, ambos em São Paulo. Confira algumas fotos, aqui.

Conferência de Planejamento 2009 e FGA

Durante esta segunda-feira (30/11), vou começar o dia com uma agenda bem mais cheia do que o normal. Por isso vou ficar um pouco mais ausente do blog. Logo cedo, às 8h, começa a tão esperada Conferência de Planejamento – evento organizado pelo GP (Grupo de Planejamento). O #GP09 convidou alguns dos nomes mais importantes do planejamento estratégico e da comunicação, como eles costumam fazer todos os anos. Um livestream foi desenvolvido especialmente para o evento de amanhã: live.blogblogs.com.br/gp09. A agenda oficial do #GP09 também pode ser conferida no site/blog do GP. Vou acompanhar de perto os principais “Breakout Sessions” e colocando alguns inputs e curiosidades no meu Twitter: @gabrieljacob.

Também amanhã, no final do dia, vai rolar a grande final do FGA (Festival de Guerrilha do ADivertido), concurso realizado em parceria com a agência Espalhe, e que teve a participação de dezenas de estudantes de todo o Brasil.
Três finalistas já foram indicados para a final. São eles:

Ana Clara Schneider (ESPM-SP – 4º semestre)

Nicole Esteves (Universidade de Marília – UNIMAR – 4º semestre)

Felipe Augusto Costa (Cásper Líbero – 6º semestre)

Todos eles receberam, na última sexta-feira, um briefing da equipe criativa da agência. Nesta segunda, os três estudantes terão que apresentar suas idéias e soluções de acordo com o que foi descrito. O resultado, pós-avaliação, será anunciado no mesmo dia. Você ficará sabendo de tudo através do Twitter e as hashtags #GP09 e #FGA. Fique ligado ;-)

Skol apresenta sua nova plataforma digital

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O Gerente de Marketing da Plataforma Jovem da Skol, Sergio Eleutério, falou ontem, em um HH exclusivo para alguns blogueiros, sobre a nova plataforma digital da marca.
A grande novidade fica por conta de uma maior interligação com as redes sociais. Mas a grande vedete mesmo é o aplicativo Garota do Tempo. O aplicativo traz a previsão do tempo de uma forma totalmente irreverente.
Criada em parceria com o Climatempo, a Garota do Tempo está disponível no novo site da marca (www.skol.com.br).
Mais do que assistir à previsão, o usuário pode interagir com a Garota. Como? Não sou eu que vou estragar a surpresa. Confira você mesmo.

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O aplicativo foi criado pela agência F/Nazca, e traz um esquete diferente para cada clima. A ferramenta capta as condições reais de temperatura. A partir dos dados a Garota aparece vestida para a ocasião.
A cobertura é nacional e o usuário pode escolher até quatro cidades. E o aplicativo tem abordagens diferentes para homens e mulheres, coisa difícil de ver hoje em dia.
O que me agradou bastante é que, ao invés de utilizar meios tradicionais de comunicar o produto, a Skol é inserida no contexto/conteúdo da brincadeira de modo totalmente pertinente.
Você já encontra a Garota do Tempo na tab do MSN e em alguns portais brazucas.
A promessa é que haja, em muito breve, a inclusão de um widget para desktop e um aplicativo de iPhone.