Se você morasse no Canadá, poderia comprar o kit com saleiro e pimenteiro por 14.99 dólares, ou ganhá-los na compra de três produtos da linha Sidekicks.
A criação é da DDB Toronto, e produção da Sons and Daughters.
Para mostrar que o seu sanduíche é feito na hora em que você pede, e não fica lá curtindo o ar fresco e esperando alguém chegar, o Burger King realizou uma engenhosa ação ontem na filial Santo Amaro, em São Paulo.
Ao receber o pedido, a pessoa era surpreendida com a própria foto estampada na embalagem do sanduíche. Além disso, a imagem era enviada em tempo real para um banner, com a frase: “Comendo agora….”. Você pode ver uma demonstração da peça no vídeo abaixo.
A criação é da Ogilvy, que certamente está preparando um belo video-case da ação nesse momento, que integra uma surpreendente iniciativa de ponto de venda com internet.
Aproveitando a semana de lançamento do novo álbum do KISS, o elogiado “Sonic Boom”, a Mars Inc. irá lançar uma edição especial de M&M’s com os integrantes (atuais) da banda. Gene Simmons, Paul Stanley, Tommy Thayer e Eric Singer com suas caras maquiadas estampadas nos confeitos de chocolate, mas nada de Ace Frehley ou Peter Criss.
A versão limitada será vendida apenas nas lojas do Walmart, que também lançará o novo disco da banda (responsável pelo melhor show que já vi na vida) de forma exclusiva.
A ação faz parte da campanha da Mars para divulgar a ferramenta “MY M&M’s”, em que qualquer um pode customizar o chocolate escolhendo cores, fazendo upload de imagens, mensagens e diferentes embalagens. Eu vou dar um jeito de conseguir esses KISS M&M’s, palavra de fanboy!
Os prêmios e bons indíces de audiência da série “Mad Men” estão colocando mais uma vez o universo glamouroso da propaganda na televisão. Gente bem vestida, que vai nas melhores festas, usa as melhores grifes, fuma charuto na agência, tem insights no chuveiro e, principalmente, come todo mundo.
E claro, você que trabalha em uma agência, sabe que nada disso é verdade. A websérie de Altoids, nova campanha da marca, é que vai mostrar de verdade o que acontece na vida (ridícula) dos nossos maravilhosos publicitários. Dividida em 8 episódios online, “Brainstorm” é uma produção da Fox Mobile Studios que estreou ontem no site brainstormtheshow.com.
A agência Yogurt acaba de perder o seu maior cliente, e a beira da falência, precisa criar uma grande e criativa campanha para Altoids. Para liderar esse trabalho em busca da nova conta, o presidente da Yogurt contratou Rock Shanz, considerado um mago da propaganda. A comparação com o Michael Scott de Steve Carell em “The Office” é óbvia.
Com essa metalinguagem, a Altoids pretende criar conteúdo e entretenimento inserindo a marca como parte integrante da história, e, com a sátira ao mundo da propaganda, mostrar transparência aos consumidores.
Todos os episódios de “Brainstorm” podem ser assistidos no site da série, ou no canal especial no DailyMotion. Abaixo você confere o trailer:
Há quase 1 ano, aconteceu a ação “O Maior Doritos do Mundo”. Na época, um pacote do produto com 132 kg e 3 metros de altura serviu para anunciar uma iniciativa de relacionamento da marca com os consumidores nas mídias sociais.
Assim como naquela oportunidade, Doritos volta agora para atender outro pedido das pessoas: o retorno da versão Original do salgadinho. Para tanto, estão realizando uma ação divertida com os membros dessas comunidades, enviando uma pequena caixa contendo um único e misterioso Doritos. Quem experimenta, certamente mata a charada na hora.
A campanha brinca ainda com o SAC da empresa. Você entra no site de Doritos, e dá a sua sugestão de qual gostaria que fosse a próxima surpresa da marca. Pouco tempo depois, recebe um email do departamento de Re-Desenvolvimento de Produtos Que Já Existiam, explicando o que acharam da sua ideia.
No cinema, se um filme pipoca faz sucesso logo os produtores tratam de fechar contratos para uma ou mais sequências. Na internet a coisa é menos burocrática, mas a regra de continuações também funciona. Seja com sequencias oficiais, ou com remix e versões das próprias pessoas, a piada se estende por dias, meses ou anos.
Doritos, com o seu projeto Snack Strong Productions, e a proposta de ser uma produtora de conteúdo e entretenimento, lançou a continuação do sucesso “Hotel 626″, uma barbada dos festivais de publicidade ao longo do ano, incluindo Cannes Lions 2009.
“Asylum 626″, também criado pela Goodby, Silverstein & Partners, segue a mesma receita de seu antecessor: uma experiência assustadora interativa, utilizando microfone e webcam com uma super produção em vídeo (e que só funciona das 18h às 6h). Mas um detalhe foi adicionado: a integração com o Facebook e Twitter.
Em diversos momentos, a história (você internado em uma clínica de métodos nada convencionais) utiliza os seus dados do Facebook, como nomes e imagens de amigos, por exemplo. Se você aceitar fazer a integração, o site promete lhe oferecer ainda mais medo. Isso porque, quando conectado nas ferramentas externas, a experiência reinventa o velho modelo de “envie para um amigo” e mostra outras pessoas que estão passando pelo tratamento.
Como quase toda sequência, “Asylum 626″ tem pontos negativos em relação ao original. A principal é que o desenvolvimento é mais lento. Você pode passar vários minutos apenas assistindo um vídeo introdutório de cada fase, e sem poder pular direto para a ação. Algumas missões também são idênticas as de “Hotel 626″.
Apesar disso, “Asylum 626″ é mais um triunfo de Doritos no caminho de oferecer entretenimento interativo aos consumidores, ao invés de apostar em um site enfadonho de produto, garantindo assim dezenas de minutos de atenção para uma campanha publicitária. Como você deve saber, atenção é o artigo mais escasso para 99% das marcas que rondam a nossa vida no dias de hoje.
Dá uma olhada no trailer abaixo, e comece a brincadeira por aqui.
No dia 21 de abril de 2009, foi exibido um episódio da série “Toma Lá Dá Cá” da rede Globo que chamou atenção por conta de um product placement inusitado. Cerca de 10 minutos da trama tiveram como personagem coadjuvante a maionese Hellmann’s, em uma ação da Unilever escrita pelo próprio roteirista da série, Miguel Falabella.
Teve quem achou o brand entertainment genial, e outros que acusaram de merchandising exagerado. Mas independente de opinião e gosto pessoal, essa não foi a primeira vez que um produto tornou-se quase que protagonista de uma sitcom. E eu não estou falando de uma sitcom qualquer, mas sim da mais aclamada de todos os tempos: “Seinfeld”.
Exatamente no dia 8 de janeiro de 1998, ia ao ar na NBC o 11° episódio da 9° e última temporada de “Seinfeld”. Vários outros capítulos da série trouxeram referências a marcas e produtos, mas nada comparado ao realizado em “The Dealership”. Aliás, esse episódio tem uma nota triste: foi o primeiro a ser exibido depois que Jerry Seinfeld anunciou o fim da série, em 26 de dezembro de 1997.
Nesse que é o 167° capítulo da atração, Jerry planeja comprar um novo carro, e vai passar o dia na concessionária tentando conseguir um bom negócio com David Puddy, agora promovido a vendedor, e namorado de Elaine. Já George, quer mostrar para Jerry que esses vendedores de carros são todos desonestos, e que ele jamais deve aceitar todos os acessórios que empurram para os inocentes clientes.
O carro em questão é um Saab 900, mas não é esse o produto que dominará o episódio por quase 10 minutos. Também não é a rede de lanchonetes Arby’s, citada em diversos momentos pelos personagens. Quando George tem fome, ele resolve ir até a máquina de doces da concessionária para comprar um Twix. A partir desse momento, o chocolate com caramelo e biscoito se transforma em uma obsessão de Constanza.
Além da presença crucial no roteiro, Twix tem os seus ingredientes como motivo de discussão entre os personagens. Como George diz, “entre todos os chocolates, só Twix tem biscoito.” Na máquina de doces, outros produtos da Mars, Inc. aparecem, como os famosos M&M’s e Snickers (esse último, aliás, também teve destaque em um outro episódio da série). Até a barra 5th Avenue, da concorrente Hershey’s, também é citada, mas de maneira não tão positiva: ela não contém biscoito.
Quanto isso custou? Acredito que é uma informação que nunca foi revelada, mas você pode tentar imaginar o valor de estar presente, de forma que não se pode ignorar, no programa de TV mais assistido da época. O melhor disso tudo é que jamais soa uma aparição forçada. É pertinente, engraçado e memorável.
Sim, poderia ser qualquer outra marca de chocolate no lugar de Twix, mas delas ninguém lembrou no dia seguinte da exibição do episódio. Dê play abaixo, e assista os quase 10 minutos de product placement, ou seja, quase metade de um capítulo padrão da sitcom. Se quiser ver o episódio inteiro, compre a 9° temporada de “Seinfeld”. Uma ótima desculpa (se é que isso era preciso) para ter um dos grandes momentos da televisão na sua coleção.
Em cada época, um tipo de alimento ou substância é considerada culpada de todos os males. O sal é um dos que já foi banido de nossas mesas, bem, pelo menos em quantidade não indicada.
Criado pela DDB do Canadá, “Salty” da Knorr mostra a triste vida de uma saleiro após ser abandonado por uma família. A produção é da Sons and Daughters, com efeitos da AXYZ.
É divertido, mas mais uma vez é um daqueles filmes em que a locução no final põe tudo a perder. O cliente subestima as pessoas, e precisa explicar o próprio comercial: “Viu gente, era um saleiro, porque nossos produtos tem menos sódio. Entenderam? Hein, hein?”
Não só no Brasil, com seu Sweet Chili, mas também nos EUA a PepsiCo decidiu integrar as embalagens de Doritos com internet através de realidade aumentada.
As novas versões de Doritos Late Night permitem que o usuário simule um show musical em seu computador, colocando o código de AR na webcam. A ação envolveu a participação da banda Blink182 e do rapper Big Boi.
Os dois grupos gravaram performances exclusivas para o site, gerando no YouTube discussões sobre o que seriam esses vídeos com fundo verde. Vale dizer que a marca aproveita o buzz em torno da volta do Blink182, depois de 5 anos de hiato, sorteando também ingressos para a turnê que começará no dia 23 de julho.
Se você tentar ver o show online sem uma embalagem de Doritos, o site pede para voltar mais tarde e descobrir o quê está perdendo, gerando curiosidade. São duas músicas gravadas para a apresentação virtual, mas a banda só vem para o bis se o usuário fizer barulho no microfone.
A criação é da Goodby, Silverstein & Partners, com produção da Proto e da Mekanism. Abaixo você pode conferir uma demonstração:
Criado pela JWT no Japão, o Grand Prix de Media é, resumidamente, um cartão-postal comestível. Mas calma, não o papel, e sim o Kit Kat que vem junto.
No ocidente todo mundo conhece Kit Kat como chocolate, mas lá no Japão é Kitto Katsu, que significa sorte, algo como “você vai conseguir”. O que a JWT fez foi transformar o chocolate em um talismã, uma mensagem de boa sorte para os estudantes durante os exames escolares.
Em um acordo inédito com o governo japonês, o Kit Kat Mail foi vendido em mais de 20 mil agências dos correios pelo país. A mídia espontânea em torno do projeto é calculada em 11 milhões de dólares. E no final, o que seria uma ação focada e sazonal, tornou-se um produto permanente da Nestlé.
Confira o vídeo-case abaixo [link] e não esqueça de ficar de olho no work.canneslions.com para ver todos os ganhadores.
Na Argentina, a missão de Doritos é unir as pessoas pelo amor e mostrar aos jovens como se dar bem nos relacionamentos. A genial “Que Vuelvan Los Lentos” foi a primeira campanha a ajudar nesse objetivo, e agora a marca volta com “Lleguemos a la segunda salida”, ou seja: como o cara deve se comportar para conseguir um segundo encontro.
São três filmes com três situações distintas. Mostram o errado para no final dizer o que é certo. Assista um abaixo e outros dois depois do jump, no idioma original com legendas em inglês.
A criação é da BBDO Argentina, com produção da Rebolucion.
Este incrível comercial da Hovis Bakery, centenária fabricante de pães no Reino Unido, é um dos primeiros na lista de favoritos para Cannes Lions 2009, que acontece no fim do mês.
Lançado em setembro do ano passado, o filme intitulado “Go on Lad” é um recorte histórico dos 122 anos de existência da Hovis, mostrando em dois minutos diversos acontecimentos importantes na vida dos britânicos. Da partida do Titanic aos primeiros carros, passando pela I e II Guerras Mundiais, incluindo a Blitz Londrina (57 noites consecutivas de bombardeio pelas exército nazista alemão em 1940), a Copa do Mundo em 1966 e a virada do milênio 2000/2001.
Criado pela MCBD e produzido pela Rattling Stick, o comercial exigiu uma profunda pesquisa histórica, com meses de filmagens. Além do sucesso na TV, “Go on Lad” é dono de milhões de views no YouTube. Abaixo você pode assistir em excelente qualidade:
Essa é pra série “notícias bizarras, mas publicitariamente eficientes”. A fabricante de alimentos The Del Monte, para promover a sua linha Superfruit Smoothies, encontrou uma maneira inusitada de gerar buzz. Perguntaram para cerca de 1000 mulheres qual celebridade masculina elas gostariam de lamber (é um sorvete, não pense bobagem), e o vencedor seria transformado em picolé.
Quem teve a “honra” dessa homenagem gelada foi o ator britânico Daniel Craig, o atual James Bond. A réplica em picolé foi baseada na cena em que ele sai do mar, no filme “007: Cassino Royale”. Matt O’Connor, porta-voz da Del Monte, lembra que agora as mulheres tem “license to chill”, trocadilho óbvio com “license to kill”, e por apenas 100 calorias.
A empresa promete ainda transformar outras celebridades em sorvete. Jude Law, Hugh Grant, Ewan McGregor e David Beckham são os mais cotados, de acordo com a preferência feminina.
Termina no próximo domingo, dia 25, a votação para escolher o comercial de Doritos que será exibido durante o XLIII Super Bowl, no dia 1 de fevereiro. É o terceiro ano consecutivo em que a marca deixa seu espaço publicitário milionário, no evento mais assistido nos EUA, nas mãos de consumidores, jovens produtores e diretores.
Os cinco finalistas podem ser assistidos no site da ação, Crash The Super Bowl, e o mais votado vai ao ar. Além disso, o criador do filme leva 1 milhão de dólares como prêmio. Desde que começou o concurso, em setembro do ano passado, foram 1961 comerciais inscritos.
Publico abaixo os dois que mais gostei. Apesar de não serem ideias geniais, me chamou atenção a qualidade da produção, com uso até de efeitos digitais. Só não entendo como americano adora exagerar no consumo do produto, com personagens cheios de caras e bocas.
De qualquer forma, depois do hype que foi o primeiro comercial criado por um consumidor no Super Bowl em 2007, esta iniciativa de Doritos se prova uma excelente oportunidade para jovens diretores e publicitários mostrarem seu potencial.
O Burger King lançou no Facebook um aplicativo como nenhum outro, que basicamente provoca: você estaria disposto a “sacrificar” 10 dos seus amigos para ganhar um Whopper?
O Whopper Sacrifice funciona de maneira simples: através do aplicativo, basta selecionar 10 pessoas para deixar de ser amigo no Facebook e ser recompensado com um cupom de Whopper grátis.
O golpe de mestre está no fato de que a ferramenta torna-se incrivelmente viral, já que, ao contrário do que normalmente acontece, os “amigos” sacrificados por você recebem uma notificação avisando que foram dispensados só por causa de um hambúrguer grátis.
Um uso criativo e interessante de rede social, que reflete muito bem a atitude e sarcasmo que o Burger King vem trabalhando nos últimos anos. E considerando que sempre tem um monte de gente na sua lista de amigos que você mal conhece…
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