Seinfeld e Twix

Seinfeld Twix

No dia 21 de abril de 2009, foi exibido um episódio da série “Toma Lá Dá Cá” da rede Globo que chamou atenção por conta de um product placement inusitado. Cerca de 10 minutos da trama tiveram como personagem coadjuvante a maionese Hellmann’s, em uma ação da Unilever escrita pelo próprio roteirista da série, Miguel Falabella.

Teve quem achou o brand entertainment genial, e outros que acusaram de merchandising exagerado. Mas independente de opinião e gosto pessoal, essa não foi a primeira vez que um produto tornou-se quase que protagonista de uma sitcom. E eu não estou falando de uma sitcom qualquer, mas sim da mais aclamada de todos os tempos: “Seinfeld”.

Exatamente no dia 8 de janeiro de 1998, ia ao ar na NBC o 11° episódio da 9° e última temporada de “Seinfeld”. Vários outros capítulos da série trouxeram referências a marcas e produtos, mas nada comparado ao realizado em “The Dealership”. Aliás, esse episódio tem uma nota triste: foi o primeiro a ser exibido depois que Jerry Seinfeld anunciou o fim da série, em 26 de dezembro de 1997.

Nesse que é o 167° capítulo da atração, Jerry planeja comprar um novo carro, e vai passar o dia na concessionária tentando conseguir um bom negócio com David Puddy, agora promovido a vendedor, e namorado de Elaine. Já George, quer mostrar para Jerry que esses vendedores de carros são todos desonestos, e que ele jamais deve aceitar todos os acessórios que empurram para os inocentes clientes.

Seinfeld Twix

O carro em questão é um Saab 900, mas não é esse o produto que dominará o episódio por quase 10 minutos. Também não é a rede de lanchonetes Arby’s, citada em diversos momentos pelos personagens. Quando George tem fome, ele resolve ir até a máquina de doces da concessionária para comprar um Twix. A partir desse momento, o chocolate com caramelo e biscoito se transforma em uma obsessão de Constanza.

Além da presença crucial no roteiro, Twix tem os seus ingredientes como motivo de discussão entre os personagens. Como George diz, “entre todos os chocolates, só Twix tem biscoito.” Na máquina de doces, outros produtos da Mars, Inc. aparecem, como os famosos M&M’s e Snickers (esse último, aliás, também teve destaque em um outro episódio da série). Até a barra 5th Avenue, da concorrente Hershey’s, também é citada, mas de maneira não tão positiva: ela não contém biscoito.

Quanto isso custou? Acredito que é uma informação que nunca foi revelada, mas você pode tentar imaginar o valor de estar presente, de forma que não se pode ignorar, no programa de TV mais assistido da época. O melhor disso tudo é que jamais soa uma aparição forçada. É pertinente, engraçado e memorável.

Sim, poderia ser qualquer outra marca de chocolate no lugar de Twix, mas delas ninguém lembrou no dia seguinte da exibição do episódio. Dê play abaixo, e assista os quase 10 minutos de product placement, ou seja, quase metade de um capítulo padrão da sitcom. Se quiser ver o episódio inteiro, compre a 9° temporada de “Seinfeld”. Uma ótima desculpa (se é que isso era preciso) para ter um dos grandes momentos da televisão na sua coleção.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

No Responses to “Seinfeld e Twix”

Post a Comment