A batalha de DJ’s do McDonald’s

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O McDonald’s lançou nos Estados Unidos um concurso no qual os consumidores votam para eleger um dos três melhores DJ’s nacionais.

No concurso Flavor Battle cada DJ representa um sanduíche do McDonald’s: DJ Spinderella, especialista em hip-hop, representa o Big Mac, Bryan Michael Cox, um vencedor de Grammy, compositor e produtor de Atlanta, representa o Double Quarter Pounder with Cheese, e de Miami, o DJ Irie representa o mais recente hambúrguer do McDonald’s U.S.A., o Angus Third Pounder.

Os usuários eleitores que votam pelo site estarão automaticamente concorrendo a diversos prêmios.

Se tratado de McDonald’s, essa promo entra em sintonia com o espírito jovem da marca e consegue promover seus principais produtos de forma diferente e envolvente.

Audi | Eletricity Untamed

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Em seu 100º aniversário, a Audi comemora com algumas mudanças e estratégias que fortalecem sua identidade. A primeira transformação foi em seu logotipo com uma sutil modificada na tipografia (veja aqui).

A montadora também está apresentando alguns vídeos (estilo viral) com cenas de situações, algumas engraçadas, onde a eletricidade se mostra indomável. Os vídeos estão centralizados no microsite (www.eletricityuntamed.com) que conta também um link para o aplicativo do Facebook e um mosaico randômico de links com tudo aquilo que os internautas tem falado sobre a marca e o novo carro elétrico Audi R8 ePerformance.

Uma contagem regressiva indica a chegada do Frankfurt Auto Show, evento esse que será apresentado o novo automóvel conceito da Audi.

Confira os vídeos abaixo:

Air New Zeland usa o Twitpic para testar a popularidade de seus anúncios

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Usar o Twitter para fazer propaganda não é novidade. Agora, parece que a ferramenta também pode ser aproveitada para testar a popularidade da publicidade.

Explico.

Assim como a JetBlue e a Ryanair, a Air New Zeland é considerada uma das companhias aéreas mais arrojadas do mundo. Decidiu testar a popularidade e a efetividade de anúncios publicitários no Twitter. A empresa exibiu no Twitpic seis possíveis anúncios publicitários que poderão servir para promover o site Grab a Seat, que comercializa bilhetes a preços competitivos. Os anúncios seguiram com a seguinte mensagem: “Diga-nos o que pensa sobre estas propostas”.

Até agora foram mais de 2.500 visualizações e vários comentários sobre as peças.

Como disse o AdFreak, esta é uma maneira louvável para receber considerações importantes sobre a efetividade dos anúncios antes de se lançar amplamente.

Future Consumer will be Digital Focused

Como eu havia prometido no Twitter, trago aqui pra vcs o gráfico que foi apresentado pela Maria Mandel, sócia e diretora executiva de inovação digital da Ogilvy One, EUA, durante sua palestra sobre “vídeos online“, neste primeiro dia de ProXXIma. Na minha opinião, este gráfico é um dos mais catequistas e conclusivos entre todos os demais gráficos que pipocam por aí tentando defender as mídias digitais.

De acordo com dados da Carat, de 2008, as plataformas digitais serão responsáveis por 66% do uso de mídia em 2010, um total que se eleva para 80% até 2020. Se espera que a internet cresça cada vez mais proeminente durante este período.

Bom, então está aí pra você evangelizar mais um pouco seu cliente (se é que ainda precisa :) ).

Future Consumer will be Digital Focused

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:: Continue acompanhando o meu Twitter e as novidades do ProXXIma.
Prometo que até o final da semana eu preparo um resumão sobre o evento.

Coca-Cola Zero | Facial Profiler

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Acesse o aplicativo Facial Profiler e descubra se existe alguém no Facebook parecido com você.

O Facial Profiler utiliza uma moderna tecnologia de reconhecimento facial, e com isso, rastreia por toda a rede social se há algum outro membro com um rosto semelhante ao seu.

Em meio a um ambiente lotado de aplicativos das mais diversas funcionalidades, ganha relevância aqueles que inovam e conseguem envolver os usuários a ponto de fazer com que eles repassem ao máximo de gente possível, aumentando e muito a expectativa de interações com aquele aplicativo. É o caso do premiado Whooper Sacrifice e até mesmo este da Coca-Cola Zero, ambos criados pela CP+B.

:: Dica do @dudex via @cpbgroup

Londres pede ajuda do público para a construção de sua nova identidade visual

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Uma tendência que se firmou com bastante intensidade de uns anos pra cá foi a da colaboração, a também chamada tendência do crowdsoursing. Empresas dos mais variados setores já foram atrás do talento criativo e analítico do grande público, afim de aperfeiçoar e/ou mudar algo que houvesse necessidade. E como não há limites em um mundo participativo, até mesmo cidades estão apostando no apoio vindo de seus residentes.

Londres deu início ao concurso que busca as melhores idéias enviadas pelo público para a construção de uma nova identidade visual da cidade, que passa por uma crise de branding.

Sugestões bem criativas e algumas irreverentes estão sendo enviadas pelo público, convidado através do Twitter e de um blog.

A idéia de criar uma competição foi levada pela prefeitura de Londres à MovingBrands, um escritório especializado em arquitetura de marca e design.

Um vídeo que mostra o dinamismo das rápidas mudanças enfrentadas pelo nosso mundo, foi criado pelos caras da MovingBrands, e você pode conferir na sequência.

Moving Brands/ Moving World from Moving Brands on Vimeo.

A publicidade não salva mais os veículos

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Não há como negar que os veículos de comunicação precisam buscar novos formatos publicitários, e, claro, de receita, para desafiar a constante perda de grana, devido à falta de interesse dos anunciantes e outras tantas razões.

Portais de conteúdo, principalmente os de veículos tradicionais como WSJ, The Economist, NYT, Estadão.com, entre outros, são os que mais sofrem com a nova realidade. São eles que precisam provar que investir em internet é uma forma rentável, já que a audiência toda está migrando (ou já migrou) para esse ambiente.

Para complicar ainda mais, as velhas formas de publicidade não são validas no novo cenário. Não adianta simplesmente migrar de plataforma.

Como o leitor – cada vez mais desconfiado e impaciente – já não quer ser interrompido, os portais de conteúdo sofrem para encontrar a poção mágica que tornará seus veículos rentáveis e altamente sustentáveis.

No último dia do Digital Age 2.0, o co-fundador do YouTube, Chad Hurley, afirmou  que “conteúdos diferentes exigem formatos publicitários diferentes”, implicando que o grande lance é diversificar as formas de rentabilizar o seu conteúdo, e não se prender a um único formato ou a uma única plataforma. Uma colocação tão reflexiva quanto a frase: “The best advertising is not advertising“, dita pelo fundador da agência AKQA, Ajaz Ahmed.

Mas e aí?

Além de buscar outras formas não-publicitárias para reverter a situação, como cobrar por conteúdo específico ou pacotes de acesso diferenciado (Premium, por exemplo), os veículos já não podem focar apenas em formatos de publicidade tradicional como nós a conhecemos. Publicidade com cara de publicidade já não é mais a bola da vez. O que se deve é buscar maneiras de inserir o anunciante dentro do conteúdo, de forma relevante, sem que ele seja taxado de impróprio e intrusivo. Uma tafera difícil, isso sim. Mas que deve ser considerada desde sempre.

Converse Scenes

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Para quem acompanha o blog, sabe que eu já falei algumas vezes (aqui e aqui) sobre o posicionamento da Converse.

Totalmente conectada aos seus consumidores mais jovens, a marca sempre cria iniciativas ligadas à arte, à música e ao entretenimento em geral.

Em seu novo site, criado pela sueca Perfect Fools, podem ser vistas várias fotos de festivais, concertos e eventos por toda a Europa. Ao som de bandas mais independentes, a navegação pelo site proporciona uma boa interatividade, e os visitantes podem fazer upload de suas fotografias, bem como procurar imagens deste grande mural virtual através de uma filtragem por localização, tribos comportamentais e modelos de calçados da Converse. Vale a visita ;-)

:: http://converse-eu.com/

“A Parent is Born”, a websérie da Pampers

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Todo mundo já sabe que o Branded Content é uma poderosa arma de comunicação, que se utiliza de vários formatos, quer seja TV, rádio, eventos e internet, com a ambição de dar às marcas a oportunidade de promoverem sua identidade, seus produtos e serviços de modo direcionado e sempre aliando conteúdo pertinente ao entretenimento.

Lá nos EUA, a Pampers lançou uma websérie de 12 episódios. A história se passa nos dias de hoje, e conta detalhes de um dos processos mais nostálgicos da vida de um casal: os preparativos para o nascimento do primeiro bebê.

A Pampers disse que a websérie, hospedada em (http://www.pampers.com), não é um branded video, nem mesmo utiliza product placement. O que é, então? De acordo com Patrick Kraus, diretor de marketing da Pampers, a marca está se promovendo também como uma plataforma de conteúdo. Ok, só mais uma filosofia corporativa, mas que não deixa de ser Branded Content.

Mentos | Kama Sutra do Beijo

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Enquanto a grande maioria das marcas tentam ignorar totalmente as mídias analógicas, algumas se apropriam de formatos e conceitos retro-inovadores para conseguir se destacar. A Mentos, por exemplo, fez uma brincadeira bem interessante. Está vendendo fitas VHS que contém uma vídeo-aula de um tal de “Kama Sutra do Beijo“.

Mas o uso de um produto análogo termina por aqui. A campanha, que serve para promover o novo Mentos Kiss, é toda baseada na internet, onde um hotsite fornece o vídeo completo em forma de enquete interativa. Dá para saber o quanto você já conhece, ou melhor, experimentou dos mais variados tipos de beijo, sugeridos pelo manual deles.

Os vídeos também podem ser vistos em uma página no Youtube. E você ainda pode adquirir este VHS pelo valor de R$3,50, aqui.

:: A criação é da NeogamaBBH, com uma boa produção da Inkedpig.tv :: Via Y2

Social Media Addicts Association

socialmedia.jpgPara divulgar a sua linha de netbooks mini-portáteis que custam apenas USD 500,00., a Sony colocou no ar uma campanha irreverente que mostra a vida de ex-viciados em mídias sociais, como Facebook, Twitter, chats e etc. Eles fazem parte de um grupo de ajuda fictício, chamado Social Media Addicts Association.

No site, além de poder ver vários depoimentos de integrantes do grupo, você pode colaborar com uma petição e, ainda por cima, comprar camisas da associação, como esta que você vê ao lado, aqui.

O vídeo que introduz a campanha já está bombando na web, e mostra uma dezena de integrantes da associação fazendo seus desabafos sobre como as mídias sociais arruinaram as suas vidas particulares (confira abaixo).

Qual a relação deste movimento com a nova linha Sony Vaio W Series? Na verdade, a campanha alerta que os novos aparelhos não são aprovados para os “ex-viciados em mídias sociais”, dando a entender que os novos netbooks oferecem uma grande quantidade de serviços e configurações que permitem aos usuários navegar e se relacionar através de ferramentas onlinde de social media.

:: Via iPub e Y2

Whiskas cria personagem virtual

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Numa parceria com a agência Whybin TBWA e a produtora The Lab, Sydney, a Whiskas apresentou um personagem virtual, representado por um simpático gato cor de rosa, todo feito em animação 3D.

A marca, que produz e vende comida para gatos de estimação em mais de 100 países, também pede ajuda aos visitantes do site criado especialmente para abrigar tudo que se refere ao gato virtual. Os visitantes são convidados para palpitar sobre o que deverá ser implantado no site para melhorar a interação do público com o personagem 3D.

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Downloads de emoticons e wallpapers de MSN (alusivos do personagem), um concurso cultural online que dará 1 ano de produtos Whiskas ao ganhador, e uma galeria de fotos, vídeos e mensagens postadas pelos visitantes, também fazem parte dos serviços oferecidos pelo o site.

A partir de agora, o gato cor de rosa fará parte de toda comunicação da marca na Austrália. Assista o primeiro comercial:

Update: Qual o advergame mais antigo do mundo?

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Se você também nasceu nos anos 80, vai se lembrar um pouco do Mc Kids. Ele foi um famoso game de console que o Mc Donald’s lançou no início dos anos 90, especialmente para a plataforma NES.

Embora houvessem algumas controvérsias em relação a influência do game sobre os hábitos alimentares do jovens consumidores, ele se tornou um sucesso de vendas. Foi levado para a Europa, lá chamado de Mc Land, onde também sumia das prateleiras rapidamente, chegando a ser adaptado para PC (MS-DOS) e até Game Boy.

O caso do Mc Kids reverte a defesa de muitos especialistas que afirmam que o advergame é uma “nova mídia“. Até mesmo seu maior concorrente, o Burger King, se posiciona entre os principais benchmarks quando o assunto é advergame. Vide os jogos que eles vendem sob a plataforma Microsoft Xbox.

Hoje, dificilmente você vai entrar em um site de algum produto voltado para crianças e adolescentes, e não se deparar com um joguinho online. O mesmo acontece hoje com mobile applications de muitas marcas. Isso significa que o negócio virou commodity. Inovador foi o pessoal do Mc Donald’s, que instituiu uma ferramenta pouco ou quase nada utilizada pelas marcas como uma estratégia de marketing, naquela época.
Sendo assim, olhamos para trás e vemos que a inovação propriamente dita precisa ser revista e repensada pelas marcas e suas consultoras.

:: UPDATE ::

Depois de vasculhar mais um pouco sobre o histórico dessa plataforma, e receber algumas dicas de leitores, resolvi atualizar o post com a ordem cronológica dos primeiros advergames da história – que se tem registro. Veja na sequência:

Pepsi Invaders (1983)


Este foi um jogo de Atari criado pela Coca-Cola. A mecânica era semelhante ao do Space Invaders, só que os aliens eram substituidos por letras que completavam a palavra Pepsi.

Yo! Noid (1990)

Lançado em 1990, o Yo! Noid era um joguinho de aventura, onde o personagem principal era o Noid, mascote da Domino’s Pizza. O manual do jogo vinha com um cupom de desconto de 1 dólar da Domino’s.

Mc Kids (1991)

Dicas do Flavio Serpa, Orlando Callegari e Ricardo Guimarães.

Smart lança rede social no Reino Unido

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Foi só falar da importância de se criar comunidades virtuais para as marcas, que surge mais uma. É a Destination Smart, uma rede social criada especialmente para abrigar a opinião e o interesse dos maiores entusiastas do Smart no Reino Unido.
Além de permitir que os membros troquem mensagens, a comunidade oferece notícias, fotos, vídeos, fóruns de discussão, sub-grupos, eventos e até a possibilidade de interagir com os “Smart Experts“: fornecedores, representantes e consumidores que sabem tudo sobre a marca, preparados para tirar qualquer dúvida oriunda dos membros desta nova comunidade.

:: Via Brand Republic

Ikea Space Maker

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O que acontece com uma marca que não cria uma comunidade virtual para os seus fãs? Das duas uma: ou eles próprios (fãs) irão desenvolver algo sozinhos, ou a marca vai perder gradativamente a presença entre seus consumidores, principalmente os mais jovens (ávidos por consumir e se relacionar através de ferramentas online e colaborativas).

A Ikea, por exemplo, apesar de não ignorar este tipo de “movimento social”, foi surpreendida quando descobriu que haviam desenvolvido o blog/comunidade IkeaFans, sem ao menos eles (Ikea) aprovarem ou moderarem alguma coisa. No final da história, a empresa se tornou mais do que uma simples parceira da comunidade criada pelos seus fãs. Hoje ela respeita e, inclusive, acompanha tudo aquilo que escrevem no blog (http://www.ikeafans.com). Existem outros casos semelhantes, mas não vem ao caso no momento. O que eu quero mesmo é mostrar para vocês só mais uma nova ferramenta virtual que a Ikea, mestre no quesito empatia com os novos consumidores, acabou de lançar nos States.

Estou falando do Ikea Space Maker, um projeto que busca facilitar a vida daqueles que estão voltando às aulas e precisam montar seu pequeno quarto, provavelmente porque vão morar sozinhos em alguma outra cidade ou mais próximos da universidade.

O Space Maker nada mais é do que um planejador de dormitórios online. Ele oferece uma grande quantidade de produtos, móveis e pequenos utensílios para a pessoa decorar o seu próprio dormitório. Se você apresentar o projeto para Ikea e eles gostarem, você poderá ganhar bons descontos na loja física. Uma boa idéia, não?

Honda Eco Racing

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Não é só mais um advergame de corrida. O Honda Eco GrandPrix é um jogo online lançado no Japão para ensinar as pessoas como ter uma atitude mais ecológica na hora de dirigir.

Você usa apenas o acelerador e o freio para encontrar a velocidade ideal para conduzir na cidade.
No jogo você não tem que usar o volante, mas só o freio e acelerador para encontrar a velocidade ideal para conduzir na cidade, poupando gasolina e salvando a atmosfera.

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A Honda está na lista das montadoras “verdes” do mundo. Mesmo assim, ainda falta muito para chegar próxima da sua conterrânea Toyota, considerada a montadora mais ambientalmente correta e sustentável.

Yahoo! | Pimp My Chair

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Estão abertas as inscrições para a edição 2009 do prêmio Big Idea Chair, do Yahoo! Brasil, apresentado oficialmente no EBP 2009, dia 8 de agosto.

Assim como em outros países onde o prêmio também é oferecido, a proposta é premiar apenas 1 case, entregando aos vencedores, a famosa cadeira roxa como troféu.

Este ano, além dos jurados (Eduardo Bicudo/Wunderman, Eduardo Fischer/Grupo Total, Flavio Salles/SunMRM, Jean Boechat/JWT, José Carlos Rapacci/Mars Brasil, Luiz Lara/Lew’LaraTBWA, Maurício Greco/Ford Brasil, Michel Lent/Ogilvy Interactive, Orlando Marques/Publicis, Raphael Vasconsellos/Agência Click, Ricardo Fort/Coca Cola, Ricardo Monteiro/Reckitt Benckiser e Serio Motta Melo/TV1), a votação popular via internet ajudará a eleger a Grande Idéia da publicidade nacional. Outra novidade para este ano é o tema da campanha: “Pimp My Chair“, que convidará os profissionais da área de Atedimento, Criação, Mídia e Tecnologia a “duelarem” entre is com composições ao ritmo de hip-hop, através do hotsite.

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Em setembro, os jurados avaliarão os cases, e no dia 5 de outubro será anunciado o shortlist – quando começa também a votação popular, que vai até o dia 23 de outubro, no site do prêmio. O grande vencedor do Big Idea Chair 2009 será conhecido em tempo real no portal do Yahoo! Brasil, dia 26 de outubro.

Na edição passada, mais de 80 cases foram inscritos no prêmio, com vitória da agência CuboCC (agência e produtora) e Unilever, com o case Axe Dark Temptation.

 

Honda conecta fãs da marca no Facebook

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A Honda sabe da enorme taxa de fidelidade entre os seus novos e antigos consumidores. Por isso pensou em utilizar o Facebook para conectar os apaixonados pela Honda e aqueles que conhecem alguma pessoa que adora um carro da montadora.

Lançou uma página exclusiva na rede social (www.facebook.com/Honda) e agregou nela sub-páginas de alguns recém lançamentos, como o Honda Insight, Accord Crosstour, Element entre outros.

É possível encontrar outros fãs dos produtos da montadora, através de uma pequena enquete que definirá quem, além de você, tem as mesmas “preferências automotivas”.

Os primeiros usuários que participarem mais ativamente dessa grande comunidade social da Honda, postando, comentando e “espalhando” a ferramenta, poderão ser escolhidos para protagonizar as futuras campanhas publicitárias da marca.

Fiat Mio | O primeiro carro “open source”

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Foi anunciado pela Fiat que o seu novo carro conceito será concebido com a colaboração dos consumidores. Qualquer um  poderá ajudar na concepção do novo protótipo que será apresentado em outubro de 2010, no Salão do Automóvel de São Paulo.

É mais uma tentativa inovadora de conseguir chegar mais rapidamente ao universo digital, após divulgar, em junho deste ano, a parceria com o Google Street View, aqui.

O novo projeto, idealizado pela Agência Click, recebeu o nome de Fiat Mio, e é pioneiro no mercado automotivo, quebrando o paradigma que geralmente cerca as montadoras que mantém o processo de desenvolvimento de um carro em sigilo total.

As sugestões de design, segurança e features serão aceitas no sites http://fiatmio.cc e consideradas pela empresa.

Você pode rotular como quiser: “Open Source“, “Creative Commons” ou até “Crowdsoursing“. O que importa é que isso vai fazer uma grande revolução na indústria.

:: A dica é do Meio Bit

Burgerville Nomad | Fast food itinerante

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Até pouco tempo as redes de fast food iam na contramão do movimento de sustentabilidade e refeições funcionais. Só que em 1961, o americano George Propstra inaugurou a rede Burguerville com uma visão atual e propostas ambiciosas: cardápio com alimentos orgânicos, compra de matéria-prima somente de produtores locais e a missão de transformar a empresa na primeira rede de fast food “green” dos Estados Unidos.

Novamente em busca do pioneirismo e da inovação, a mesma Burgerville inaugurou agora um projeto chamado “Burgerville Nomad“, uma espécie de fast food itinerante. São automóveis com os equipamentos necessário para levar todas as refeições fresquinhas da rede Burgeville aos moradores de até 3 grandes cidades norte-americanas.

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Automóveis equipados com maquinário necessário para produzir e vender refeições rápidas é super comum, inclusive no Brasil. O que se difere aqui é ver uma grande cadeia da indústria alimentícia adquirindo este tipo de tendência.

O primeiro “food truck” da Burgerville custou cerca de USD 100.000,00 para ser construído. Em comparação com o cerca de USD 1 milhão necessário para abrir um restaurante permanente, é uma economia significativa, afirma a empresa.

Se o programa piloto for bem sucedido, mais “Burgerville Nomads” serão criados.

A cadeia começou a utilizar o seu perfil @BurgervilleUSA, do Twitter, para comunicar em que locais os “Burgerville Nomads” estão estacionados.

Essa novidade faz parte de um programa beta da empresa que está testando a nova relação custo-eficácia e o poder do buzz marketing para beneficiar a empresa. Resta saber se, com tanta alma sustentável assim, a empresa pensou em utilizar automóveis que não emitem poluentes.