A vending machine conceitual da Lay’s

As melhores ativações não são aquelas que conseguem apenas bons resultados, mas que também estejam muito alinhadas com o real posicionamento do produto.

Quem conseguiu desenvolver uma ativação estratégica assim foi a marca de batatinhas Lay’s, da PepsiCo, em Buenos Aires, Argentina.

O posicionamento global da marca a coloca como uma fabricante que produz batatas de forma natural. E isso a comunicação consegue resolver tranquilamente, destacando, graficamente e textualmente, os diferenciais presentes nos ingredientes e etc.

Na mesma linha, uma vending machine foi colocada em um supermercado que, ao invés de receber uma moeda, pede para que a pessoa deposite ali uma batata crua e veja todo o processo de industrialização, com os ingredientes naturais usados no processo: as próprias batatas 100% naturais, óleo vegetal e uma pitada de sal.

Ao final do processo, o produto é entregue pronto, como aquele do ponto de venda.

É uma forma criativa de transparecer a procedência de um produto que garante um diferencial pouco crível de naturalidade, em uma categoria pouco percebida como saudável.

Via AdLand

Blippar. Interação com produtos via mobile

Vocês conhecem o Blippar? É um aplicativo que permite visualizar e interagir com embalagens de produtos, caso tenham indexados à elas códigos de leitura mobile.

É até possível ativar games no produto, por meio de Realidade Aumentada.

Quem já investiu na tecnologia é a Cadbury. E o vídeo abaixo demonstra a divertida interação com seus produtos.

Em um tempo onde os consumidores anseiam por interagir mais, essa pode ser uma tecnologia interessante para melhorar a relacão com as marcas, desde que não seja utilizada unicamente pela própria tecnologia.

Dica do Bob.

Quer um case no Instagram? Então toma!

Muito se discute sobre o uso de plataformas e ferramentas emergentes em ações de marketing, principalmente pelo fato de que podem não representar um meio potencial para atingir alcance e frequência desejável. Mas, como tudo na vida, o sucesso do uso delas depende de diversos fatores.

Entre essas ferramentas emergentes que chamam atenção do mercado ao mesmo tempo que também proporcionam essa desconfiança por ainda serem incipientes e segmentadas demais, está o Instagram.

Em Cingapura, país onde a maioria dos jovens são conectados e possuem smartphones, independente da classe social deles, a Johnson & Johnson não recusou ativar sua marca Neutrogena no hypado aplicativo de fotos. E se deu bem.

Na ocasião de conscientizar os jovens do país asiático sobre a importância dos cuidados com a pele em dias de sol – por meio da linha Neutrogena Ultra Sheer, que protege 3 vezes mais da radiação UV – foi selecionado o famoso usuário do Instagram, @AikBengChia, dono de mais de 600 mil seguidores, para engajar o maior número de pessoas.

A campanha, então, aconteceu sob o tema: “Let your skin have a little more fun in the sun” (“Deixe sua pele se divertir um pouco mais ao sol”).

Foram fotografadas pelo @AikBengChia miniaturas em forma de pessoas colocadas sobre uma pele humana, criando a ilusão de que aquilo seriam pessoas na praia em um dia ensolarado.
Durante três dias, 32 fotos como essa foram enviadas para a sua timeline. E, somente no final, foi adicionada a hashtag #Neutrogena_Ultra_Sheer que, ao ser clicada, direcionava para uma única montagem que simulava a imagem de um sol.
A imagem era seguida da mensagem: ”Deixe a sua pele se divertir um pouco mais no sol. Neutrogena Ultra Sheer com 3x mais proteção UV”.
Também foi convocado um popular blogueiro de Cingapura para amplificar a campanha.
Os resultados mostram que a campanha conseguiu alcançar o sucesso desejado: Somente no Instagram, foram 6.792 likes nas fotos e cerca de 500 comentários positivos. Além dos mais de 800 mil usuários do mesmo aplicativo impactados.
Com o uso do Instagram como centro e hub da campanha, me surpreende ver tamanho sucesso.
Talvez seja a primeira vez que vejo resultados nesse nível de uma campanha de marca que se apropriou desse aplicativo mobile. Mas não podemos ignorar que o uso do blogueiro, que amplificou a campanha através de suas redes sociais, foi muito importante para o alcance da mensagem.
Anyway, essa campanha se consagra como case em plataformas emergentes. Inovar é arriscar mesmo.
A criação foi da agência Tribal DDB.

Projeção 3D para a BMW

Quando a arte, a tecnologia e a publicidade se encontram, um espectáculo surge para dar aos espectadores uma nova percepção daquilo que é apresentado.

Em Cingapura, a Publicis Asia parece ter a resposta de como envolver e surpreender o público ao promover o conceito, os features e todo line up oferecido por uma multinacional da indústria de automóveis.

No centro de uma importante cidade do país, uma projeção da BMW, realizada com a utilização de técnicas 3D, chamou a atenção todo mundo que estava por perto. Não foi à toa. O resultado é mesmo muito bacana.

Foursquare, recompensas e fidelização

Oferecer recompensas para usuários do Foursquare, se tornou um meio inovador para empresas que esperam fortalecer a fidelização de clientes.

Há algumas semanas atrás, postei no Twitter um link que traz vários exemplos de empresas que estão beneficiando seus clientes através do aplicativo.

Nesta semana, outras duas grandes empresas começaram a investir no serviço: Domino’s e Debenhams.

Assim como a Starbucks, a cadeia da Domino’s no Reino Unido começou a oferecer descontos e refeição grátis aos mayors do Foursquare.

Também no Reino Unido, em Londres, a loja da varejista Debenhams na Oxford Street, Londres, dá café para todo mundo que der check-in quando chegar no estabelecimento, todas as sextas-feiras.

Mesmo que singelas, recompensas assim, que são fáceis de serem conquistadas e não demandam nenhum tipo de burocracia, estimulam a frequência do fluxo de clientes, sem contar que deixam a relação com a empresa muito mais friendly.

Volkswagen: Digital Automotive Space

Seguindo a onda de algumas marcas que começaram a apostar em estratégias de presença no requisitado tablet da Apple, a Volkswagen decidiu lançar uma e-Branded Magazine (revista virtual da marca) especialmente desenhada para o iPad. O título da nova publicação digital é DAS, as siglas de “Digital Automotive Space“.

O aplicativo, cujos conteúdos se atualizarão a cada três meses, abrigará informações sobre a VW que não são conhecidas habitualmente pela grande massa de consumidores. A primeira edição da DAS será dedicada ao modelo Touareg, tendo como principal objetivo proporcionar uma nova experiência de interação da montadora com seus clientes mais especiais.

A agência holandesa Readerhouse Brand Media foi a encarregada de desenvolver o aplicativo, direcionado para todo o mercado europeu.

Via W&V

Museum of London: Street Museum

Olha aí uma das melhores idéias para aplicativos de iPhone: O Street Museum é gratuito e foi criado pela BrothersAndSisters para o Museum of London.

Ele utiliza uma a inteligência tecnológica, que inclui serviço de geo tagging e Google Maps, e traz uma vasta coleção fotográfica de ruas e estabelecimentos da capital britânica.

A coleção de fotos e imagens dos pontos mais importantes de Londres é incrementada com informações históricas, o que deixa o aplicativo Street Museum muito mais interessante e útil.

Excelente trabalho de convergência.

Via Creative Review

Varejista aposta em videogame para atrair meninas

Muito se discute sobre o que realmente é uma nova mídia e quais seus potenciais no universo do marketing e da publicidade.

Os games, por exemplo, sustentam ações e promoções de marcas das mais distintas categorias, há muitos anos.

Inclusive fiz um post comentando sobre os advergames mais antigos do mundo. E teve cada surpresa.

Mas isso não quer dizer que a plataforma tenha sido desgastada. Pelo contrário. O avanço das tecnologias e da tamanha realidade provida pelos novos games, trouxeram outras possibilidades de entreter o público-alvo.

Direcionada a um público de adolescentes do público feminino, a varejista internacional Claire’s, presente em vários países do mundo (ainda não chegou no Brasil), fechou recentemente uma parceria com a Electronic Arts (EA) e lançaram juntas uma nova série de videogame para Nintendo DS e Wii: “Charm Girls Club, My Fashion Mall“.

A parceria concedeu a Claire’s intervenções no game com lojas próprias onde as usuárias podem comprar virtualmente suas jóias e acessórios de baixo custo.

Com uma parceria como esta, ambas as marcas (EA e Claire’s) saem ganhando.

Em primeiro lugar, a parceria ajuda a aumentar a percepção da EA entre as meninas. E no caso da Claire’s, há um reforço na sua imagem de marca jovem, divertida e inovadora. Então, ponto para as duas!

Mães podem monitorar gravidez com aplicativo de iPad criado pela Pampers

Inovar em uma categoria onde a concorrência pouco se diferencia, é a grande chance que uma marca tem para alcançar boa percepção e reputação.

A pedidos da Procter & Gamble, sua marca mãe, a Pampers apostou na tecnologia emergente para se diferenciar, lançando um aplicativo de iPad totalmente direcionado para mães de primeira viagem e cheias de expectativa.

O lançamento foi em abril, próximo da data inicial de comercialização do iPad, mas poucos aqui no Brasil ficaram sabendo da novidade.

Batizado de “Hello Baby“, o aplicativo (gratuito e disponível para download no iTunes) permite aos pais acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebê, semana a semana, numa espécie de calendário virtual de gravidez, com imagem em 3d e no tamanho natural.

As mães podem adicionar informações como nome, peso e etc., e compartilhar tudo no Facebook. Mas o que parece ser mais legal é a possibilidade que a mãe tem em colocar o tablet na frente da barriga, simular um ultra-som e se divertir com a família toda.

O principal objetivo com esta nova ferramenta provavelmente seja a busca pela construção da lealdade entre a mãe e a marca, antes mesmo do bebê nascer.

Via BrandWeek

Outdoor interativo ao vivo alerta contra a agressão

Fazia tempo que eu não via uma ação de mídia exterior tão criativa e inovadora.

Em alguns países da Europa, como na Holanda, é comum ver funcionários públicos sendo desrespeitados e até mesmo agredidos nas ruas. Os espectadores, infelizmente, não interferem com bastante frequência quando se deparam com estas situações. Então, a fim de alertar o público, um outdoor interativo ao vivo foi usado para colocar as pessoas em situação semelhante, mas com uma proposta de inatividade.

Sem dúvida nenhuma, a reação emocional das pessoas deve fazer com que elas repensem no valor da generosidade.

Walt Disney utiliza realidade aumentada mobile para promover ‘Prince of Persia’

Para anunciar a estréia do seu novo sucesso de bilheteria, ‘Prince of Persia – The Sands of Time “, a Walt Disney inaugurou um novo sistema de integração de realidade aumentada com mobiliários urbanos, onde qualquer pessoa que estiver por perto de pôsteres do filme em Amsterdã, na Holanda, pode assistir ao trailer e jogar um game baseado na épica produção da Disney, pelo celular.

Mas, para isso, o usuário de iPhone ou Android precisa baixar o aplicativo Layar, de realidade aumentada mobile, para garantir a interação com as peças e receber recompensas.

Confira a seguir o trailer legendado de ‘Prince of Persia – The Sands of Time’, que deve estrear no Brasil apenas no próximo mês.

Via AOTW

Diesel Cam

A necessidade de compartilhar chega aos provadores de lojas de departamento com esta iniciativa da Diesel, desenvolvida pela agência Fullsix.

A chamada Diesel Cam é uma instalação interativa que integra o Facebook ao PDV, utilizando telas touch em algumas lojas da Diesel na Espanha.

Em uma mecânica bastante simples, o usuário tira quantas fotos quiser, entra em seu perfil do FB e publica de forma instantânea as que mais gostar. Depois de publicadas, as fotos podem receber comentários dos amigos da rede social.

Avatar: Your Review

Para o lançamento de Avatar em Blu-ray e DVD, foi espalhado cinco painéis de áudio pelo território do Reino Unido.

Ao conectar um fone de ouvido em qualquer um dos painéis, a pessoa pode ouvir opiniões do público sobre o filme.

Qualquer um que reside na região pode ainda registrar seu próprio comentário de voz sobre o filme. Basta enviar uma mensagem para um número de telefone informado e pronto, mais um review feito pelo próprio telespespectador vai parar nos painéis interativos de Avatar.

Um mapa com todos os pontos onde os painéis foram colocados pode ser acessado (aqui).

Protótipo da Renault no The Sims 3

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A Renault criou uma curiosa parceria com a Electronic Arts para promover o seu carro-conceito Twizy Z.E. no novo The Sims 3. O carrinho, que esteve presente no último Salão de Frankfurt, em setembro passado, pode ser baixado gratuitamente.

O Twizy vem com um pacote (Electric Vehicle Pack), que inclui também outros itens ligados à sustentabilidade, como painéis solares e cata-ventos, para captar energia eólica. O uso dos itens irá repercutir positivamente na vida virtual dos jogadores, que economizarão em contas.

Para tornar o público eco-consciente desde cedo, nada melhor do que utilizar os ambientes onde se encontram crianças e jovens, para comunicar, mesmo que sutilmente, sobre a importância dos novos hábitos.

Via Kotaku

Entretenimento mobile garante seu McDonald’s

Que tal poder escolher e adquirir um produto do McDonald’s utilizando o celular?

Seria ainda mais legal se essa divertida brincadeira, criada pela DDB Stockholm, não estivesse disponível só na capital sueca :(

É só nessas horas que eu sinto falta da mídia exterior.

Via Creativity

Explorar novas tecnologias para sair do “arroz com feijão”

A tecnologia esta cada vez mais inteligente e preparada para estimular a participação do usuário.

Algumas empresas antecipam alguns avanços, aproveitando as novas tecnologias em suas próprias plataformas.

Para acompanhar o lançamento de uma nova linha de perfumes da francesa Biotherm, a Next Idea criou um hotsite pra lá de interativo que reinventa os hábitos de navegação na web. Algo muito similar ao “Virtual Touch Experience” da Nikon, onde o reconhecimento dos gestos do usuário (através da webcam) possibilita uma diferente interação com o conteúdo do site.

Se a presença digital já é o “feijão com arroz”, o que fazer para se destacar entre os demais?

Home Depot: 3D Interactive Gift Card

A Home Depot decidiu reinventar os tradicionais cartões presente (ou gift cards) e recorreu à realidade aumentada para criar o “3D Interactive Gift Card“, um cartão interativo que exibe presentes virtuais em 3 dimensões.
Para que o sistema funcione, os novos cartões contam com códigos de realidade aumentada. Basta entrar no site e posicionar o cartão na frente da webcam. Em seguida, o monitor do computador exibe uma caixa em 3 dimensões com presentes virtuais. Sempre que o cartão é agitado a caixa gera imagens de novos produtos.

Next Generation Media

Mais um vídeo super interessante revela no que as constantes transformações da mídia implicam na vida das pessoas, no conteúdo e nas tecnologias a nível mundial.

O vídeo foi produzido pela Aegis Media em parceria com a Carat, Isobar e a britânica Vizeum.

Iron Man 2: Interactive Trailer

Ok, nem toda a produtora tem budget para desenvolver um aplicativo deste “naipe”, mas perceba como pode ser eficiente e super original se apropriar de um trailer interativo. Além dele trazer informações extras sobre o filme, não qual o próprio usuário seleciona e manipula partes do conteúdo, o trailer interativo também pode ser embedado no formato de widget digital, em qualquer blog que se disponha a comentar sobre ele. Ou seja, esta é uma outra prova de que a inovação ajuda (e muito) a gerar mais buzz. Gostei! :)

Via i09

FT busca audiência jovem no Fourquare

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Com a queda de audiência jovem, muitos veículos de comunicação impressa recorrem ao grande trunfo desta geração: as redes sociais.

Um dos casos que eu mais gosto de mencionar é o do Nettby, a rede social criada pelo tablóide norueguês Verdens Gang, para estreitar a relação com o público mais jovem e conectado. (confira o post!).

Passam dias, meses e anos, e as redes sociais continuam entre os principais canais de encontro com este público. Porém, a evolução destas ferramentas, como é o caso do surgimento das redes sociais de geolocalização mobile, permite uma maior atenção e um olhar mais amplo ao que pode ser feito.

Nas próximas semanas, em Londres, o Financial Times vai começar uma promo utilizando o popular Foursquare.

A promoção será feita para que as pessoas que fazem check-in em determinadas cafeterias e bares dos centros financeiros da capital britânica e de várias business school da região, possam obter a subscrição premium gratuita do FT. Para um público que sempre é receptível ao “grátis“, o FT pode estar plantando boas sementes.

Via Business Insider – The Wire