YourReebok iPhone App

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Há pouco tempo a Reebok entregou a sua conta publicitária global para a DDB Worldwide. Desde então, agência e cliente estão planejando estratégias criativas em resposta as inúmeras inovações que a Nike está disponibilizando através do mobile marketing e o universo digital, principalmente com o seu ousado NikeiD.

Esta semana, a Reebok apresentou sua nova ferramenta. Trata-se do aplicativo “YourReebok” para iPhone. O aplicativo possibilita que o usuário customize e ordene seu tênis de onde estiver e como bem entender.

Por enquanto, o aplicativo “YourReebok” só estará disponível para usuários do Reino Unido e Estados Unidos. Também está sendo estudado por eles a implementação do serviço aos usuários da Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Áustria e Irlanda. E, como sempre, vamos ter continuar chupando o dedo.

:: www.reebok.com/US/#/YourReebok

Microsoft IE8 | Mergulhe

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A Hello Interactive apresenta orgulhosa seu primeiro trabalho para o novo cliente da casa, a Microsoft.

A equipe, agora também coordenada por Mauricio Tortosa, além da Suzana Apelbaum, mandou bem com a criação de um hotsite produzido sob o tema “Mergulhe“, especialmente para promover, no Brasil, o novo navegador da Microsoft.

O tema sugere que o visitante conheça todas as novas funcionalidades e ferramentas do Internet Explorer 8, controlando um personagem que flutua no céu, guiado por um pequeno mapa que mostra onde pode ser localizada as informações e curiosidades sobre o novo browser (navegador). Todo site foi produzido em ilustração, e uma simpática animação 2D.

Apple | 1 Billion App Countdown

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Faça o download de qualquer aplicativo da Apple e você terá a chance de ganhar um Gift Card de USD10mil para o iTunes, um iPod Touch, um Time Capsule e um MacBook Pro. Só que não é tão simples assim. Você precisa ter muita sorte.
Acontece que a Apple está contabilizando, através de um countdown, todos os downloads de apps (aplicativos) feitos por usuários do mundo inteiro, e promete entregar a quem fizer o bilionésimo download, todos estes prêmios. Nada mal, hein?!
Tem coisas que só a Apple faz pra você ;-)

:: www.apple.com/itunes/billion-app-countdown

VW Polo Challenge

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Começou, nesta quinta feira (5 de março 2009) o 79º Salão do Automóvel de Genebra, na Suiça.

Dias antes, a Volkswagen preparou uma novidade para atrair ainda mais as pessoas interessadas em comprar o novo modelo do Polo, que será lançado neste evento.

Trata-se de um game 3D para iPhone e iPod Touch.

Este é o Volkswagen Polo Challenge, onde os jogadores podem testar a sua condução ao longo de 8 corridas e dois tipos de terreno diferentes, sendo possível jogá-lo apenas com o toque na tela.

O melhor de tudo é que a VW vai disponibilizá-lo gratuitamente na App Store, este mês, para qualquer pessoa.

Desenvolvido pela FishLabs, de Hamburgo, Alemanha, o game é a ferramenta de comunicação que mais se aproxima dos consumidores, levando em conta o sucesso que o gadget anda fazendo no velho mundo. Abaixo, o vídeo que demonstra o mecanismo do jogo:

:: Via Games Industry

Ford oferece mais de 1 milhão e meio de músicas na web

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É bem provável que vocês ainda não conheçam o MaskedDummies: a rede social da Ford na Espanha.

Ela existe há mais de dois anos, com o propósito de reunir o máximo de jovens entusiastas da marca, principalmente consumidores dos modelos Ka e Fiesta. Ao todo, hoje são mais de 65 mil membros.

Acontece que, nesta semana, a MaskDummies incluiu uma novidade um tanto quanto revolucionária, em sua plataforma.

Estou falando do KD Música: um catálogo com mais de 1,5 milhão de faixas de artistas nacionais e internacionais (em streaming).

Os membros (registrados no site) têm um bônus especial: eles podem criar as suas próprias playlists, bem ao estilo “Last FM” e “Deezer“, conhecidos sites de música “on demand”, na web.

Clique na imagem abaixo para ver como funciona o processo aos cadastrados:

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Esta iniciativa se insere dentro da estratégia global “Feel the Difference” (Sinta a Diferença, em português), que tem a missão de tornar a marca Ford mais atrativa e moderna, desde o redesenho de seus carros até uma mudança na imagem da marca com ações alternativas ligadas às tendências do cotidiano dos consumidores jovens e adultos.

:: Fonte Toma Música

OficinaVodafone

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Totalmente “out-of-box” a campanha da Vodafone.

A operadora, uma das maiores de todo mundo, agora está vendendo uma solução que permite que os clientes façam qualquer tipo de serviço corporativo (enviar e receber dados, acessar a internet, compartilhar arquivos das mais variadas extensões) usando apenas o celular. Isto significa que agora as pessoas podem trabalhar de qualquer lugar que quiserem –  desde que estejam com o aparelho.

Para promover esta nova solução para os clientes da Espanha, a agência Waskman decidiu não explicar a tecnologia inovadora, mas deixar as pessoas verem (de maneira inusitada) como este novo produto pode ser útil.

Então, os caras da agência transferiram, durante 3 semanas, seu escritório para dois espaços de vidro, em lugares movimentados do centro de Madri.

Assim, o pessoal da agência trabalhava neste “escritório móvel”, visível para que todos os transeuntes pudessem ver.

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Como está nova solução se fortalece pela “exclusão” de qualquer fio para efetivar as funções tecnológicas, nenhum fio foi e utilizado e percebido nesta emboscada.

Vários blogs espanhóis e estrangeiros estão, até agora, afinados com a ação. Existem também dois hotsites (www.trabajandodesdecualquiersitio.com e www.reinventamoselfijo.com). O primeiro funciona como um blog, que relata de forma colaborativa o desenrolar da ação. O segundo, mais explicativo, apenas informa as funções e os benefícios da tecnologia.

Tudo feito sob o slogan: “Todas as vantagens de um fixo no seu celular, sem nenhum custo extra.

No entanto, como forma de gerar ainda mais buzz em torno dessa campanha atípica, a agência colocou, nas ruas de Madri, um sósia de Graham Bell (inventor do telefone), alegando que ele saiu do túmulo para voltar a nossa dimensão e usufruir desta nova e surpreendente solução telefônica.

Assista na sequência a “arquitetura” da ação:

:: Via Culture Buzz  :: Fotos extras (Flickr)

Smart for Two | O menor game do mundo

smart.jpgParece que a agência alemã, Jung Von Matt, gostou de brincar com espaços do browser, inserindo algumas funções diferenciadas para os seus clientes.

Depois do “Branded Animated URL“, a agência apostou, sem medo, na mais extrema possibilidade promovida pela web, reforçando o posicionamento do Mercedes Smart For Two.

O desafio foi mostrar que o Smart For Two é um carro pequeno (small), mas muito divertido (fun).

Para isso, foi criado o menor game do mundo, fixado no micro espaço (16×16 px) dos favicons de alguns sites de esporte e automobilismo da Alemanha. Dentre os exemplos dos “arcades”, estiveram retro-games, como Pacman, Pong e outros.

Um banner, no mesmo site onde o favicon interativo era inserido, apontava aos usuários o “menor game do mundo“. (”Big Fun in Small Space“).

Creio que a ótima idéia foi personagem principal nessa história toda. Pode até não dar resultados importantes, mas se o objetivo foi só gerar um buzz em torno do conceito da marca/produto, kudos pra galera da JVM.

:: Via Inspiration Room

Coraline: Interactive Window

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Praticamente toda a blogosfera já comentou sobre o cultuado romance “infantil” Coraline, uma obra “timburtoniana” de Neil Gaiman. Vou tentar ser um pouco diferente, e mostrar como foi e continua sendo aplicado o papel genial  do marketing para divulgar o filme.

Tudo começa com o convite a Wieden + Kennedy, a agência mais respeitada do mundo, coordenou todas as ações de mídia e não mídia para Coraline.

Em uma das ações (não mídia), está a minha predileta: janelas interativas espalhadas por sete cidades importantes dos EUA. As janelas, produzidas em parceria com a Inwindow Outdoor, tinham formatos de espelhos, dando às pessoas a simulação de estarem com olhos transformados em botões pretos.

A questão é que, ao encontrar uma dimensão lúdica e cheia de fantasias, Coraline percebe que as pessoas não têm olhos. No lugar de pupilas, há botões pretos, indicando que aquelas almas foram parar em algum outro espaço.

:: Via W+K Blog

Pup-Peroni Interactive

pup0.jpgSemana passada eu acabei me rendendo e fui assistir “Marley & Eu“. O filme tem um roteiro bem simples. Só nos 20 minutos finais que a gente acaba se comovendo pelo fato de que (ah, você já sabe).

Eu falo do filme porque ele é um exemplo fiel de que os cães são sim os melhores amigos do homem.

Não sei se a ação recém-lançada pela Pup-Peroni, fabricante de alimentos para cachorros da P&G dos EUA, pegou carona nesse momento em que todos comentam sobre o filme. Só que achei ela bem divertida.

Usando a web como plataforma interativa, a sua agência, a DraftFCB de Chicago, colocou no ar um espaço no hotsite (aqui) onde é possível personalizar uma mensagem que um cão carrega quando está junto de seu dono, e enviar para algum colega seu.

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A utilização da ferramenta não é nova. Inclusive já vimos coisas parecidas aqui no Brasil.

Porém, foi super bem apropriada pela marca, que carrega a essência de “exaltar o relacionamento entre os cães e seus donos”.

::UPDATE::

Podemos afirmar que empresas do segmento estão apostando na interatividade. Lembram do painel interativo desenvolvido para a Pedigree?

Pois é, e a Pedigree anunciou ainda que vai lançar, em breve, um aplicativo super original para iPhone. É esperar pra ver!!!

Lego Agents

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Ultimamente, a Lego vem apostando na interatividade digital para envolver seu principal público-alvo (crianças e jovens).

Acabou de lançar um hotsite que propõe uma imersiva experiência de viver com os produtos da marca através de 6 mini-jogos sequencias, e um cenário que se familiariza facilmente com os jovens jogadores.

O objetivo parece ser óbvio: criar uma relação positiva e atraente com os consumidores, para que eles conheçam a nova gama de produtos que está sendo lançado agora.

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Paralelo a isso, mas não fugindo da Lego, a mítica marca de brinquedos nos apresentou mais uma ação interativa, há alguns dias.

Utilizou a tão comentada Augmented Reality (Realidade Aumentada) para demonstrar e promover suas novas fabricações em um painel interativo, chamado Lego Digital Box, colocado em uma brand store da Alemanha.

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A própria Lego, uma empresa de brinquedos que sempre fincou a bandeira do tradicionalismo com seus produtos didáticos, está, mais do que nunca, mostrando ao mundo que fica difícil sobreviver hoje sem dar a mínima investida no mundo virtual.

Dica da @baunilha

::Veja +::

Ford Ka 3D

Anúncio impresso 3D para MINI Cabrio

Budweiser Superbowl Mobile

super_bowl_2009_logo2.jpgA Budweiser, do grupo Anheuser-Busch, está promovendo uma ação mobile que complementa sua campanha de comerciais que irão ser transmitidos nos intervalos do Superbowl 2009.

As pessoas precisam cadastrar seus números de telefone no www.budbowl.com e, depois, votar em quais dos comerciais da Bud, transmitidos durante o Superbow, são seus favoritos, tendo que dar nota a todos que forem veiculados. Por fim, os participantes da ação poderão assistir um comercial bônus direto em seu celular.

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A base da ação é o mobile, e a intenção é o “viral“. Digo viral porque todas as pessoas que assistirem o comercial secreto serão convidadas a enviar mensagens personalizadas e bem humoradas aos seus colegas, chamando-os para assistir a propaganda bônus. Assim, acaba fluindo como uma “viralização mobile“.

Mobile game do Honda New Fit para iPhone

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A iTunes Store acaba de lançar um jogo desenvolvido pela BG Interativa para o Honda New Fit.
Agência digital do grupo Totalcom, a BG Interativa apostou na inovação e conseguiu provar com bons resultados que esta tendência já é válida também no Brasil.

O game “Pense Seu Caminho“, uma sequência da campanha “Pense. New Fit” (aqui) pode ser baixado, gratuitamente, na loja virtual da Apple por usuários de iPhone no mundo inteiro.

Lançado em menos de 3 dias, “Pense seu Caminho” já obteve 1.000 downloads de usuários do Brasil, Japão, China, Canadá e Coréia. Um número positivo para pouco tempo de disponibilidade.

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O jogo é um puzzle em que o usuário, usando apenas cubos, tem de criar o maior caminho possível para o New Fit. É bem divertido, e você pode fazer o download (aqui).

Toyota iQ | Virtual Test Drive

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A realidade proporcionada pelas novas tecnologias e os meios digitais é tão grande nos dias de hoje, que as fabricantes de automóveis estão realizando testes de direção cada vez mais voltados para o ambiente virtual.

Depois de falar sobre o test-drive do MINI nos cinemas (reveja aqui), trago uma outra novidade sensacional do segmento automotivo. É o “Virtual Test Drive” da Toyota para o modelo iQ, inaugurado no Reino Unido.

Em quatro ambientes diferentes, o usuário pode testar a sua eficiência, dirigibilidade e outras funções proporcionadas ali mesmo. O teste é tão viciante e interativo (respondendo a todos os seus comandos de maneira imediata) que, pelo menos pra mim, deixou de ser um teste, mas sim, um verdadeiro canal de entretenimento e experiência do produto/marca.

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Clique (aqui) e faça o teste ;)

::Via Adverblog

Subway Now

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A rede de lanchonetes Subway pretende agilizar seus serviços de entrega e pedidos dos lanches. Nos EUA, a empresa colocou no ar uma campanha digital chamada “Subway Now“, onde entre tantos atrativos, permite fazer com que o cliente pré-reserve ou faça seu pedido delivery por SMS.

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O uso dessa mecânica mobile não é novidade entre as redes de fast-food. Vale lembrar do uso da mesma tecnologia apropriada pela Domino’s e pela Papa John’s, ambas famosas pizzarias norte-americanas, na qual postei (aqui) anteriormente.

Não vem ao caso se a mecânica é nova ou velha. O que interessa é que os clientes da Subway tem agora um outro bom motivo para consumir seus produtos.

Quem sabe, em breve, os Subway-addicteds brasileiros também poderão usufruir dessa novidade por aqui.

Branded Animated URL

As previsões mais óbvias dão créditos a mídia online, este ano. O fato da web ainda possuir um custo comercial menos exorbitante, faz com que empresas e anunciantes instiguem o máximo potencial criativo de seus profissionais.

É o caso da Sixt, uma empresa de aluguel de automóveis dos EUA, que nos trouxe uma inovação de tirar o chapéu. Eles fizeram uma corrida de carros em ASCII na barra de endereços do navegador.

A brincadeira só pode ser vista por usuários de Firefox 3 (aqui), ou no vídeo abaixo:

::Via Adverlab

Webisodes da Honda estréiam hoje na internet

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Em tempos onde todos culpam a crise econômica sobre algo que está dando errado, a Honda dos EUA decidiu “reinventar” otimizando seu orçamento. Para isso, lança hoje (12/01/2009), na internet, três curtas-metragens que mais se parecem comerciais de TV, mas são, na verdade, micro-documentários com depoimentos, entrevistas e imagens exclusivas da montadora, sempre exaltando os valores da empresa.

A série de webisodes (episódios na web) carrega o mesmo slogan da campanha mundial da marca, “The Power of Dreams“, “O Poder dos Sonhos”, e pode ser acompanhada no hotsite (http://dreams.honda.com). Os vídeos estão super fáceis de carregar, pelo menos por aqui. Ainda por cima, você pode compartilhar o conteúdo com o seu Facebook, Del.icio.us ou Digg.

Divididos por temas paralelos, o 1º curta: “Mobility 2088” é uma previsão de executivos e especialistas sobre como ficará o mercado automotivo daqui pra frente. O 2°: “Failure: the Secret to Success“, transmite exemplos de como fracassos podem ser úteis para o sucesso e aprendizado. E por último, o episódio “Kick out the ladder” é uma prévia de depoimentos que asseguram o quanto a empresa é sólida e pensa “fora da caixa”, uma total exaltação dos valores de uma empresa que vive sob um mercado frágil.

Trechos dos curtas também estarão sendo veiculadas em portais de grande acesso nos EUA, como: Hulu.com, Wired.com, Yahoo.com e tantos outros.

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É uma forma super coerente de vender a imagem corporativa da empresa, sem detonar seus cofres com aquelas verbas mirabolantes.

::Com fonte do New York Times

Comercial de filme será exibido em 3Dimensões

No dia 1º de fevereiro, durante o SuperBowl, a final do campeonato de futebol americano da NFL nos EUA, que tem os intervalos comerciais mais caros do país, a emissora de TV NBC exibirá um trailer de 90 segundos do filme da Dreamworks Monsters vs. Aliens” em três dimensões. Para isso, 150 milhões de óculos 3D (desenvolvidos pela Intel) serão distribuídos gratuitamente em milhares de displays espalhados por pontos de venda nos EUA.

A NBC insiste para que ninguém jogue fora os óculos, alegando que o episódio da série “Chuck” também será transmitido em 3D na noite do mesmo dia.

Essa é uma experiência ainda embrionária na publicidade, mas que com certeza vai ser visto com “bons olhos” pelo público.

:: New York Times

Advergame brasileiro promove “Crepúsculo”

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Lembram quando eu falei (aqui) de “Crepúsculo“? Pois bem, além dos painéis interativos que foram colocados nos metrôs de São Paulo, a Kaizen Games, a mesma empresa de games que trouxe o Second Life para o Brasil, desenvolveu um advergame na internet para promover o filme que estreou dia 19 de dezembro, aqui no país.

A qualidade dos gráficos é boa (pelos parâmetros brasileiros), e sua plataforma 3D se assemelha com a jogabilidade do mundo tridimensional que não emplacou (Second Life).

É bom ressaltarmos as novas tecnologias criadas aqui no Brasil, ainda mais advergames, algo pouco explorado, de fato, por empresas brasileiras.

Veja uma prévia do jogo:

Para jogar, clique aqui !

Acorde o Papai Noel

O Natal da agência paulistana Cappuccino Digital não podia deixar de conceber o uso da interatividade. A agência, especializada em comunicação digital, e com mais de 10 anos de experiência, lançou no início do mês um hotsite que atrai os internautas convidando-os a gritar alto no microfone de seus computadores, para acordar o Papai Noel gordo e dorminhoco.
A tecnologia que usa captação de áudio, transforma o hotsite em um desafio divertidíssimo.

Para acessar o hotsite é necessário baixar o Adobe Flash Player.

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::Dica do meu amigo Luiz “Lula” Bevilacqua.