Você não morre de vontade de fotografar os QR Code’s que aparecem em anúncios impressos? Não né? É uma tarefa burocrática e que traz pouco benefício, mas que ainda assim grande parte dos anunciantes aplicam em suas campanhas.
O motivo é nobre, mas a verdade é que só o cara que cria o anúncio é que deve fotografar o QR Code para fins de teste. A não ser que a tecnologia seja usada para oferecer vantagens reais para os consumidores, como descontos, por exemplo, seu uso me parece um desperdício.
Com o Shortcut o usuário ainda não quebra a barreira de precisar fazer um download de app, mas o uso é bem mais simples e prático.
Desenvolvido pela empresa suiça kooaba, o aplicativo trabalha com o reconhecimento da imagem em si, sem a necessidade de um código ou algo que o valha. Instantaneamente ele transforma a página fotografada em arquivo digital, se for um artigo de jornal ou revista por exemplo, com diversos links para compartilhamento.
Obviamente o conteúdo desse atalho vai continuar dependendo dos anunciantes, mas já facilita bastante a vida em termos de interação. Uma vantagem clara é a aplicação em outdoors, por exemplo, já que as imagens podem ser capturadas a distancia.
Outro dia vi um outdoor com um QR Code, aplicado bem diminuto no canto. Faltou pensar duas vezes.
O Shortcut está disponível para iOS, Android e Windows Phone, e a kooaba já tem alguns acordos com agências na Suiça. Falta agora propagar o uso para o resto do mundo, mas a sucesso seria garantido de fato caso essa tecnologia se tornasse nativa dos smartphones.
This is site is run by Sascha Endlicher, M.A., during ungodly late night hours. Wanna know more about him? Connect via Social Media by jumping to about.me/sascha.endlicher.