Creative Shortcut / La politique de la pompe?

Click here to view the embedded video.

Click here to view the embedded video.

THE ORIGINAL?
Agora Newspaper – 2008
Tagline : “Only what interests you”
Agency : W (Brazil)
LESS ORIGINAL
Tribuna Newspaper – 2012
Tagline : “Only what interests you”
Agency : CCZ Curitiba (Brazil)

Creative Shortcut? / Un peu court comme nouveauté?

smalllogo1 smalllogo2
THE ORIGINAL?
Peugeot Bipper “Downsize your business” – 2008
Source : Coloribus
Agency : Euro RSCG Worldwide (Spain)
LESS ORIGINAL
TVN “shorter commercial breaks” – 2011
Source : Cannes BRONZE LION
Agency : Lowe Porta (Chile)

Shortcut: O app que promete acabar com o QR Code

Você não morre de vontade de fotografar os QR Code’s que aparecem em anúncios impressos? Não né? É uma tarefa burocrática e que traz pouco benefício, mas que ainda assim grande parte dos anunciantes aplicam em suas campanhas.

O motivo é nobre, mas a verdade é que só o cara que cria o anúncio é que deve fotografar o QR Code para fins de teste. A não ser que a tecnologia seja usada para oferecer vantagens reais para os consumidores, como descontos, por exemplo, seu uso me parece um desperdício.

Com o Shortcut o usuário ainda não quebra a barreira de precisar fazer um download de app, mas o uso é bem mais simples e prático.

Desenvolvido pela empresa suiça kooaba, o aplicativo trabalha com o reconhecimento da imagem em si, sem a necessidade de um código ou algo que o valha. Instantaneamente ele transforma a página fotografada em arquivo digital, se for um artigo de jornal ou revista por exemplo, com diversos links para compartilhamento.

Obviamente o conteúdo desse atalho vai continuar dependendo dos anunciantes, mas já facilita bastante a vida em termos de interação. Uma vantagem clara é a aplicação em outdoors, por exemplo, já que as imagens podem ser capturadas a distancia.

Outro dia vi um outdoor com um QR Code, aplicado bem diminuto no canto. Faltou pensar duas vezes.

O Shortcut está disponível para iOS, Android e Windows Phone, e a kooaba já tem alguns acordos com agências na Suiça. Falta agora propagar o uso para o resto do mundo, mas a sucesso seria garantido de fato caso essa tecnologia se tornasse nativa dos smartphones.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement