Após 24 anos, Correios ganham nova marca

MarcaECT_480

Em 4 de agosto de 1970, os Correios ganhavam seu primeiro logo, escolhido a partir de um concurso público para definir a identidade visual do serviço. Seu criador foi o então estudante de Arquitetura e Urbanismo Eduardo J. Rodrigues, que tomou por base as cores e setas de um envelope comum aéreo para criar uma identidade visual que transmitisse a mensagem de dinamismo, difusão e movimento.

Duas décadas depois, em 1990, o logo foi atualizado. Nessa mesma época, a empresa desenvolveu um manual de padronização. Agora, após 24 anos, a marca dos Correios passa por novas mudanças, com direito a uma apresentação especial realizada ontem em Brasília, com a participação de atletas patrocinados pela marca.

correios1

1990

2014

2014

O novo projeto foi criado pela agência de branding CDA, que procurou manter as setas e cores tradicionais da marca, mas trouxe uma pegada mais moderna e fluída.

Para apresentar a nova marca, a agência Master Roma Waiteman criou um filme e peças impressas.

correios3
correios4
correios5

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Agora que o consumo é legal nos EUA, maconha ganha nova ‘identidade visual’ (!)

Com a legalização do uso de maconha em dois estados norte-americanos, e uso medicinal aprovado em 20 deles, o estúdio de design Studio 360 fez uma curiosa proposta: uma nova identidade visual para o baseado dentro dessa nova cultura ‘mainstream’.

Em parceria com a Original Champions of Design, o resultado foi não só uma nova representação gráfica, mas também um nome mais chique e menos estereotipado: canabiótico.

canabioticos canabioticos-folha

O logo para os canabióticos abdica da tradicional cor verde e da referência mais conhecida à folha verde da maconha, utilizando em seu lugar uma folha com sete folíolos, apresentada em roxo, que mais parece um bizarro arbusto ou um asterisco meio achatadinho. Nos exemplos apresentados, o logo para os canabióticos aparece em diversas representações, que vão desde vestimentas, avisos em embalagens alimentícias, pôsteres informativos e até mesmo emojis (!) relacionados à droga – destaque para os smiles maconheiros, que ganham o símbolo dos canabióticos no lugar dos olhos.

canabioticos-receitas canabioticos-embalagem canabioticos-poster canabioticos-emoji

A intenção de toda essa nova identidade visual é acabar com o estereótipo do fumo – que é apenas uma das formas de consumo da maconha – e passar a mostrar os ‘canabióticos’ quase como um suplemento nutricional. Será que uma mudança de ‘marca’ pode ajudar a maconha a ser melhor recebida pela sociedade?

Os detalhes do rebranding da maconha podem ser conferidos na íntegra neste estudo da OCD.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Chile 2015: A identidade visual da próxima Copa América

No meio de todo o alvoroço da Copa do Mundo no Brasil, o Chile se prepara para sediar em 2015 a próxima Copa América, o mais antigo torneio internacional de futebol.

A identidade visual do evento ficou a cargo do estúdio português Brandia Central, que buscou revistar a cultura chilena no logo e outros materiais.

A marca traz a estrela da bandeira nacional dentro de outra estrela de oito pontas, representando cada uma das cidades sede. Inclui ainda referência ao instrumento cerimonial cultrún, símbolo da cultura índigena mapuche, com desenhos indicando quatro valores: superação, paixão, triunfo e celebração.

É importante notar que o logo Chile 2015 quebra um padrão utilizado há 15 anos, desde o torneio realizado no Paraguai em 1999.

Chile 2015

A Brandia Central tem se especializado em criação para eventos esportivos. É o mesmo estúdio responsável pelas marcas da Euro 2012 e Euro 2016.

Chile 2015
Chile 2015

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Philips retorna ao passado com redesign de seu logo

Com retorno às origens, a Philips anunciou o redesign de seu logo, adotando novamente o tradicional escudo introduzido pela primeira vez em 1938.

A empresa explica que trata-se de uma modernização da marca para a era digital, criando uma curvatura na parte superior e mantendo as ondas (rádio) e estrelas (iluminação) que fazem parte das raízes da companhia.

A versão apenas tipográfica continuará a ser utilizada, mas o slogan agora será “Innovation and you”, substituindo o anterior, “Sense and Simplicity”.

No vídeo acima, a Philips explica a opção pela mudança, e no infográfico abaixo você pode conferir os histórico de logos:

Philips

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Estudantes propõem nova utilidade para dispositivo de prevenção de colisões da Mercedes-Benz

Todo mundo já se perguntou, em algum momento da vida, como uma decisão pode afetar os desdobramentos de uma história. Jan Mettler, Lydia Lohse e Tobias Haase são estudantes da Universidade de Ludwigsburg, na Alemanha, e ao se questionarem o que aconteceria se eles pudessem voltar no tempo e mudar a história, também quiseram explorar uma outra possibilidade:

“E se a tecnologia tivesse uma alma, uma consciência?”

É claro que, se não dá para fazer isso no mundo real, o jeito é aproveitar a oportunidade em um projeto estudantil para tentar encontrar algumas respostas. Foi o que eles fizeram em um comercial falso para um dispositivo de prevenção de colisões criado pela Mercedes-Benz.

Basicamente, o sistema detecta colisões em potencial antes que elas aconteçam, alertando o motorista. E é exatamente isso o que vemos nos segundos iniciais do filme acima, que se passa em uma vila, provavelmente entre o fim do século 19 e começo do século 20.

A primeira coisa que chama a atenção é um carro tão moderno em um cenário antiquado, uma vila com ruas de terra e crianças brincando despreocupadamente. Logo de cara, vemos que o sistema funciona super bem, ao evitar que o carro atropele algumas crianças. Segundos depois, entretanto, o carro acelera e atropela um menino, que estava apenas empinando uma pipa.

As cenas seguintes, com uma mãe desesperada gritando o nome do filho e uma placa na saída da vila identificando o lugar, acabam com o mistério, lembrando que o dispositivo da Mercedes-Benz funciona tão bem que é capaz de detectar o perigo antes que ele apareça.

É óbvio que a Mercedes não gostou de ter sua merca associada à ideia dos estudantes – que classificou de “inapropriada”. Segundo uma matéria publicada no jornal inglês The Independent, antes de divulgar o vídeo eles adicionaram um aviso logo no começo deixando bem claro que o comercial não tem absolutamente nenhuma afiliação com a Mercedes-Benz ou Daimler AG. O aviso dizendo que é um filme não-autorizado está presente ao longo de seus 80 segundos.

Houve quem achou o falso comercial de mau gosto e ponto final. Houve quem defendeu que a ideia é brilhante e que a Mercedes deveria estar agradecida pela publicidade gratuita. Mas será que este é o tipo de publicidade que quer uma marca que investe milhões de dólares anualmente para forjar sua imagem? E, em termos mais práticos, será que eliminar um único personagem realmente mudaria a história que conhecemos? Para pior ou para melhor?

A ideia é interessante, a produção é ótima – especialmente se lembrarmos que é um projeto estudantil. Mas acredito que projetos assim deixam mais perguntas do que respostas e isso é bom, porque nos faz pensar. E este filme já está dando muito o que pensar.

mercedes1
mercedes2
mercedes3

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

O meme que vira produto: Grumpy Cat será lançado como marca de café

Conforme anunciado em seu Facebook e Twitter oficiais, um dos memes mais reconhecidos da internet será transformado em bebidas à base de café.

É o Grumpy Cat Grumppuccino, que virá em três diferentes sabores, ainda sem data de lançamento definida.

Talvez esteja aí uma solução para a pergunta: Como se ganha dinheiro com memes? Alguns lançam lojas online com camisetas, canetas e bugigangas em geral, outros vivem de anúncios via YouTube, mas criar uma marca – que pode ou não dar certo – parece uma boa saída para aproveitar a fama antes que ela desapareça.

Grumpy Cat

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Estúdio Maentis faz releitura honesta de logos

Imagine se marcas como McDonalds, Lacoste e Apple tivessem logos que correspondessem um pouco mais à realidade de seus produtos. Adicione um toque de humor ácido e pronto: temos Universal Unbranding, divertido projeto criado pelo estúdio Maentis que faz uma releitura honesta de logos e símbolos conhecidos.

No caso dos anéis olímpicos, por exemplo, nem tudo é união dos povos e espírito esportivo, enquanto sobram gordurinhas no M de McDonalds. E o símbolo da paz pode ser facilmente transformado em um mira.

O bacana deste projeto é que ele usa o humor para criar aquela sensação de incomodo que nos leva à reflexão, independentemente se concordamos ou não com as interpretações dadas.

maentis03 maentis08 maentis09 maentis02 maentis07 maentis01 maentis06 maentis11 maentis12 maentis14 maentis05 maentis16 maentis04 maentis10 maentis13 maentis15 maentis17 maentis18

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Hessian, uma marca à procura de um produto ou serviço

Uma marca diz muito à respeito do produto ou serviço prestado por uma empresa, certo? Colocando tal conceito à prova, o designer Ben Pieratt criou uma marca antes de conceber um negócio. Trata-se da Hessian.

Mas não se engane se você já comprou algum domínio .com criativo à espera de um milagre: o cara criou mesmo uma nova marca, já imaginando diversas aplicações e até sugerindo produtos e serviços, como resturantes, start-ups, roupas, e muito mais.

hessian_s1_07

Se você gostou da Hessian, pode comprá-la pela bagatela de dezoito mil dólares. Veja abaixo algumas aplicações e tire as suas conclusões.

hessian_s1_02
hessian_s1_03
hessian_s1_pt2_storefront
hessian_s1_pt2_letterhead
hessian_s1_pt2_app_moon
hessian_s1_pt2_pattern
hessian_s1_pt2_tshirt_duplo
hessian_s1_pt2_imac_launch

Veja mais em http://hessian.tv

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

25 anos depois, Microsoft apresenta novo logo

O logo do Windows passou por mudanças mais frequentes, apesar de nunca abandonar o elementos das janelas, é claro. Porém, a Microsoft mesmo não fazia uma redesign em sua marca desde 1987.

Apelidado de “Pac Man”, o logo anterior foi criado por Scott Baker com Helvetica itálico, e um corte entre o “O” e o “S” para refletir movimento e velocidade. Foi apenas a segunda marca na história da empresa, sobrevivendo por diversas mudanças de posicionamento e slogan.

Segundo a Microsoft, a intenção com o novo design é ser “um sinal de herança mas com olho no futuro”. Os quadrados coloridos representam a diversidade do portfolio de produtos, junto com o tipo Segoe no nome.

A apresentação abaixo mostra o motion design do novo logo:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Tumblr da semana: Hipster Branding

O estilo de vida hipster está em todos os lugares, e não é exclusividade de publicitários não. Os designers de bigode e camisa xadrez também tem muito o que colaborar.

O Hipster Branding reimagina marcas famosas com linhas vintage e muito cinza.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Estúdio Mellancia: Um logo que nunca é igual ao outro

Posso estar falando bobagem, mas não conheço nenhuma outra marca que seja diferente a cada aplicação, sem nunca repetir o desenho. [update:] existe o logo do MIT Media Lab, como apontado nos comentários. [/update]

Criado em processing pela D3, o logo do Estúdio Mellancia é generativo. Conta com um manual de marca em HTML5 que gera infinitas marcas, dispondo os caroços da melancia através de variáveis aleatórias que resultam, toda vez, em uma composição única.

Remetendo ao movimento das linhas de um equalizador, me parece a escolha ideal de marca para uma produtora de áudio. Testa aqui: d3.do/labs/mellancia

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


It’s My Time | Benetton Global Casting Competition

Incrível como idéias muito simples caem como luvas para algumas marcas.
Usar consumidores reais nas campanhas não é uma novidade. Fazer um site onde você pode subir sua foto e concorrer, também não é.

Mas a Benetton, que sempre ilustrou suas campanhas privilegiando a igualdade, e transformou isso em um valor de sua marca, acertou em cheio fazendo justamente um projeto que não é novidade, mas que é tão acertivo que merece destaque e respeito.

Um concurso para qualquer pessoa do mundo se transformar na cara da Benetton. Nada melhor para ilustrar a igualdade e a beleza global do que trazendo as pessoas para perto.

Os critérios da competição são os seguintes: 100 ganhadores vão receber um vale compras de 200 euros, 20 desses ganhadores vão ser levados a NY e participarão do catálogo Outono/Inverno 2010.

O que eles procuram? Algo diferente, não convencional, surpreendente e real. Não é só na aparência, eles querem alguém que se destaque pelo que realmente é.

Então passe lá, participe e vote. É pra todo mundo.

/ via Lelê

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Peugeot revela nova marca e assinatura global

A Peugeot anunciou hoje, em Paris, a mudança de sua marca e a nova assinatura global: “Motion & Emotion”.

O tradicional leão da montadora se libertou do fundo azul, perdeu a língua e ganhou contornos em 3D. Compare abaixo a mudança:

Peugeot Novo Logo