‘Se afogando em problemas’, o novo e depressivo jogo do criador de Minecraft

Seu dia está ruim? Você anda meio deprimido, ou desanimado com a vida? Então siga meu conselho, clique aqui e saia dessa matéria. Se você seguiu lendo, esteja avisado que esse não é mais um joguinho daqueles que te tira do tédio, ou que acaba com a sua produtividade: esse daqui pode tirar o ânimo do seu dia, e isso talvez não seja algo que você esteja buscando nesse exato momento.

Absolutamente triste e depressivo, Drowning in problems” é a nova criação de Markus Persson, mais conhecido como Notch. Ele é o criador do jogo Minecraft, um jogo de mundo aberto (caixa de areia, em uma tradução literal do inglês) que incentiva a criatividade e a motivação de fazer algo novo. Uma sensação completamente oposta do que o Drowning pode oferecer.

Minimalista, sem nenhum detalhe visual, o jogo lembra linhas de código na tela. A primeira interação avisa que ‘não há nada’, e um link pede para que você resolva isso. Ao clicar nele, um contador de porcentagem gira, enquanto você olha para a tela pacientemente, aguardando algo mágico acontecer. A decepção já começa por aí: você acaba descobrindo que ‘você não é nada’. Se clicar no link resolver, você ganha esperança, e com ela a possibilidade de ter um corpo.

drowning

Propondo essas reflexões nada motivacionais, o jogo de Notch segue por alguns bons minutos – em especial pelo tempo que leva para cada ação ser executada – o que permite um momento de contemplação de questões existenciais. Fatos são jogados na cara de quem se envolve com o game – mais trabalho te dá mais dinheiro, mas também gera mais stress – e as frases seguem aparecendo, pedindo por resoluções.

Você pode nascer, crescer, se tornar uma criança, um adolescente, um adulto, fazer sexo, trabalhar, mudar de emprego, relaxar, entre outras atividades comuns da vida, tudo isso apenas lendo linhas escritas na sua tela e clicando em links.

No Reddit, alguns usuários brincaram dizendo que talvez Notch precisasse mesmo é de um abraço. Como bem resumiu Adi Robertson no The Verge, se o Minecraft é sobre esperança e criatividade, Drowning é um poço de desespero e ceticismo.

A versão criada por Notch é feita em inglês, mas o Guilherne Nagüeva tornou o desespero acessível traduziu o jogo também para português.

[SPOILERS!]

Quem chegar ao fim do jogo vai perceber que a mensagem de Notch não é nada animadora. Você morre (o que demora horrores) e acaba esquecido (processo que é ainda mais lento).

E sabe o que acontece quando você é esquecido de vez?

… “Não há nada”.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Uma bela interface conceitual para a série FIFA

Apesar de ser o melhor jogo de futebol que existe, especialmente na versão 13, a série FIFA sempre sofreu de um problema crônico: a interface dos menus.

Sai ano, entra ano, as telas de opções e informações continuam feias, complicadas e com muita informação simultânea. Para você ter uma ideia, até a edição anterior, FIFA 12, não era possível visualizar a chave de um torneio eliminatório, por exemplo.

Uma interface conceitual desenvolvida pelo designer brasileiro Rodrigo Bellão parece, de cara, infinitamente superior ao que já vimos desde que a franquia FIFA existe. Além do belo redesign, as informações e estatísticas ganharam uma clareza incrível.

Fifa Interface Concept

Espero que esse trabalho, feito por um fã, chegue aos olhos da Electronic Arts. Ainda há tempo de repensarem os menus para o FIFA 14.

Mais detalhes em: bellones.net/#/fifa-ui/

Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept
Fifa Interface Concept

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

“Papers, Please”, um jogo sobre controle de fronteira

Recentemente falei aqui de “Riot”, um simulador 8-bit de protestos, e de como o florescimento dos games independentes anda produzindo boas e inovadoras ideias.

Um outro criativo trabalho é “Papers, Please”, desenvolvido por Lucas Pope, e que tem uma proposta bem incomum. No jogo você é um inspetor de imigração e, com o poder que os carimbos lhe dão, deve decidir quem pode ou não entrar no país.

Papers, Please

Jamais poderíamos imaginar burocracia como algo divertido, mas o jogo constrói muito bem o cenário para nos manter interessados.

“Papers, Please” se passa em 1983, no distópico estado comunista de Arstotzka, que passou seis anos em guerra com a vizinha Kolechia. Seu objetivo é inspecionar os imigrantes e turistas que desejam entrar no país, tomando decisões – se nega ou concede o visto – baseado-se apenas nos documentos apresentados

Papers, Please

“Papers, Please” recebeu luz verde no Steam, e pode ser baixado de graça na fase beta

Parece fácil, certo? Mas, novamente, o jogo desenvolve inúmeras possibilidades. Além de pessoas procurando por trabalho, há espiões, bandidos e terroristas tentando burlar o controle da sua fronteira. Você deve procurar por inconsistências no passaporte, e lidar com as diversas restrições que são baixadas pelo governo com frequência.

A quantidade de regras, que mudam o tempo todo, vai dificultar o seu trabalho, até porque você não tem tempo ilimitado para verificar detalhadamente as informações. Se falhar no critério, seu salário é reduzido, e você pode morrer de fome. Um indicador no canto inferior direito mostra o seu peso em quilos.

Papers, Please

“Papers, Please” levou luz verde da comunidade no Steam, e em sua fase beta pode ser baixado de graça. Tem pra Mac e PC.

Assista o trailer acima. Já no vídeo abaixo você pode conferir a jogabilidade detalhada desse trhiller de papelada:

/dica do leitor Miguel Castarde

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A vida é um jogo Mastermind

Um estudante tentando resolver um problema dado por um professor, o psiquiatra analisando o que diz (ou não) seu paciente, uma mãe tentando entender o motivo do choro de seu bebê… Tem até o militar tentando se comunicar com um ser de outro planeta (que na atual conjuntura da política internacional, pode ser entendido como um ser de outro país). Quase todo mundo já passou por alguma destas situações, que a DDB Paris resumiu em ilustrações e uma frase:

“A vida é um jogo Mastermind.”

A campanha impressa para o jogo da Hasbro – aqui no Brasil conhecido como Senha – faz uma ótima analogia entre situações do cotidiano e o jogo Mastermind, mostrando que as habilidades utilizadas são as mesmas: análise, raciocínio, lógica… As ilustrações de Bob London são um destaque à parte. Deu até vontade de jogar Senha…

senha3senha2senha4

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Estrela lança “Banco Imobiliário” integrado com Foursquare para iOS


Versões de “Monopoly” já existem faz tempo para plataformas mobile, e já tivemos inclusive o finado “Monopoly City Streets” integrado com Google Maps e que fez um baita sucesso em 2009.

Sendo assim, não bastaria que a Estrela lançasse seu próprio app de “Banco Imobiliário” – ainda que em português e com o carisma da edição nacional. É por isso que o jogo para iOS, disponível desde ontem, tem a geolocalizacão como grande diferencial.

O “Banco Imobiliário” para iPhone é integrado com o Foursquare, aproveitando todas as venues lá cadastradas. Os jogadores podem comprar qualquer lugar que seja localizado pelo GPS, disputando com os amigos assim como no jogo de tabuleiro. O app inclui também o tradicional “sorte ou revés”, que aparece toda vez que se compra uma propriedade ou se paga aluguel.

Para fazer o papel de banco, a Estrela fechou parceria com o Itaú, onde o jogador mantém uma conta corrente fictícia, e pode contratar produtos como crédito imobiliário e seguro residencial – fazendo as vezes da hipoteca existente no jogo de tabuleiro.

É uma versão bem diferente do que já temos de “Monopoly” em nossos celulares – certamente a mais social até agora – e apesar dos espíritos de porco que já estão roubando, com checkin sem presença física, bem divertida.

A criação é da DM9DDB e o download é grátis na App Store.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement