O sonho olímpico, do ponto de vista das crianças

Em épocas de grandes eventos esportivos, todo mundo vira especialista neste ou naquele esporte. Em tempo de Jogos de Inverno, bobsled, patinação no gelo e curling são algumas das modalidades que colecionam fãs e alimentam a imaginação da criançada, que sonha em um dia disputar uma Olimpíada. Mais ou menos como retrata este comercial da Samsung, criado pela 72andSunny e produzido pela Smuggler.

A proposta é contar que os smartphones da família Galaxy são os celulares oficiais da equipe olímpica dos Estados Unidos, mostrando os aparelhos em ação no incentivo aos futuros atletas.

sam sam1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Na Noruega, uma ação faz a gente acreditar na humanidade

Não é preciso ir muito longe. Basta ligar a televisão, acessar a internet, abrir um jornal e pronto: somos convencidos de que a maldade das pessoas não tem mesmo limites. Mas de vez em quando aparece, também, alguém para nos lembrar que nem tudo está perdido e que ainda é possível acreditar na humanidade. É o que faz esta ação realizada pela organização SOS Mayday na Noruega. A ideia era mostrar para as pessoas que ajudar alguém pode ser muito mais fácil do que se imagina.

No vídeo vemos um garoto chamado Johannes, que está sem agasalho e praticamente congelando em um ponto de ônibus. Para as pessoas que se aproximam dele, ele explica que durante uma excursão da escola seu casaco foi roubado. Cada pessoa tenta ajudar de uma forma diferente, alguns dando seu cachecol, casaco, luvas… Tudo para tentar fazer com que o menino se aqueça.

É interessante perceber que há diferentes graus de ajuda, com gente que prefere passar frio a ver alguém congelando. A mensagem que vem a seguir informa que, na Síria, há muitas crianças passando frio e que é possível ajudá-as doando um casaco.

mayday

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Atletas paralímpicos agradecem suas mães em novo filme da P&G

Prepare a caixa de lenços e respire fundo antes de apertar o play de Tough Love, novo filme da campanha Obrigado, Mãe, da P&G. Desta vez, o agradecimento vai para as mães dos atletas paralímpicos, bem a tempo do início dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Sochi.

Tough Love usa a mesma fórmula dos comerciais anteriores, mas de alguma maneira, consegue ser ainda mais profundo ao revelar que por trás de um super-humano geralmente há uma super-mãe, capaz de encorajar seu filho a superar seus próprios limites. Uma mãe que sabe que tão importante quanto proteger seu filho, é dar a ele todas as condições para que ele seja livre. Ainda que, para isso, tenha de usar um pouco de “tough love”.

Mais uma vez, a criação é da Wieden+Kennedy de Portland.

amor1 amor

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Comitê Paralímpico do Canadá destaca a habilidade de atletas em Sochi

Em 2012, Meet the Superhumans, filme criado pela 4Creative para promover a transmissão da Paralimpíada de Londres pelo Channel4, deixou muita gente de impressionada com a capacidade de superação dos atletas participantes. Agora, o Comitê Paralímpico do Canadá resolveu provocar o público da Olimpíada de Inverno de Sochi mostrando que o foco não deve estar nas limitações, mas sim nas habilidades dos esportistas, apesar das limitações.

Essa ideia é defendida com um efeito bastante simples, usando apenas uma pequena faixa da tela para mostrar a beleza e técnica exigida nos esportes de inverno. Após alguns segundos de imagens incríveis, a faixa se expande para revelar que toda a habilidade demonstrada vem dos atletas paralímpicos, encerrando com a assinatura “Não é o que está faltando. É o que está lá”.

Filmes como este me fazem pensar que, no final das contas, a pior deficiência que existe é o preconceito.

Whatsthere tem criação da BBDO de Toronto, com produção da Sons & Daughters e direção de David Quinn.

canada1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Torin Yater-Wallace estrela nova campanha da Visa

Após alterar seu logo para assumir uma nova assinatura, “Everywhere you want to be”, Visa convida o público a imaginar seu próprio “everywhere” em Night Swim, filme estrelado pelo esquiador norte-americano Torin Yater-Wallace.

O comercial criado pela BBDO de Nova York mostra o atleta, que participa pela primeira vez de uma Olimpíada de Inverno, esquiando em uma montanha sozinho, à noite. Sem câmeras, sem público, apenas ele e sua paixão.

A produção é da Epoch Films.

visa1 visa

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

McDonald’s compara lanches a medalhas em filme para Olimpíada de Inverno

Basta prestar um pouco de atenção nas comemorações dos medalhistas em eventos esportivos para perceber que parte da comemoração é morder a medalha. Em seu filme para a Olimpíada de Inverno, o McDonald’s resolveu apostar nesta tradição comparando os lanches da rede às medalhas conquistadas pelos atletas, lembrando que as celebrações são feitas com uma mordida.

O filme criado pela DDB de Chicago, com produção da Pytka e um ótimo trabalho de edição de Meg Kubicka, da Whitehouse Post, reúne uma série de momentos importantes da história dos Jogos Olímpicos de Inverno, mostrando as comemorações dos atletas ao longo dos anos.

E caso você esteja se perguntando de onde vem a tradição de dar uma mordida na medalha, a explicação mais comum é que o gesto imita um antigo costume de se morder moedas para verificar se elas realmente eram feitas de ouro. Em caso positivo, o metal fica com uma pequena marca do dente.

mc mc1

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Coca-Cola faz verão em ponto de ônibus na gelada Suécia

Noites mais longas e frio glacial certamente não colaboram para a paciência quem espera ônibus na Suécia. Pensando nisso, a Coca-Cola, em mais uma iniciativa de sua campanha “Open Happiness”, deu um toque de verão em uma parada na cidade de Uppsala.

Projeção, lâmpadas quentes, sons de pássaros cantando e, claro, refrigerante grátis alegraram o dia escuro de quem aguardava.

Agora, aguardemos a Coca levar felicidade para aqueles que esperam nosso confiável transporte público debaixo de um sol de 40 graus.

Criação da agência IUM.

Coca-Cola

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Land Rover saúda quem não foge do frio

Hoje acordei as 5:50, saí de casa antes do galo cantar, peguei o trem em Londres com destino a Birmingham, no meio do mapa da Inglaterra, onde venho trabalhando em um projeto durante as últimas semanas. Frio. Estava bem frio. Parece que finalmente o inverno chegou por aqui e pela janela do trem pude ver aquela paisagem do interior com vales cobertos de gelo (não neve, ainda). Vi fazendeiros trabalhando as 6:30 antes mesmo do sol nascer. Quando desci na estação de destino saiu aquela fumaça pela boca. No Brasil não sofremos tanto com isso, pelo menos do Sudeste pra cima.

Logo que cheguei no escritório, assisti o filme de uma nova campanha da Land Rover (marca legitimamente britânica) para o mercado local, que me impactou demais, tanto por viver aqui quanto por ter vivido essa manhã gélida hoje.

A campanha “Hibernot” (um trocadilho para “se recusar a hibernar”) traz uma auto-crítica ao clima pouco amigável do Reino Unido, mas com uma boa dose de orgulho por aqueles que não fogem do frio. Com belas e sofridas imagens de gente “curtindo” o inverno, o vídeo brilhante da RKCR/Y&R pega na veia dos ingleses, como acho que pegou aquela bela campanha da Skol (“Ahhh, o verão”) para os brasileiros.

A campanha tem ainda um site com conteúdo colaborativo e um outro lindo vídeo (abaixo).

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

BBC alerta sobre a natureza ameaçadora das Olimpíadas de Inverno

Se eu falar Charles Dance talvez você não ligue o nome a pessoa, mas Tywin Lannister com certeza vai lhe trazer a mente a persona intimidadora de “Game of Thrones”.

É o ator que dá voz a natureza nesse comercial da BBC para promover suas transmissões dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia. Ele ameaça os atletas, lembrando das dificuldades que os esperam no momento de enfrentar o clima e os terrenos naturais.

Criação da RKCR Y&R.

BBC
BBC

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

P&G faz mais um “Obrigado, Mãe”, agora para os Jogos Olímpicos de Inverno 2014

Com sua campanha “O Melhor Trabalho do Mundo” para as Olimpíadas de 2012 em Londres – que teve até uma sequência, a Procter & Gamble emocionou e viralizou, totalizando 21 milhões de visualizações do comercial original na internet.

Agora, para os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia, a empresa repete a fórmula com mais um agradecimento às mães. Assim como no filme anterior, aqui os jovens atletas são ajudados e incentivados pelas sua mães, com cenas que percorre desde os primeiros passos desde o momento das provas.

A peça assina com “Por nos ensinar que cair apenas nos torna mais fortes”. A criação é da Wieden + Kennedy.

PG

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Nike usa russos como exemplo para incentivar a prática de esportes no inverno

Dias extremos são dias como quaisquer outro na Rússia. A internet está aí para provar isso com seus vídeos maravilhosos. Tem muita coisa ruim também, mas vamos focar no lado positivo.

A Nike aproveitou o estilo de vida russo para acabar com qualquer desculpa que você possa dar para não praticar esportes no frio. Com a assinatura “Play Russian”, o comercial mostra atividades de todo o tipo nas ruas glaciais do país.

Através da hashtag #playrussia, a marca pede para que as pessoas compartilhem fotos de exercícios gelados (cerveja e vodka não contam) nas redes sociais, exibidos depois no site playrussian.nike.com.

Nike Russia

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie