Na Noruega, uma ação faz a gente acreditar na humanidade

Não é preciso ir muito longe. Basta ligar a televisão, acessar a internet, abrir um jornal e pronto: somos convencidos de que a maldade das pessoas não tem mesmo limites. Mas de vez em quando aparece, também, alguém para nos lembrar que nem tudo está perdido e que ainda é possível acreditar na humanidade. É o que faz esta ação realizada pela organização SOS Mayday na Noruega. A ideia era mostrar para as pessoas que ajudar alguém pode ser muito mais fácil do que se imagina.

No vídeo vemos um garoto chamado Johannes, que está sem agasalho e praticamente congelando em um ponto de ônibus. Para as pessoas que se aproximam dele, ele explica que durante uma excursão da escola seu casaco foi roubado. Cada pessoa tenta ajudar de uma forma diferente, alguns dando seu cachecol, casaco, luvas… Tudo para tentar fazer com que o menino se aqueça.

É interessante perceber que há diferentes graus de ajuda, com gente que prefere passar frio a ver alguém congelando. A mensagem que vem a seguir informa que, na Síria, há muitas crianças passando frio e que é possível ajudá-as doando um casaco.

mayday

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

O momento ideal para vender TV por assinatura

Existe o momento certo pra tudo na vida, inclusive para vender TV por assinatura. Sendo assim, a norueguesa RIKS TV parece ter encontrado a hora ideal, sem que nenhuma justificativa possa ser inventada, para oferecer seus serviços.

Você se prepara para sair para o jogo de futebol, depois de uma semana inteira de espera, mas aí tem os olhos, aqueles olhos grandes…

A criação é da SMFB, de Oslo.

RIKS TV

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Norwegian Air usa medidor de chuva para incentivar pessoas a viajar

Outubro é o mês das chuvas em Oslo, na Noruega, e para incentivar as pessoas a viajar – para lugares mais ensolarados, é claro – a Norwegian Air resolveu mostrar isso na prática.

Anúncios em pontos de ônibus traziam uma medidor de chuva, junto de ofertas de viagens, mostrando a quantidade de água que estava caindo na cidade no período.

Uma ideia barata e criativa da agência norueguesa Kitchen, que adiciona praticamente uma interatividade analógica para a mídia exterior com um simples índice pluviométrico.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


África pela Noruega: Radi-Aid

Lembra-se de todas as campanhas pela salvação dos problemas africanos como o famoso USA for Africa, o Live Aid e as coisas mais recentes como Kony 2012?

O Fundo de Financiamento para Estudantes Internacionais da Noruega (ou SAIH) também considera tais iniciativas nobres, mas se pergunta: é apenas isso o que sabemos sobre a África? Um continente pobre, castigado pelo colonialismo até o século XX e pelas guerras civis desde então, onde as pessoas morrem de AIDS quando não passam fome? Será que a mídia global não se esquece de evidenciar boas iniciativas de desenvolvimento de diversos países, incluindo a castigada região sub-saariana?

Como crítica a este tipo de meia-verdade, eles bolaram uma campanha de ajuda… à Noruega, este país conhecido pelo seu alto índice de desenvolvimento humano, mas que sofre com algo que “mata tanto quanto a fome”: o frio. Assim, os alegres africanos que moram em países tropicais, abençoados por Deus e bonitos por natureza podem ajudar a causa doando os seus aquecedores elétricos para os tristes noruegueses. Nasceu assim o Radi-Aid.

Imagine se toda pessoa na África visse o filme “África pela Noruega” e esta fosse a primeira informação sobre o país que eles tivessem. O que eles pensariam sobre a Noruega?

O vídeo é bem-humorado, com direito a todo o tipo de estereótipo de campanhas pela África. A chamada para a ação é “Coletando aquecedores, embarcando-os para a Noruega, espalhando calor e sorrisos. Diga sim ao Radi-Aid” e o discurso inclui frases como “se ninguém ignora pessoas passando fome, por que ignorar pessoas passando frio?”. No site, você pode obter mais informações e conhecer outras iniciativas semelhantes, como a mobilização africana de ajuda à Suécia.

AfricaforNorway

Será que a mídia global não se esquece de evidenciar boas iniciativas de desenvolvimento de diversos países?

Não há como discordar que a África tem severos problemas e que a ajuda é bem-vinda. Mas concordo com a postura norueguesa: também quero conhecer as coisas boas e reais que se desenvolvem no continente que não sejam apenas bebidas exóticas e safáris. Quero que as escolas e a mídia também nos informem sobre isso. Ou por acaso alguém aqui gosta de explicar a algum gringo desavisado que não vivemos numa selva tropical pulando de cipó em cipó, jogando futebol e sambando nas horas vagas? Diga sim também ao Radi-Aid.

Afinal, se for para ajudar de verdade, argumentam os próprios africanos, que tal discutir um plano de desenvolvimento do continente a longo prazo, com melhores condições de juros, o perdão ou o refinanciamento da dívida externa e a vinda de investimentos diretos?

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Quadrado mágico do Windows 8 nas ruas de Oslo oferece show ao vivo

A interface metro do Windows 8 é certamente a característica mais marcante do novo sistema operacional (e de tudo o que a Microsoft está fazendo atualmente). Os quadrados dão acesso aos aplicativos e funcionam, claro, como janelas para o conteúdo.

Pensando nisso, uma ação para promover o Windows 8 na em Oslo, na Noruega, instalou um desses quadrados no chão, em frente de uma fachada falsa de bar. Do lado de fora, os pedestres desviavam a atenção por causa do barulho.

Muitos só passavam e nada faziam, mas quem teve a curiosidade de pisar, acionando a “janela”, foi recebido por uma surpresa, ganhando um show ao vivo banda Datarock.

A criação é da McCann Oslo.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement