Walt Disney utiliza realidade aumentada mobile para promover ‘Prince of Persia’

Para anunciar a estréia do seu novo sucesso de bilheteria, ‘Prince of Persia – The Sands of Time “, a Walt Disney inaugurou um novo sistema de integração de realidade aumentada com mobiliários urbanos, onde qualquer pessoa que estiver por perto de pôsteres do filme em Amsterdã, na Holanda, pode assistir ao trailer e jogar um game baseado na épica produção da Disney, pelo celular.

Mas, para isso, o usuário de iPhone ou Android precisa baixar o aplicativo Layar, de realidade aumentada mobile, para garantir a interação com as peças e receber recompensas.

Confira a seguir o trailer legendado de ‘Prince of Persia – The Sands of Time’, que deve estrear no Brasil apenas no próximo mês.

Via AOTW

Diesel Cam

A necessidade de compartilhar chega aos provadores de lojas de departamento com esta iniciativa da Diesel, desenvolvida pela agência Fullsix.

A chamada Diesel Cam é uma instalação interativa que integra o Facebook ao PDV, utilizando telas touch em algumas lojas da Diesel na Espanha.

Em uma mecânica bastante simples, o usuário tira quantas fotos quiser, entra em seu perfil do FB e publica de forma instantânea as que mais gostar. Depois de publicadas, as fotos podem receber comentários dos amigos da rede social.

Pringles: Help the Overshares

Embora seja uma marca com bons atributos para poder ousar no marketing, a Pringles é uma marca que não tem muito costume de inovar na comunicação. Mas, dessa vez, nos Estados Unidos, ela protagoniza uma inteligente campanha digital: Help the Overshares.

Todos nós, que vivenciamos as mídias sociais, sabemos que existe muita gente (amigos, inclusive) que abusa e compartilha coisa demais, principalmente aquilo que é desnecessário e irrelevante.

Pensando nisso, foi desenvolvido um botão para Facebook, que eles, da Pringles, chamaram de “overshare” – um alerta a esses colegas chatos e desocupados.

No site da campanha a pessoa consegue baixar o botão “overshare” para o Facebook (ele ficará ao lado do botão de comentar as atividades dos amigos). Assim, é possível avisar os “malas” que eles estão exagerando no compartilhamento e uso da rede social.

Entre um aviso e outro, dá para criar camisetas com frases irônicas, além da possibilidade de enviar um manual virtual com dicas como: “pensar antes de digitar”, “arrumar coisas legais para fazer”, enfim.

A simpatia pela marca é tão grande, que a página oficial da Pringles no Facebook já conta com mais de 3 milhões de fãs.

Avatar: Your Review

Para o lançamento de Avatar em Blu-ray e DVD, foi espalhado cinco painéis de áudio pelo território do Reino Unido.

Ao conectar um fone de ouvido em qualquer um dos painéis, a pessoa pode ouvir opiniões do público sobre o filme.

Qualquer um que reside na região pode ainda registrar seu próprio comentário de voz sobre o filme. Basta enviar uma mensagem para um número de telefone informado e pronto, mais um review feito pelo próprio telespespectador vai parar nos painéis interativos de Avatar.

Um mapa com todos os pontos onde os painéis foram colocados pode ser acessado (aqui).

Protótipo da Renault no The Sims 3

renaultsims.jpg

A Renault criou uma curiosa parceria com a Electronic Arts para promover o seu carro-conceito Twizy Z.E. no novo The Sims 3. O carrinho, que esteve presente no último Salão de Frankfurt, em setembro passado, pode ser baixado gratuitamente.

O Twizy vem com um pacote (Electric Vehicle Pack), que inclui também outros itens ligados à sustentabilidade, como painéis solares e cata-ventos, para captar energia eólica. O uso dos itens irá repercutir positivamente na vida virtual dos jogadores, que economizarão em contas.

Para tornar o público eco-consciente desde cedo, nada melhor do que utilizar os ambientes onde se encontram crianças e jovens, para comunicar, mesmo que sutilmente, sobre a importância dos novos hábitos.

Via Kotaku

E-Commerce no Facebook?

easyjetplanner.jpg

Por que não? Ou melhor: Por que não pensaram nisso antes, hein?!

Se as mídias sociais agregam valor por aproximar a marca de pessoas ávidas em consumir e se relacionar com o que lhes interessa, fica claro que estes meios podem beneficiar ainda mais quando começam a oferecer novos tipos de serviços, como é o caso do e-commerce.

Não me lembro de ver alguém se aproveitar de uma estratégia de e-commerce dentro do Facebook, antes de ler sobre este novo projeto online da EasyJet.

A companhia aérea low cost lançou o Holiday Planner, um aplicativo que permite aos fãs planejar as férias com seus amigos, definindo nome, destino, duração e muitas outras opções para organizar e “personalizar” a viagem.

easyjetfb.jpg

Mas o mais interessante mesmo fica por conta da inclusão de uma ferramenta de e-commerce. Ou seja, o usuário será capaz de reservar vôos diretamente do aplicativo, sem precisar entrar no site da EasyJet.

Se podemos incluir qualquer tipo de informação e conteúdo em uma rede social, pra que vão servir os tradicionais sites corporativos?

Via Adverblog e The Next Web

Magnun: As Good As Gold

magnungold.jpg

Antes, o Branded Content servia somente para oferecer entretenimento ao invés de interferir de forma impertinente na vida dos consumidores – o que sempre foi uma boa alternativa. Com o passar do tempo, principalmente com o advento da internet, as práticas de Branded Content ganharam um novo aliado: a colaboração.

Participar dos roteiros parece ser a grande tendência do ‘novo’ Branded Content.

O exemplo de Lacta, em que o sucesso de participação foi enorme, só comprova a bem sucedida arma do conteúdo colaborativo.

Em sua recém lançada estratégia de marketing, a marca de sorvetes Magnun apostou numa alternativa “cinematográfica”.

Sustentado por uma equipe de primeira (Benicio del Toro e a brasileira Caroline de Souza Correa, dirigidos por Bryan Singer) o conteúdo do filme para promover o novo Magnun Gold em vários países, abre espaço para que os consumidores façam parte da história. E tudo acontece no www.mymagnum.com.

Abaixo, um exemplo do trailer com a participação de um consumidor:

Entretenimento mobile garante seu McDonald’s

Que tal poder escolher e adquirir um produto do McDonald’s utilizando o celular?

Seria ainda mais legal se essa divertida brincadeira, criada pela DDB Stockholm, não estivesse disponível só na capital sueca :(

É só nessas horas que eu sinto falta da mídia exterior.

Via Creativity

Explorar novas tecnologias para sair do “arroz com feijão”

A tecnologia esta cada vez mais inteligente e preparada para estimular a participação do usuário.

Algumas empresas antecipam alguns avanços, aproveitando as novas tecnologias em suas próprias plataformas.

Para acompanhar o lançamento de uma nova linha de perfumes da francesa Biotherm, a Next Idea criou um hotsite pra lá de interativo que reinventa os hábitos de navegação na web. Algo muito similar ao “Virtual Touch Experience” da Nikon, onde o reconhecimento dos gestos do usuário (através da webcam) possibilita uma diferente interação com o conteúdo do site.

Se a presença digital já é o “feijão com arroz”, o que fazer para se destacar entre os demais?

Home Depot: 3D Interactive Gift Card

A Home Depot decidiu reinventar os tradicionais cartões presente (ou gift cards) e recorreu à realidade aumentada para criar o “3D Interactive Gift Card“, um cartão interativo que exibe presentes virtuais em 3 dimensões.
Para que o sistema funcione, os novos cartões contam com códigos de realidade aumentada. Basta entrar no site e posicionar o cartão na frente da webcam. Em seguida, o monitor do computador exibe uma caixa em 3 dimensões com presentes virtuais. Sempre que o cartão é agitado a caixa gera imagens de novos produtos.

Harley-Davidson aposta no Chatroulette

17031_640.jpg

Não é nenhuma novidade que as ferramentas da websocial tem garantido a atenção de muitas marcas pelo mundo a fora. São praticamente infinitos os argumentos do porquê anunciar em meios interativos e mídias sociais, que nem daria para listar neste post.

O sucesso de um anúncio, campanha ou ação, dentro de um ambiente social, não necessariamente digital, pode alcançar bons resultados graças ao nível de simplicidade e o satisfatório alinhamento do seu conceito.

Não é porque é “Big” que a idéia não pode ser simples.

Vejam o bom exemplo desta ação da Harley-Davidson no Chatroulette.

Via @rmerel e @mfedrizzi

Next Generation Media

Mais um vídeo super interessante revela no que as constantes transformações da mídia implicam na vida das pessoas, no conteúdo e nas tecnologias a nível mundial.

O vídeo foi produzido pela Aegis Media em parceria com a Carat, Isobar e a britânica Vizeum.

My Coca-Cola

cocacola.jpg

Criada para traduzir a expressão “custom made“, a customização não existia na língua portuguesa até pouco tempo.

Seu significado é simples: transformar o básico em algo único e exclusivo. E o que até poucos anos atrás não estava nem nos dicionários, já deixou de ser tendência para se tornar algo comum na moda, no marketing e em muitas outras disciplinas.

Falando de marketing, o pessoal da Promarket me enviou uma ação muito simpática que eles criaram em Israel.

Durante a Páscoa, um dos feriados judaicos mais celebrados no país, a Coca-Cola deu aos consumidores a possibilidade de eles compartilharem um presente um tanto quanto original: uma Coca-Cola personalizada.

Então foi criado um microsite onde as pessoas podiam customizar as latinhas e garrafas (com imagens, fotos…), para depois enviarem aos seus entes mais queridos. E o melhor: sem nenhum custo no serviço de entrega.

mycocacola1.jpg

Ao mesmo tempo, a Promarket montou alguns espaços da Coca-Cola em pontos estratégicos do país, como shopping centers, por exemplo, em que as pessoas podiam personalizar as embalagens na hora, através de computadores interativos (touch screen), e, em seguida, obtinham a garrafa personalizada no local, gratuitamente também.

A resposta, segundo a agência, foi excelente. Milhares de latas e garrafas foram feitas durante o período de duas semanas.

– Confira (aqui) outros exemplos de projetos de customização, postados no blog.

Ford: Your Ideas

listen_attentively.jpg

Após mergulharmos na era do intangível (mudança proporcionada basicamente pelo advento da web) emergiu a democratização da informação e a transferência de poder para o consumidor. Essa “revolução” transformou as relações no mundo das marcas.

Como base principal destas novas práticas de relacionamento, está a importância da transparência.  Transparência entre marca x consumidor.

Dia após dia, essa tendência só se solidifica, ganhando cada vez mais adeptos.

Numa estratégia similar ao My Starbucks Ideas (uma referência de sucesso), a Ford dos Estados Unidos resolveu estreitar o contato com seus consumidores ao apostar em uma nova ferramenta social online: Your Ideas.

forideas.jpg

Visitando o portal da montadora americana, os consumidores podem enviar sugestões de tópicos livres, ou participar de enquetes pré-determinadas. (O Autoblog listou alguns dos temas na qual a Ford espera receber feedbacks de seus consumidores engajados em contribuir com soluções para um futuro mais sustentável e menos problemático, nos mais diversos âmbitos).

Transparência também é sinônimo de prevenção. Portanto, para a Ford dos Estados Unidos, uma marca que está sempre pronta para conversar com seu público-alvo através das mídias sociais, este tipo de tática só enaltece sua reputação, a troca de confianças e a previne de problemas que futuramente poderão surgir. Hoje, transparência é premissa.

Iron Man 2: Interactive Trailer

Ok, nem toda a produtora tem budget para desenvolver um aplicativo deste “naipe”, mas perceba como pode ser eficiente e super original se apropriar de um trailer interativo. Além dele trazer informações extras sobre o filme, não qual o próprio usuário seleciona e manipula partes do conteúdo, o trailer interativo também pode ser embedado no formato de widget digital, em qualquer blog que se disponha a comentar sobre ele. Ou seja, esta é uma outra prova de que a inovação ajuda (e muito) a gerar mais buzz. Gostei! :)

Via i09

FT busca audiência jovem no Fourquare

4sq.jpg

Com a queda de audiência jovem, muitos veículos de comunicação impressa recorrem ao grande trunfo desta geração: as redes sociais.

Um dos casos que eu mais gosto de mencionar é o do Nettby, a rede social criada pelo tablóide norueguês Verdens Gang, para estreitar a relação com o público mais jovem e conectado. (confira o post!).

Passam dias, meses e anos, e as redes sociais continuam entre os principais canais de encontro com este público. Porém, a evolução destas ferramentas, como é o caso do surgimento das redes sociais de geolocalização mobile, permite uma maior atenção e um olhar mais amplo ao que pode ser feito.

Nas próximas semanas, em Londres, o Financial Times vai começar uma promo utilizando o popular Foursquare.

A promoção será feita para que as pessoas que fazem check-in em determinadas cafeterias e bares dos centros financeiros da capital britânica e de várias business school da região, possam obter a subscrição premium gratuita do FT. Para um público que sempre é receptível ao “grátis“, o FT pode estar plantando boas sementes.

Via Business Insider – The Wire

A tecnologia não substitui as idéias

A tecnologia não substitui as idéias. Ela traz novas formas de envolver os consumidores. Portanto, é necessário ser criativo o bastante para fazer a tecnologia valer a pena. Não é usar a tecnologia só por usar.

Realidade Aumentada, por exemplo. Quantas marcas já usaram? Muitas, né? Mas são poucas as que conseguiram perpetuar a relação dos usuários com a plataforma.

Exemplos como o aplicativo recém lançado pela O’Neill, marca de artigos de surf, na qual o usuário que permanecer mais tempo em cima da prancha, ganha uma viagem ao Campeonato Mundial de Surf, são interessantes. Uma tecnologia um pouco saturada, mas bem utilizada. Pense nisso! ;-)

Eco Advertainment

eco-entertainment-devices.jpg

Se não houver nenhuma causa por trás, o entretenimento por si só já não significa muito coisa – pois o consumidor moderno vive em busca de soluções, e sabe o que é importante para o mundo em que ele habita.

Pelo fato da sustentabilidade ser um dos assuntos que mais está em voga, muitas marcas criam campanhas baseadas em questões favoráveis ao meio ambiente.

Então, se a receita da assertividade é aliar entretenimento com uma causa popular, porque não reverenciar projetos como o Volvo C30 Drive Around the World e o  VW Tem de Tank?

Este último, lançado esta semana pela Tribal DDB de Amsterdam, é um jogo de corrida com elementos 3D em que você não precisa chegar em primeiro, mas conduzir um VW Polo de maneira mais econômica, sem desperdiçar combustível.

vwtank.jpg

Existe, sim, um incentivo promocional: Quem tiver o melhor desempenho ganha um VW Polo Blue Motion de verdade. Mas não é este o diferencial. O diferencial, na minha opinião, é a possibilidade que a marca tem em poder educar os seus consumidores sobre uma tendência, considerada cada vez mais importante para o futuro dos seus produtos/consumo, através do entretenimento.

Redes sociais para portadores de doenças

socialhearth.jpg

Começou a surgir uma tendência entre as empresas do setor fármaco, em criar ou patrocinar redes sociais, ricas em conteúdos orientados especialmente para portadores de doenças. Dessa forma, as pessoas/usuários podem trocar experiências entre si, além de obter uma relação menos distante com as empresas.

Exemplos:

Psoriasis The Naked Truth“: A Wyeth criou uma comunidade online para reunir histórias e fotos de pessoas portadoras de Psoríase, numa forma de amenizar o problema.

Children with Diabetes“: Comunidade online para crianças e adultos se familiarizarem com questões relacionadas a cura da diabetes, desenvolvida pela Johnson&Johnson em parceria com duas ONGs.

CFvoice“: Um espaço lúdico de motivação, incentivo e relacionamento para portadores de Fibrose Cística. Um produto da Novartis.

The PatientsLikeMe Transplants Community“: A Novartis, em parceria com a PatientsLikeMe, também patrocina uma rede social para transplantados, que mesmo em versão beta, já contabiliza mais de 820 membros.

socialnet.jpg

Estas redes sociais ajudam a proporcionar um menor preconceito entre os próprios portadores de doenças que, muitas vezes, acham que são diferentes, únicos, e acabam se sentindo excluídos.

Os problemas sociais são amenizados quando existe um espaço como uma comunidade virtual onde elas podem compartilhar problemas e soluções. Motivação de pessoa para pessoa. É o futuro!

“Very Good Trip” com a Renault

renaultreality1.jpg

Gostei tanto da campanha online do Ford Fiesta, que boto fé nessa estratégia de online reality game da Renault.

Apesar do formato não ser nenhuma grande novidade, eu sempre acredito pra caramba no sucesso de campanhas que possibilitam a participação ativa dos consumidores, sempre com foco no engajamento e no maior envolvimento deles com as marcas e seus produtos.

Neste caso, oito equipes de duas pessoas (selecionadas por um concurso online) vão percorrer a Europa a bordo de dois novos modelos da montadora Renault: Coupé Cabrio e Renault Wind. Todo percurso será filmado e publicado no site da campanha “Very Good Trip“.

Toda a campanha é baseada na Europa e apoiada por várias redes sociais. Sem contar as divulgações na emissora de televisão proprietária, RenaultTV.