Fotografar seu prato finalmente vai fazer algum sentido

Se depender das tecnologias de reconhecimento de imagem, aquele monte de fotografias de refeições que pipocam no Instagram poderão ter uma real utilidade em breve.

A SRI, empresa responsável pela tecnologia por trás da Siri da Apple, está desenvolvendo a Ceres, uma ferramenta capaz de reconhecer os ingredientes da sua refeição e estimar a quantidade de calorias contida neles. Ou seja, além de reconhecer o que tem no seu prato, a Ceres seria capaz também de medir a quantidade de cada item, e com isso calcular quantas calorias você está ingerindo.

ceres

Dror Oren, diretor executivo da SRI, também esclarece que informações de geolocalização poderão fazer com que esse reconhecimento seja ainda mais assertivo – se você estiver em um McDonald’s, a variedade de coisas que você pode comer ali é razoavelmente restrita, e as calorias já são estimadas pela própria rede de fast food. Restaria à Ceres diferenciar um Big Mac de um Cheddar McMelt.

A tecnologia ainda está em desenvolvimento, e a expectativa é que a Ceres possa chegar ao consumidor dentro de um ano.

Se associada à apps de rastreamento de dieta, como o Lifesum, a Ceres da SRI pode ser uma incrível ferramenta para quem quer fazer uma dieta específica, seja para perder peso ou aumentar a massa muscular.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Apps do Twitter vão deixar marcar pessoas em fotos e subir até 4 imagens de uma vez

Brace yourselves, Twitter tagging is coming. Os apps da rede social para iOS e Android ganharam uma atualização que foca em um maior uso de fotos, e traz duas novidades: a possibilidade de marcar @perfis nas imagens e de subir até 4 arquivos em um mesmo tuíte.

A marcação está limitada a 10 pessoas por imagem, não influenciará na contagem dos 140 caracteres e vai gerar um aviso por email para as pessoas marcadas, igualzinho acontece com as atuais menções.

twitter_tagging_multi_photo

Na tentativa de evitar uma brecha para spammers, uma opção de privacidade permite limitar quem pode marcar você em tuítes, mas a opção padrão autoriza que qualquer perfil possa taguear você. Ou seja, se você se incomoda com esse tipo de coisa, é bom alterar essa configuração.

Já o upload de múltiplas imagens mostrará um mosaico automático na timeline, e quando o tuíte for “aberto” será possível deslizar com os dedos entre as imagens disponibilizadas.

MultiUpload_FINAL_11

O interessante da chegada desse tagueamento nas fotografias é que isso combina bastante com os rumores sobre o fim das menções e das hashtags. Além de economizar alguns caracteres na confecção do tuíte, não seria impossível que o Twitter expandisse o sistema de marcações também para as postagens apenas com texto.

Considerando que já é comprovado que tuítes com imagens tem maior engajamento, tanto o tagueamento quando o upload múltiplo podem ser interessantes para quem trabalha com mídias sociais.

Só fica a torcida para que não passem a tuitar aqueles incomodativos flyers de festa em que ‘marcam’ o seu nome para te convidar. De spam, já basta o que chega nos nossos emails todos os dias.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Fotógrafo explica o selfie de Barack Obama durante o funeral de Nelson Mandela

Ontem, 10 de dezembro, a notícia que parecia ser a mais importante do mundo foi o selfie do presidente Barack Obama com a primeira ministra da Dinamarca, Helle Thorning Schmidt, e o premiê britânico David Cameron.

Com tanta comoção, o fotógrafo Roberto Schmidt da AFP resolveu contar o contexto por trás das imagens que capturou. Ele explicou, através do blog da agência, que já eram passadas duas horas do funeral de Nelson Mandela (que ainda duraria mais duas), e o clima não era de tristeza e luto.

Segundo Schimdt, parecia mais um carnaval do que um velório. “Afinal, estamos na África”, escreveu o fotógrafo. O ambiente era relaxado, e nem Michelle Obama estava irritada, como afirmaram as redes sociais. Ela mesma, segundos antes, estava conversando e dando risada com o trio do selfie.

Obama Selfie

Robert Schmidt disse não imaginar que as fotos que tirou, de um momento tão espontâneo, teriam tamanho impacto na imprensa mundial e na internet.

O fotógrafo revelou se sentir triste com essa obsessão diante de uma trivialidade, e que nos faz ignorar fatos de real importância, afirmando que isso talvez não existisse se tivéssemos mais acesso a essas autoridades para descobrir que eles são seres humanos como o resto de nós.

Leia na íntegra no blog da AFP.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Nokia e Microsoft pedem mais uma vez aos fãs da Apple e Samsung: “Não briguem”

A Nokia e a Microsoftmostraram um casamento acabando em porrada, na disputa fotográfica entre os convidados com seus iPhone’s e Galaxy’s. A campanha para o Lumia 1020 continua, agora com praticamente o mesmo elenco, mas em um recital escolar.

Enquanto disputam para tirar uma boa foto, os pais causam o caos e deixar as crianças aterrorizadas. A assinatura é a mesma, pedindo para os usuários Apple e Samsung não brigarem, destacando que a câmera da linha Lumia é superior aos concorrentes.

Criação da Crispin Porter + Bogusky.

Nokia Recital

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

A Arte do Retrato Fotográfico

falei aqui outras vezes o quanto gosto da série “Off Book” da PBS e blábláblá. Um dos últimos vídeos do projeto fala sobre a fotografia de retrato, e a relação dinâmica entre o fotógrafo e o personagem.

A captura da imagem humana é mais profunda do que parece. Os grandes profissionais conseguem comunicar ideias, criar empatia e significado, deixando de clicar uma “mera foto”, para fazer arte.

Eu poderia citar inúmeros casos célebres, com fotógrafos famosos e retratos de personalidades. Mas o sensacional ensaio com moradores de rua do inglês Lee Jeffries exemplifica muito bem. Fotos tocantes e poderosas.

E claro, dê o play no mini-documentário acima. Em inglês, sem legendas.

Homeless
Homeless

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

Canon exalta a imaginação mostrando quão longe vai um fotógrafo para conseguir uma boa foto

Pelos poucos dias entre as produções, certamente não é uma resposta, mas impossível não comparar a campanha da Sony lançada na semana passada com a nova da Canon.

Para promover sua linha de cameras compactas, a Sony fez piada com os usuários de DSLR. Gente com máquinas grandes, mas que pouco sabem usar.

Já a Canon defende seu lado, fazendo justamente o inverso, é claro. O comercial “Inspired” pergunta quando foi a última vez que algo o inspirou a ser criativo. Nesse caso, o “algo” é a nova EOS Rebel T4i.

Quando foi a última vez que algo o inspirou a ser criativo?

O filme traz diversos fotógrafos se empenhando e arriscando a própria vida para conseguir uma bela foto, mostrando que DSLR da Canon te acompanha naquilo que você imaginar. No final, são exibidas as fotos, resultado dessas situações perigosas e desconfortáveis

Como trilha sonora, a música “Beautiful Dreamer”, composta por Stephen Foster em 1862, aqui numa versão de Michelle Featherstone.

A campanha da Sony foi bem humorada e divertiu muita gente, mas essa abordagem emocional da Canon torna, imediatamente, o conceito da concorrente menor e rasteiro. Acredito que ambas atingem seus objetivos, mas ainda assim prefiro a valorização da imaginação do que do trabalho fácil.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Look At This Photograph: como se divertir usando uma música do Nickelback

A ideia de subir uma foto que aparece num vídeo não é totalmente inédita. Mas poucas vezes foi tão divertida.

Lá no Look At This Photograph, a foto do “homenageado” aparece no clipe  Photograph, do Nickelback, e aí já vira piada pronta e ganha um enorme potencial viralizável.

É só escolher uma foto sua ou de um amigo seu e colocar a URL na ferramenta pra ver o resultado. Iniciativa bem-humorada de Murilo Zeneddine e Renato Michalischen.

Prepare-se para receber e mandar aos montes. Boa diversão.

 

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Restaurante de Nova York cria cardápio com fotos do Instagram

Todo o avanço tecnológico, com gadgets poderosos e aplicativos sociais, nos trouxe para um denominador comum: tirar fotos de comida.

Sem o Instagram, ninguém come, e pensando nisso um restaurante de Nova York resolveu incentivar o crowdsourcing com fotos de seus pratos. O cardápio do Comodo não tem imagens, mas quem procurar no Instagram pela hashtag #ComodoMenu – promovida no próprio menu – vai encontrar centenas delas, e com opinião dos clientes.

Uma iniciativa simples e gratuita, que acaba funcionando como um menu digital.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Instagram 3.0 apresenta Photo Maps, uma nova maneira de explorar as imagens

O Instagram chega hoje em sua versão 3.0, apresentando diferentes maneiras de se consumir as mais de 5 milhões de novas fotos publicadas por dia.

A principal característica dessa atualização é o Photo Maps, que organiza suas imagens geolocalizadas em um mapa e permite explorar dessa forma as fotos de seus amigos. Com o mapa, também será possível encontrar as publicações relacionadas a um evento específico, por exemplo.

Uma das intenções do Instagram é facilitar o acesso as fotos mais antigas, antes relegadas ao scroll infinito. Além disso, as páginas de upload e perfil ganharam um sutil redesign, refletindo as funções do Photo Maps.

O vídeo abaixo apresenta essas mudanças, com um guia do mapa de fotos:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Os bastidores do trabalho dos fotógrafos nos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Os Jogos Olímpicos de Londres acabaram e, além de nossas lembranças, teremos daqui pra frente belíssimas imagens e vídeos para revisitar e contar para as gerações futuras como tudo aconteceu. E será um olhar não apenas através de televisão e cameras tecnológicas com super slow motion, mas também com registos fotográficos únicos de cada detalhe, esforço e emoção dos atletas.

No vídeo abaixo, a Reuters mostra o outro lado dessas fotos que ficarão na memória. São os bastidores do trabalho de alguns dos melhores fotógrafos esportivos do mundo. Uma dedicação tão grande como a dos atletas, que envolve muito equipamento, talento e senso de oportunidade.

É um documento que merecia ser visto em alta definição, mas pena que a agência de notícias subiu o vídeo em ridículos 360p. Ainda assim, vale conhecer como fotografa um evento do tamanho e velocidade de uma Olimpíada.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Instagram mudou a interface web: Agora permite comentários e likes

O Instagram finalmente mudou a sua interface web. Ainda não é nada que liberte o seu perfil do aplicativo, mas sim um grande redesign na página individual das fotos.

Além do novo layout, com a foto em tamanho maior, agora é possível comentar, dar like e seguir o usuário através da página.

Quem é usuário ativo da ferramenta já deve ter se deparado com esse novo layout, desde ontem, e esse aqui foi o anúncio oficial do Instagram.

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


“O rosto mais bonito do mundo” escaparia do Photoshop?

Como muitos viram, uma pesquisa no Reino Unido apontou o rosto de Florence Colgate como “o mais bonito do mundo” (se o mundo for, por definição inglesa, a própria Inglaterra) por contemplar diversos padrões de beleza, numa votação em que eram proibidas fotos de pessoas maquiadas, photoshopadas, que tivessem passado por cirurgia plástica e afins.

Apesar de achar que já vi gente ao vivo tão ou mais bonita que a bela inglesa, pergunto-me se ela escaparia de uma photoshopada caso modelo fosse e posasse para alguma revista ou campanha.

A resposta veio rápido, do mestre do retoque fotográfico Evandro Malgueiro, veja aí:

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement


Baby Pic App

Eu não tenho filhos, mas já passei pela situação de querer tirar fotos do meu cachorro e o puto não olhar pra câmera.
Pois é. Parece que que tem filhos passa por isso também.

Esse app se propõe a resolver isso.
Você continua apontando a câmera do seu iPhone pro seu bebe, mas na tela que fica virada para você, 5 opções de som que chamam a atenção da criança.

Coisa simples, mas daquelas geniais, que não entendemos porque algumas marcas não fizeram ainda.

Está disponível na app store por US$ 0.99.
http://itunes.apple.com/us/app/baby-pic/id500959861?mt=8

O app foi desenvolvido por uma dupla brasileira, a PunkOpera. Rafael Gaino, programador que mora em São Francisco e Cassiano Saldanha, diretor de criação da RG/A aqui em São Paulo. Parabéns e viva o no-brief.

Dica do @arthurpetrillo

Brainstorm9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement