Criada para traduzir a expressão “custom made“, a customização não existia na língua portuguesa até pouco tempo.
Seu significado é simples: transformar o básico em algo único e exclusivo. E o que até poucos anos atrás não estava nem nos dicionários, já deixou de ser tendência para se tornar algo comum na moda, no marketing e em muitas outras disciplinas.
Falando de marketing, o pessoal da Promarket me enviou uma ação muito simpática que eles criaram em Israel.
Durante a Páscoa, um dos feriados judaicos mais celebrados no país, a Coca-Cola deu aos consumidores a possibilidade de eles compartilharem um presente um tanto quanto original: uma Coca-Cola personalizada.
Então foi criado um microsite onde as pessoas podiam customizar as latinhas e garrafas (com imagens, fotos…), para depois enviarem aos seus entes mais queridos. E o melhor: sem nenhum custo no serviço de entrega.
Ao mesmo tempo, a Promarket montou alguns espaços da Coca-Cola em pontos estratégicos do país, como shopping centers, por exemplo, em que as pessoas podiam personalizar as embalagens na hora, através de computadores interativos (touch screen), e, em seguida, obtinham a garrafa personalizada no local, gratuitamente também.
A resposta, segundo a agência, foi excelente. Milhares de latas e garrafas foram feitas durante o período de duas semanas.
– Confira (aqui) outros exemplos de projetos de customização, postados no blog.