Depois de 30 dias de noite, Tropicana leva o “sol” para o Canadá

Tropicana Canada Sun Light

Um dia desses eu assisti “30 Dias de Noite”, filme baseado na HQ criada por Steve Niles, que se passa em Barrow, uma pequena cidade no Alaska que passa exatas quatro semanas sem ver a luz do sol durante o inverno.

Lá em Barrow, as pessoas são atacadas por vampiros alucinados, mas na vida real elas bebem Tropicana. Isso porque a nova campanha da bebida, pertencente a PepsiCo., resolveu levar o “sol” para os habitantes de Inuvik, no Ártico Canadense depois de 31 dias no escuro.

A cidade, de apenas 3500 moradores, presenciou a subida de um balão de hélio com 36 pés de altura, para iluminar o local, celebrar a volta do sol, e claro, beber Tropicana. Ação foi realizada no dia 9 de janeiro, e registrada em estilo documental, da início a campanha chamada “Brighter Mornings for Brighter Days”.

O comercial de 1 minuto ainda assina com a página da marca no Facebook, e promete conteúdo extra na internet sobre os acontecimentos e reações em Inuvik, no que a agência chama de “expedition marketing”.

A criação é da BBDO Canada, com produção da Film Group e Radke Film.

| Via AgencySpy

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Sprite | Unleashed

Sprite Drake Unleashed

Em suas últimas campanhas, a Nike, particularmente, tem reforçado as características de super-herói que seus produtos permitem aos atletas. A Sprite agora também oferece super-poderes, em um comercial estrelado pelo rapper e ator canadense Drake.

A criação da BBH New York é focada na aventura visual do refrigerante passeando pelo corpo “musical”, produzida pela aWHITELABELproduct e com efeitos da MassMarket. Abaixo o filme na sua versão de 1 minuto e aqui um making of.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Coca-Cola | Finals

Coca-Cola Finals

Ah Coca-Cola, mesmo que você não fosse um produto fundamental para o bem-estar e felicidade da nossa sociedade moderna, tudo já valeria a pena por causa dos seus comerciais.

Nesse novo filme criado pela Wieden + Kennedy, o garoto cai no sono enquanto está estudando para a prova de história. É aí que entram os personagens do passado para ajudar com o despertador.

Dá o play abaixo que vale a pena. E para não dizer que eu puxo o saco da Coca, eu também bebo Pepsi numa boa.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Coca-Cola | Happiness Machine

Coca-Cola Happiness Machine

A “teoria da diversão” da Volkswagen inspirou até a Coca-Cola. Não que eles tenham admitido isso, é claro. Mas não é problema.

Até porque eles sempre foram “donos” da felicidade, e tem vários comerciais que mostram isso, só faltava tornar realidade. E é esse o experimento do vídeo abaixo. Uma produção exclusiva para internet, divertida e viral.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Com concurso no Facebook, Vitaminwater lança sabor chamado “Connect”

Facebook Vitaminwater

Depois de pedir ajuda aos seus fãs (mais de 1 milhão) no Facebook , a marca de energéticos Vitaminwater, pertencente a Coca-Cola, divulgou hoje seu novo sabor.

Quem deu a sugestão vencedora, Sarah de Illinois, levou 5 mil dólares de prêmio.

Concursos em que consumidores ajudam a criar produtos não é novidade, mas o bacana é que o novo sabor de Vitaminwater se chama Connect, e leva o logo do Facebook no rótulo.

Facebook Vitaminwater

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Pepsi abandona Super Bowl e investe em projeto social online

Pepsi Refresh

Como foi anunciando recentemente, a Pepsi abriu mão, depois de um longo tempo anunciando, do Superbowl 2010. Ao invés de torrar quase 3 milhões de dólares em um intervalo de 30 segundos, irão investir US$ 20 milhões em um projeto social envolvendo mídias sociais (sacou?).

O “Refresh Everything” começa no dia 13 de janeiro, e convida as pessoas a colaborarem com ideias capazes de tornar o mundo melhor. No dia 1 de fevereiro, essas participações serão abertas para votação, que decidirão que ideias merecem receber a verba, dividida em montantes de 5 mil, 25 mil e 250 mil dólares. Depois dessa primeira fase, a proposta da Pepsi é que o ciclo se repita a cada mês.

Bem, uma iniciativa louvável de investir tanto dinheiro em algo mais significativo, mas a Pepsi diz que quer tornar o mundo melhor, porém o concurso só é válido para residentes nos Estados Unidos, com ideias que beneficiem os Estados Unidos.

| Via MSNBC

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Coca-Cola Zero finalmente lança seu aplicativo “Facial Profiler”

Coca-Cola Facial Profiler

Se Coca-Cola Zero tem gosto de Coca-Cola, então pode existir alguém por aí que é igualzinho a você. É com essa descrição que começa o “Facial Profiler”, uma ferramenta integrada ao Facebook que, através de uma foto sua, procura pessoas com a sua cara.

O aplicativo, que foi anunciado no início de outubro e entrou em funcionamento hoje (na época um monte de gente comentou, mas ninguém de fato testou), parte do princípio da mesma tecnologia que a polícia utiliza para localizar rostos em meio a multidões.

Você pode utilizar uma foto sua já no Facebook, ou então fazer upload de uma nova. Após um breve rastreamento, o resultado mais próximo é apresentado. Se quiser, você ainda pode entrar em contato com o seu clone desconhecido.

No meu caso, não achei a pessoa indicada parecida comigo. O próprio site diz que teve 57% de semelhança, apenas. Porém, várias das “TOP 100 matches” são assustadoramente iguais.

A criação é da Crispin Porter + Bogusky, que pede a sua ajuda para votar nas semelhanças mais acuradas, e assim refinar o sistema do “Facial Profiler”.

Coca-Cola Facial Profiler

Coca-Cola Facial Profiler

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Ação de Coca-Cola Zero com “Avatar” traz realidade aumentada na embalagem

Coca-Cola Zero Avatar

Depois de criar um site pretensamente viral, o avtr.com (a última atualização foi em 7 de outubro), e um perfil no Twitter com uma única twittada em setembro passado, a Coca-Cola coloca no ar um comercial para tentar aproveitar melhor os milhões que está investindo em “Avatar”, o filme hypado de James Cameron.

Não pelo conteúdo, mas um detalhe chama atenção: a embalagem de Coca-Cola Zero com realidade aumentada, que o protagonista do comercial utiliza. Não sei as garrafas, mas as latas do produto em edição especial estão vindo com o código “AVTR” e uma URL para ativar a brincadeira.

Salvo engano, é a segunda marca a colocar realidade aumentada na embalagem, depois de Doritos no Brasil e nos EUA. “Avatar” estreia mundialmente no dia 18 de dezembro.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Aplicativo de Pepsi para iPhone causa controvérsia na Internet

ampup

Algo chamou a minha atenção neste pacato Dia das Crianças: uma trending topic no Twitter chamada “Alienate your female”, que em português seria algo como “aliene sua fêmea”.

Rápido clique no tópico para descobrir que se tratava, na verdade, de um post do Mashable intitulado Alienate your Female customers? Pepsi has an app for that.

O pivô da controvérsia é um aplicativo lançado para promover o energético Amp Up, que faz simulações do que falar e de como se comportar com diferentes perfis de garotas. O sugestivo nome do aplicativo, Amp Up Before You Score, ainda intermedia boas relações com as Mídias Sociais. Em outras palavras, é um aplicativo para você usar durante o xaveco e depois da transa, para se orgulhar para os seus amiguinhos no Twitter, Facebook e afins. Veja o vídeo:

Mau-gosto? Não sei. Se levantarmos o histórico de comunicação de Axe/Lynx, é a mesmíssima linha. Fora um balde de marcas que já tentaram esta aproximação de consumo e pegação. Como, no caso de Amp Up, houve o ingrediente “Brag about it on Twitter”, a reação pode ter sido exagerada. Ou não? Será que nos acostumamos tanto com este tipo de estímulo para ser um macho de respeito que o ponto absurdo nessa história toda é apenas o fato de poder compartilhar a lista de garotas nas Mídias Sociais?

No caso de Axe/Lynx, a coisa do pegador funciona para share of mind. Quando você vai ao supermercado e encontra todo a sorte de desodorantes de segunda linha, além do preço (na média, quase igual) e da fragrância, é possível que o consumidor compre aquele com o qual melhor se identifica em termos mais intangíveis. Não é necessariamente achando que irá pegar mais mulher usando um ou que todas avançarão nele se ele comprar outro. Talvez com alguns, mas não geralmente.

Sobre Amp Up, estamos falando sobre alguém que tenha iPhone. Se um cara com algum discernimento adquirir um aplicativo desses com alguma esperança de usá-lo com uma garota e a pobrezinha cair na lábia deste coitado, numa boa, ambos se merecem. Garotas, antes de atacar a mente criativa que concebeu este aplicativo, peço que vocês se respeitem: não sejam presas fáceis do tipo de gente que usaria o dito cujo. Se forem, não reclamem depois…

Coca-Cola Zero | Happy Kingdom

No próximo domingo, dia 20 de setembro, a Coca-Cola Zero estreia novo filme sob o conceito “Prove Que É Possível”. Produzido em animação, “Happy Kingdom” mostra a transformação de um reino opressor em um lugar feliz e saltitante, no velho (e bom) estilo Coca-Cola de ser.

A criação é da Ogilvy Argentina, adaptado para o Brasil pela JWT Brasil.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Coca-Cola Zero cria atração ao vivo na internet, hoje, a partir de 17h30

Iniciada no último mês de maio, a campanha interativa DSPCCZ (Departamento Secreto de Pesquisas Coca-Cola Zero) da Coca-Cola terá continuidade hoje, exatamente às 17h30 (horário de Brasília), com uma atração ao vivo no site cocacolazero.com.br/prove

Os personagens da iniciativa, pessoas capazes de provar que o impossível é possível, retornam para participar de provas escolhidas pelos visitantes do site. Enquanto a ação não começa, os usuários podem acompanhar as sessões de treinamento dos participantes.

A criação é da Gringo, com produção da colmeia e Estúdio Mellancia.

Coca-Cola Zero Prove

Coca-Cola Zero Prove

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Robô japonês é a estrela de nova promoção da Coca-Cola

Coca-Cola Robo

Um robô segura uma garrafa de Coca-Cola em uma mão, e na outra um objeto estranho qualquer (como gelatina, anão de jardim, LEGO, etc), com diversos movimentos diferentes. É aí que você entra: se conseguir fazer o robô abrir a garrafa, concorre a Xbox 360 e celulares.

No fim das contas, o “Desafio Abra a Felicidade” é uma promoção com sorteio como outra qualquer, mas com a diferença de contar com uma interface interativa e divertida. Se você acertar a sequência de movimentos da máquina, recebe um bilhete para participar.

Obviamente, a estrela é o robô Motoman SDA 10, e suas 15 articulações com agilidade para reproduzir ações humanas. E sim, você acertou, é coisa de japonês.

A criação é da Gringo e da CIT, com campanha de mídia da JWT.

Coca-Cola Robo

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

O futuro chegou (ou quase): Pepsi cria anúncio impresso com vídeo

Em mais um daqueles casos de “eu fiz primeiro!”, a Pepsi vai veicular um anúncio impresso com vídeo na edição de setembro da revista Entertainment Weekly. Em uma tela do tamanho da de um celular, serão exibidos clipes de séries da CBS, já que a Pepsi é a patrocinadora do horário nobre das segundas-feiras na emissora.

Quando abrir a página do anúncio na revista, o leitor verá um vídeo de introdução, com os atores de “The Big Bang Theory”, explicando como interagir com a peça. São cinco diferentes botões, que trazem clipes das séries “How I Met Your Mother,” “Two and a Half Men,” além de trailers de novas produções da CBS e, claro, um comercial da Pepsi.

Pepsi Video Print Ad CBS

Apenas os assinantes de Los Angeles e Nova York da Entertainment Weekly é que receberão a revista especial. Segundo a Americhip, fabricante do hardware utilizado no anúncio, o chip pode comportar até 40 minutos de vídeo. É a mesma tecnologia rudimentar aplicada naqueles cartões musicais de aniversário.

Apesar da “evolução” frente ao GIF animado da Esquire, obviamente não é nada parecido com aqueles jornais e revistas eletrônicas, que se atualizam em tempo real, que vimos em filmes como “Minority Report” e “Filhos da Esperança”. Mas o que importa mesmo para a Pepsi é poder dizer: “o primeiro anúncio de revista com vídeo do mundo”.

| Via AdAge

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Red Bull | Soapbox Racer

Red Bull Soapbox Racer

Advergame de corrida é o que mais se vê por aí, mas o Soapbox Racer de Red Bull é um pouco diferente. Primeiro por causa da temática, que traz para a internet o conceito de carros customizados, no melhor estilo Corrida Maluca, explorado nos eventos da marca.

Depois por conta do nível de personalização. Você pode construir seu carro como quiser, a partir de diversos tipos de materiais. Bem, isso se vários formatos de papelão contarem como mais de um material. Outra opção é desenhar a sua própria pista de corrida, e colocar nela os obstáculos que quiser.

Assim como em um evento Soapbox Racer da Red Bull, apenas um carro pode correr na pista por vez, mas você pode convidar amigos para participar de um torneio multiplayer. A interface é um pouco confusa no início, mas as ferramentas disponíveis brilham mais do que esse defeito.

A criação é da agência londrina Less Rain.

Red Bull Soapbox Racer

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Foi da Sprite ou do sexo oral que os alemães não gostaram?

O pessoal lá na Alemanha não gostou desse comercial de Sprite, que foi sumariamente banido da TV. É a máxima do “sexo vende” levada ao extremo, e ainda que não mostre partes íntimas, talvez seja prudente colocar a tag NSFW (Not Safe For Work). O YouTube sinalizou como impróprio para menores.

Ou é muita coragem, ou falta de noção. Ou ainda, o comercial foi criado para ser banido mesmo, se é que chegou a ser veiculado, e cliente e agência estão felizes da vida. Ou não. Aliás, nunca escrevi tanto “ou” em uma mesma frase.

| UPDATE: Esse outro, da mesma “campanha”, também foi banido, dica do @ecsilva.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Coca-Cola | The? Sound of Flowers

Coke Festival Tour

Certamente você já teve ou conhece alguém que teve uma daquelas inconfundíveis Rock ‘n Flowers, mais um brinquedo (?) típico dos anos 1980 que virava atração na casa de quem tinha.

Um porrilhão de anos depois, essas florzinhas que dançam viraram protagonistas em um comercial da Coca-Cola na Espanha. O filme divulga a promoção Coca-Cola Festival Tour, que vai levar quatro pessoas e seus amigos para conferir cinco grandes festivais de música pela Europa.

| Dica de Ruben G.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Mtn Dew | World of Warcaft Edition

Moutain Dew World of Warcraft

Criar campanha, promoção ou produto envolvendo “World Of Warcraft” é praticamente apelação. Garantia de visibilidade entre os mais de 11.5 milhões de jogadores do maior RPG online que o mundo já viu. Costuma-se dizer, que quase 2% da população dos Estados Unidos joga WoW.

Lembram da Toyota? Ganharam audiência e um caminhão de prêmios com esse comercial para o Tacoma.

A PepsiCo foi mais longe, e lançou duas edições especiais de Mountain Dew temáticas de “World Of Warcraft”. São novos sabores chamados Game Fuel, baseados nas duas principais facções do MMORPG.

Além do comercial abaixo, para divulgar o lançamento, uma promoção online promete prêmios a cada 15 minutos. Adivinha o quê? Computadores, óbvio.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Coke Zero | Impossible Made Possible

Com o mesmo conceito trabalhado pela Gringo aqui no Brasil, certamente porque tiveram o mesmo briefing, a North Kingdom acaba de lançar um novo site para Coca-Cola Zero.

E como é tradição nos trabalhos da agência para o produto (“The Coke Zero Game”), tem dois mulherões para te guiar pelo resto da experiência. Você é apresentado ao Coca-Cola Zero Headquarters, o lugar em que fazem o impossível ser possível, que aqui no caso é traduzido como sedução.

Coke zero Impossible Made Possible

O site é dividido em duas partes principais:um filme e um game. O filme, chamado “The Morning After” nada mais é do que o mais recente comercial de Coca-Cola Zero, que mostra o trabalho dos agentes da marca. O protagonista está na casa de uma garota, mas precisa fugir quando o pai dela aparece de surpresa tocando a campainha.

Já o game coloca você atuando na prática, tendo que conquistar e manter três mulheres felizes ao mesmo tempo. São três diferentes minigames que funcionam integrados, e o jogador conta também com três gadgets para facilitar a missão. Nessa parte colocaram até os “cientistas” Fritz e Stephen, os criadores do Coca+Mentos, no rolo. Eles são os responsáveis pelo Gadget Lab da Coca-Cola.

Poderia muito bem ser um site de Axe, até por isso eu não gostei tanto do roteiro (culpa do comercial?). Nesse sentido, a idéia da Gringo é mais inteligente e bem amarrada. De qualquer forma, não deixa de ser mais uma super produção dos suecos da North Kingdom. O comercial é criação da Grey London.

Coke zero Impossible Made Possible

Coke zero Impossible Made Possible

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Coca-Cola Summer


Latas de verão da Coca-Cola. Criação do estúdio londrino Turner Duckworth.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie

Underwater Bar Fight

Esse comercial da água Spa Barisart me deixou nostálgico. Alguem mais lembrou daquela cena do filme-trash-pastelão “Top Secret!”, de 1984?

Acho que foi um dos filmes que mais assisti na infância/adolescência, com um Val Kilmer moleque lutando contra os nazistas. O melhor era a tagline que vinha na capa do VHS: “Filme? Que filme?”

Enfim, assista o comercial criado pela agência belga Duval Guillaume Brussels, e em seguida a cena de “Top Secret”. Fantástica referência.

Brainstorm #9Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Contato | Anuncie